SRZD


23/09/2011 17h02

Cientistas avançam nas pesquisas de projeção de imagens da mente
Redação SRZD

Foto: DivulgaçãoEm um estudo publicado na última quinta-feira, cientistas revelaram novos resultados que poderão ajudar pessoas com dificuldades de comunicação física. Utilizando um computador e um scanner, eles conseguiram decodificar e reconstruir imagens de um filme visto anteriormente, produzidas a partir da mente de três indivíduos.

A técnica, que é composta de imagens por ressonância magnética e padrões de informática, ainda se limita a reconstruir partes de filmes. Mesmo assim, os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley destacaram que os avanços no método podem ser o início de uma tecnologia que consiga ler imagens diretamente do cérebro, como flashes de memória e sonhos.

Segundo um dos autores do estudo, Jack Gallant, esse está sendo um passo importante para a efetiva reconstrução de pensamentos, onde é aberta uma janela ao que é projetado pela mente.

A tecnologia também prevê resultados na pesquisa de compreensão da mente de vítimas de ataques cerebrais, pessoas em coma ou de vítimas de doenças neurodegenerativas incapazes de se comunicar.

O estudo também pode abrir caminho para a criação de um mecanismo capaz de se comunicar com o cérebro, o que permitiria que as pessoas comandassem instrumentos apenas com a mente, mesmo sem capacidade motora, como explicou o professor Gallant à revista americana "Current Biology".


Veja mais sobre:Cérebro

Comentários
  • Avatar
    11/04/2012 16:58:05BOTAFOGO 2012Anônimo

    bisbo macedo, deus. o diabo , jesus, é o karaio, acredito nisto dai, a inteligencia humana, sem limites! FALOU TUDO!!!!!

  • Avatar
    24/09/2011 17:00:29jabáAnônimo

    bisbo macedo, deus. o diabo , jesus, é o karaio, acredito nisto dai, a inteligencia humana, sem limites!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.