SRZD


25/08/2011 10h00

Entrevista: Rogério Sarmento, presidente da Lieses - Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba
Adiel Carteiro Poeta *

Casado, 50 anos, dois filhos, nascido em Vitória, o comerciante Rogério Sarmento foi eleito presidente da Lieses em 2009, depois de ser presidente da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara por dois mandatos consecutivos, quando a agremiação foi tricampeã do carnaval capixaba. "Um trabalhador sério, transparente, um amigo, que procura sempre o melhor para todos", segundo se auto define Rogério. Nesta entrevista, ele revela entre outras informações, suas perspectivas para os desfiles de 2012.

Foto: Divulgação

Como se deu a sua entrada no samba capixaba de escola de samba?
Ainda muito jovem, um grupo de amigos do Bairro Jucutuquara jogava futebol todos os dias na Praia de Camburi. Depois tivemos a ideia de fazer uma ala no então bloco carnavalesco Unidos de Jucutuquara, quando vieram os convites ao longo dos anos para me integrar na diretoria da agremiação, sendo sucessivamente: presidente de ala e depois do Conselho Deliberativo, diretor, presidente do Conselho Diretor, e hoje sou conselheiro da escola.

Como foi a sua passagem na presidência da Unidos de Jucutuquara?
Nunca imaginei chegar a presidente da escola, mas aconteceu e poucos acreditavam na minha administração. Levei a minha experiência adquirida no mundo esportivo e empresarial para dentro da escola, mudei a maneira de condução da escola dando autonomia aos departamentos, e levei os melhores para cada setor. Fui o primeiro presidente do carnaval capixaba a investir no profissional de Parintins, e fiz muito mais.  Foram quatro anos à frente da escola, três títulos de campeã (2006 - 2007 - 2008) e um de vice em 2005, graças a muito trabalho e, principalmente, a atuação de uma grande equipe que sempre esteve ao meu lado.

O que levou a disputar a eleição na Liga?
Confesso que não tinha esta pretensão, mas achei que poderia também contribuir ainda mais para com o nosso carnaval, e aconteceu! Graças a Deus, a cada ano estamos subindo mais um degrau. Sabemos que a escada é muito alta, mas chegaremos lá, com muito trabalho, transparência e muita seriedade.

Como é o seu relacionamento com os presidentes das escolas filiadas?
Muito bom, e a cada ano melhora ainda mais. Venho de uma escola, e no início acho que alguns tinham uma certa desconfiança. Porém, venho mostrando junto com a nossa diretoria que estamos totalmente envolvidos na construção do nosso carnaval.

Quais os projetos que estão em curso para o desenvolvimento do carnaval capixaba?
Desenvolvemos um projeto social por meio de uma parceria com a Petrobras, e estamos solicitando recursos ao Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet, para possibilitar a transmissão do nosso carnaval ao vivo para todo o Brasil, entre outros projetos.

Quais as parcerias já estão firmadas com a Liga para o carnaval 2012?
Ainda estamos negociando com várias empresas.

Como se dá a parceria da Liga com os poderes públicos?
Temos um grande apoio da Prefeitura de Vitória e do Governo do Estado. Estamos reconquistando a credibilidade junto ao governo estadual que ficou mais de 20 anos ausente do nosso carnaval. Graças a Deus estamos indo para o quarto ano com esse apoio. O passado atrapalhou muito, mas muito mesmo o nosso carnaval.

Quais as fontes de recursos das escolas de samba?
Por meio dos ensaios, patrocinadores e outras formas de captação pela Lieses.
 
Vai tentar a reeleição para mais um mandato no próximo ano?
Acho que o trabalho que está sendo feito nos credencia a tentar a reeleição, mas temos mais um carnaval a ser feito e estamos pensando somente nele.

* Colaborador do SRZD-Carnaval - Adiel Carteiro Poeta


Veja mais sobre:Carnaval/ES

Comentários
  • Avatar
    10/12/2011 03:02:19CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Uanderson de aquino a afiliada da Globo no Espírito Santo não passa os desfiles, mas dá um crédito para quem gosta do carnaval de lá, acho que não faz sentido ela passa o desfile, pois lá quem passa e a TVE ( que ainda existe lá) e a BAND local. acho que a BAND, com essa perda dos desfiles das campeãs e acesso do RJ e SP, poderia pensar em passar o Carnaval de Vitória nacionalmente. quem sabe?

  • Avatar
    10/12/2011 02:58:17CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Uanderson de aquino a afiliada da Globo no Espírito Santo não passa os desfiles, mas dá um crédito para quem gosta do carnaval de lá, acho que não faz sentido ela passa o desfile, pois lá quem passa e a TVE ( que ainda existe lá) e a BAND local. acho que a BAND, com essa perda dos desfiles das campeãs e acesso do RJ e SP, poderia pensar em passar o Carnaval de Vitória nacionalmente. quem sabe?

  • Avatar
    01/09/2011 00:21:11uanderson de aquinoMembro SRZD desde 04/12/2009

    A Globo local ( tv Gazeta) deveria dar este apoio trasmitindo para o Espirito Santo, assim como a RBS TV da apoio para as escolas de samba de Porto Alegre transmitindo os desfiles para o Rio Grando do Sul, deixando de transmitir os de São Paulo que ocorre nos mesmos dias e horarios. A preferencia deve ser sempre pelo evento local, graças ao apoio da RBS que ate vende os cds das escolas de samba de Porto Alegre junto com o jornal Zero Hora, a qualidade do desfile vem melhorando ano a ano e atraindo bons profissionais do Rio para o carnaval de Porto Alegre. Para 2012 por exemplo, Renato Laje assinara o carnaval do Imperio da Zona Norte em Porto Alegre.

Comentar