SRZD


03/07/2008 11h00

Entenda como foi a operação de resgate de Ingrid Betancourt
Redação SRZD

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, comemorou o resgate dos colombianos e americanos seqüestrados pelas Farc, e afirmou que o governo continuará trabalhando para libertar todos os seqüestrados da guerrilha colombiana.

Uribe saudou ainda a operação, dizendo que foi uma combinação "da ilimitada inteligência dos colombianos com a inteligência do Exército. Foi uma epopéia militar e uma homenagem aos direitos humanos".

A ex-candidata presidencial, Ingrid Betancourt, 46 anos, foi seqüestrada pelas Farc em 23 de fevereiro de 2002, quando discursava na região de Caquetá, uma zona de selva ao sul do país, junto com sua vice, Clara Rojas - libertada em janeiro de 2008 pela guerrilha.

O Ministro da Defesa, Juan Manuel Santos e os comandantes das Forças Armadas - generais Fredy Padilla de Léon e Mario Montoya Uribe - revelaram novos detalhes, em entrevista coletiva, sobre a operação "Jaque" - que permitiu o resgate de Ingrid, os três cidadãos americanos e onze membros do Exército e da Força Pública. Santos explicou que o risco aos seqüestrados foi mínimo, e toda a operação foi planejada para não oferecer qualquer tipo de risco às vítimas: "O risco mais alto estava no momento em que os helicópteros chegaram. Por isso estabelecemos o plano B, que era localizar os seqüestrados para ter certeza que nada iria acontecer a eles e negociar com a guerrilha", explicou. 

O general Padilla afirmou que a operação "Jaque" se caracterizou por três pontos-chave: preparação, simplicidade e infiltração. "Não houve improvisação. Quando vimos a matriz de eventos, nos demos conta que o projeto foi uma operação simples". Um segundo helicóptero estava perto do lugar do resgate, "porque se algo falhasse, havia uma coordenação para liberar uma mensagem de pânico que iniciaria uma terceira fase", explicou.

Padilla de Léon completou dizendo que o tempo não ajudou os preparativos da operação, e por isso "havia uma pessoa no morro, nos apoiando e indicando o melhor lugar. Isto é outro ponto importante - penetrar e infiltrar".

Os helicópteros pousaram na floresta de Guaviare pela madrugada, depois do Exército ter conseguido infiltrar-se entre os guerrilheiros e enganá-los ? enquanto Ingrid imaginava que as pessoas faziam parte da assistência humanitária de transporte dos reféns. Segundo ela, os prisioneiros foram algemados e depois postos nos helicópteros por dois guerrilheiros. Porém, durante a viagem, quando ela viu membros da tripulação vestindo camisas estampadas com Che Guevara, pensou que tinha sido enganada - "Isto são as Farc", ela disse em entrevista à rede nacional colombiana.

Depois que as portas foram fechadas e os guerrilheiros dominados, as algemas foram retiradas e a equipe anunciou que 15 seqüestrados, agora, estavam livres. A ex-candidata disse que, em um primeiro momento, não sentiu alegria, mas sim vergonha pelo membro da guerrilha morto. Já em Bogotá, Betancourt agradeceu os militares pela "incrível operação".

Segundo anúncio da Casa Branca, os Estados Unidos estavam envolvidos no planejamento da operação e ofereceram "suporte específico" para o resgate - mas nenhum dos governos explicou qual foi o tipo da ajuda oferecida.

Os três americanos, Marc Gonsalves, Keith Stansell e Thomas Howes, foram capturados em 2003, quando trabalhavam para a empresa Northrop Grumman, depois que a missão anti-drogas na qual estavam envolvidos havia falhado. Depois de libertos, os três embarcaram em um avião militar com destino a San Antonio, para serem recebidos em um hospital militar no Forte Sam Houston.

As Farc são acusadas de manter outras centenas de reféns dentro das florestas. O embaixador americano na Colômobia, William R. Brownfield, e o comandante americano militar na região, James G. Stavridis, estão "mais do que nunca, engajados no planejamento dos próximos passos", de acordo com Gordon D. Johndroe, o secretário de Imprensa da Casa Branca.


Comentários
  • Avatar
    14/11/2009 18:25:18joseane mara coutinho baumannAnônimo

    gostaria gentilmente< do endereço do exercito do rio de janeiro aonde se localiza o SR.Mario Montoya Uribe,agradeço gentilmente á atenção e dedicação pois sou apenas uma sobrevivente da catastrofe de novembro de 2008 de blumenau sc , gostaria de agradecer á ele á atenção e dedicação á minha pessoa e tantas outras sobreviventes , GRATA Joseane;

  • Avatar
    03/10/2009 23:41:37Otoniel Ajala DouradoAnônimo

    SÍTIO CALDEIRÃ?O, O ARAGUAIA DO CEARÁ: A SOS - DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - Ceará, ajuizou no ano de 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo que informem a localização exata da COVA COLETIVA onde enterraram os 1000 camponeses católicos assassinados pelo Exército brasileiro e pela Polícia MIlitar do Ceará, no GENOCÍDIO praticado no Sítio da Santa Cruz do Deserto, bem como, indenização à todas as vítimas sobreviventes e familiares. Junte-se à nossa causa! Dr. Otoniel Ajala Dourado OAB/CE 9288 - (85) 8613.1197 Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS www.sosdireitoshumanos.org.br

  • Avatar
    14/07/2008 21:58:43rodolpho villas boas netoAnônimo

    Para começo de conversa anta é o senhor vai ver o senhor contribuiu para que as farc construisse uma radio na európa justo na suiça

  • Avatar
    09/07/2008 11:25:42Gazmoke SilvaAnônimo

    Colômbia democrática???? Uribe, o narco-presidente da narco-república, honesto???? KKKKKK, que grande piadista. Vai ler a história da Colômbia, sua ANTA!!!!!!!!!

  • Avatar
    06/07/2008 10:23:06Seu MadrugaAnônimo

    E as 20 milhas que pagaram pela baranga colombiana???? Ninguem fala mais??/ Foi a radio suiça que noticiou, o Chavez tá fora dessa, KKKKKK!

  • Avatar
    05/07/2008 18:51:34MARCOS ITAREDAnônimo

    Zappa. . .teiro. Precisamos de você para a libertação dos povos da América do Sul. Saudações Socialistas !

  • Avatar
    04/07/2008 18:45:02rodolpho villas boas netoAnônimo

    Narco traficantes são os governantes de paises com governos imorais como Equador,Chile,Bolivia,Venezuela,Uruguai, Paraguai e o governo Brasileiro do nosso presidente burro do ministro da injustiça do porta vóz puxa saco e etç etç.. A COLOMBIA Ã? O UNICO PAIS DECENTE DA AMERICA DO SUL E ALVARO URIBE Ã? um exemplo a ser seguido viva ao governo honésto e honrrado da colombia e aos terroristas "ESQUERDOENTES" VÃ?O PARA O INFERNO

  • Avatar
    04/07/2008 18:44:08Gazmoke SilvaAnônimo

    Hehe, a máscara caiu. Segundo informes vindos da Suiça e não da Venezuela, foram pagos 20 milhoes de doleretas pela libertação da senadora e dos norte-americanos. Somente as criancinhas que crêem em papai noel acreditaram nas notícias vindas de washington via rede grobo. O Chavez vai sair bem nessa foto, KKKKKKKKKKKKKKKK.

  • Avatar
    03/07/2008 16:32:20ZappaMembro SRZD desde 16/04/2009

    Todo esse contexto composto pelas Farc, Álvaro Uribe, CIA, guerrilha, tráfico, é mais que natural, faz parte da existência política sul americana, tal qual o conflito entre árabes e israelenses é parte do existencial político do Oriente Médio. O que me chamou a atenção nas imagens pós libertação da Sra. Ingrid Betancourt, foi sua forma física, já que antes, a referência que tínhamos, era a de uma mulher combalida, esquálida, mais morta que viva e o que vimos, foi uma mulher disposta, bonita, mas parecendo ter chegado de um cruzeiro pelos mares do mundo, que alguém que tenha vivido cativa por seis anos em uma floresta subtropical na qual só não morreu por obra e vontade de Deus. Esta história de resgate, operação militar, todos sabemos não passar de propaganda franco-americana, mas pelo menos, os valentes e destemidos heróis que libertaram a senadora, poderiam tê-la colocado em uma maca, impedido fotos e filmagens, usado um helicóptero, qualquer artifício hollydiano, para fazer à coisa um pouco mais real

  • Avatar
    03/07/2008 11:48:38MARCOS ITAREDAnônimo

    A Ingrid Bentacourt (uma espécie de Condoleza a serviço do capital e do medo), tinha tudo para ser uma líder dos camponeses colombianos enquanto esteve na selva colombiana. Perdeu um ótimo aprendizado como ser uma combatente ao regime escravagista das nações ricas. Aliás, o chocolate servido no acampamento lhe fez bem. VIVA O URIBE,O AVIADOR COMANDANTE DE UMA REDE DE PILOTOS NARCOTRAFICANTE !

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.