SRZD


02/09/2011 11h43

Quitéria Chagas: 'Estou decepcionada com o mundo do Carnaval'
Luana Freitas

Foto: Reprodução de InternetApós a escolha da nova rainha de bateria do Império Serrano, Flávia Piana, a ex-ocupante do cargo da escola da Serrinha, a sambista Quitéria Chagas, abriu o jogo com o SRZD-Carnaval e esclareceu o que aconteceu no período em que esteve na Itália e aguardou o convite de retorno para a agremiação.

A morena contou que realmente acreditava que voltaria a ser rainha de bateria do Império Serrano, conforme o que estava sendo noticiado, porém, não recebeu convite algum por parte da presidência da escola.

"Eu fiquei completamente afastada desde o tempo que disseram que eu voltaria para a escola como rainha. Na eleição, muitas pessoas votaram no Átila porque ele disse que eu voltaria a ser rainha. Não falei com ele. Só na época que ele ganhou, mandei uma mensagem de texto dando parabéns. A comunidade tira e coloca quem eles querem. O Átila se beneficiou por causa disso. Depois que ele se candidatou, todo mundo achou que fosse acontecer, e eu também achei", disse.

Quitéria explicou que também não gostaria de retornar ao cargo de "qualquer maneira". Seu objetivo é que a diretoria das escolas parem para pensar sobre o rumo que o Carnaval está tomando, mediante a comercialização do cargo.

"Da maneira que eu saí de lá fui injustiçada, não foi legal. E também não quis reivindicar. Tem que impor respeito no momento que é preciso. Tanto que eu fui apoiada. Eu não posso permitir voltar de qualquer maneira, se eu saí de lá de forma que não foi bacana. E também não quero de qualquer maneira. É muito fácil me colocar assim, porque o público quer, e depois comercializarem o cargo", disse.

A sambista volta a questionar um assunto que é de seu interesse justamente por ser contra o fato, a comercialização do cargo de rainha de bateria. Segundo ela, o correto seria as escolas darem oportunidade para pessoas da comunidade, que tem samba no pé, que acompanham a agremiação, que se dedicam, e não famosos que talvez não tenham a mesma "bagagem" no mundo do samba.

"Eu sei que a escola precisa, mas porque não posso ajudar com talento, com profissionalismo? Cada um tem o seu valor. Sobre a questão do posto, 99% dos sambistas são excluídos por causa desse comércio que virou. Estou decepcionada e magoada com o mundo do Carnaval", desabafou.

Quitéria ainda lembrou que só desfilou pela Vila Isabel no último Carnaval por causa do "público", visto que a situação já a incomodava. Ela acredita que tem que ser "porta-voz" desse movimento contra a comercialização do cargo de rainha de bateria, e acredita que, quando o mundo do samba se mobiliza, "consegue mudar" o que há de errado.

"Você não vê sambistas na frente da bateria. E o que é mais absurdo, eles pagam a pessoa para ensinar a ser rainha. Porque a sambista não  pode ser? O Carnaval se descaracterizou", disse, inconformada.

Foto: Divulgação

A morena fez questão de relatar uma situação que viveu e que, segundo ela, prova que os próprios sambistas estão fechando espaço para as pessoas que, além do talento, têm o sonho de desfilar à frente da bateria no Carnaval.

"Eu estava em um ensaio de rua e uma criança de 10, 13 anos, se aproximou de mim e disse que queria ser uma rainha como eu. Mas disse que nunca conseguiria, porquenão era famosa, não tinha dinheiro e nem um homem para bancá-la..".

Carnaval 2012 está indefinido para Quitéria

Quitéria Chagas lembrou que completou oito anos na função de rainha, mas não se sente nem um pouco animada de permanecer no posto no próximo Carnaval. Por conta disso, o Carnaval de 2012 não está definido para ela e fez um pedido. "Se eu não voltar, gostaria de ver uma pessoa que faça igual ou melhor".

"A relação é um grande amor que, por desentendimentos, me deixou nesse estado. Tenho uma relação muito boa, mas a direção está indo com muita sede ao pote. O que gostei muito foi do enredo sobre a Dona Ivone Lara, Acho linda essa homenagem", disse sobre sua atual relação com o Império Serrano. Ela disse também que conhece "vagamente" a nova rainha e deseja que seja muito feliz  no cargo.

Por fim, Quitéria fez um desabafo que pode deixar muitos fãs tristes, mas que, segundo ela, é uma postura necessária para que os envolvidos com o Carnaval resgatem as raízes tão significativas e valiosas da maior festa do Brasil.

"Que, com essa minha atitude, o mundo do samba reflita um pouco. Pelo foco que o Carnaval ganhou, eu não tenho esperança de voltar a ser rainha".


Veja mais sobre:Carnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    08/09/2011 20:11:58William FerreiraMembro SRZD desde 23/05/2010

    A Quitéria está coberta de razão! Mas essa história de rainha badalada vem desde os tempos de 1980 com a Mocidade e obviamente aderida pelas demais de forma rápida. Mas com a diferença de que antes as agremiações convidavam a estrela aproveitando-se de seu prestígio com a mídia, lhes fornecendo honras gratuitas. Agora elas invertem no sentido de cobrar alguma contribuição da estrela para ser a musa... Portanto, nada de tão novo assim, ou aceita o jogo, ou se afasta dele! Também já não amo mais os desfiles, como amei um dia e cada vez estou mais longe por causa de decepções e coisas parecidas.

  • Avatar
    08/09/2011 13:36:58RafaelMembro SRZD desde 08/09/2011

    Cara vi um video no youtube que me indicaram aqui no srzd e ri demais. Aquele é meio esquisito mas é muito engraçado. Acessem: luiz felipe explica no youtube vale conferir kkkkkkk

  • Avatar
    08/09/2011 13:11:35Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Tamabém acho que quem ama o carnaval têm de respeitar todas as escolas, principalmente uma escola com a importância do Império Serrano, outra coisa as escolas do acesso também fazem muito sucesso e a pessoa aparece do mesmo jeito, é óbvio que a transmissão do especial é na Globo, mas a LESGA agora estar tentando uma emissora de rede nacional e internacional para transmitir seus desfiles.

  • Avatar
    07/09/2011 22:17:09Ronaldo MartinsMembro SRZD desde 24/11/2009

    Quitéria Chagas é uma mulher muito linda, simpática e uma delícia sambando. Desfilando tantos anos no Império, por sinal foi a escola quem a projetou, nunca pensei em vê-la envolvida com disse-me-disse, pensei que ela fosse superior a essas coisas, é claro que a Quitéria tinha que botar a cara a tapa e declarar realmente o que aconteceu no Império. Pensei que a Quitéria fosse Imperiana de Fé. Que Pena!

  • Avatar
    07/09/2011 20:31:20CarlosMembro SRZD desde 07/09/2011

    Quitéria vai ser blogueira do carnaval ela mereçe.Mulher linda ,gosta de samba e é uma excelente pessoas,boa sorte linda.

  • Avatar
    07/09/2011 01:02:03Sérgio Antonio Vasconcellos dos SantosMembro SRZD desde 07/04/2009

    Eu só queria saber quem são Marcos e João no mundo do samba, para desmerecerem o Império Serrano como aqui fizeram. Alguém poderia me dizer o que eles significam no mundo do samba? Alguém sabe o que eles são? Acho que não né. Vocês podem até ficar do lado dela, mais desmerecer uma ESCOLA DE SAMBA, com a história, a tradição e a importânica do Império Serrano para o carnaval do BRASIL, já é demais né. Lavem bem essas bocas antes defalar alguma coisa do Império. Obs.: Alguém conhecia essa moça, antes dela começar a desfilar no Império? Então quem é mais importante para o carnaval: O Império Serrano ou essa moça? Como tem gente para falar besteira hein.

  • Avatar
    06/09/2011 20:11:48sesergio bento de azevedoMembro SRZD desde 03/10/2010

    ESTA MOÃ?A ESTA CUSPINDO NO PRATO QUE COMEU,MAS NEM CRISTO AGRADOU A TODOS . FAZER O QUE ???

  • Avatar
    06/09/2011 18:54:06JoaoMembro SRZD desde 06/09/2011

    Eu acho ela bonita,uma mulata que samba e se distaca. Pior é colocar essas mulheres que nunca viram um samba na frente. Vai atrapalhar a bateria.

  • Avatar
    06/09/2011 18:52:16JoaoMembro SRZD desde 06/09/2011

    Se a Quitéria não deu grana ela está certa. Essas escola só gostam de grana.Se fosse uma escola do especial,ainda valeria ,mais do acesso .!!!!!

  • Avatar
    06/09/2011 14:40:43DesculpemasMembro SRZD desde 07/08/2011

    ...grande tô contigo!

  • Avatar
    06/09/2011 12:12:09grande do sambaMembro SRZD desde 16/08/2011

    ela se fosse tam assim como pensan nen as revistas masculinas nunca a chamaram para botar a bunda de fora fraquinha demais so gosta de se promover e nao gasta uma notinha se quer

  • Avatar
    06/09/2011 12:10:49grande do sambaMembro SRZD desde 16/08/2011

    meu camarada marcos quiteria ja era so gosta de mole e se promover leva fe pois ja vi a figura de perto nao e nada disso que falar pior a mae dela parece um cao de guarda ela nao esta com essa bola toda nao sabes que agora so quem tem grana se nao fica na reserva um abraço

  • Avatar
    06/09/2011 11:35:32DesculpemasMembro SRZD desde 07/08/2011

    ...vamos finalizar este assunto da Quitéria que já tá enchendo o saco...Concordo aí embaixo quando disseram que se ela fosse imperiana mesmo, sairia como passista ou até destaque no chão!!! No fundo quer aparecer como todas!!!

  • Avatar
    06/09/2011 10:54:51Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Acho que este cargo de rainha de bateria deveria ser das mulheres das comunidades, que participam do carnaval o ano todo e amam a sua agremiação, essas semi-celebridades, só querem se promover as custas das escolas, as escolas não precisa delas para nada, o dinheiro que as escolas recebem e o faturamento anual, daria para fazer um excelente desfile, mas a globo dá a maior importância ao cargo de rainha, madrinha, pôs ajuda promover pessoas da televisão que estão esquecidas ou querem manter-se em evidência, se eu fosse um ricaço feito o Eik Batista, eu acabaria com esta palhaçada, ajudaria outra emissora a transmitir o carnaval, e pagaria para as escolas colocarem mulheres da comunidade nos postos em referência.

  • Avatar
    06/09/2011 10:04:20MARCOSMembro SRZD desde 06/09/2011

    Errei ali mulata nota dezzzzzzzzzzzzzlinda.

Comentar