SRZD


17/10/2011 02h41

'Pintou' o samba campeão de Diego Nicolau e parceiros na Mocidade
Luana Freitas e Rafael Menezes

Get the Flash Player to see this player.

A torcida do segundo samba a se apresentar na final da Mocidade Independente parecia anunciar a vitória da obra na disputa. Na madrugada desta segunda, o trio de compositores Diego Nicolau, Gabriel Teixeira e Gustavo Soares aquarelou a Estrela-Guia de Padre Miguel e pintou o campeonato de samba em solo verde e branco.

Foto: Luana Freitas - SRZD

A quadra verde e branca começou a encher por volta de 21h30, quando os foliões se acomodaram para acompanhar a escolha do samba para o próximo Carnaval e não perder nenhum detalhe da noite.

O presidente Paulo Vianna chegou cedo à quadra e disse ao SRZD-Carnaval que a escola já tinha ideia do samba que seria vencedor, porém, aguardava o momento das apresentações, que seriam mais longos, para tomar a decisão final. Certo de que a agremiação faria a melhor escolha, Paulo exaltou a qualidade das obras e afirmou que todas as finalistas atendem bem ao enredo "Por ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade", de autoria do carnavalesco Alexandre Louzada.

Momentos antes da apresentação, um dos mestres de bateria da Mocidade, Andrezinho, disse ao SRZD-Carnaval que estava muito nervoso com a noite de esolha do samba. "Não tenho nem palavras para o meu nervosismo. Parece que vou subir no palco pela primeira vez", disse. Embora tenso, Andrezinho disse que a Super Direção de bateria faria o melhor para adequar os ritmistas à obra e fazer bonito na Sapucaí.

Fundador da escola de Padre Miguel, Ivo Lavadeira, também conversou com o SRZD-Carnaval e destacou que o enredo do próximo Carnaval de sua escola é "maravilhoso", reforçando que a escola está bem preparada para o desfile. Indagado sobre o enredo já definido para 2013, que vai levar a história do Rock in Rio para a avenida, Ivo foi enfático na afirmação: "Os meus votos são de que a Mocidade será duas vezes campeã".

Alexandre Louzada comenta a final com cinco sambas na disputa

Foto: Luana Freitas - SRZD"Foi uma decisão minha", enobreceu o carnavalesco Alexandre Louzada sobre o fato de a escola realizar a final de sambas-enredo com cinco parcerias. Entusiasta do enredo sobre Portinari, Louzada, comentou a importância de seu poder de persuasão para eleger a história do artista como tema da Estrela-Guia. "Antes de mais nada, existe o argumento de que Portinari era um modernista, um revolucionário, assim como a Mocidade, escola marcada pela irreverência e pela inventividade", ressaltou.

Detalhes do organograma do próximo desfile foram revelados pelo carnavalesco. No abre-alas, por exemplo, Louzada garantiu que o público terá a sensação de que a áurea Mocidade estará de volta. "Pediremos uma licença para despertar o artista na morada celestial. O primeiro setor do desfile tem uma visão lúdica semelhante a um sonho, em que vamos ilustrar as primeiras pinturas do Portinari, que foram as estrelas do teto das igrejas do interior da cidade paulista de Brodowski, onde ele nasceu", revelou.

Em seguida, segundo Louzada, a vivência do pintor na França e o retorno ao Brasil serão as narrativas ilustradas. "Em Paris, ele se sentiu pouco produtivo, pouco inspirado. Ele decide voltar ao Brasil e começa a retratar sua gente. Nas telas dele são constantes os temas como o ciclo do ouro, os canaviais, os bandeirantes e o descobrimento do país", citou. O contato do artista com os escritores Guimarães Rosa e Euclides da cunha, de acordo com Louzada, foi um fator estimulante para que Portinari retratasse com fidelidade realidades latentes, como os retirantes da seca no Nordeste.

Sem arredar o pé da quadra, o público curtiu a apresentação dos cinco sambas finalistas, que começou por volta de meia-noite e agitou a quadra. Cada obra contou com sua torcida, balões coloridos, bandeira, coreografias, fogos, e até mesmo uma enorme representação da pintura de Cândido Potinari. Foi em clima de muita animação e confraternização que as parcerias se apresentaram, nesta ordem:

1° - Samba de n° 13 - Beto Corrêa, R.B. Souza, Karlinhos Guerreiro, Ivo Patrô, Doutor e Fernando de Lima;
2° - Samba de n° 31 - Diego Nicolau, Gabriel Teixeira e Gustavo Soares;
3° - Samba de n° 32 - Marcelo do Rap, Toninho do Trailler, Diego Rodrigues, Madrugada e Valdir Correa;
4° - Samba de n° 26 - Domenil, Dr Anibal, Rogério Martins, Gule, Leco da Alerj e Moleque Silveira;
5° - Samba de n° 17 - Jorginho Medeiros, Marquinho Índio, Gustavo Henrique e Arlindo Neto.

Tensão e euforia marcaram o anúncio do samba vencedor. Confira:

Veja a apresentação do samba do trio de compositores campeões:

Confira a letra do samba-enredo da Mocidade para 2012:

Autores: Diego Nicolau, Gabriel Teixeira e Gustavo Soares

EU GUARDEI EM MIM
A MAIS LINDA INSPIRAÉÉO
PRA EXALTAR EM TUA ARTE
A BRASILIDADE DE SUA EXPRESSÉO
DESPERTA GÉNIO PINTOR
MOSTRA TEU TALENTO, REVELA O DOM
DEIXA A ESTRELA GUIAR
FAZ DO FIRMAMENTO, SEU ETERNO LAR
SOLTO NO CÉU FEITO PIPA A VOAR
QUERO TE VER QUAL MENINO FELIZ
PLANTA A SEMENTE DO SONHO EM VERDE MATIZ

EMOÉÉO, ME LEVA...
LIVRE PINCEL A DESLIZAR
VOU NAVEGAR, DESBRAVADOR
UM ERRANTE SONHADOR

VOAR PELAS ASAS DE UM ANJO
NUM CÉU DE AZULEJOS PEDIR PROTEÉÉO
VIDA DE UM RETIRANTE
NO SOL ESCALDANTE QUE QUEIMA O SERTÉO
MOINHOS VENCER... HISTÉRIAS DE AMOR
RISCAR POESIAS EM LÁPIS DE COR
VOCÉ, QUE DO MORRO FEZ VIDA REAL
PINTOU NOSSOS LARES NUM LINDO MURAL
VOCÉ, RETRATANDO A ALMA, SE FEZ IDEAL
MEU SAMBA CANTA MENSAGENS DE "GUERRA E PAZ"
SEU NOME SERÁ IMORTAL EM NOSSO CARNAVAL

É POR TI QUE A MOCIDADE CANTA
PORTINARI, MINHA AQUARELA
ROMPENDO A TELA, A REALIDADE
NA VOZ DA MINHA MOCIDADE

Veja as fotos da noite:

Foto: Rafael Menezes - SRZD

Foto: Rafael Menezes - SRZD

Foto: Rafael Menezes - SRZD

Foto: Rafael Menezes - SRZD

Foto: Luana Freitas - SRZD

Foto: Luana Freitas - SRZD

Foto: Luana Freitas - SRZD

Foto: Luana Freitas - SRZD



Comentários
  • Avatar
    23/10/2011 10:37:17DaltonMembro SRZD desde 29/07/2011

    Com todo respeito que tenho a Mocidade, mas esse samba é muito chato!...Se parece muito com aquele samba ruim de 2009 sobre Machado de Assis. Esse samba longo e chato pra ser cantado em mais de 80 minutos? Vai ser difícil de voltar nas campeãs.

  • Avatar
    23/10/2011 08:43:26Marcelo LemosMembro SRZD desde 09/10/2011

    Samba que toca o coraçao, emociona e na voz do melhor interprete do carnaval carioca nao sei nao mas a mocidade vem para disputar um lugar ao sol

  • Avatar
    22/10/2011 21:27:55D`jalmaMembro SRZD desde 15/09/2011

    Li agora no site de ODIA, uma notícia estarrecedora!!!!!!!!!!! A Andrea de Andarde, saiu da escola, até ai isso acontece. Mas o descalabro a sa... a pu.... vem agora. Não satisfeito pelas M... q tanto já fez o Geléia Vianna, me convida a Adriane aproveitadora Galisteu. P... esta mulher é podre!!!! Ela não tem nada haver com o samba e muiiiiiiiiiiiiiiiiiito menos com nossa escola, este cara tá maluuuuuuuco, acho q se isso se confirmar, temos de ir para a cidade do samba protestar, fecharmos rua, pedir o impeachment deste cara, pois com esta p... na frente da bateria, não vai dar. Ele só pode estar comendo M.... para ta tentando um negócio deste. P.. logo agora q a escola tá com samba bom, carnavalesco bom, excelente intérprete e este Geléia sai com um destas Se liga em geléia nós independentes vamos nos unir e tirar vc dai faz estas M... não q se não vc sai dai!!!!

  • Avatar
    22/10/2011 18:34:37FABINHOMembro SRZD desde 01/09/2011

    Detalhe....esse samba na voz de Luizinho Andanças vai ser fodaaaa!!!!

  • Avatar
    22/10/2011 17:51:12FABINHOMembro SRZD desde 01/09/2011

    Com esse samba....ja consigo ver a Mocidade entre as campeãs,isso se tudo der certo no desfile!!!! Boa sorte para a comunidade de Padre Miguel!!!!

  • Avatar
    21/10/2011 07:27:25SEMPRE BATERIAMembro SRZD desde 19/10/2011

    ANDREY, é por isso que a bateria da Mocidade não tira mais nota 10.Os verdadeiro batuqueiros, muitos da época de Mestre André e Mestre Coé se afastaram da ecola,esse Milton é um poço de arrogância,não soma em nada pra bateria só serve pra puxar saco,eu fico indignado com essas coisas,quanto a panela isso sempre vai existir,todo diretor monta a sua,essa super direçào vai ser um tremendo fracasso pois não estou vendo melhora nenhuma,como eu disse, se voce não pegar a camisa no dia já era,eles vendem,dào pra amigos, parentes etc,infelizmente esse é o retrato da nossa bateria,desunida e com diretores prepotentes,quem perde com isso é a escola.

  • Avatar
    20/10/2011 18:42:38ANDREY FERREIRAMembro SRZD desde 17/10/2011

    meu amigo SEMPRE BATERIA concordo com voce neste domingo agoa fui pegar a camisa para tocar o sr MILTON diretor de bateria falou que nao tinha camisa sendo que tinha um saco enorme de camisas eu perguntei a ele se ele estava louco pois tinha um saco enorme de camisas ao seu lado ele me falou que so ia dar a camisa pro pessoal da frigideira e que os repiques que ali estavao nao ganhariam a camisa ...tbm e um troço que deixa os ritmistas tristres e essa PANELINHA que existe na bateria da mocidade independente escala vc so ver a mesma cara nao escalao outros ritmistas ou seja e uma falta de consideraçao com o ritmista que vai ensaia ate meia noitte pra chegar na hora nunca ser escalado e uma sacanagem isso tem que ACABAR

  • Avatar
    20/10/2011 08:51:25antonio carlosMembro SRZD desde 17/10/2011

    ATENÃ?Ã?O.JÁ MUDARAM A LETRA DO SAMBA PERFEITO!!!!!!!!!ERA O MELHOR PV?BRINCADEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!

  • Avatar
    19/10/2011 16:12:55D`jalmaMembro SRZD desde 15/09/2011

    Passado a escilha do samba, agora é momento de união em torno do samba, q é bom e mandarmos ver, pois o time da Mocidade para 2.012 é muiiiiiito bom, é só ensaiarmos e aprimorarmos q sacudiremos aquela avenida.

  • Avatar
    19/10/2011 10:54:58MOCIDADEMembro SRZD desde 29/10/2010

    Ã? meu amigo SEMPRE BATERIA,isso acontece até hoje,todos os diretores de bateria fazem isso,se não pegar a camisa no dia já era.Agora para onde vão essas camisas, só Deus sabe. Já me disseram que são vendiadas pra turistas.Por isso que perdemos muito ritmistas para outra escolas.

  • Avatar
    19/10/2011 10:23:32FelipeMembro SRZD desde 04/02/2011

    TÁ PARECENDO O CENÁRIO DE " THE WALKING DEAD"!

  • Avatar
    19/10/2011 08:37:04SEMPRE BATERIAMembro SRZD desde 19/10/2011

    Minha indignação é com a (SUPER DIREÃ?Ã?O DE BATERIA), Nem todos ritimistas receberas as camisas da final de samba de enredo pois muitos estavam trabalhando ou teria que trabalhar no dia seguinte impossibilitando sua presença na grade final.O certo era que no ensaio de ontem todos que não receberam deveria adquirir suas camisas ontem.A resposta foi que as camisas acabaram.Será que tivemos 300 ritimistas na grande final? cadê o resto das camisas? onde foi parar o restante? O diretores vão pegando a doênça dos outros,infelizmente a bateria sempre é esculachada.O que mais me revolta é que depois voce encontra pessoas que nem são ritmistas com essas camisas,barraqueiro etc,etc.Outro problema é com os horários dos ensaios.Ontem começou as 22 horas e terminou quase a meia noite.Os diretores tem que saber que somos trabalhadores,não vivemos de samba e muitos moram muito lomge uma total falta de consideração.Ã? por essas e outra que a bateria não é mais nota 10 pois perdemos muitos ritmistas por causa desse tratamento.Saudações verde e branca.

  • Avatar
    19/10/2011 06:47:09Alexandre RibeiroMembro SRZD desde 28/07/2010

    Pessoal esse é o momento de união, vamos todos unir para que 2012 seja diferente, em relação nosso samba estou muito satisfeito.

  • Avatar
    18/10/2011 23:47:36leonardo allves milliMembro SRZD desde 01/09/2011

    naõ vou leva em consideraçaõ o mau acontecido vamos esquecer o samba é lindo parece de 99 cara é a hora de fazer aquela avenida dezaba louzada conto com vç bateria nota mil andréia da o sangue cara tem que ser esse ano e a comuinidade é o porto seguro da escola vamos se unir . salve a mocidade

  • Avatar
    18/10/2011 22:10:57márcio clavelin fragaMembro SRZD desde 30/08/2011

    NÃ?S FOMOS UM DIA,A ESCOLA QUE TINHA MAIS TORCIDA EM TODA A SAPUCAI.TINHÁMOS TUDO E DERREPENTE FOI TUDO SE ACABANDO,ATÃ? HOJE EU NÃ?O SEI PQ O PAULINHO MOCIDADE FOI CORRIDO DA ESCOLA ELE ATÃ? VOLTOU PARA CATAR NA ESCOLA EM UM ENSAIO MAS SÃ? PARA TAPAR A BOCA DOS CORNETEIROS...A NOSSA AMADA ESCOLA SÃ? TEM UMA SAÍDA....Ã? A UNIÃ?O DE TODOS PARA ESSE CARNAVAL E TENTAR PELO MENOS VOLTAR NO SABADO E DEPOIS TIRAR ESSA TROPA DE SAFADO DO PODER....UMA VEZ EU OUVI CASTOR DE ANDRADE DIZER....ONDE HOUVER MOCIDADE HAVERA LUTA,GARRA E MUITO SAMBA...VAMOS TENTAR DAR UMA VOLTA POR CIMA,PARA RETORNAR OS VELHOS TEMPOS....A UNIÃ?O FAZ A FORÃ?A.....

Comentar