SRZD



Marcos Moura

Marcos Moura

Jornalista, nascido no Rio de Janeiro e vivendo hoje em Brasília, onde gerencia projetos de Comunicação Digital. Nos últimos 15 anos, trabalhou na cobertura esportiva em importantes portais da Internet Brasileira e no atendimento a grandes empresas de diversos segmentos. Acompanha o Botafogo, nos estádios e pela imprensa, desde 1978. Twitter: @marcosmoura21.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



26/09/2011 16h51

O Botafogo precisa abrir mão da Copa Sul-Americana

Olá, torcida botafoguense!

Só um idiota não muda de opinião. Eu escrevi nesse espaço meses atrás que o Botafogo deveria priorizar a Copa Sul-Americana. Um título internacional traria prestígio, dinheiro e uma vaga na próxima Libertadores. Mas o cenário mudou desde então. Hoje, temos totais condições de conquistar o título brasileiro, que também dará ao clube prestígio, dinheiro e um lugar na principal competição continental em 2012.

Mudei de opinião analisando a tabela dos nossos jogos até o final do ano. Veja abaixo, ao final do texto. Se continuarmos avançando na Sul-Americana até a decisão, só teremos um meio de semana de folga até dezembro. Justamente na semana que vem entre os jogos contra Atlético-GO e Bahia. Além de uma sequência grande de jogos decisivos, ainda seremos prejudicados por essas convocações sem fim: Jéfferson, Cortês, Elkeson, Loco Abreu, Lucas Zen e Cidinho em algum momento vão desfalcar a equipe para vestir a camisa das seleções brasileiras, principal e pan-americana, e do Uruguai.

Nem o Barcelona conseguiria jogar quarta, sábado, quinta, domingo, no Brasil e no exterior (altitude da Colômbia, por exemplo), com desfalques por causa de Seleções e viagens quase continentais, como jogar no domingo em Florianópolis, na quarta em Bogotá e no sábado seguinte no Rio. Se o Alvinegro insistir em jogar os dois torneios, muito provavelmente vai se estrepar. Em ambos.

Temos tudo para brigar pelo título brasileiro até a última rodada. Se isso acontecer, certamente estaremos na Libertadores. É incrível, mas os dirigentes do futebol não conseguem fazer um simples calendário. E prejudicam justamente os times que jogam bem em torneios simultâneos. São Paulo, Flamengo e Vasco também vão sofrer na Sul-Americana. Nós precisamos cair fora dela antes.

Saudações alvinegras!

Os jogos  até o final do ano:

29/09 - Independiente Santa Fé - Engenhão - Copa Sul-Americana
02/10 - Atlético-GO - Goiânia - Brasileiro
05/10 - MEIO DE SEMANA VAGO
08/10 - Bahia - Engenhão - Brasileiro - DATA FIFA
12/10 - Corinthians - Pacaembu - Brasileiro - DATA FIFA
15/10 - Atlético-PR - Engenhão - Brasileiro
19/10 - Santos - Vila - Brasileiro
22/10 - Avaí - Ressacada - Brasileiro
26/10 - Independiente Santa fé - Bogotá - Sul-Americana
29/10 - Cruzeiro - Engenhão - Brasileiro
02/11 - Quartas-de-final - Copa Sul-Americana
06/11 - Figueirense - Engenhão - Brasileiro
09/11 - Quartas-de-final - Copa Sul-Americana
13/11 - Vasco - Engenhão - Brasileiro - DATA FIFA
16/11 - América-MG - Sete  Lagoas - Brasileiro - DATA FIFA
20/11 - Internacional - Engenhão - Brasileiro
23/11 - Semifinais - Copa Sul-Americana
27/11 - Atlético-MG - Sete Lagoas - Brasileiro
30/11 - Semifinais - Copa Sul-Americana
04/12 - Fluminense - Engenhão - Brasileiro
07/12 - Final - Copa Sul-Americana
14/12 - Final - Copa Sul-Americana


Veja mais sobre:Botafogo

Comentários
  • Avatar
    27/09/2011 10:18:24Marcos MouraAnônimo

    Fala Diego. O seu ponto de vista era como o meu inicialmente. Mudei, por ter visto que a torcida vai exigir que o time continue na busca do título brasileiro, quase todos consideram essa conquista mais importante. Eu acho o título internacional maior, mas a Sul-Americana ainda não está em nossa cultura. Por isso, acho que deveríamos abrir mão dela e voltar as atenções apenas ao Brasileiro. Discordo de você apenas na questão de atacar as duas simultaneamente. Mas respeito sua opinião. Grande abraço!

  • Avatar
    27/09/2011 10:13:38Marcos MouraAnônimo

    Olá, Leonardo. Valeu pela música. Mudei de opinião sim, é bom isso. Mas o importante é que o objetivo segue sendo o mesmo: título, prestígio, dinheiro e a Libertadores de 2012. Um grande abraço!

  • Avatar
    27/09/2011 08:00:55diego benicioMembro SRZD desde 18/03/2014

    pelo contrario: a Sula, por ser caminho mais curto à Liberta, e por dar um titulo internacional, é tão ou mais importante que o nacional! alem disso, é mata mata: o time só depende dele mesmo pra vencer e ser campeão o brasileirão tem equipes mais fortes e mais preparadas q o Botafogo, a chance de conquista é muito reduzida nao tem essa de priorizar: tem que atacar as 2 competições pra ser campeão

  • Avatar
    26/09/2011 19:25:45Leonardo GuedesMembro SRZD desde 09/04/2009

    Fala, Marcos! Já que você mudou de ideia, lembrei imediatamente deste samba do Antônio Carlos e Jocafi, sambão das antigas, que ilustra bem o seu post. Preste bem atenção na letra, depois ouça no YouTube: Mudei de ideia vou rifar meu violão Mudei de ideia manias do coração Mudei de ideia cansei de você, vou me desatar Mudei de ideia por isso vim lhe avisar Mudei de ideia palavra, eu não volto atrás Mudei de ideia eu digo até nunca mais!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.