SRZD



André Bernardo

André Bernardo



* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



07/07/2011 21h06

Maria Elisa Berredo fala da parceria com o autor Aguinaldo Silva na série 'Lara com Z'
André Bernardo

Há dois anos, Aguinaldo Silva resolveu tomar uma decisão radical: reformular sua equipe de colaboradores. Para tanto, tirou dinheiro do próprio bolso para financiar uma oficina de roteiro, a Master Class, de onde selecionou 5 entre os 30 participantes para ajudá-lo a escrever sua próxima novela: "Fina estampa", que estreia no dia 22 de agosto. Na ocasião, Aguinaldo Silva ainda promoveu uma de suas fiéis colaboradoras, Maria Elisa Berredo - com quem trabalha desde "A indomada", de 1997 - a coautora de "Cinquentinha", exibida pela TV Globo em dezembro de 2009. Ao que tudo indica, a parceria deu tão certo que foi reeditada em "Lara com Z", um "spin-off" de "Cinquentinha". "Eu e Aguinaldo temos muita coisa em comum. Uma delas é o senso de humor. A outra é o hábito de ver seriado. Gostamos muito do gênero", afirma a autora, parceira de Aguinaldo em novelas como "Porto dos milagres", "Senhora do destino" e "Duas caras".

O último episódio de "Lara com Z" vai ao ar hoje. Mas Maria Elisa Berredo não vai ter tempo de sentir saudade do trabalho. Ela e Aguinaldo já estão escrevendo "Fina estampa" desde o início do ano. Além deles, a próxima novela das nove terá como equipe de colaboradores: Meg Santos, Rodrigo Ribeiro, Eduardo Nassife, Brunno Pires e Maurício Gyboski. Sobre o tão sonhado dia em que vai estrear como autora-solo, Maria Elisa acredita que este seja mesmo o caminho a seguir. "Assumir a coautoria de 'Cinquentinha' e 'Lara com Z' já foi um grande passo. Mas o próximo, com certeza, será escrever a minha própria novela", garante.

André Bernardo - O que você mais admira no estilo do Aguinaldo Silva?

Maria Elisa Berredo - O senso de humor dele. O grande barato do Aguinaldo é criar personagens que você conhece. Sabe aquela sensação: "Ei, peraí, conheço esse cara de algum lugar..."? (risos) Por mais ousado ou caricato que um personagem possa ser, eles são facilmente identificáveis. Os personagens do Aguinaldo têm vida, história e, principalmente, senso de humor. Isso é admirável!

AB - Como surgiu a ideia de passar de colaboradora para coautora?

MEB - Olha, eu e Aguinaldo gostamos muito de seriado. Muito mesmo! E ele ficou muito animado com a ideia de escrever um seriado para a Globo. Daí, ele me convidou para participar de "Cinquentinha". A coisa funcionou e escrevemos "Lara com Z" juntos.

AB - O Aguinaldo gosta muito de "Família Soprano". E você, quais os seus seriados favoritos?

MEB - Também adoro "Família Soprano". Mas gosto também de "Desperate Housewives", "House", "Brothers and Sisters"... "Brothers and Sisters", aliás, é um grande novelão. Gosto também dos seriados de lei.

AB - Você acha que, um dia, os autores brasileiros vão escrever seriado tão bem quanto os americanos? Ou será que eles já escrevem?

MEB - Não, ainda não escrevem não. O que eu acho é que o público brasileiro de TV aberta não tem cultura de seriado. E as emissoras de TV, por sua vez, ainda têm receio de investir mais em seriado. Isso atrapalha um pouco. Lá, os roteiristas americanos escrevem seriados há décadas, como nós escrevemos novelas há décadas. Eles nunca escreveriam novelas tão bem quanto a gente. E a gente, também, ainda vai ter que ralar muito para escrever seriado tão bem quanto eles.

AB - Na sua opinião, "Lara com Z" tem fôlego para mais uma temporada?

MEB - Acho que sim. Sempre tem. Se depender de nós, "Lara com Z" tem fôlego até para mais de uma temporada. (risos)

AB - Você já pensa no dia em que vai estrear como autora-solo?

MEB - Olha, acho que isso é consequência natural do meu trabalho. Daqui a pouco, penso eu, é esse mesmo o caminho. Até porque a TV Globo já investe em mim há muitos anos. Assumir a coautoria de "Cinquentinha" e "Lara com Z" já foi um grande passo. Mas o próximo, com certeza, vai ser escrever a minha própria novela.


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.