SRZD



Anthoni Santoro - Futebol

Anthoni Santoro - Futebol

Carioca de Copacabana, treinador de futebol e apaixonado pelos bens imateriais da cidade do Rio de Janeiro: mate de praia, futebol de areia e o Carnaval com suas escolas de samba.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



21/07/2011 13h15

A volta da tradição na Segunda Divisão
Anthoni Santoro

Há um movimento forte de resgate da tradição do Rio de Janeiro. Uma reativação dos valores culturais dos cariocas que alimentaram e alegraram gerações. Uma contemplação de um novo antigo espetáculo urbano. És margens de uma Copa do Mundo e de uma Olimpíada, o Rio aposta em qualidade, conforto, segurança, tranquilidade e tradição. A nova Lapa, o Porto Maravilha e as UPPs apontam para esse futuro. Não estamos vivendo um sonho. Ébvio que temos problemas, mazelas, diferenças sociais e misérias, mas a alma carioca sobrevive. E vive nas praias, nos vendedores de mate e de biscoito; nas esquinas, nos ambulantes de carrocinha; nos bares e botequins com seus sambas de roda e também nos estádios de futebol da zona norte e subúrbio.

O retorno, no ano passado, do Olaria à elite do futebol carioca veio impulsionar esse momento romântico no esporte bretão. Clubes tradicionais se organizaram e apostaram alto em suas vitórias. E chegou a hora do Bonsucesso, que desde 1993 não joga a Primeira Divisão. E mais uma vez brilha a estrela do treinador Manoel Neto, o rei do acesso nas séries B e C. Sua trajetória vitoriosa na Segunda e Terceira Divisão do Rio é o ponto de equilíbrio para o trabalho no clube da Rua Teixeira de Castro. Uma campanha irretocável com 26 vitórias em 42 jogos e apenas 5 derrotas. O Bonsucesso navega em calmaria rumo à Primeira Divisão. Contudo, precisará estruturar melhor as suas condições de trabalho. Preparar-se para a grande diferença de valores no próximo ano, para que os "ventos fortes" não atrapalhem a realização de uma campanha digna de suas tradições em 2012.  

Friburgo, uma cidade assolada pela tragédia das chuvas respira um ar mais bucólico e revigorante. O clube que representa a sua cidade está retornando ao convívio dos grandes times cariocas. O Friburguense retoma uma trajetória de permanência na Primeira Divisão. As dificuldades foram inúmeras em meio ao caos social da cidade serrana. O bom trabalho iniciado e realizado por Edson Souza teve o prosseguimento correto com Gerson Andreotti. Foram apenas duas derrotas em toda a competição. Uma campanha louvável. Bonsucesso e Friburguense viveram o martírio e a via crucis da Segunda Divisão Carioca.  Conseguiram suplantar a falta de dinheiro, a falta de investimentos, os gramados ruins, a subjetividade das arbitragens e a falta de torcida. E chegaram sãos e salvos.

Sendas e Tigres, clubes de melhor estrutura e maior aporte financeiro ficaram pelo meio do caminho na competição. Investimentos importantes em centros de treinamento e atletas de maior qualidade técnica não resultaram em conquistas. A verdade é: no futebol a costura é feita de trás para frente, o que vale é o resultado final, não importando o trabalho realizado. Não há a valorização da produtividade. O que existe é a avaliação de resultados e pronto.  Treinadores são sempre os responsáveis e os culpados pelas derrotas e fracassos.

É possível que se consiga equilibrar resultados diretos com trabalhos bem feitos. Essa é química perfeita para o sucesso.  Mas a historia é sempre contada pelos vencedores. Parabéns Bonsucesso e Friburguense. O futebol é uma roda gigante e hoje vocês estão por cima.


Comentários
  • Avatar
    28/07/2011 14:46:26André Luiz Magalhães SoaresAnônimo

    Esta coluna assinada por Anthoni Santoro representa o sucesso que representa para um clube que esta na 2ª divisão do seu Estado o acesso a serie A deste mesmo Estado. A comparação foi perfeita com a roda gigante em que você pode estar por cima mais ao mesmo tempo pode cair ou ficar no meio do caminho. Espero eu que ano que vem o autor desta coluna faça outra reportagem com os clubes que vão garantir o acesso em 2012 para 2013 e como torcedor do América espero que o meu clube tenha sucesso neste campeonato.

  • Avatar
    23/07/2011 14:36:04Clarissa LeiteAnônimo

    Verdade!!!!! Muito bom lembrar do mate de bujão! Que saudade...lembro dos copos de papel! Parabéns por escrever sobre os pequenos grandes do Rio.

  • Avatar
    23/07/2011 08:29:31Rogerio Larbos SaidMembro SRZD desde 01/03/2014

    Adorei! Fantástico esse resgate de partes significativas da nossa cidade. E realmente para quem viveu com entusiasmo o futebol na década de 80, é indiscutivelmente sensorial lembrar dos jogos com Bonsucesso, Goytacaz, São Cristovão e outros. E ainda como parte integrante desse saudosismo do Rio de Janeiro, e não somente o futebol como talvez a mais forte de nossas manifestações culturais, mas essa analogia suave feita pelo professor Anthoni Santoro com a Lapa e a praia. Lembro dos saudosos finais de semana na praia com meu pai e a ansiedade de beber o mate original de bujão com biscoito. E a maior emoção é de realmente sentir que muitos podem voltar. Parabéns por mais esse resgate!

  • Avatar
    22/07/2011 11:35:30Eduardo BarrocaAnônimo

    Parabéns Anthoni por mais esta obra, muito elucidativa e com uma sensibilidade incrível, vc está de parabéns pelo tema abordado. Abraço

  • Avatar
    22/07/2011 09:32:34José Alberto QuiteteAnônimo

    Sem dúvida o retorno do Olaria impulsionou esse resgate das equipes tradicionais do futebol do Rio de Janeiro e que o Olaria também sirva como exemplo pra estruturação e planejamento, porque se é difícil subir à primeira divisão,se manter requer um esforço ainda maior como disse o professor Anthoni Santoro.

  • Avatar
    22/07/2011 08:28:46DiogoAnônimo

    Parabéns pela bela matéria e parabéns ao Bonsucesso e ao Friburguense pelo trabalho realizado. Porém não esquecendo a maior verdade no futebol: FUTEBOL Ã? UMA RODA GIGANTE! Ninguém fica sempre por cima ou sempre por baixo, e viver o momento com equilíbrio.

  • Avatar
    22/07/2011 02:54:19Rita SanchesAnônimo

    Parabéns! Adorei a materia com um rico conteudo de verdades....Sucesso!!

  • Avatar
    21/07/2011 23:01:25Diego BenicioMembro SRZD desde 18/03/2014

    por pensar q ainda é grande, falta ao america humildade p/ ver quao pobre e fraco ele é uma vitoria poe o bonsuça de volta a serie a?

  • Avatar
    21/07/2011 22:48:31bebetoAnônimo

    EO AMERICA CONTINUA FUUDDIIDDOOO , F U D I D O , SEGUNDONA !!!!!!!!!!

  • Avatar
    21/07/2011 20:05:55HermanAnônimo

    Grande é a expectativa pelo retorno à primeira divisão; porém ainda temos que esperar pelo jogo de sábado, contra o Estácio; diz um ditado muito antigo: só acaba quando termina. Ao Bonsuça, resta jogar como jogou durante todo o campeonato: com amor à camisa. E a torcida vai novamente apoiar o rubro-anil, buscando mais uma vitória, e por fim, o tão sonhado retorno à série A. Vamos esperar!!! A Leopoldina aguarda!!! Saudações rubro-anis!!!

  • Avatar
    21/07/2011 19:18:16Diego BenicioMembro SRZD desde 18/03/2014

    mal posso esperar p/ comemorar o retorno da tradição a elite! mais feliz ainda pelo bonsuça, voltando apos tanto tempo! sigam firmes, nao dm morl p/ timecos de prefeituras! avante bonsuça, te esperamos na elite!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.