SRZD


03/07/2008 15h00

Novo Batman pode render Oscar póstumo a Heath Ledger
Redação SRZD

Heath Ledger como o Coringa no novo Batman

A performance de Heath Ledger em "Batman: O Cavaleiro das Trevas", até agora unanimamente assustadora, pode fazer com que o ator a receba uma indicação póstuma ao Oscar.

 

No filme, que estréia dia 18 no Brasil, Ledger interpreta o vilão Coringa, personagem que, na primeira versão de Batman para os cinemas, em 1989, foi interpretado por Jack Nicholson.

 

Quem assiste a "O Cavaleiro das Trevas" (The Dark Knight, no original), no entanto, testemunha Heath em uma atuação tão sombria e anárquica que até lembra de Nicholson, mas no papel de Randle McMurphy, personagem de "O Estranho no Ninho", que rendeu um Oscar a Jack em 1976.

 

Ledger morreu em 22 de Janeiro, após uma overdose acidental de remédios. As filmagens de "O Cavaleiro das Trevas" haviam acabado de terminar, e especulou-se muito que o ator estava tendo problemas para se desvencilhar do personagem que acabara de interpretar.

 

No set, a impressão geral era de espanto com a persona psicótica e assustadora que Ledger estava criando, impressão que se confirmou logo após a produtora Warner Bros divulgar os primeiros trailers do filme, e que se confirma mais uma vez agora, durante as pré-estréias.

 

As indicações para o próximo Oscar acontecem no dia 22 de Janeiro de 2009. Curiosamente, data em que a morte de Ledger completa um ano. Até hoje, somente um Oscar póstumo foi entregue. Peter Finch ganhou o prêmio de melhor ator, em 1977, por "Rede de Intrigas", filme de Sidney Lumet.

 

"Eu não sei o que ele estava buscando, mas certamente encontrou algo extraordinário. Seu Coringa é facilmente um dos maiores vilões que eu já vi no cinema. Ele pode ser o primeiro desde Finch. Ele pode até mesmo ganhar a estatueta!", declarou Gary Oldman, que interpreta o tenente Jim Gordon em "The Dark Night".

 

Christian Bale, que repete o papel principal de "Batman Begins", disse que Ledger criou "um vilão icônico", que vai "permanecer no imaginário do espectador por décadas" e completou dizendo que "obviamente, adoraria vê-lo ganhar um prêmio, mas acho que é possível celebrar seu talento apenas com o filme".

 

Filmes de ação ou de super-heróis adaptados dos quadrinhos geralmente não conquistam os votos dos membros da Academia nas categorias principais. Porém, nos últimos dois anos, vimos prêmios entregues para Forest Whitaker, que interpretava o brutal ditador Idi Amim em "O Éltimo Rei da Escócia"; Tilda Swinton, como uma advogada impiedosa em "Conduta de Risco"; Daniel Day-Lewis no papel de um selvagem homem do petróleo em "Sangue Negro"; e Javier Bardem, interpretando um assassino psicopata em "Onde os Fracos Não tem Vez".   

 

Questionado sobre a possível indicação póstuma, o diretor de "Batman: O Cavaleiro das Trevas" desconversou. Christopher Nolan, que também dirigiu "Batman Begins", disse estar "simplesmente feliz pelo fato de que os espectadores responderam à atuação de Ledger da maneira que ele gostaria que fizessem".


Comentários
  • Avatar
    13/01/2009 18:30:31Magalie SobralAnônimo

    Acho que o prémio foi mais que justo, foi merecido, Heath fez um espectacular trabalho, espero que Heath ganhe o óscar, é pena teres partido tão cedo, mas o óscar vai ser teu, senm dúvida alguma. Deixas saudades. Até sempre, nós os fãs nunca te iremos esquecer, pela tua maneira de ser, os teus filmes irão ficar na nossa memória, pela tua irreverência, pela tua genialidade, pela tua simplicidade, pura e simplesmente sempre foste um bom actor, pela tua simpatia, e transparência, apesar de teres partido de uma forma tão trágica continuas entre nós, vais permaneer para sempre nos nossos corações.

  • Avatar
    29/07/2008 23:22:23AUREA GONTIJOAnônimo

    Vi o filme e também estou impressionada com a perfomance do ator.Creio eu , que um Oscar seria bem merecido.O Heath ledger deu um show na pele do vilão "JOKER".Foi uma aula de interpretação, uma entrega total de um ator à um personagem.Penso que : o longa Batmam- o cavalheiro das trevas- mudou a forma de Hollywood adaptar HQS.Ã? partir de agora os diretores terão que melhorar o nível das histórias baseadas em bandas desenhadas como também a forma de retratar vilões , tudo isso depois da direção soberba do diretor Chris Nolam e da atuação de Heath Ledger .

  • Avatar
    14/07/2008 20:41:23AUREAAnônimo

    Os fãs de Heath já não suportam a ansiedade de verem logo este filme com a sua estupenda e chocante perfomance.Estou contando os minutos que faltam para 18 de julho.Quanto ao Oscar , este já é do Heath , temos certeza da vitória. Será o deleite dos fãs e a redenção da academia que foi injusta com o Heath em 2006.

  • Avatar
    08/07/2008 14:46:19Maria GeovaniraAnônimo

    Eu adoraria vê-lo ganhar este Oscar, mas uma homenagem´postuma tb faria jus ao brlihante trabalho de Heath Ledger eu que ja assisti a quase todos os seus filmes, posso afirmar sem dúvida alguma, que ele era um ator singular,sua alma, seu jeito de ser,estava descrito em cada persanagem...Sei que onde ele estiver, esta nos vendo e muito feliz, pois ele cumpriu um belo papel aqui na terra.Saudades....

  • Avatar
    06/07/2008 08:40:49AUREAAnônimo

    Acho justa esta indicação, não porque o ator morreu ,mas, porque ele era um ator fantástico,jovem com atuação de veterano.O Heath Ledger , se vivo fosse, ganharia este Oscar e muitos outros , era só questão de tempo.O ator vinha crescendo à cada personagem, com atuações brilhantes.O Heath lembrava os grandes astros antigos que tinham mais talento do que beleza.por ex.Brando,Antony Quinn,j. wayne, Charles Bronson,etc...Estes astros eram geniais, diferentes da maioria dos astros jovens atuais que são lindos ,mas, só dão conta de fazer comédias romanticas repetitivas.O Heath encaixava entre estes astros antigos, fazia qualquer papél, possuia carga dramática,era charmoso e sensual.

  • Avatar
    05/07/2008 13:45:34Cyber JoãoAnônimo

    Este era o cara, nunca vi um coringa tão assim, esteja em paz.

  • Avatar
    04/07/2008 01:00:25JuAnônimo

    Pelos trailers parece que ele realmente está muito bem no papel, mas precisamos esperar pra ver o filme né? Pode até ser que aconteça uma indicação. Daí a ganhar são outros 500, se bem que depois que o Roberto Benigni ganhou o oscar de melhor ator, eu espero qualquer coisa.....

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.