SRZD


16/10/2011 04h31

Parceria de Vadinho se consagra a grande campeã da Unidos da Tijuca
Patrícia Raposo e Laura Machado

Get the Flash Player to see this player.

foto: Laura Machado SRZDNo ano em que a Unidos da Tijuca prepara o enredo "O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão", desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros, e exaltará em 2012, o centenário do Rei do Baião, a escola tijucana escolheu a composição de Vadinho, Josemar Manfredine, Jorge Callado e Silas Augusto como o hino oficial do próximo Carnaval.

-Vídeo: reação da quadra no momento do anúncio do samba campeão

Os 4 sambas finalistas contaram com grandes torcidas e um incentivo relevante dos componentes da agremiação. Porém, o refrão "A minha emoção vai te convidar, canta Tijuca vem comemorar, inté Asa Branca encontra o pavão! Pra coroar o Rei do Baião" cativou os tijucanos e se consagrou quando o presidente Fernando Horta anunciou a obra de número 10 como a grande campeã.

A festa foi completa na quadra e os compositores comemoraram muito emocionados no palco, embalados pela bateria Pura Cadência comandada por mestre Casagrande. Em conversa com o SRZD-Carnaval, o presidente Fernando Horta salientou que tomar a decisão não foi fácil.

"Esta escolha foi difícil, mas o que pesou foi a melodia do samba. A composição vencedora tem uma melodia mais rica que as demais. Acredito que conseguiremos empolgar na Marquês de Sapucaí, pois, só de ser cantado na quadra já animou a escola, e o público", alertou Horta.

O carnavalesco Paulo Barros frizou ao SRZD-Carnaval que não opinou sobre a escolha da obra.

"A missão de escolher o samba-enredo é da diretoria, a minha praia é outra. Mas eu estou feliz com o resultado e estarei sempre apoiando a direção da Undios da Tijuca", afirmou.

Já Bruno Rimas, intérprete oficial da azul e amarela tijucana, não se cansou de elogiar a composição.

"Este samba é bom demais. Vamos trabalhar bastante para chegarmos afinadinhos na avenida. Luiz Gonzaga é um homem de sorte, e vai dar sorte
para a Unidos da Tijuca", garantiu o intérprete. A agremiação será a 5ª a desfilar na Passarela do samba, dia 20 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval.

Confira o anúncio do samba campeão:

Confira fotos da disputa final:

foto: Patrícia Raposo SRZD

foto: Patrícia Raposo SRZD

foto: Patrícia Raposo SRZD

foto: Patrícia Raposo SRZD

foto: laura Machado SRZD

foto: Laura Machado SRZD

Confira a letra do samba-enredo para 2012:

Nessa viagem arretada
"Lua" clareia a inspiração
Vejo a realeza encantada
Com as belezas do Sertão!
"Chuva, sol" meu olhar
Brilhou em terra distante
Ai que visão deslumbrante, se avexe não!
Muié rendá é rendeira
E no tempero da feira
O barro, o mestre, a criação!

Mandacaru a flor do cerrado...
Tem "xote menina" nesse arrasta pé
Oh! Meu Padim, santo abençoado
É promessa eu pago, me guia na fé

Em cada estação, a "triste partida"
Eu vi no cangaço vida severina
Á margem do Chico espantei o mal
Bordando o folclore raiz cultural...
Simbora que a noite já vem, "saudades do meu São João"
"Respeita Véio Januário, seus oito baixo tinhoso que só"
"Numa serenata" feliz vou cantar
No meu pé de serra festejo ao luar...
Tijuca a luz do arauto anuncia
Na carruagem da folia, hoje tem coroação!

A minha emoção vai te convidar
Canta Tijuca vem comemorar
"Inté asa branca" encontra o pavão
Pra coroar o "Rei do Baião"



Comentários
  • Avatar
    24/10/2011 09:48:19Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Uma pessoa mais atenta já deveria tá ligada nessas paradas. Tema tem essas características. Ã? normal. Não lembra da Mocidade dos anos 90? Numa postage anterior escrevi pra você uma sinopse temática feita pela carnavalesca Maria Augusta em sua BF no ano de 93. A primeira vista parece uma confusão de palavras sem nexo. Mais tem nexo e foi um belo enredo, muito leve, colorido e criativo (diferente do modelo atual adotado pelo Cordel). Paulo é ousado mermo. Não é um caranvalesco engessado nem é acostumado a fazer enredos históricos. Essa é uma característica dele. Já botou bateria em cima de carro alegórico, carro de cabaça pra baixo, pessoa fazendo bailado em cima de alegorias vivas, comissões mágicas, temas do dia dia, fantasias leves sem tanto luxo... Tudo isso sua BF já fez, carro que entrou de costas pra avenida, um cristo coberto com plástico de lixo, carros enormes cheios de gente fazendo teatro. A diferença é que foi feito por J30, na BF, então pode ser considerdo gênio e ousado. Na Tijuca, do Paulinho, é tudo considerado copia e retirado do rapaz a condição de carnavalesco. Dois pesos e duas medidas. Será que Portinari saiu dos estudios de Hollywood? Será que o enredo sobre a música, aquele carros sobre as negas malucas, o carros sobre músicas bregas (fuscão preto) e o último sobre as marchinhas do carnaval carioca é mermo uma referência apenas a filmes e a cultura americana? E o enredo sobre os lugares imaginários... será que utopia, shangrilá, atlântida, são todos referências a filmes americanos. Gosto de quando converso com pessoas sensatas. E as vezes você viaja na maionese pela raiva que tem do novo, e o novo no carnaval carioca chama-se PAULO BARROS! Queiram ou não queiiram.

  • Avatar
    24/10/2011 09:45:53Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Pois é Carlitinho... não se trata-se de falar mau de você mermo, mais da cultura aonde você está inserido, vivendo. Se você adora este país, onde você mermo diz que é cidadão, então deveria entender que a cultura america se espalha pelo mundo principalmente pela mídia cinematográfica. Portanto, é normal que um país como o Brasil sofra essa invasão cultural. A umas décadas atrás uma luso-brasileira, nossa querida Carmem Miranda também fez sucesso aí nos esteites com seus balagandanas e bananas e o gingado brasileiro, será que ela foi ostilizada como o Paulinho tem sido por ter como referência alguns filmes hollywoodianos? Sua vida privada realmente não mim interessa. Tudo o que comentei são sempre informações passadas por você. E agora decrara que é cidadão americano... um menino superpoderoso, né?! Por isso lhe pedir que olhe com menos despreso pra cultura desse país que lhe acolheu e onde você foi buscar seu lugar ao sol. Paulinho também ver algo interessante nessa cultura, igual a você, tanto que mora aí. Ã?... esse digamos que batmam, supermem, mulher maravilha já são personagens universais, assim como Cleopátra e Tutancamom do Egito que a BF tanto gosta de esprorar. Será que o púbrico também gosta de ver tanto egigo na avenida no momento dos desfiles? Até um enredo sobre Brasília tava lá a comitiva real egipiciana se fazendo presente, é mole? Nem sempre o Lage faz adapitações dos elementos hollywoodianos em seus carnavais. Ano passado, o carro eu robô e Harry Poter foi uma livre adaptação igual do artista ao seu enredo. Assim também procede o Paulinho. Aliás, Paulinho construiu ano passado uma das alegorias mais belas que já passou pela Sapucaí... o carro sobre os Jardins suspensos da Babilônia. Nisso ninugém fala, né?! Temas de enredo são como coxas de ratalho mermo. Uma informação aqui, outra ali, pra no final passar a mensagen. Uma pessoa mais atenta já deveria tá ligada nessas paradas. Numa postag

  • Avatar
    21/10/2011 19:06:25vingadorMembro SRZD desde 19/09/2011

    cara foi colocado um fato muito interessante , pra mim o melhor samba era do julio alves ,é só comparar refroes , primeira e segunda , o refrao do samba CAMPEAO , aquela mesmice , canta tijuca ,vem comemorar , a minha emoçao , gente isso ta muito batido !! mais o samba nao é ruim tem boas frases,e boa melodia , acho que vai dar samba !!

  • Avatar
    21/10/2011 13:10:57domingos lopezMembro SRZD desde 11/06/2009

    O SAMBA TEM LETRA MELODIA E MAGIA ...ESSE Ã? A CARA DA TIJUCA... A CARA DO ESPETÁCULO QUE O PAULO VAI ILUSTRAR SOBRE A REGIÃ?O ONDE O BRASIL Ã? MAIS BRASIL SEM NENHUMA INTERFERENCIA EUROPEIA...ACREDITE BASTA OLHAR PARA O NOSSO NORDESTE Ã? A CARA DO BRASIL BRASILEIRO.

  • Avatar
    21/10/2011 12:20:05joao carlosMembro SRZD desde 21/10/2011

    Vcs estão muito por fora,ano que vem o carnaval vem com muitas zebras,pois as escolas mais cotadas para ganhar não irão ficar do jeito que muiots pensamkkkkk vai ter uma zebra que vai ser muito comentado kkkkkkk.

  • Avatar
    21/10/2011 12:17:30joao carlosMembro SRZD desde 21/10/2011

    E o bobobo da S.clemente kkkkkkkkkkkkk e o leitinho da porto da pedra kkkkkkkkkkkksabia que o tigre virou vaquinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    21/10/2011 12:15:53joao carlosMembro SRZD desde 21/10/2011

    Até a escola do mamadeira vem pensando em titulo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkka ilha tb vem pensando em titulo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkksendo assim vamos por umas 3 escolas em primeiro lugar.O leão agora virou vaca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk está dando leitinho adoidado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    21/10/2011 12:13:21joao carlosMembro SRZD desde 21/10/2011

    Atenção aos despeitados vamos parar de malhar a unidos da tijuca,todos sabem que pelo povo ela seria a campeã. A beijinha foi vaiada então vamos respitar todas as escolas cada um com sua lusão.O salgueiro pode quebrar acara como quebrou ano passado com excesso de pessoas. Ano que vem deve vir 8 mil kkkkkk e os carros de 10 metros kkkkkkkEnredo não diz nada vamos esperar o desfile impecável isso é que queremos.

  • Avatar
    20/10/2011 09:47:13lucasMembro SRZD desde 19/09/2010

    TO SABENDO QUE VAI TER MAIS ILUSIONISMO NA COMISSAO HOLLWOOD BRASILEIRA RSRSRSRSRSSRSRSRSR

  • Avatar
    19/10/2011 13:16:42Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Não foi escolhido o melhor samba, o melhor samba disparado era o do Julio Alves e Totonho, que em anos anteriores com excessão de 2010, fizeram sambas bem abaixo das expectativas e mesmo assim era sempre o samba escolhido. Nesse ano em que o melhor samba era o do Julio Alves, ele não foi escolhido, vai entender né?...Ja estava até decorando o samba animado do Julio Alves memso não sendo tijucano, da disputa era o único samba bom, o restante era fraco. A Tijuca escolheu um samba normal, não é feio, mas também não tem emoção, é comum, apenas isso.

  • Avatar
    18/10/2011 20:54:24JOSE VIDALMembro SRZD desde 24/07/2011

    NA PORTO DA PEDRA FICA MAIS COMPROVADO QUE ESTE SAMBA ESTAVA DADO; O CLAUDIO RUSSO FEZ O SAMBA E AGORA VÃ?O TROCAR ALGUMAS LETRAS E ESTÃ?O ACERTANDO A MELODIA QUE Ã? RIDÍCULA, E PERGUNTO A VOCÃ?S TINHAM SAMBAS MELHORES E ATÃ? DAVA PRA SE FAZER UM JUNÃ?Ã?O MUITO BOA COM O SAMBA DO MIGUELZINHO OU SEJA ELES ESTÃ?O MUDANDO SEM PEGAR CONTEÃ?DO DE OUTROS SAMBAS QUE ESTAVAM DENTRO DO ENREDO. FICOU FEIO ESSA POSTURA. NA ILHA AGIRAM CORRETO LEVARAM O SAMBA DO ARLINDO E FAMÍLIA COM OUTRO SAMBA E FICOU MUITO BOM POR QUE O DELE SOZINHO ERA RUIM E FALTAVA PARTE DO ENREDO. O PRESIDENTE TÁ FAZENDO BESTEIRA NO SAMBA DA PORTO, DA TEMPO DE JUNTAR OS SAMBAS COMENTEI ISSO DESDE QUANDO OUI OS DOIS SAMBAS DO VADINHO E DO MIGUELZINHO. TANTA TEIMOSIA PRA FAZER "M" NO FINAL. AGORA Ã? PRA RIR DIZEM QUE OS CAMPEÃ?ES DO SAMBA NA PORTO ESTÃ?O PU..TOS POR QUE ESTÁ SENDO MEXIDO. NEM ERAM PRA FICAR POR QUE NÃ?O COLOCARAM NEM UM ACENTO NO Ã? RSRSRSRSRSRSRSRS. JUNTA ESSES SAMBAS ENQUANDO HÁ TEMPO E QUE SÃ? TEM A GANHAR Ã? A ESCOLA DE SÃ?O GONÃ?ALO.

  • Avatar
    18/10/2011 20:54:01JOSE VIDALMembro SRZD desde 24/07/2011

    NA PORTO DA PEDRA FICA MAIS COMPROVADO QUE ESTE SAMBA ESTAVA DADO; O CLAUDIO RUSSO FEZ O SAMBA E AGORA VÃ?O TROCAR ALGUMAS LETRAS E ESTÃ?O ACERTANDO A MELODIA QUE Ã? RIDÍCULA, E PERGUNTO A VOCÃ?S TINHAM SAMBAS MELHORES E ATÃ? DAVA PRA SE FAZER UM JUNÃ?Ã?O MUITO BOA COM O SAMBA DO MIGUELZINHO OU SEJA ELES ESTÃ?O MUDANDO SEM PEGAR CONTEÃ?DO DE OUTROS SAMBAS QUE ESTAVAM DENTRO DO ENREDO. FICOU FEIO ESSA POSTURA. NA ILHA AGIRAM CORRETO LEVARAM O SAMBA DO ARLINDO E FAMÍLIA COM OUTRO SAMBA E FICOU MUITO BOM POR QUE O DELE SOZINHO ERA RUIM E FALTAVA PARTE DO ENREDO. O PRESIDENTE TÁ FAZENDO BESTEIRA NO SAMBA DA PORTO, DA TEMPO DE JUNTAR OS SAMBAS COMENTEI ISSO DESDE QUANDO OUI OS DOIS SAMBAS DO VADINHO E DO MIGUELZINHO. TANTA TEIMOSIA PRA FAZER "M" NO FINAL. AGORA Ã? PRA RIR DIZEM QUE OS CAMPEÃ?ES DO SAMBA NA PORTO ESTÃ?O PU..TOS POR QUE ESTÁ SENDO MEXIDO. NEM ERAM PRA FICAR POR QUE NÃ?O COLOCARAM NEM UM ACENTO NO Ã? RSRSRSRSRSRSRSRS. JUNTA ESSES SAMBAS ENQUANDO HÁ TEMPO E QUE SÃ? TEM A GANHAR Ã? A ESCOLA DE SÃ?O GONÃ?ALO.

  • Avatar
    18/10/2011 16:25:17Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    meta o cacete com tanta força assim no Paulinho. pois você é a pessoa menas indicada pra isso. Quanto ao Salgueiro com seu belo Cordel, todos nós concordamos que é fortíssima candidata ao título. Acredito também na Imperatriz e na Tijuca com seu Lua fazendo clarear a avenida pra os tijucanos passar. Abracinhos e se por aí tiver fazendo frio, proteja sua cabecinha pra não congelar seus neuroniozinhos. Abracinhos.

  • Avatar
    18/10/2011 16:22:32Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Não. Nunca esqueci das outras escolas. Isso é uma inverdade sua. Sempre falei do Sal, da Manga, da Vira, do Porto, GR, Ilha, Mocidade... enfim, de todas. Com cacetadas ou sem cacetadas, falei e falo sempre. Lage é para mim um referencial. Sempre cito a criatividade do cara. Se você não ler o que eu escrevo, não posso fazer nada, né? Mais falo de todas. A criatividade do Paulinho existe e todos, que não é cego nem tem vendas nos dois olhinhos (se é que você me entende) consegue enxergar... ou tu vai bem dizer que os carros vivos, marca registrada do cara e lançado no enredo sobre portinari, foi copiado de Hollywood? Fala sério, mô bem. Eu axo que o frio novaiorquino tá congelando teus neuroninhos, né? Eu pouco mim importo com esse nacionalismo hipócrita tão defendido por muitos aqui. Eu desejo que as escolas apresentem seus enredos, com temas ou não, de maneira criativa, coerente e bastante objetivo. As referências que vão usar, seje Hollywood, seje Egito, África, Amazônia etc. pouco mim importa. Quero algo inédito, criativo. Espero mermo que o Paulinho prossiga com seus temas ousados e criativos para o bem e vitalidade do carnaval carioca. O resto é intriga da oposição! Agora o que eu axo muito interessante é você Carlito, tão árduo defensor da cultura brasileira, tão apaixonado por ela, deseja sempre que o carnaval não sofra interferência de outros povos (com execessão do Egito, né?), mas quando resolveu lutar por seu lugar ao sol, foi se abrigar no sol da cultura americana que espande sua cultura como tentáculos pelo mundo inteiro influenciando povo através da política, mídia e tecnologia. Você foi lutar por dias melhores, acredito eu, aí nos esteites. Está correto segundo seu ponto de vista. Meus filhos cenceram... e todos permanecem aqui no Brasil. Então não cuspa no prato que lhe alimenta culturalmente todo o santo dia. Se é nos esteites que você, brasileiro da gema, tá se civilizando, por favor não meta o cacete

  • Avatar
    18/10/2011 16:10:45Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Bem que tava axando esquisito as Brancas de Neve como aquele Leandro, a mucama cheira-peido da BF, não está presente com suas pérolas, mas parece que a carapuça serviu ao Carlitinho, né? Que parece ter relembrando dos velhos tempos e desceu das tamancas pra dançar uma rumbinha caceteira. Eu escrevi sim que algumas brancas se assustam com a criatividade do Paulinho porque elas adoram clichear o carnavalesco tijucano disso e daquilo. E olhe que Paulinho começou seu sucessão com Portinari, imagine se ele tivesse feito alguma coisa que envolvesse filmes hollywoodianos, como fez Renato Lage ano passado (com duas alegorias: eu robô e Harry Potter. Esse ano avatar e King-kong). Tijuca é sim, independente dos resultados finais, a escola a ser batida na atualidade. Tudo converge pra Tijuca. Todos esperam pelas peripécias do Paulinho que tem sim sua marca registrada em alegorias vivas, abrir e fechar de portas, coriografias... assim como Rosa fez com seus cavalinhos, rendas, brocados, laçarotes, assim como Lage com seu futurismo iluminado por néons e craro, o cordel, com suas alegorias faraônicas, cheias de cangalhas, sambas arrastados e pesadões, fantasias de dez metros de altura por cinco de largura... era cangalha de não acabar mais. E vocês se deleitavam com isso afirmando que era "luxo", criatividade. Criatividade pra eu é sair do comunismo. Barros consegue sair porque é ousado. Não importa se ele vai acertar ou não, importante é ousar pra sempre tentar trazer algo impactante e inovador pra avenida. Seje isso nos temas ou nas formas. Diferente da BF que teve que rever seus conceitos de fazer carnaval justamente por causa desse novo momento livre, leve e solto vivido hoje. Luiz Gonzaga é sim um enredo inédito. Se você me apontar que escola do grupo ESPECIAL passou com gonzagão na avenida eu vou juro que desapareço desse espaço sem deixar vestígios. Como não vai encontrar, vai ter que me engolir... quá quá quá quá! Não. Nunca esqueci das

Comentar