SRZD


06/08/2011 14h09

Briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave no RS
Redação SRZD

Foto: ReproduçãoUma confusão que começou por volta das 7h deste sábado no Terraço Garibaldi, localizado na avenida Venâncio Aires, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, resultou em uma briga de bar envolvendo neonazistas, punks e skinheads terminando com ao menos oito feridos. Segundo o delegado Paulo César Jardim, um dos feridos é negro e não tinha relação com a briga. Ele foi esfaqueado na barriga e encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) da capital gaúcha em estado grave.

"Ele estava no lugar errado, na hora errada. Sabemos que esses grupos odeiam negros, homossexuais e judeus", disse o delegado, não descartando que o ataque tenha sido motivado por discriminação.

A confusão se deu depois que uma adolescente punk foi provocada por um skinhead no interior do bar. O grupos discutiram e logo partiram para a agressão com pedras, garrafas, cadeiras e facas.

"Eu levei cadeirada na cabeça, o dono do bar chamou a polícia e acabei preso. Era cadeira voando e garrafas quebrando. Foi violento?", ironizou um dos envolvidos que não quis se identificar.

Adalberto Oliveira, um dos clientes do estabelecimento, disse que foi comprar mais cervejas e encontrou o grupo jogando sinuca. "Quando vi, começou a confusão. Eu fiquei recuado e acabei apanhando, não lembro de mais nada", contou.

Segundo o delegado Paulo Jardim, que investiga a atuação desses grupos no Rio Grande do Sul há dez anos, a briga não foi ideológica. Uma investigação detalhada será feita a partir da semana que vem. "Eles frequentam os mesmos lugares e convivem até certo ponto, mas se odeiam. Eu conheço alguns deles, conheço seus históricos", disse.

Três punks, dois skinheads e um neonazista já prestaram depoimento à polícia. Os demais envolvidos na confusão estavam recebendo atendimento no HPS e devem depôr ainda neste sábado. As armas foram recolhidas e todos farão exames no Instituto Médico Legal (IML).


Veja mais sobre:Conflitos Ã?tnicos

Comentários
  • Avatar
    13/02/2015 15:20:25AnônimoAnônimo

    Punk e Skinhead são estilos de vida

  • Avatar
    13/02/2015 15:17:17AnônimoAnônimo

    Delegado retardado...Punks e Skinheads de verdade são contra o racismo, esses pseudo - punks e pseudo - skinheads chamados Neo - Nazi e Nazi - Fascistas são reprimidos pelos próprios grupos.

  • Avatar
    04/04/2013 11:27:13Mr.P.KAnônimo

    Punk é Estilo, não ideologia, e o skinhead também, não é uma ideologia e sim um estilo, mais existem muitos skinheads "de Direita" como chamamos os Nazi, Punk's And Skin's ainda tem punk que ta nessa de que "ideologia diferente não combina" se liga, tanto punk como skin não é ideologia e sim estilo, por tanto não julguem skins pelo que são ninguém sabe oque se passa no pensamento, como um skin pode ser nazi, ou um punk nazi, como chamamos de Nazi punk, qualquer um pode ser racista, até um Negro pode ser racista contra sua própria raça, Não existe uma definição certa para julgar qualquer um, um socialista, uma pessoa normal pode ser um nazista, até o cara mais trabalhador pode ser um nazista, por isso digo que não julgue por estilo, primeiro pergunte oque se passa nos pensamentos e oque acha das coisas, se a resposta for contraria, espanca ele.

  • Avatar
    02/11/2011 04:25:36KBça de K-ValoAnônimo

    Vocês são foda seus punheteiros!

  • Avatar
    20/10/2011 14:44:42josnelsonAnônimo

    isso mesmo seus punhetero vao toca bronha filha da put4

  • Avatar
    20/10/2011 14:42:15jacksonAnônimo

    Vao toca punheta seus arrombados

  • Avatar
    20/10/2011 10:20:14RafaelAnônimo

    Negros do Brasil! Vamos manter nossa RAÃ?A, basta de casais mestiços! Vamos valorizar o que temos de mais sagrado em nosso corpo, nosso DNA negro! Somos negros, e devemos manter esta herança para nossas futuras gerações, Poder Negro Brasil! Consciencia Revolucionaria Kassan

  • Avatar
    10/09/2011 22:49:18RenanAnônimo

    Tem sim ideologias diferentes, punk é mais focado na liberdade, não tem racismo e nada contra ninguem, hoje existe punk and skin's, são os dois grupos que se uniram, mas a midia não relata isso, os que odeiam negros, e homossexuais são neonazistas e facinistas; Eles tem merda na cabeça e punk que é punk nunca vai deixar a injustiça se agregar onde podemos mudar as coisas, muitas fezes punk's tem que ser violento e menos paciente,mas os neonazistas e punk's vai ser ainda uma grande briga, nacional e internacional; Ã? uma briga que não vai acabar enquanto existir neonazista e facinistas; Hoje no Brasil tem um movimento punk legal, mas é como todos sabem são grupos distintos por este motivo a briga é gerada onde quer que seja. De um Punk

  • Avatar
    06/08/2011 21:57:25Fabio MartinsAnônimo

    Porventura essas gangues adotam alguma ideologia?!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.