SRZD


16/08/2011 09h29

Hospital Carlos Chagas faz cirurgias bariátricas sem custo e sem fila
Laura Machado

O Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes,  na Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece um   programa de cirurgia bariátrica, inédito na rede pública de saúde do país. Todos os procedimentos são feitos por  videolaparoscopia, intervenção menos invasiva, de forma gratuita. Além disso, os pacientes também podem fazer o acompanhamento pré e pós-operatório na unidade sem nenhum custo.

- Número de cirurgias bariátricas cresceu 150% apenas nos últimos sete anos

O chefe do serviço de  cirurgia bariátrica do Carlos Chagas, Cid Pitombo, destacou ao SRZD que desde de dezembro já foram operados 125 pacientes, sendo que nenhum deles foi encaminhado ao CTI. 

"O segredo do sucesso é a boa estrutura oferecida, o doente estar bem avaliado e a equipe cirúrgica estar bem preparada para o procedimento. Se esta lista for seguida não da problema na cirurgia de alta complexidade", contou Pitombo.  Ele destacou ainda que o hospital conta com equipamentos para atender a necessidade dos obesos, como macas especiais, e um moderno CTI.

- Tire suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

O cirurgião  explicou  também que não existe nenhuma fila para participar programa do Carlos Chagas. Segundo ele, o paciente de qualquer município fluminense deve procurar uma unidade pública de saúde, onde o médico deve atestar que a pessoa é portadora de obesidade mórbida. A Prefeitura da cidade depois vai entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encaminhá-lo para atendimento.

Em 2007, mulher morreu após cirurgia bariátrica e família luta por justiça

"Todos os que chegam são submetidos a uma avaliação médica e preparados para ser indicados para cirurgia. Porém, nem todos estão aptos para serem operados", completou. Após a cirurgia, os pacientes têm que ir uma vez por mês no hospital durante dois anos para acompanhamento médico, sendo que no primeiro mês eles devem comparecer na unidade semanalmente.

Cláudia Jimenez Mendes Fernandes, de 48 anos, foi uma das primeiras a participar do programa da SES. Ela fez a operação em fevereiro e recomenda o serviço para todos os que sofrem do problema.

"Engordei muito depois que fui mãe. Há 27 anos lutava para conseguir perder peso. Já tinha tentado várias fórmulas para emagrecer, mas sofria com o efeito sanfona. Queria fazer a cirurgia por plano de saúde, mas as carências eram enormes. Graças a uma amiga soube deste programa e deu tudo certo", ressaltou Cláudia, que pesava 110kg e já perdeu 35 kg.

Já Leila Daniela Torres, de 34 anos, recuperou a autoestima depois de participar do programa. Ela se inscreveu em dezembro e foi operada em junho.

"Sofria preconceito por ser muito gorda nas entrevistas de emprego. Agora já estou com mais confiança para procurar uma vaga. A minha autoestima esta muito melhor. O programa é de graça é muito bom para quem não tem condições de fazer esta cirurgia na rede particular", enfatizou Leila, que pesava  180 kg e perdeu 32 kg desde que foi operada. "É necessária muita disciplina para conseguir seguir as recomendações e manter a dieta. Mas com o  apoio da equipe multidisciplinar estou conseguindo. O sacrifício é válido", concluiu.


Veja mais sobre:Cirurgia bariátrica

Comentários
  • Avatar
    21/06/2018 20:15:40Ana maria hazelmamAnônimo

    Boa noite Em agosto de 2015 recebi do meu medico endocrinologista Dr. flavio moutinho do hospital cardoso fontes. encaminhamento para cirurgia bariatrica dei entrada na clinica da familia e ainda aguardo ser chamada como faco? Tenho 54 anos e I.m.c 40.O8 1,61m e 106,20kg. Tenho hipotiroidismo sinto dores nas pernas e muito inchaco.

  • Avatar
    21/06/2018 20:14:11Ana maria hazelmamAnônimo

    Boa noite Em agosto de 2015 recebi do meu medico endocrinologista Dr. flavio moutinho do hospital cardoso fontes. encaminhamento para cirurgia bariatrica dei entrada na clinica da familia e ainda aguardo ser chamada como faco? Tenho 54 anos e I.m.c 40.O8 1,61m e 106,20kg. Tenho hipotiroidismo sinto dores nas pernas e muito inchaco.

  • Avatar
    28/04/2018 11:39:55adriana albinoAnônimo

    Bom dia! Gostaria de saber o procedimento p fazer cirurgia bariatrica. Na verdade e p minha prima,ela tem o pedido do medico pedindo urgencia .Por conta de 1 problema no joelho. Desde ja agradeço a atençao.

  • Avatar
    13/04/2018 11:34:18Elizabeth Ferreira LourençoAnônimo

    Tenho 51 anos, 119 kilos e além de hipertença tenho muitas dor de cabeça,insônia, etnia de disco e nervo ciático, tidos dizem tem que perder peso. Não consegui na clínica da FAMÍLIA pois não tem médico. Como faço para marcar uma consulta aí no Carlos Chagas. Oro a Deus que vcs vejam meu caso com carinho. Obrigado.pois o preconceito, a vergonha e muitos outros motivos nós faz sentir tristes, eu já tentei de tudo, me provo tanto e não vejo resultado, espero muito que eu consiga, jpois serei uma nova mulher.

  • Avatar
    13/04/2018 11:26:18Elizabeth Ferreira LourençoAnônimo

    Tenho 51 anos, 119 kilos e além de hipertença tenho muitas dor de cabeça,insônia, etnia de disco e nervo ciático, tidos dizem tem que perder peso. Não consegui na clínica da FAMÍLIA pois não tem médico. Como faço para marcar uma consulta aí no Carlos Chagas. Oro a Deus que vcs vejam meu caso com carinho. Obrigado.

  • Avatar
    08/04/2018 08:28:07SolangeAnônimo

    Bom dia! Meu nome é Solange tenho 21 anos,peso 70 kls 1.60 de altura,como que eu faço para conseguir uma cirurgia?

  • Avatar
    27/03/2018 12:36:22Eliane AzevedoAnônimo

    Olá tenho 48 anos, peso 96 kls e tenho 1,67 de altura e sou hipertensa. Será que pode fazer essa cirurgia?

  • Avatar
    05/02/2018 18:57:41CarineAnônimo

    Como faço para me escrever na cirurgia bariatrica questão de saúde e meu joelho que dói muito tenho 1,67 de altura e peso 132 quilos estou sofrendo muito com falta de ar.... Pessoa que me dê uma resposta obrigado. ..

  • Avatar
    09/01/2018 14:30:56ADRIANA NOVAESAnônimo

    Boa tarde como faço para fazer o catrasto?tenho 39 anos e minha altura e como meu peso 165 desde ja agradeço A

  • Avatar
    09/01/2018 13:08:29Camila da Silva FariasAnônimo

    Bom dia. Sou diabética, hipertensa. Tenho 32 anos e sou obesa grau II. Gostaria de saber como faço p me inscrever no programa.

  • Avatar
    09/01/2018 11:52:24AlineAnônimo

    Bom dia gostaria de saber como faço pra me inscrever para fazer a cirurgia?

  • Avatar
    04/01/2018 18:08:33Aline Coutinho da cunhaAnônimo

    Boa noite!! Tenho 32 anos sou Diabética,tenho encaminhamento para realizar a cirurgia bariátrica já me encontro no programa sisreg. como faço pra agendar uma consulta com vcs?

  • Avatar
    22/11/2017 09:55:58veraAnônimo

    cirurgia bariatrica, gostaria de saber como faço para obter essa cirurgia, aonde moro nao tem medico para fazer a avaliaçao para essa cirurgia , nao sei como proceder tenho 1,55 altura e peso 115kg eu goataria de ter um recomeço e preciso de ajuda .

  • Avatar
    17/11/2017 14:18:37Rosiane Ascendino do AmorimAnônimo

    Boa tarde eu gostaria de ajuda porque tento emagrecer mas não consigo me sinto mal e muito cansada até meus pés sinto doendo gostaria de conseguir uma cirurgia bariátrica para viver uma vida melhor me sinto sem ânimos e muito para baixo Gostaria de uma ajuda para emagrecer pois não tenho dinheiro para pagar uma cirurgia

  • Avatar
    22/10/2017 12:31:02Rosana Guimarães BelarminoAnônimo

    Olá Boa tarde, me chamo Rosana tenho 28 anos e a uns 15 anos comecei a engordar, porém com a morte do meu pai a 9 anos, engordei 30 kilos em 30 dias. E desde então lutopara tentar emagrecer e não consigo! Tenho 171 e peso 114 kilos, há 6 anos sofri um acidente que deixou meu joelho danificado. Por esse motivo não posso fazer todos os excercios físicos! Aí ficou mais complicado de emagrecer. F Perdi minha alto estima e já pensei em muitas coisas. Desde já agradeço a atenção

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.