SRZD


16/08/2011 09h29

Hospital Carlos Chagas faz cirurgias bariátricas sem custo e sem fila
Laura Machado

O Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes,  na Zona Norte do Rio de Janeiro, oferece um   programa de cirurgia bariátrica, inédito na rede pública de saúde do país. Todos os procedimentos são feitos por  videolaparoscopia, intervenção menos invasiva, de forma gratuita. Além disso, os pacientes também podem fazer o acompanhamento pré e pós-operatório na unidade sem nenhum custo.

- Número de cirurgias bariátricas cresceu 150% apenas nos últimos sete anos

O chefe do serviço de  cirurgia bariátrica do Carlos Chagas, Cid Pitombo, destacou ao SRZD que desde de dezembro já foram operados 125 pacientes, sendo que nenhum deles foi encaminhado ao CTI. 

"O segredo do sucesso é a boa estrutura oferecida, o doente estar bem avaliado e a equipe cirúrgica estar bem preparada para o procedimento. Se esta lista for seguida não da problema na cirurgia de alta complexidade", contou Pitombo.  Ele destacou ainda que o hospital conta com equipamentos para atender a necessidade dos obesos, como macas especiais, e um moderno CTI.

- Tire suas dúvidas sobre cirurgia bariátrica

O cirurgião  explicou  também que não existe nenhuma fila para participar programa do Carlos Chagas. Segundo ele, o paciente de qualquer município fluminense deve procurar uma unidade pública de saúde, onde o médico deve atestar que a pessoa é portadora de obesidade mórbida. A Prefeitura da cidade depois vai entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encaminhá-lo para atendimento.

Em 2007, mulher morreu após cirurgia bariátrica e família luta por justiça

"Todos os que chegam são submetidos a uma avaliação médica e preparados para ser indicados para cirurgia. Porém, nem todos estão aptos para serem operados", completou. Após a cirurgia, os pacientes têm que ir uma vez por mês no hospital durante dois anos para acompanhamento médico, sendo que no primeiro mês eles devem comparecer na unidade semanalmente.

Cláudia Jimenez Mendes Fernandes, de 48 anos, foi uma das primeiras a participar do programa da SES. Ela fez a operação em fevereiro e recomenda o serviço para todos os que sofrem do problema.

"Engordei muito depois que fui mãe. Há 27 anos lutava para conseguir perder peso. Já tinha tentado várias fórmulas para emagrecer, mas sofria com o efeito sanfona. Queria fazer a cirurgia por plano de saúde, mas as carências eram enormes. Graças a uma amiga soube deste programa e deu tudo certo", ressaltou Cláudia, que pesava 110kg e já perdeu 35 kg.

Já Leila Daniela Torres, de 34 anos, recuperou a autoestima depois de participar do programa. Ela se inscreveu em dezembro e foi operada em junho.

"Sofria preconceito por ser muito gorda nas entrevistas de emprego. Agora já estou com mais confiança para procurar uma vaga. A minha autoestima esta muito melhor. O programa é de graça é muito bom para quem não tem condições de fazer esta cirurgia na rede particular", enfatizou Leila, que pesava  180 kg e perdeu 32 kg desde que foi operada. "É necessária muita disciplina para conseguir seguir as recomendações e manter a dieta. Mas com o  apoio da equipe multidisciplinar estou conseguindo. O sacrifício é válido", concluiu.


Veja mais sobre:Cirurgia bariátrica

Comentários
  • Avatar
    10/02/2020 02:32:40VanessaAnônimo

    Gostaria de saber se pacientes dm1,acima do peso fazendo bariatrica ajudaria a diminuir a insulina? Como faz pra conseguir?

  • Avatar
    27/12/2019 14:57:38Conceição AparecidaAnônimo

    Dr. Cid Pitombo, o sigo no Instagram, tenho amiga que fez a cirurgia com o senhor..., Conheço um pouco de sua história... meu IMC é 39,9....pedras na vesícula, esteatose hepática, hipertensa, e vários outros riscos que corro, por histórico familiar, como diabetes, problemas circulatórios, problemas do coração.... já tenho indicação do endocrinologista, exames realizados recentemente.... vou dar entrada nos papéis, pela prefeitura da minha cidade. Espero conseguir e ter mais perspectivas de vida?

  • Avatar
    10/12/2019 15:26:48Elisângela Monteiro da SilvaAnônimo

    Boa tarde, tenho 36anos preciso muito fazer uma bariátrica PR me senti mulher tenho muita vergonha de mim tenho1-58de altura 110k tenho muita vontade de emagrecer .

  • Avatar
    04/11/2019 20:42:34Danielle lanes Siqueira berriel pinheiroAnônimo

    Quero fazer a cirurgia bariátrica, como faço? Tenho 34 anos peso 140k, tenho pressão alta.

  • Avatar
    05/06/2019 22:16:36Márcia Oliveira Carvalho DominguesAnônimo

    Gosteria de ter informações sobre a cirurgia bariátrica...

  • Avatar
    18/02/2019 09:48:09Judith lisboaAnônimo

    Bom dia. Queria mas detalhes como tenho que me inscrever para a cirurgia bariatrica. Tenho 44 anos e estou pesando 110kg , hipertensa, cheias de dores nos pés e joelhos por causa do peso. Obrigada

  • Avatar
    22/01/2019 09:50:25ELAINE SIQUEIRA DASILVA DE OLIVEIRAAnônimo

    TENHO 43 ANOS,145 KILOS.TENHO VARIZES ALÉM DE HIPERTENÇA , ALEGIA.NÃO CONSIGUI MEDICO NA CLÍNCIA DA FAMÍLIA E COMO QUE FAÇO PARA CONSEGUIR UMA CIRURGIA?

  • Avatar
    20/01/2019 11:55:31ElizabeteAnônimo

    Preciso de ajuda Para minha irmã Como faço pra escrever ela Ela pode morrer Me ajuda por favor

  • Avatar
    15/01/2019 14:13:51Douglas vieira da rochaAnônimo

    Oi tenho 153 kg não tenho condições financeiras de fazer uma cirurgia bariátrica

  • Avatar
    20/11/2018 01:38:26ILANEAnônimo

    ola bom dia? me chamo ilane,tenho 33 anos,tenho 3 lindas filhas sou hipertensa,ja fiz a lagueadura, tenho 120 kl mas ou menos, e gostaria de saber como faço pra se escreve pra conseguir fazer essa cirurgia,pois não tenho condições financeiras,não trabalho,sinto falta de ar,ancia de vomitos qd estou dormindo,entre as demas coisas. sonho em fazer essa cirurgia tds os dias,e oro pra q um dia eu consiga. estou desanimada,mas tento não desistir de conseguir. me sinto feia,acho q por ser gorda não consigo um trabalho, sinto q meu esposo tem vergonha de mim,foras as mas coisas. alguém pode me ajudar a realizar o meu sonho de ser magra????

  • Avatar
    02/11/2018 22:32:40CarlaAnônimo

    Preciso urgente de uma cirurgia, pois não aguento mais ser calhamaço de obesa, Buda, fofa,balofo etc dói muito ter que ouvir essas palavras, porém já tentei várias dietas vários comprimidos e nada deu resultado estou em depressão me sinto lixo.Sou na zona Norte do RJ.

  • Avatar
    17/10/2018 23:28:28Leyde JaneAnônimo

    Gostaria de saber como faço pra fazer essa cirurgia pois já tentei de tudo pra emagrecer e não consigo ? hj estou pesando 120 kg e sou baixinha me ajudem por favor

  • Avatar
    04/10/2018 21:08:19Thaisa Silva FreitasAnônimo

    Boa noite,tenho 37 anos,1.60 de altura e estou pesando 87.300.Já Duz diversos tratamentos pra emagrecer tomando bupropiona e sibutramina sem resultados.Estou com colesterol alto,falta de ar,dores nas articulações e pernas devido ao meu peso. Gostaria muito de saber como faço pra me inscrever no programa sou de são Gonçalo, RJ.Gostaria muito de ter uma consulta com vcs ...obg .

  • Avatar
    25/09/2018 07:09:13DAURICEIA NASCIMENTO SOUSAAnônimo

    Olá bom dia como faço para escrever no programa e minha mãe ela tem 130 kilos devido ao peso ela tá com feridas nos pés e muito triste não ter dinheiro nem recursos para ajudar mim ajude por favor

  • Avatar
    25/09/2018 07:07:10DAURICEIA NASCIMENTO SOUSAAnônimo

    Olá bom dia como faço para escrever no programa e minha mãe ela tem 130 kilos devido ao peso ela tá com feridas nos pés e muito triste não ter dinheiro nem recursos para ajudar mim ajude por favor

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.