SRZD


09/07/2008 15h58

Tenda do Suor
Tony Paixão*

A cerimônia da tenda de suor é a mais antiga cerimônia que se tem registro na história, ela é praticada de alguma forma por todas as culturas no mundo.  Nossos antepassados estabeleceram o banho térmico para facilitar a cura, purificação e relaxamento nas nossas vidas. 

Muitas tribos nativas das americanas usam a tenda do suor tradicionalmente para purificação, limpeza e cura da mente, do corpo, das emoções e do espírito.

Esta cerimônia é a "respiração da vida". É um processo de renovação pela integração do espiritual e físico, como se fosse uma cerimônia de matrimônio que acontece dentro de cada um. O líder de cerimônia é o representante dos espíritos que trabalham num nível sutil para que você se dê conta do processo interno de cura. Por isso o aprendizado para se tornar um líder desta cerimônia é lento. Leva-se anos até se estar preparado para liderar certas cerimônias nativas. Acredito neste processo, pois nessa cerimônia o que importa é como se faz. Tradicionalmente o iniciado recebe este conhecimento de um "Homem do Caminho" (Road-man, Líder Espiritual Nativo) que ensina o modo de vida nativo que ele representa, desse modo você passa e ser um membro da família dele, não apenas um aluno, mais às vezes um filho ou irmão.

No nível físico, limpa através do suor as toxinas existentes no nosso corpo. No nível emocional entra tanto em contato com nossas limitações e medos quanto com o nosso poder interior. No mental aprendemos a dar foco aos nossos objetivos, buscando um equilíbrio. No nível espiritual, através da limpeza dos nossos canais de energia (chakras, corpos espirituais, campo energético. Completando assim as quatro partes necessária para estarmos em harmonia. Completando assim as quatro partes necessária neste mundo para estarmos em harmonia.

Estamos nos conectando com a energia ao nosso redor, e lembramos que somos parte dela e nunca separados. A Tenda do Suor utiliza todos os poderes do universo como a terra e as coisas que crescem da terra; água; fogo; e ar. Trabalhar com energias espirituais é um processo sagrado e poderoso quando executado pelas razões certas e por uma pessoa experiente.

A Tenda do Suor é uma cerimônia de purificação, muito usada antes de grandes acontecimentos, cerimônias de casamentos, batismos, buscas espirituais entre outras. Tendo como simbolismo, a conexão com o feminino e a Mãe Terra. Este é um lugar sagrado para rezar, meditar, e aprender a curar-se, esse é o foco desta cerimônia.

*Tony Paixão - Naneebuit Mukwa - (Urso em pé do clã Pássaro Trovão).


Comentários
  • Avatar
    31/07/2008 20:52:08SILVIAAnônimo

    Gostaria de saber qual da data da proxima tenda. obrigada. Sílvia.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.