SRZD


18/10/2011 01h18

'Olha o acarajé': samba da parceria de Jeferson Lima conquista Imperatriz
Luana Freitas e Patrícia Raposo

Get the Flash Player to see this player.

Luana FreitasA quadra da Imperatriz Leopoldinense ficou agitada e colorida na noite de decisão do samba-enredo para o Carnaval 2012, quando a escola de Ramos vai desfilar com o enredo "Jorge, Amado Jorge".  O samba da parceria de Jeferson Lima, Ribamar, Alexandre D Mendes, Cristovão Luiz e Tuninho Professor foi contemplada e se tornou o hino da escola para o próximo Carnaval.

Antes de 21h o público já enchia a quadra verde e branca, que ficou lotada no fim da noite para a disputa final. A festa começou com um show de pagode e, logo na sequência, a bateria Swing da Leopoldina, comandada por mestre Marcone, entrou em cena e ele deu um verdadeiro show tocando berimbau. A bateria seguiu executando sambas consagrados da Imperatriz e levantou o público, recebendo aplausos da ala de baianas.

A rainha de bateria da agremiação, Luiza Brunet, marcou presença na quadra para acompanhar de perto a noite decisiva. O intérprete oficial da escola, Dominguinhos, e o carnavalesco Max Lopes, chegaram cedo ao evento. Antes da apresentação dos sambas, Max disse ao SRZD-Carnaval que as quatro obras finalistas "foram muito felizes". "Cada um seguiu um caminho diferente, mas todas as letras estão perfeitamente dentro da sinopse", disse.

Foto: Patrícia Raposo - SRZDComo acontece em época de finais de outras escolas, integrantes das co-irmãs compareceram à quadra da verde e branca para prestigiar a importante noite da escola. Marcaram presença o intérprete Bruno Ribas e o diretor de Carnaval Ricardo Fernandes, da Unidos da Tijuca, o mestre-sala Rogerinho e um dos coordenadores de Carnaval da Portela, Jr. Escafura, entre outros. O cantor Elymar Santos também prestigiou a final de samba de sua escola do coração. Por algumas vezes, ele cantou o samba de aquecimento da escola, "Rainha de Ramos".

O intérprete Dominguinhos também conversou com o SRZD-Carnaval e disse estar "novo em folha" para encarar a avenida no próximo Carnaval, lembrando que teve um problema de saúde durante o desfile de 2011 e precisou fazer uma cirurgia cardíaca. "Estou muito bem, mas não estou pronto para outra", brincou. O intérprete ainda disse, orgulhoso, que fez alguns shows que reuniu multidões após sua recuperação.

Os compositores subiram ao palco apoiados pelas torcidas, que levaram balões, bandeiras e outros enfeites, que enfeitaram a quadra e fizeram uma verdadeira festa, exibindo sua performance com coreografias. As parcerias se apresentaram nesta ordem:

1 - Marquinhos Lessa, Jorge Finge e Adriano Ganso
2 - Flavinho, Me Leva, Gil Branco, Tião Pinheiro e Drummond
3 - Jeferson Lima, Ribamar, Alexandre D Mendes, Cristovão Luiz e Tuninho Professor
4 - Carlos Kind, Jorge Arthur, Josimar, Rômulo Meirelles e Bira Carvalho

Foto: Patrícia Raposo - SRZDO resultado tão esperado foi anunciado por volta de 2h, quando o diretor de Carnaval da Imperatriz, Wagner Araújo, subiu ao palco, acompanhado do presidente Luizinho Drummond, do carnavalesco Max Lopes e outros integrantes da escola, e fez um breve discurso. Em seguida, anunciou o nome da parceria vencedora, que festejou muito e cantou o samba eleito ao lado do intérprete oficial da escola, Dominguinhos, tendo o coro da torcida ao fundo.

Após o anúncio, o presidente Luizinho Drummond falou com exclusividade ao SRZD-Carnaval que a escola optou pelo samba da parceria de Jeferson Lima pelo fato de a composição ter tido um bom desempenho durante todas as etapas da disputa, sendo bem aceito pela comunidade e pela escola. Além disso, ele acredita que o carnavalesco Max Lopes vai conseguir desenvolver um bom Carnaval com a obra eleita.

Diretor de Carnaval da Imperatriz, Wagner Araújo, anuncia o samba vencedor. Veja o vídeo:

Festa da parceria campeã, que cantou o samba eleito ao lado de Dominguinhos:

Confira a apresentação do samba campeão:

Veja imagens da festa na quadra:

Foto: Ricardo Almeida

Foto: Ricardo Almeida

Foto: Ricardo Almeida

Foto: Ricardo Almeida

Foto: Ricardo Almeida

Foto: Ricardo Almeida

Foto: Ricardo Almeida

Foto: Ricardo Almeida

Foto: Ricardo Almeida

 Veja a letra oficial do samba-enredo da Imperatriz para 2012:

Ave, Bahia sagrada!
Abençoada por Oxalá!
O mar, beijando a esperança,
Descansa nos braços de Iemanjá.
Menino amado...
Destino bordado de inspiração.
Iluminado...
Vestiu palavras de fascinação.

Olha o acarajé! Quem vai querer?
Temperado no axé e dendê
Quem tem fé vai a pé... Vai, sim!
Abrir caminhos na Lavagem do Bonfim

O vento soprou
As letras em liberdade.
Joga a rede, pescador!
O povo tem sede de felicidade.
A brisa a embalar
Histórias que falam de amor.
Memórias sob o lume do luar.
O doce perfume da flor.
É bahia! ê Bahia!
Dos santos, encantos, magia.
Kaô Kabesilê! Ora Iê Iê Oxum!
Tem festa no pelô.
Na ladeira, capoeira mata um.

Sou Imperatriz! Sou emoção!
Meu coração quer festejar!
Ao mestre escritor, um canto de amor
Jorge Amado, Saravá!



Comentários
  • Avatar
    25/10/2011 09:36:31PRINCIPE JEFFERSON GRANDE RIOMembro SRZD desde 09/02/2011

    gente pode ser impressão minha... mais esse refrão me parece com um refrão da PERUCHE no ano de 2002.... de certa forma muito bonito! parabéns imperatriz!!!

  • Avatar
    24/10/2011 20:07:31vingadorMembro SRZD desde 19/09/2011

    nos comentarios vi varios torcedores de outros compositores ( ou os proprios ) num xororo só ,essa escola é muito perigosa , com essa carnavalesca , um bom samba , ( nada de mais e nada de menos ) pode surpreender as outras , mais acho que titulo é dificil !!

  • Avatar
    22/10/2011 15:15:45Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Tinha sambas bem melhores na disputa, esse samba escolhido tem belas homenagens aos nossos amados Orixás na letra, tem belas homenagens a Bahia, Mas onde esta o Jorge Amado nesta Letra??? Onde estão seus livros e seus obras? Não tem quase nada de Jorge Amado na letra!...Um erro do compositor, um samba bonito de letra, mas de melodia é comum demais, sem graça! ...Mesmo assim sorte pra Imperatriz!

  • Avatar
    21/10/2011 04:50:59Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    Bem eu como Componente, que pago minha Fantasia que custa bem cara, pelo trapo que ta sendo as Fantasias da Minha Imperatriz....Posso falar que este Samba é uma merda...Parabéns a Portela aquilo é samba.

  • Avatar
    20/10/2011 04:20:05Binho AmaralMembro SRZD desde 20/10/2011

    Vou começar sendo bem verdadeiro,não acho que o samba escolhido foi o pior,acho que não fala muito da obra de Jorge Amado,porém sabemos que carnaval está uma bagunça e que tudo pode acontecer,só depende do nosso presidente Luiz Pacheco Drumond,pois ele quem vai decidir se nossa escola vai fazer um bom carnaval para ser a grande vencedora de 2012. Quanto a desfilar,vamos e venhamos né!isso já não existe faz tempo,á escola desfila mal,estoura tempo e ainda vem no desfile das campeãs(aconteceu com salgueiro)vamos deixar isso de lado. Hoje só acredito numa coisa,se meu presidente mostrar que ainda é o velho Luizinho chamar o sr Anisio para uma conversa e falar que já que ano passado ele ganhou o carnaval daquela maneira,então esse ano nem vem que é MEU!acabou,o carnaval vem para Ramos e pronto! Só queria pedir uma coisa a nossa LIESA para o proximo ano,vamos rever o conceito em relação a jurados,pois não aguento mais vê certos jurados que já tem uma implicância com minha Imperatriz,dá certas notas que não se dá nem para escolas pequenas...já está ficando chato isso! E só para finalizar quanto ao samba que ganhou,queria deixar só mais uma obs aki,o samba do me leva era bom tbm,mais tinha umas conversas de bastidores que rodava na escola que não estava legal,e para piorar um dos parceiros do samba após o resultado saiu da quadra falando muita besteira e não satisfeito ainda tentou quebrar o carro do presidente,aí fica impossivel! Valeu gresilense vamos com tudo buscar essse título(seja de uma forma ou de outra) pois um bairro como Ramos,que é o berço do samba,não pode ficar tanto tempo sem ganhar um carnaval.

  • Avatar
    19/10/2011 15:40:25HitlerMembro SRZD desde 04/03/2010

    Boa tarde a todos!! agora começa as opiniões, quem é o melhor samba, quem é o pior, porque escolheu esse ou aquele... bem gente, o que importa se foi esse samba que ganhou??? se nosso carnaval esta praticamente jogado no lixo, por exemplo o último carnaval, Beija Flor Campeã de 2011 a maioria sabia que ela não merecia!!! Infelizmente nosso carnaval agora virou comercio!!!! quem paga mais $$$$$... é triste lembrar dos velhos tempo e ver que não iram voltar mais, e hoje é tudo jogo de interesse, para cabar com isso teriam que acabar coma LIESA que nela tem presidente de escolas de samba que fazem parte da Diretoria e até mesmo presidencia, já esta errado isso!!!! e eles cheio de dim dim e o povo aqui ainda reclamendo que samba é certo ou errado! o nosso 13º salario esta sendo julgado pelos politicos e se vocês não sabem só falta agora o senado aprovar para corta ele!!! e vocês estão preocupados se o samba é bom ou ruim??? Boa tarde a todos!!!!

  • Avatar
    19/10/2011 13:34:21eliomar g silvaMembro SRZD desde 09/04/2009

    Não achei esse samba tão ruim assim, não. Há uns 3 bem piores. Entretanto, há uma safra muito boa de sambas enredo, como os da Portela, Vila Isabel, Salgueiro e Unidos da Tijuca. Há também sambas medianos como Grande Rio, Mangueira e a própria Imperatriz. No mais...

  • Avatar
    19/10/2011 12:37:33SantosMembro SRZD desde 18/10/2011

    SAMBA ENREDO, IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE NOTA 0 ZERO

  • Avatar
    19/10/2011 12:10:42antonio carlosMembro SRZD desde 17/10/2011

    olá,tá todo mundo criticando o samba escolhido.será que todos estão errados e só alguns estão certos, honestamente quem participou de algumas das eliminatórias ,sabem que esse não era o melhor samba.tive oportunidade de presenciar algumas delas,sei disso,não conheço nenhum compositor da escola ,por isso posso comentar com isenção,fui a quadra porque gosto da escola e de samba. haviam pelo menos dois sambas melhores que esse e não estou dizendo em relação a melodia,que até é boa. mas no que diz respeito ao enredo,fala muito pouco do homenageado e das suas obras literárias,pois é por causa dessa obras que jorge amado é mundialmente conhecido.infelizmente a escola vai com certeza ser penalizada pelos julgadores,já vai sair atrás das outras escolas,tenho certeza que vai haver alguma fantasia em aguma ala retratando alguma dessas obras mas no samba não vai haver,prato cheio para aqueles julgadores que só estão ali para retirar decimos.QUE PENA!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    19/10/2011 08:45:48Mauro AmoedoMembro SRZD desde 13/05/2009

    Moro em Belém e estou acompanhando a escolha so pela internet mais pelos comentarios que li o samba e tão ruim assim, sera que infelizmente mais um ano em que a escola vai ter que amarga uma pessima posição e torcer para que ela não seja rebaixada para o grupo de acesso

  • Avatar
    19/10/2011 07:01:57JOSENILDO BATISTAMembro SRZD desde 18/10/2011

    TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA, DOS SAMBAS DE RODA ESQUECE AS MÁGOAS. TIÃ?TA SE BEBER FAZ GRAÃ?A, QUINCAS BERRO D'ÁGUA AGITANDO A MASSA. QUE SAUDADES ISSO SIM Ã? UM SAMBÃ?O VERDADEIRO E A CARA DO NOSSO QUERIDO E INESQUECÍVEL JORGE AMADO. VIVA O IMPÃ?RIO SERRANO QUE SOUBE FAZER UMA OBRA IMORTALIZADA NA MEMÃ?RIA DE TODOS POIS ESTAMOS EM 2011 E AINDA NOS LEMBRAMOS DESSA GRANDE OBRA, E DAQUI A 22 ANOS EM 2033 SERÁ QUE IREMOS NOS LEMBRAR DESSE SAMBINHA MURCHO DA IMPERATRIZ 2012. O QUE VCS ACHAM ?

  • Avatar
    19/10/2011 06:15:27eduardo amaral do carmoMembro SRZD desde 15/04/2009

    bom dia a todos ! como sou da verde e rosa, e tenho um apreço enorme , pela co- irmã de ramos , lendo os comentarios dos amigos , fico receoso ! acho que a LIESA orgao maior do samba carioca ! não vai entrar nessa de julgar este samba , pelo o do imperio serrano , são epocas diferentes , escolas diferentes , com harmonia , e com baterias bem distintas ...o andamento do samba de 1989 era um , hj outro bem mais ..rapido...apesar de falar em jorge amado , acho que o carnavalesco Max ( que ja tive a honra de trabalhar), iria abordar temas diferentes... vou me abester de falar do samba ( pois não ouvi) , tenho um grande amigo que estava na final ;;;( o dele era muito bom ) , mas com a competencia do patrono...do carnavalesco...mestre de bateria ...comunidade....e harmonia ( umas das melhores) , acredito que o samba cresca e que a verde e branco de ramos..faça mais um grande desfile sorte ! a imperatirz !!

  • Avatar
    19/10/2011 02:58:03SAINTCLAIRCUNHAMembro SRZD desde 19/10/2011

    ESTOU FELIZ PELO NASCIMENTO DE MEU NOVO SOBRINHO APÃ?S A MORTE NATURAL DO MEU SAMBA QUE CONSIDERO COMO FILHO E COM CERTEZA OS OUTROS 34 SOBRINHOS FILHOS DE TODOS OS COMPOSITORES DA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE QUE PARTICIPARAM DESSA DISPUTA ENTRE IRMÃ?OS VENHO EM MEU NOME E DA MINHA PARCERIA PARABENIZAR . A BELA OBRA QUE ORGULHA A TODOS , POR REPRESENTAR COM QUALIDADE A TRADIÃ?Ã?O DE NOSSA MARAVILHOSA ALA PARABENS PELO PRESENTE QUE A PARCERIA ALEXANDRE DIMENDES E CIA ,ENTREGARAM A NOSSA QUERIDA IMPERATRIZ

  • Avatar
    18/10/2011 23:23:00julianaMembro SRZD desde 18/10/2011

    Perdi meu tempo indo a quadra da escola e realmente escolheram o PIOR samba. Sem dúvida os melhores eram o da parceria do Bira Carvalho e cia e do me leva e cia. Tinha a plena certeza de que se a escolha fosse honesta e justa um dos 2 seria o vencedor. Isso nos mostra que a escolha não é baseada no melhor,queria mt saber como ela é feita,apesar de já imaginar. O melhor de td isso é saber que com certeza a Imperatriz não será a campeã do carnaval de 2012!

  • Avatar
    18/10/2011 23:10:31DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Até o momento, pelo meu gosto pessoal, eu classificaria assim as escolhas das escolas: 1 â?? PORTELA; 2 â?? VILA ISABEL 3 â?? UNIDOS DA TIJUCA 4 â?? GRANDE RIO 5 â?? SALGUEIRO 6 â?? IMPERATRIZ 7 â?? MANGUEIRA 8 â?? RENASCER 9 â?? SÃ?O CLEMENTE 10 â?? MOCIDADE 11 â?? PORTO DA PEDRA 12 â?? UNIÃ?O DA ILHA

Comentar