SRZD


13/08/2011 10h08

Tire suas dúvidas sobre obesidade mórbida e cirurgia bariátrica
Laura Machado

O SRZD procurou especialistas para responder as principais dúvidas sobre obesidade mórbida, os tratamentos e cirurgia bariátrica. Confira as respostas deles abaixo.

O que é obesidade mórbida?

A obesidade Mórbida é definida como um Índice de Massa Corpórea igual ou superior a 35 Kg/m2 com fator de co-morbidades ou 40 Kg/m2 ou mais, sem co-morbidades. O fator de co-morbidade pode ser  hipertensão, diabetes, etc. 

O que é Índice de Massa Corpórea ?

É o peso (em Kg) dividido pela altura do paciente (em M) elevada ao quadrado.  Por exemplo: uma pessoa que pesa  150kg, com altura de 1m e 60 cm tem IMC de: 150 dividido por (1,60 ao quadrado) =  150 dividido por 2,56 = 58,59. 

Assim podem ser possíveis candidatos para a abordagem cirúrgica o paciente que apresentar  IMC>40, como  pessoas com  co-morbidades IMC>35 com fator(es) de co-morbidade associados.

Por que o nome obesidade mórbida? 

Os pacientes são chamadas de obesos mórbidos, quando se enquadram nos critérios acima,  porque o peso excessivo aumenta a possibilidade de desenvolver  morbidades em comparação  às pessoas que se encontram dentro da sua faixa de peso proporcional a sua altura. 

Morbidade são aquelas doenças que pode se desenvolver em função da sua obesidade, tipo diabetes, hipertensão etc.  Elas são doenças que não matam a curto prazo, mas que a longo prazo diminuem sua expectativa de vida. Por esta razão,  o nome Obesidade Mórbida, pois o nível de obesidade destes pacientes leva, em maior freqüência, o desenvolvimento de Morbidades.

Quais são os tratamentos para a obesidade ?

Quem se encontra acima do peso tem inúmeros programas que visam diminuir os quilos, como a supervisão nutricional, alteração comportamental psiquiátrica,  dietas comerciais, medicamentos para redução do apetite e o uso do balão intra-gástrico. 

O Balão intra-gástrico é um procedimento cirúrgico ?

É um procedimento pouco invasivo, por isso não é considerado uma cirurgia. O balão é posicionado dentro do estômago, por uma endoscopia com sedação, e preenchido por um líquido. Normalmente, ele é usado por cerca de seis meses.

O que é a Cirurgia Bariátrica ?

É um procedimento cirúrgico que tem por finalidade proporcionar e manter uma perda importante de peso, ou seja, objetiva a cura da obesidade mórbida e suas consequências.

Qual a diferença entre o Balão e a Cirurgia Bariátrica ?

O balão é visto com  um tratamento temporário, porém eficiente, para  pessoas com sobrepeso (25-29Kg/m2) ou obesidade não severa (30-35Kg/m2). Além disso, pode ser usado nos obesos mórbidos e superobesos (â?¥50kg/m2) como uma forma de melhor prepará-los para um procedimento definitivo (Cirurgia Bariátrica). 

Quando se opta pelo tratamento cirúrgico ?

As pessoas que são submetidas ao procedimento da Cirurgia Bariátrica já fizeram outros programas de redução de peso. No entanto, elas não conseguiram alcançar índices de IMC esperados. Elas devem receber a indicação cirúrgica no sentido de minimizar os riscos de mortabilidade precoce.

Quem deve ser operado? 

Para ser considerado candidato a cirurgia, primeiro o paciente deve fazer o cálculo do IMC, para ser enquadrado para próxima etapa.

-Avaliação clínica cirúrgica; 

-Avaliação Nutricional; 

-Avaliação Psicológica.

Uma equipe multidisciplinar decide se vai ou não ser necessário realizar novas avaliações antes de definir se o paciente deve ser candidato a cirurgia. A escolha da técnica do procedimento depende de alguns itens.

-resultado almejado; 

-duração deste resultado; 

-perfil do paciente; 

-cooperação; 

-hábitos de ingestão (Ex: Alcóolatras, comedores de doce etc. Não são  bons para "banda"); 

-doenças associadas (RCU, doença de Crhon, doenças auto-imunes etc.)

Cirurgia aberta ou  videolaparoscópica ?

A operação pode ser feita de duas formas. A convencional, de forma aberta com grandes incisões, ou por videolaparoscopia com mini-incisões. A cirurgia menos invasiva torna menores as complicações com a ferida e as dores do pós-operatório, bem como o tempo de internação e de recuperação é menor. Este procedimento deve ser indicado sempre que for possível.

Quanto tempo dura o procedimento cirúrgico ?

Em média as cirurgias duram cerca de uma a duas horas. A duração depende da experiência do médico e também do entrosamento de sua equipe, especialmente quando é feita por videolaparoscopia. 

Dieta depois da cirurgia ?

O paciente por um período de 30 dias deve seguir uma dieta líquida rigorosa. Depois deste período vai receber novas instruções nutricionais.

Qual é o tempo médio de recuperação ?

O paciente após a cirurgia deve estar apto a realizar atividades leves em aproximadamente uma semana a  10 dias.  Quanto as  atividades que precisam de esforços físicos moderados é razoável esperar  um período de pelo menos 30 dias para exercê-las;



Comentários
  • Avatar
    07/06/2015 12:47:21Licia OrnelasAnônimo

    Só para saber: li o artigo e todos os "comentários". Voces não respondem perguntas? Não ajudam as pessoas? EU HEIN... QUE CAMPOS??? ENTENDI FOI NADA... SO ME PEDIAM NOME E ENDEREÃ?O DE E-MAIL ANTES DO COMENTÁRIO. DEIXA PARA LÁ.

  • Avatar
    19/11/2014 11:28:09AmandaAnônimo

    Oi bom dia, Tenho 24 anos, 1.56 de altura e 86 quilos me encaixo na obesidade severa. Não tenho doenças como diabete ou pressão. Posso fazer a cirurgia?

  • Avatar
    12/03/2014 17:30:46amandaAnônimo

    ola, tenho 20 anos e peso 107kg e 1.71 de altura meu imc é de 37 quero fazer a cirugia bariatrica,mas não tenho nem um tipo de doença o que é que eu faço

  • Avatar
    09/03/2014 10:41:14maria jose martins da silvaAnônimo

    oilrlza

  • Avatar
    02/10/2013 20:10:03ester j.m. santosAnônimo

    ola boa noite preciso de sua ajuda tenho 36 anos peso 92,25 e 1,45 de altura engordei no periodo da minha primeira gestaçao chegando a pesar 150 dai entao começou o meu dilema para tentar voltar ao meu peso normal sem sucesso algum fiz reeducaçao alimentar,exercicios fisicos e nada sendo que de alguns tempos para ca tenho sido acometida de fortes dores na coluna, joelho e ate mesmo nos pes devido o excesso de peso sofro de impertençao favor preciso da vossa ajuda se posso passar por uma cirurgia bariatrica.

  • Avatar
    02/09/2013 21:11:12Caroline de Mello AlvesAnônimo

    oi tenho 26 anos 1,74 e peso 126 kilos e gostaria de saber se posso fazer cirurgia pelo peso ou primeiro terei que fazer um longo tratamento para depois saber se tera necessidade de realizar cirurgia??? agradeço desde já

  • Avatar
    08/05/2013 15:10:37daniela bilha machadoAnônimo

    preciso emagreser mas ñ queria faser a cirurgia , tenho 105 quilos e queria colocar o balão para be ajudar a emagreser, ja tentei de tudo para emagreser e nada tenho 20 anos,e sou do rs

  • Avatar
    02/04/2013 21:37:36silviareginamendonçaAnônimo

    eu sou obesa estou muito ansiosa p fazer a cerurgia estou na fila do sus pois nao tenho recurso finanseiro mais tenho fe que deus vai me ajudar e meu dia vai chegar tenho 38 anos e peso 150 kilos

  • Avatar
    25/03/2013 08:57:28PAULO ROBERTO DA SILVA SARAIVAAnônimo

    bom dia meu nome e paulo tenho 29 anos moro em oswaldo cruz tenho um filho e gostaria de voltar a viver eu atulmente peso 158 kg tenho 174 de altura sofro de inperteçao dores nos joelhos e coluna respiro com dificudade e gostaria de saber com o fazer a cirurgia bariatricaquem poder me ajudar eu agradeço muito obrigado e que deus te abençoe....

  • Avatar
    27/02/2013 15:44:08jeoranaAnônimo

    ola o meu nome é jeovana tenho 31 anos me peso 88 e tenho 1.49 de altura quero saber se eu posso fazer a cirurgia bariatrica obrigado

  • Avatar
    16/02/2013 17:00:59rosana cunhaAnônimo

    tenho lupus eritematoso sistemico, depressão, sou hipertensa, artrose.e tenho 110 k posso fazer a cirurgia, ou o que seria aconselhável no meu caso?

  • Avatar
    11/01/2013 18:58:08Wanjalup GregateAnônimo

    Muito obrigada pela oportunidade em poder me expressar,tenho 38 anos,1.70cm de altura e 121kg,estou com índice de 41,5...estou horrorizada comigo mesma,já fiz tratamentos com medicações,mas é aquilo,emagrece e engorda,não quero mais isso para minha vida,estou péssima ,sou casada tenho 3 filhos,sou laqueada...não tenho vontade nenhuma em sair de casa ou de me arrumar....nunca fui tão gorda assim...comecei a engordar depois da minha primeira gravidez,e aí,só foi aumentando,,,trabalho de auxiliar de enfermagem e já pesquisei tudo sobre esta cirurgia,por favor,me ajudem a sair dessa escuridão,quero viver novamente e curtir a vida bem com meus filhos......

  • Avatar
    05/11/2012 22:17:50Maria ReginaAnônimo

    COMO EU FAÃ?O INSCRIÃ?Ã?O.

  • Avatar
    02/09/2012 16:06:36Janete Pires de ToledoAnônimo

    Bom fiquei muito feliz e esperançosa a encontrar este site. tenho 32 anos,1,67 e 117kg ja sou gordinha desde a infãncia mas depois que tive meus dois filhos engordei muito ja fiz varios tratamento tudo sem sucessos , me cansei disso . Como faço pra fazer esta cirurgia , sou de São José dos Campos. obrigada!!!

  • Avatar
    23/08/2012 15:53:29pedro joao sao bento dos santosAnônimo

    tenho 187 de altura pezo 171kg estou impertenço tenho dores na perna por causa da mar circulaçao

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.