SRZD


16/08/2011 09h29

Hospital Carlos Chagas faz cirurgias bariátricas sem custo e sem fila
Laura Machado

O Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes,  na Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece um   programa de cirurgia bariátrica, inédito na rede pública de saúde do país. Todos os procedimentos são feitos por  videolaparoscopia, intervenção menos invasiva, de forma gratuita. Além disso, os pacientes também podem fazer o acompanhamento pré e pós-operatório na unidade sem nenhum custo.

- Número de cirurgias bariátricas cresceu 150% apenas nos últimos sete anos

O chefe do serviço de  cirurgia bariátrica do Carlos Chagas, Cid Pitombo, destacou ao SRZD que desde de dezembro já foram operados 125 pacientes, sendo que nenhum deles foi encaminhado ao CTI. 

"O segredo do sucesso é a boa estrutura oferecida, o doente estar bem avaliado e a equipe cirúrgica estar bem preparada para o procedimento. Se esta lista for seguida não da problema na cirurgia de alta complexidade", contou Pitombo.  Ele destacou ainda que o hospital conta com equipamentos para atender a necessidade dos obesos, como macas especiais, e um moderno CTI.

- Tire suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

O cirurgião  explicou  também que não existe nenhuma fila para participar programa do Carlos Chagas. Segundo ele, o paciente de qualquer município fluminense deve procurar uma unidade pública de saúde, onde o médico deve atestar que a pessoa é portadora de obesidade mórbida. A Prefeitura da cidade depois vai entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encaminhá-lo para atendimento.

Em 2007, mulher morreu após cirurgia bariátrica e família luta por justiça

"Todos os que chegam são submetidos a uma avaliação médica e preparados para ser indicados para cirurgia. Porém, nem todos estão aptos para serem operados", completou. Após a cirurgia, os pacientes têm que ir uma vez por mês no hospital durante dois anos para acompanhamento médico, sendo que no primeiro mês eles devem comparecer na unidade semanalmente.

Cláudia Jimenez Mendes Fernandes, de 48 anos, foi uma das primeiras a participar do programa da SES. Ela fez a operação em fevereiro e recomenda o serviço para todos os que sofrem do problema.

"Engordei muito depois que fui mãe. Há 27 anos lutava para conseguir perder peso. Já tinha tentado várias fórmulas para emagrecer, mas sofria com o efeito sanfona. Queria fazer a cirurgia por plano de saúde, mas as carências eram enormes. Graças a uma amiga soube deste programa e deu tudo certo", ressaltou Cláudia, que pesava 110kg e já perdeu 35 kg.

Já Leila Daniela Torres, de 34 anos, recuperou a autoestima depois de participar do programa. Ela se inscreveu em dezembro e foi operada em junho.

"Sofria preconceito por ser muito gorda nas entrevistas de emprego. Agora já estou com mais confiança para procurar uma vaga. A minha autoestima esta muito melhor. O programa é de graça é muito bom para quem não tem condições de fazer esta cirurgia na rede particular", enfatizou Leila, que pesava  180 kg e perdeu 32 kg desde que foi operada. "É necessária muita disciplina para conseguir seguir as recomendações e manter a dieta. Mas com o  apoio da equipe multidisciplinar estou conseguindo. O sacrifício é válido", concluiu.


Veja mais sobre:Cirurgia bariátrica

Comentários
  • Avatar
    22/11/2017 09:55:58veraAnônimo

    cirurgia bariatrica, gostaria de saber como faço para obter essa cirurgia, aonde moro nao tem medico para fazer a avaliaçao para essa cirurgia , nao sei como proceder tenho 1,55 altura e peso 115kg eu goataria de ter um recomeço e preciso de ajuda .

  • Avatar
    17/11/2017 14:18:37Rosiane Ascendino do AmorimAnônimo

    Boa tarde eu gostaria de ajuda porque tento emagrecer mas não consigo me sinto mal e muito cansada até meus pés sinto doendo gostaria de conseguir uma cirurgia bariátrica para viver uma vida melhor me sinto sem ânimos e muito para baixo Gostaria de uma ajuda para emagrecer pois não tenho dinheiro para pagar uma cirurgia

  • Avatar
    22/10/2017 12:31:02Rosana Guimarães BelarminoAnônimo

    Olá Boa tarde, me chamo Rosana tenho 28 anos e a uns 15 anos comecei a engordar, porém com a morte do meu pai a 9 anos, engordei 30 kilos em 30 dias. E desde então lutopara tentar emagrecer e não consigo! Tenho 171 e peso 114 kilos, há 6 anos sofri um acidente que deixou meu joelho danificado. Por esse motivo não posso fazer todos os excercios físicos! Aí ficou mais complicado de emagrecer. F Perdi minha alto estima e já pensei em muitas coisas. Desde já agradeço a atenção

  • Avatar
    13/10/2017 20:46:48MARCIA VALERIA DA SILVA SANTOSAnônimo

    BOA NOITE! TENHO 47 ANOS, TENHO 1.55 DE ALTURA PESO 131 QUILOS, SOU HIPERTENSA, EPILÉTICA, TENHO FORTES CRISES DE ASMA, TENHO INCHAÇOS NOS PÉS E PERNAS,O MEU PESO JÁ ESTA ME DEIXANDO COM DORES NA COLUNA, NÃO TENHO CONVENIO, CONFESSO QUE MEU PESO ESTA ME ASSUSTANDO E MUITO, POIS TENHO MUITO MEDO DE CHEGAR AO PONTO DE NÃO CONSEGUIR MAIS ANDAR, POIS SE ME MOVIMENTO UM POUCO JÁ ME SINTO SUPER CANSADA. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA FAZER A CIRURGIA, PRECISO E MUITO DESSA CIRURGIA PELA MINHA SAÚDE. COMO FAÇO?

  • Avatar
    09/10/2017 02:03:18Barbara santosAnônimo

    Bom dia,tenho 1,65 de altura e 130kg tenho 26 anos sinto muitas dores na coluna,joelho,muita falta de ar e tenho pressão alta e estou com depressão. Quase não saio mas na rua. Preciso da ajuda de vocês. Por favor não aguento mas .me ajudem Desde já agradeço.

  • Avatar
    14/09/2017 10:09:15Marcela da Conceição SilvaAnônimo

    Bom dia como faço pra me escrever na cirurgia baliatrica questão de saúde por favor me responda obrigado

  • Avatar
    12/09/2017 22:16:49AdrianaAnônimo

    Eu pesava 49 quilos,sofri algumas perdas na vida meu irmão,Meu marido, meu sobrinho, minha estabilidade e fui engordando. Por último perdi minha casa e com o passar dos anos ganhei 50 quilos de gordura. E hoje eu não consigo andar direito, tenho flacite plantar, esporão calcário,dor nos joelhos,dor de cabeça,etc... Não consigo emprego pois trabalho com beleza e ninguém me aceita. Estou muito chateada e triste. Preciso de ajuda,Por favor não ignorem meu pedido. Obrigada! Adriana.

  • Avatar
    17/08/2017 20:08:37Márcia gomesAnônimo

    Preciso com urgência da cirurgia pois nãominhas pernas tornozelos já não suportam meu peso sinto cansaço pressão alta, vários problemas vem aparecendo com a obsidade tenho 46 anos 163 alt e peso 157 kg não aguento mais.

  • Avatar
    15/08/2017 09:28:16VanessaAnônimo

    Bom do sou mãe de dois filhos peso 96 kls e 1.54 de altura já tentei de tudo para emagrecer não estou conseguindo. Será que posso fazer essa cirurgia

  • Avatar
    03/07/2017 15:07:35Marcus Antônio Nascimento BrunoAnônimo

    Tenho 47anos, 1.80m e peso 150quilos, preciso urgentemente fazer a cirurgia Bariátrica...

  • Avatar
    03/07/2017 14:48:39Marcus Antônio Nascimento BrunoAnônimo

    EUU

  • Avatar
    24/06/2017 19:40:12Fabricio Senna TavaresAnônimo

    Boa noite, peço encarecidamente,Para que consigo realizar minha cirurgia bariatrica, Pois tenho 33 anos e estou com.sérios problemas de saúde tais como:Pressão alta, dores na região lombar e até mesmo dificuldade de respirar. Desde já agradeço a atenção!!

  • Avatar
    10/06/2017 16:38:42Cilane MendonçaAnônimo

    Gostaria de informação para inscrever para realizar a cirurgia. Favor enviar por e-mail as orientações. Obrigada.

  • Avatar
    02/06/2017 13:48:04Ana paula jose ferreiraAnônimo

    oi sou de cristalina goias to com 126 kl ja na na fila do sus mas to esperando mas de 4 anos e to com problemas de saude queria saber se posso fazer ai no carlos chagas??????

  • Avatar
    18/05/2017 06:03:35Elisabete Ap T de SantanaAnônimo

    bom dia venho pedir ajuda para realizar a cirurgia bariatrica tenho 48 anos estou sofrendo muito com o meu sobre peso tenho 158 de altura e estou pesando 115k sentindo fortes dores no joelho ja com desgaste nos dois joelhos dores constantes nas pernas falta de ar ao caminhar sofrendo de pressao alta ja passei com cardiologista que me informou que td que tenho sofrido e causada pelo excesso de peso ja tentei de td dietas remedios exercicios e td que consigo e me desanimar com os resultados estou entrando em depressao devido os problemas causados pela obesidade e infelizmente nao tenho condiçoes de manter um convenio medico devido o preço cobrado pela idade moro en Sao Paulo se poderem me ajudar serei eternamente grata queria muito ter a graça de ver minhas netas crecerem mas com a saude se debilitando pela obesidade nao sei se isso sera possivel mas nao perco a fe que td sera resolvido

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.