SRZD


27/06/2008 22h43

Confira a sinopse da União da Ilha
Redação SRZD-Carnavalesco

Enredo: Viajar é preciso - viagens extraordinárias através de mundos conhecidos e desconhecidos

Carnavalesco: Jack Vasconcelos

Introdução

Tecnicamente falando, viajar é a ação de se deslocar de um lugar a outro, com distâncias variadas e itinerários diversos, e o termo viagem também é usado como conotação e devaneio. Exploração é ato de pesquisar, ou viajar, com o intuito de descoberta.

Mas o encontro com o novo, o original, o diferente, o desconhecido, tende a provocar uma série de mudanças e uma satisfação pessoal que, normalmente, não se encontra na realidade cotidiana; além de ser sustentado por uma expectativa imaginativa sobre aquilo que irá, ou poderá, se encontrar. O homem precisa viajar: com seus olhos, seus pés e sua mente para conhecer o mundo e a si próprio.

Enredo

Em 1863, um pequeno livro aparece nas prateleiras das livrarias francesas contando uma incrível história sobre três viajantes pelo mundo. Era no brilhante século dezenove, embalado pelo otimismo da revolução industrial, que o autor daquele pequeno passaporte literário chamado Júlio Verne bebia inspiração para seus visionários romances; entusiasmado com a expansão científica da época que viu nascer a fotografia, o cinema, o automóvel e a eletricidade, enchendo suas obras de inovações inimagináveis. Sua mente era uma máquina criativa que fabricava traquitanas e engenhocas maravilhosas, antecipando o futuro, profetizando acontecimentos e idéias, fascinando várias gerações de leitores.

Numa época de exploração e conquista européia do globo, a geografia era uma ciência das mais efervescentes. Énico escritor cujas histórias passaram por praticamente toda a Terra, Júlio Verne transportou os leitores para as mais exóticas paisagens numa gigantesca odisséia geográfica sem excluir qualquer continente. Deu várias voltas ao mundo fazendo os leitores embrenharem-se pelo mar, ou pela terra, em busca de experiências ousadas por lugares que ainda, literalmente, não estavam no mapa; conhecendo povos dos quatro cantos do mundo, pois, as diversidades étnicas e culturais do planeta constroem o mosaico romântico de seus livros.

A fantasia sem limites fez chegar ao fim do mundo, e até fora dele, descobrir a origem do universo (e o seu fim) além das cartas geográficas: viajando ao redor do planeta e vislumbrar o infinito cósmico alçado à atmosfera por um canhão; entrando em um vulcão para uma expedição subterrânea pelas entranhas do planeta até a região onde pulsa o coração da Terra e descobrir a existência de mares, florestas, animais e homens pré-históricos; mergulhando pelas profundezas dos oceanos com seres abissais e criaturas marinhas de aspectos monstruosos; ou se aventurando pelo rio Amazonas em meio à natureza selvagem, índios, febres delirantes e lendas da floresta amazônica navegando em uma aldeia flutuante nas terras de seu colega, o imperador da selva D. Pedro II, que era mais conhecido por suas viagens pelo mundo e interesse cultural-científico do que pela política.

E, se o Brasil inspirou a história de Júlio Verne, ele também inspirou a história do Brasil, pois a própria conquista dos ares pelo brasileiro Alberto Santos Dumont se deve, em grande parte, à sua relação com os livros de Verne. O mineiro afirmava ter sido influenciado pelas aventuras criadas pela imaginação do escritor francês, lendo as histórias fantásticas com as máquinas voadoras que tanto o levaram a sonhar na infância. Em Paris tornou-se inventor e projetista de traquitanas e motores, enveredou pelo balonismo e transformou-se em celebridade com seus vôos dirigidos, suas novidades mecânicas, suas experiências públicas e provou que o homem podia voar com um aparelho mais pesado que o ar ao colocar o 14 Bis nos céus do campo de Bagatelle. O brasileiro mais famoso em seu tempo, monsieur Dumont ditou a moda masculina na capital mundial da moda, brinquedos foram feitos reproduzindo seus balões e as crianças pediam doces com a imagem do inventor e de suas criações nas confeitarias. Quando já era quase visto como um dos personagens de Verne, ficou amigo do escritor e, juntos, ajudaram a fundar o Aeroclube da França.

Hoje, Alberto Santos Dumont (considerado o pai da aviação, Patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira) dá nome ao aeroporto do Estado do Rio de Janeiro. Um cartão-postal do Brasil às margens da Baía de Guanabara, aos pés do Pão-de-Açúcar e abençoado pelo Redentor, uma das maravilhas do mundo moderno, que, do alto do Corcovado, recebe de braços abertos a todos os que chegam a Cidade das Maravilhas: uma terra que a todos seduz com seu sol, sua natureza, seu carnaval e sua vocação para a felicidade, um ninho de sonho e de luz.

A cidade maravilhosa dos embarques e desembarques na Ilha do Governador, pois, pelos mares e ares insulanos sopram os ventos da aventura que impulsionam a quem parte e acariciam o rosto de quem chega, mas isso já são outras histórias.


Comentários
  • Avatar
    23/07/2008 23:21:07JOÃ?O JORGEAnônimo

    SEM CRIATIVIDADE. ESSE PENSA QUE Ã? CARNAVALESCO. COITADO DE JACK VC Ã? O JACK MATADOR. MATOU O IMPÃ?RIO, A ILHA O ANO PASSADO... E NEM COM OS DOIS MILHÃ?ES QUE UMA BICHA LOUCA FICA FALANDO AE VC VAI SE DAR BEM. E POR LADO AINDA ROUBA IDÃ?IAS ALHEIAS. VOCÃ? Ã? UM FRACASSO, FRACASSO, FRACASSO.

  • Avatar
    30/06/2008 20:18:21CLAUDIO SARGENTOMembro SRZD desde 27/10/2010

    VALEU O ENREDO! MUITO CRIATIVO, ESPERO DE TODO O CORAÃ?Ã?O QUE MINHA ILHA CONSIGA "VIAJAR" PARA O GRUPO ESPECIAL, DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO. ABRAÃ?OS AO CARNAVALESCO E A TODOS DA UNIÃ?O.

  • Avatar
    30/06/2008 15:20:44joselitoAnônimo

    Na boa, o desfile do cara do virtual dá de 10 naqule é hoje maluco. ele deve ter copiado mesmo

  • Avatar
    30/06/2008 14:19:23CarminhaAnônimo

    Bambi eu nem sei quem é deve ser mais um fake. Meu nome é Maria do Carmo da Fonseca Diegues e disfilo na escola a 10 anos e sempre paguei a minha fantasia e me revolto com as coisas que estão acontecendo na escola, estou chateada mas não vou sair da escola para ir para dende algum, faça como eu e mostre sua cara ao invés de mandar alguem mudar de um lugar que já está a muito tempo e não concorda como as coisa vem sendo conduzida.Ainda tenho esperansa que as coisas vão mudar e a ilha seja de novo grande.

  • Avatar
    30/06/2008 12:35:39UNIÃ?O SEMPREMembro SRZD desde 17/10/2012

    Ã? UM ABSURDO ESCREVEREM TANTAS BOBAGENS JUNTAS FALAR DE UM CARNAVALESCO QUE CONSEGUIU FAZER UM BELO CARNAVAL TOTALMENTE SEM RECURSOS E DIGNO DE DE CAMPEÃ?O DEVEM SER PESSOAS MUITO INVEJOSAS QUE ESTÃ?O VENDO O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO FEITO FICO FELIZ DE VER A QUADRA CHEIA NOS EVENTOS A COMUNIDADE PARTICIPANDO E PESSOAS QUE AMAM REALMENTE A ESCOLA QUERENDO AJUDAR Ã? ISSO RECUPERAR OS VELHOS TEMPOS DA ILHA COM CERTEZA VAMOS TER UMA GRANDE DISPUTA DE SAMBA COM GRANDES COMPOSITORES E ASSIM FAZER UM GRANDE CARNAVAL PARABÃ?NS A TODOS UNIÃ?O DA ILHA SEMPRE

  • Avatar
    30/06/2008 12:03:24OTÁVIOAnônimo

    Carminha, vc diz o que não sabe. Somos hoje, a escola do acesso mais bem estruturada talvez até, mais do que algumas do grupo especial, temos 2 milhões em caixa, bicheiro e patrono, também temos uma diretoria formada por pessoas do maior cabarito dentro do carnaval, sem esquecer do nosso presidente que é o cara, e a cara do carnaval do Rio. Quanto ao seu camentário sobre aminha opção sexual, penso que isso não interferi no meu conhecimento de carnaval e de avaliação de pessoas. 2009 só vai dar ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!!ILHA!!!!ILHA!!!ILH A...

  • Avatar
    30/06/2008 11:53:17BambiAnônimo

    Carminha q não é Carminha, "Escroque" todo mundo sabe quem usa esse termo. Aliás, seu nome aqui deve ser Carminha por estar assumindo seu lado gay, pois todos sabem q vc e seu repórter se pegam. hahahah Perder o poder na União da Ilha te doeu muito. Tenta no Dendê msm q é seu nível.

  • Avatar
    30/06/2008 09:51:50CarminhaAnônimo

    Lamentável ver o testo de tal DIOGO DA ILHA e desse Escroque chamado OTÁVIO. Como pode uma pessoa entrar aqui para defender o indefençável. Devem está ganhando algo. imagino como devem ser asquerozos esses babas, provavelmente são bambizinhas que querem camisas para disfila. Uma pena, pois existem outras pessoas na escola que se vendem por mais, vendem a alma e o corpo pelo cargo de rainha. Uma camisa só é muito pouco.

  • Avatar
    30/06/2008 09:42:31Cleber da ConceiçãoAnônimo

    Triste fim de uma escola que contrata um ¨artista ¨fim de carreira que copia um enredo de escola virtual. Estou muito triste, acho que a minha escola é fake. O enredo é fake, o presidente é uma caricatura, e as pessoas que estão defendendo nossas cores não merecem nem poisar no chão que já pisaram grandes artistas do carnaval. O samba está de luto com a morte da União da Ilha !!! Uma pena !!! Volta Fumaça !!!

  • Avatar
    29/06/2008 22:07:35PaulMembro SRZD desde 27/04/2009

    Tá decidido!!! Como a São Clemente não trocou de posição no desfile e a Ilha será a 6ª escola a desfilar, fica decidido entâo que por conta de sua disponibilidade financeira, a Ilha será a grande campeâ de 2009. De qualquer modo, é bom avisar que as outras nove escolas também querem o mesmo. Calma minha gente!!!!

  • Avatar
    29/06/2008 19:09:15DIOGO DA ILHAMembro SRZD desde 09/09/2009

    ACHO QUE COMO SUGERE O ENREDO, O POVO JÁ COMEÃ?OU A VIAJAR! VEJAM ESTA HISTÃ?RIA RIDÍCULA DE PLÁGIO, VOCÃ?S ACHAM QUE UMA ESCOLA COM A HISTÃ?RIA E O PORTE DA UNIÃ?O DA ILHA PRECISA PLAGIAR ENREDO, AINDA MAIS DE ESCOLA VIRTUA! FAÃ?AM ME O FAVOR E ESCREVAM COISAS MAIS PRODUTIVAS E NÃ?O PERCAM TEMPO COM ESTES LIXOS EM FORMA DE COMENTÁRIOS, COMO ALGUNS ABAIXO!!! ATÃ? O CARNAVAL DE 2009! Ã? ILHA NO ESPECIAL EM 2010! PARABÃ?NS DRO NEY PELO EXCELENTE TRABALHO ATÃ? AGORA!

  • Avatar
    29/06/2008 17:41:43CARLINHOS DA ILHAAnônimo

    Realmente é uma linda viagem os pensamentos que hoje imperam na ILHA. Mais estou no aguardo do desenvolvimento de um carnaval de: 2 milhões, bicheiro Bruno e patrono Sávio Neves, como foi prometido pelo seu presidente.

  • Avatar
    29/06/2008 17:26:01Marcelo macielAnônimo

    Achei chata e batida... A Ilha ate merece muito mais.. Porem na atual situacao... heheheh Onde 2 milhoes.. é a VIAGEM!!! E ATE CARNAVALESCO TRABALHA DE GRAÃ?A... ta bom né? E esse carnavalesco deve gostar muito da escola.. viajar.. sim é maravilhoso, mais c 2 milhoes no bolso dos outros e o dele vazio... heheheh Só mesmo viajando! Ta na hora de alguma outra escola fazer o convite pra esse artista. Pq tem q ser artista pra Acreditar e Fazer carnaval c 2 milhoes imaginario!

  • Avatar
    29/06/2008 16:59:36OTÁVIOAnônimo

    A Ilha é a única escola do acesso A, que pode escolher o enredo que quizer. Além de ser a mais respeitada do grupo, chegando ser até mais do que algumas do especial. Vou lembra-los navamente que temos: 2 milhões, bicheiro ( que vai colocar em torno de 2 milhões na escola), e o patrono Sávio Neves. sem contatar com o presidente Ney, que é o mais bem relacionado do mundo do samba. ILHA!!ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!! PRA CIMA DA MULAMBADA DO ACESSO A!!!!!!

  • Avatar
    29/06/2008 15:04:02FelipeMembro SRZD desde 07/04/2009

    Desfile de escola virtual e de escola de samba "real" é bem diferente, não querendo menosprezar! O desfile na Sapucaí é muito muito muito mais complexo, abordará mais coisas, mais detalhadas... desfile virtual são desenhos que aparecem e o enredo! E o que impede?? O enredo é ótimo, se ficarmos nos privando por essas coisas, os enredos serão sempre os mesmos, as mesmas chatices!

Comentar