SRZD


15/07/2008 19h21

Trabalhos manuais para desenvolver o cérebro infantil
Redação SRZD

O desenvolvimento cerebral das crianças é ameaçado por sua incapacidade de trabalhar com as mãos em casa e na escola, informou um jornal britânico nesta segunda-feira (14). O fato de as escolas abandonarem as aulas de marcenaria, música, mecânica e artes, além da preferência das crianças pelo computador, vem tornando o Reino Unido em um "software", em vez de uma sociedade "chave-de-fenda", afirmava a publicação.

"Trabalhar com suas próprias mãos no ambiente de um mundo real em '3D' é um fator imperativo para um completo desenvolvimento cognitivo e intelectual. Isso permite que os jovens tenham conhecimento de como o mundo realmente funciona na prática, dos materiais e dos processos. Além disso, conseguirão fazer julgamentos de conceitos abstratos", afirmou o Dr. Aric  Sigman, autor do relatório.

O estudo aponta exemplos de crianças com 11 anos de idade, que possuem certas deficiências em determinadas áreas de seu desenvolvimento cognitivo e uma redução das habilidades de jovens engenheiros e aprendizes de conceitualizar problemas mecânicos óbvios.

"As implicações para a economia são significativas e realmente vão melhorar a questão das habilidades da mão-de-obra para usar o computador em pesquisas, design e desenvolvimentos. Mas, os pais têm a responsabilidade de garantir que as crianças terão mais 'trabalhos manuais'", explicou Sigman.

Para o especialista, é necessário também que as escolas abram mão da atitude esnobe de praticar os testes vocacionais nas escolas. "Trabalhar com as mãos é considerada uma atitude desclassificada e os cientistas, muitas vezes, são vistos como 'trapaceiros'".


Comentários
  • Avatar
    12/03/2016 10:04:45lenomarkesAnônimo

    Ótima matéria !!

  • Avatar
    19/08/2008 19:58:05viviane frinziAnônimo

    texto sobre trabalho manual infantil

  • Avatar
    31/07/2008 12:50:32claudiaAnônimo

    Se de 1a ulhada

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.