SRZD


03/07/2008 19h43

Sinopse da Renascer de Jacarepaguá
Redação SRZD-Carnavalesco

Enredo: Como vai, vai bem? Veio a pé ou veio de trem?

Durante milhares de anos, o homem caminhou sobre a Terra. Hoje alguns povos ainda se deslocam lentamente, passo a passo, como os ciganos e peregrinos. Caminhar é o meio de locomoção mais antigo e rudimentar.

Vencer longas distâncias carregando sua bagagem sobre os ombros, ou arrastando-a. O peso aumentava e as dificuldades de carregar artefatos, alimentos e utensílios, também. O transporte terrestre cresceu com a domesticação dos animais, tais como cão, cavalo, rena, burro, camelo, boi, búfalo, elefante, lhama, etc, pois o homem percebeu que poderia usar a força animal para sua locomoção e o transporte de carga. Uma mão na roda passam a ser os carros de boi, as carroças, as carruagens. O conhecimento se funde e os bichos que levavam o peso no lombo começam a puxar os primeiros veículos. Picadas e trilhas viram caminhos e estradas. A viagem segue.

Até a era pré-moderna, as pessoas passavam uma vida inteira restritas a viagens de poucos quilômetros. Para vencer pequenas distâncias, atravessavam meses de viagem, em andanças intermináveis que pouco influenciavam a mudança de paisagem.

Velas ao mar, o vento favorável conduzia a terras distantes, línguas incompreensíveis, culturas diversas. As grandes navegações criaram novas rotas, périplos perigosos; múltiplos trânsitos revelaram um mundo desconhecido. As viagens científicas foram as primeiras a traçar os mapas, desenhando e nomeando baías, enseadas, rios, montes e praias.

Naus e caravelas enfrentam os perigos dos mares, onde realidade e fantasia se confundem, tornando ainda maior o desafio: o medo dos monstros marinhos, dos naufrágios e do fim do mundo na linha do horizonte não impediu os navegantes de buscar ilhas desertas, terras perdidas. Aportaram em outros cantos povoados por animais e plantas exóticas, gente estranha. O interminável oceano conduziu os viajantes a tantos outros mares, outros continentes, outras culturas. Países invadidos, trocas culturais, científicas e econômicas. Novos horizontes se abriram e o homem explorou o mar, dominou a sua superfície, mergulhou no seu mundo silencioso e escuro.

Esse desejo insaciável de explorar o desconhecido, ultrapassar fronteiras e limites, levantou âncoras e asas. Poderiam os navegantes que se orientavam através das estrelas imaginar que o homem, séculos depois, estaria navegando pelos céus? Que todo o conhecimento extraído das viagens náuticas seria utilizado para cruzar os ares e pousar nas estrelas? Planos invertidos, os navegantes dos céus contemplam os mares de suas aeronaves. Observam o planeta azul e, mais uma vez, se emocionam com suas conquistas.

O ímpeto da vitória conduz a muitos lugares, produz visões e emoções que só serão vivenciadas por aqueles que não temem o perigo, a altura, a velocidade. Que paixão é essa que leva o homem a correr riscos inaceitáveis em busca da superação? Movido pelo mesmo desejo de descobrir novas emoções, o homem se desloca em motos envenenadas, salta pelos ares em pára-quedas, coloca asas e experimenta um vôo solitário. Pilota carros de alta tecnologia, em que uma fração de segundos o separa do grito da vitória. Ciência e tecnologia são investidas no ganho de melhor desempenho nas pistas.

Todo esse conhecimento, pouco a pouco, vai sendo incorporado ao cotidiano. Os novos veículos criados permitem uma melhor locomoção e os antigos caminhos se transformam em verdadeiras estradas, para permitir acesso mais rápido entre cidades. Os carros deslizam nas avenidas, se multiplicam. Correm histórias e identidades pelas pistas. Passado e presente se sobrepõem nas ruas. Caminhos que contam a história da humanidade. Um enredo que narra mais uma paixão. Aquela que atravessa séculos conduzindo o homem chega à Sapucaí: "Como vai, vai bem? Veio a pé ou veio de trem?" A Renascer cruza a Avenida.

Carnavalescos: Paulo Barros e Paulo Menezes


Comentários
  • Avatar
    09/07/2008 01:25:02Otávio Paranhos (União Da Ilha)Membro SRZD desde 07/04/2009

    Meu querido "XARÁ" , Muda esse disco.....Não seja infantil, ta na cara quem é vc !!!! Usava esse mesmo comentário no orkut da escola e agora fica se escondendo atrás de nomes , acho que você é meu fã !!!! rsrsrsrs Grande abraço de seu ídolo e ainda tomaremos umas cervejinhas na barraca da tia e do bebezão lá na porta da escola !!!! Mas chega desse "disco" ninguém mais te aguenta !!!!!!rsrsrsrsrsr Aparece na quadra cara !!! e vê se faz um samba pra ganhar !!! Abs !!!!

  • Avatar
    07/07/2008 16:15:52OTÁVIOAnônimo

    SÃ? PRA LEMBRAR. As promessas foram: 2 milhões em caixa, bicheiro Bruno, patrono Sávio Neves e um grupo de empresários. ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!!ILHA!!!ILHA!!!!ILH A....

  • Avatar
    07/07/2008 16:07:55OTÁVIOAnônimo

    Caro Otávio Paranhos, não sou "FAKE", sou um torcedor apaixonado que está acreditando em todas promessas feitas pelo nosso presidente o Dr Ney. Gostaria de lembrar que após anos de sofrimento hoje acredito muito, até mais do que vc nessa diretoria, por esses motivos não tenho medo dizer que em 2009 só vai dar, ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!ILHA. ....

  • Avatar
    05/07/2008 01:26:28Otávio Paranhos ( UNIÃ?O DA ILHA )Membro SRZD desde 07/04/2009

    Parabéns RENASCER pela sinopse , bem descrita e bem desenvolvida pelos Fabulosos PAULOS. Aproveito para esclarecer mais uma vez que infelizmente existem ainda pessoas inconformadas e "perdedoras" com a nova diretoria de nossa escola e portanto vem utilizando nomes "FAKES" para denegrirem a imagem da ILHA colocando esses comentários infelizes para antipatizar nossa escola. Ã? esses "POBRES DE ESPIRITO" o nosso singelo desprezo !!!!! Todos sabem que a ILHA E SEUS VERDADEIROS TORCEDORES jamais desrespeitariam suas co-irmãs. Abraços à todos os amigos da RENASCER !!!! Com muito carinho e respeito !!! Alô Fabricio, aguardamos você e o presidente Salomão em nossa quadra na feijoada de domigo !!!! Grande Abraço !!! Otávio Paranhos ( Dir .Conselho deliberativo GRES União Da Ilha Do Governador )

  • Avatar
    04/07/2008 17:46:19MARINHOAnônimo

    CALMA PESSOAL, SINOPSE NÃ?O GANHA TITULO, ADEMAIS, NÃ?O EXISTE HITORIA CURTA, QUEM CONTA UM PONTO ACRESCE UM TANTO.

  • Avatar
    04/07/2008 13:09:10dongaMembro SRZD desde 07/04/2009

    Gostei, o enredo foge do óbvio e da chatce, apesar de longa essa snopse, poderia ter sido mais objetiva.

  • Avatar
    04/07/2008 12:37:35ChininhaAnônimo

    Agora estamos no concurso da sinopse? Depois será de que? As criticas são benvindas, quando tem o objetivo de construir... A Renascer tem orgulho de ser a caçula do Grupo A brigando de igual com agremiações que possuem grande tradição, somos a novidade e bucamos o ineditismo de unir a tradicional e a "nouvelle école" carnavalescas. Os nossos, AGORA TOTALMENTE EXCLUSIVOS, Paulos estão empolgados com o projeto, é o que nós basta.

  • Avatar
    04/07/2008 11:17:21Denise (São Clemente)Membro SRZD desde 08/04/2009

    Pois é, gente. Releia a coluna da thatiana Pagung e é exatamente disso que ela trata. Ninguém está desmerecendo escola x ou y pela sinopse, pelos milhões ou pela estrututa. Na avenida tudo pode mudar. Eu entendo que quando o site carnavalesco permite que façamos comentários das notícias, nossos comentários são estanques ao que nos é apresentado no momento. A sinopse da Renascer, como disse abaixo, poderia sair do lugar comum e ser mais lúdica. Ponto. Mas daí a dizer que o desfile da escola não trará esses elementos, inclusive o elemento surpresa, é precipitado, até porque além dos carnavalescos serem excelentes, a escola está se aprimorando a cada ano que desfila.

  • Avatar
    04/07/2008 10:54:52GABRIEL DA PENHAAnônimo

    Otávio, vc é mais um daqueles xiitas? Esqueça isso, cara! Curta sua Ilha, torça por ela. Tenho um carinho enorme pela sua escola. Ã? a escola da minha esposa! Mas aprenda a torcer pelas outras também! Abraço!

  • Avatar
    04/07/2008 10:43:47OTÁVIOAnônimo

    Gabriel, a Ilha não tem os Paulos. Mais tem: 2 milhões, bicheiro Bruno, patrono Sávio Neves, Márcio André, Jack Vasconcelos, Mestre Odilon da Grande Rio, vários ex- presidentes unidos, comunidade unida com a diretoria, excelente enredo, um pesidente honesto e verdadeiro, e muitas outras coisas que eu poderia citar aqui. Vc ainda tem dúvidas que a Ilha será a campeã em 2009??? ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!!ILHA!!!!ILH A....

  • Avatar
    04/07/2008 10:17:25GABRIEL DA PENHAAnônimo

    Quem esteve na explanação sabe que teremos um belo desenvolvimento desse enredo. A sinopse serve como um guia para os compositores, mas o desfile (e o próprio samba) vão muito além disso. Que escola tem Paulo Barros e Paulo Menezes juntos? Parabéns aos dois! Parabéns a Renascer de Jacarepaguá!!!

  • Avatar
    04/07/2008 09:34:21Denise (São Clemente)Membro SRZD desde 08/04/2009

    Também não achei a sinopse da Ilha lá essas coisas não. Aliás, deste grupo, por enquanto, Rocinha está bem à frente das demais (em termos de enredo e sinopse). Sei que isso não significa muita coisa, mas até o desfile é o que conta no carnaval.

  • Avatar
    04/07/2008 09:10:39ROBSON SOUZAAnônimo

    PAULO, TEM GENTE QUE VIAJA DE CARONA!!!! SÃ? NÃ?O SABE, Á HORA, QUANDO E COMO VAI CHEGAR. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......

  • Avatar
    04/07/2008 08:55:07PAULO SOUZA (RENASCER)Anônimo

    Otávio, acho bacana essa sua empolgação em relação a sua escola. Gostaria de lembrar que, só viaja quem tem dinheiro... Espero que as pramesas do seu presidente de ter 2 milhões em caxa, bicheiro e patrono não seja só mais uma "viajem". Entendeu!!!!

  • Avatar
    04/07/2008 08:37:58OTÁVIOAnônimo

    Sou mais minha Ilha, com essa sinopse nem vice. Vai ser mais facíl do que eu imaginei!!! Alô Dr Ney pra dentro deles vc é o cara!!! sabe tudo!!! ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!!ILHA !!!ILHA....

Comentar