SRZD


23/10/2011 04h49

Viradouro consagra parcerias de Diego Nicolau e Fábio Borges
Rafael Menezes

A Viradouro organizou uma grande festa, na noite deste sábado, para o momento decisivo da escolha do hino oficial para o Carnaval 2012. O evento contou com show da bateria, tendo à frente a nova rainha, a atriz Monique Alfradique, que mostrou muito samba no pé e simpatia, além da apresentação de outros segmentos da escola.

A agremiação levou quatro sambas para a grande final, das parcerias de:

Gilberto Gomes, Heraldo Faria, J.Lambreta, Vanderlei Sena, Gilberth, Rodrigo Ronanda e Floriano do Carangueijo; 

Renan Gêmeo, P.C. Portugal, Rodrigo, Diego Nicolau, Fernando Johara, Felipe Filósofo e Diego Moura;

André Quintanilha, Bira do Canto, Dejair, Mocotó, Luiz de Oliveira, Dr. Yrapuã e Marcelo Lima;

Fábio Borges, Claudinho Mattos, Erik Borges, Énio Almeida, Vitor Adolfo, Daniel Louzada, Dudu Oliveira e Marcello Bertolo.

Após a perfomance dos compositores dos quatro grupos, a escola de Niterói decidiu pela junção de duas obras: a de Diego Nicolau e a de Fábio Borges. O presidente da Viradouro considerou, principalmente, a opinião da Velha-Guarda ao definir o campeonato de samba-enredo para o Carnaval 2012.

Gusttavo Clarão anunciou a fusão dos sambas. Assista:

Sobre o saldo de sua administração, Clarão relatou que um dos diferenciais para a ascenção da Viradouro foi a credibilidade da diretoria junto aos fornecedores. Além disso, o dirigente citou a participação do colaborador da escola, Rafael Alves, na reestruturação do grupo.

"Ele chegou para somar forças. Temos também o apoio da prefeitura de Niterói e de recursos provenientes da Lei Rouanet. Vale ressaltar também a colaboração das empresas da região em nosso Carnaval", expôs.

Um dos pontos altos da noite ficou por conta da comissão de frente. Comandados pela coreógrafa Luciana Yegros, os bailarinos encenaram o clássico de Michael Jackson "Thriller" no palco da vermelha e branca.

Totalmente à vontade, mestre Pablo, trajado com uma roupa vermelha semelhante a do saudoso cantor norte-americano, interagiu com o grupo e arriscou danças divertidas, fato que agitou o púbico. Em seguida, o diretor de bateria conduziu os ritmistas, posicionados no palco que tinha uma decoração temática de Halloween.

Monique Alfradique: "Quero fazer história na Viradouro"

Numa rápida aparição, a rainha de bateria Monique Alfradique ficou à frente de seus súditos e ensaiou a sincronia rítmica com as bossas executadas. A atriz permaneceu na quadra da escola durante toda a disputa de sambas, que começou pouco antes das 2h. A nova majestade falou ao SRZD-Carnaval que a intimidade com a obra de Nelson Rodrigues vem dos tempos de teatro.

"Eu fiz 'A Mentira' ao lado do Nuno Leal Maia. Desde então, me apaixonei pela obra do Nelson Rodrigues. Defender o enredo sobre um escritor brasileiro na minha escola de coração, sendo rainha de bateria, é um privilégio", declarou com entusiasmo.

Sem saber detalhes da fantasia que vestirá em 2012, Monique não poupou o desejo de reverter o fato de que alguns amigos não consigam vê-la como rainha. Seu característico traço angelical contrasta com o porte robusto de Juliana Paes e Luma de Oliveira, beldades que reinaram na vermelha e branca. "Quero fazer história na Viradouro assim como Luma e Juliana. Vou encarnar uma personagem de Nelson Rodrigues na Avenida", disse otimista e sem pudor algum.

Sem medo da irreverência, o carnavalesco da Viradouro, Alexandre Louzada, apostou numa sinopse em forma de crônica, estilo literário que consagrou o homenageado Nelson Rodrigues. "Mando uma carta para ele, pois quero revelar o que há por trás do buraco da fechadura da vida. Quero descobrir o que existe no submundo da alma humana, as nuances que o Nelson retratou como ninguém", declarou.

Se na obra do dramaturgo, há um elo entre nudez e castigo num título, Louzada garante que, no desfile da Viradouro, essa mesma nudez será perdoada. Essa afirmação foi feita pelo carnavalesco logo após ele ser indagado sobre a presença de componentes nus na próxima apresentação da escola.

"Estou trabalhando mais com o lado do bom humor. Na festa de apresentação dos protótipos, isso vai ficar evidente. Pedi aos compositores, inclusive, que se despissem da moralidade, do senso crítico e estrapolassem nas criações. Por fim, tivemos quatro obras magníficas", exaltou Louzada.

Já que a Viradouro está se despindo de tabus em sua narrativa carnavalesca para adentrar a Sapucaí, há de se destacar que a palavra vergonha pode ser deixada para trás, logo na concentração. "Acho que a escola se imbuiu desse espírito da perda do pudor. Fui até mais comedido do que eles", brincou o carnavalesco, sem despir a ousadia do tema.

- Fogos atingem torcedores na final de samba-enredo da Viradouro

Confira o samba resultante da fusão das composições:

Veja as imagens da noite:

Foto: Ary Delgado

Foto: Ary Delgado

Foto: Ary Delgado

Foto: Ary Delgado

Foto: Ary Delgado

Foto: Ary Delgado

Foto: Ary Delgado

Fotos: Ary Delgado


Veja mais sobre:ViradouroCarnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    29/10/2011 19:11:20CoutinhoMembro SRZD desde 29/10/2011

    Qualquer um dos dois sambas poderiam representar a escola facilmente, o que não poderia acontecer com os outros dois sambas. O samba do Mócoto era comum e cansativo, o samba do vaiodoso Gilberto então...Nossa Senhora, muito fraco mesmo, letra fraquíssima e melodia de bloco de rua!!! Os outros dois sambas eram muito bons e simplesmente pegaram o melhor dos dois e juntaram... Ficou ótimo!!!

  • Avatar
    29/10/2011 19:03:12Luiz do PandeiroMembro SRZD desde 28/10/2011

    Eu acho que uma junçao só pode ser feita em ultimo caso pois acho que unindo obras o samba perde o brilho de uma concepçao individual

  • Avatar
    28/10/2011 15:30:57suzanaMembro SRZD desde 26/07/2011

    BARBARA si é que é seu nome mesmo espero que vcs que batem no peito que sao viradouro nao comecem a falar que ja é campeao igual os 2 ultimos anos, para nao vim parar deves em niteroi vai de vagar de vagar porque voces estao mal e mt mal, o samba que eu vi foi so fogos letra nao tem refrao mt menos como vao juntar duas m vamos ver no que vai dar

  • Avatar
    25/10/2011 16:46:02roberto carlosMembro SRZD desde 24/05/2010

    se fosse para juntar samba seria o dois meninos com o samba de mocoto mais como o negocio e fazer media conseguiram o que queriam.

  • Avatar
    25/10/2011 13:04:10DesculpemasMembro SRZD desde 07/08/2011

    ...sergio alves esse paloma vivia na Porto da Pedra "financiando" compositores...e oferecia merreca pros caras, maior sanguessuga!!!

  • Avatar
    25/10/2011 12:14:33gkhg.hjlh...,;lkk.vMembro SRZD desde 14/12/2009

    Muitos fazem criticas pelo samba. Estava lá e acho que foi uma boa escolha, não havia muitas opções e esse tal Nelson Rodrigues, não só escrevia fascinava, então o Maximo que irá ocorrer Nelson ser maior que o samba. Acho que foi uma boa idéia... e mais saber que a velha guarda e quem determinou demonstra que não e um absolutismo um manda e os outros escutam. A única escolha feia da escola e a Rainha de bateria, Acho que a Monique e Muito cru para isso, hora de Ousar Quitéria Chagas, sei que tem patrocínio envolvido mais a mídia e o maior patrocínio que há.E seria um susto para o Império serrano.

  • Avatar
    25/10/2011 11:18:09sergio alvesMembro SRZD desde 21/03/2010

    Samba mediano, harmonia muito ruim, dir. de carnaval não existe. e aí presidente como fica. o gordo (bebeto) muito fraco, não consegue andar, o celso marionete de bobo, pablo se acha o tal fraco, m. paloma so é conhecido porque e dono de motel, gabriel so fica no palco e mais nada, e aí presidente! Agora é a VERA!!! PS. MARIA DA SILVA o bebeto e o pablo que não sabe nada ( torcia no palco atraz da cx. de som com a roupa da harmonia ) pelo samba do claudinho.

  • Avatar
    24/10/2011 19:52:28Severino NiteróiMembro SRZD desde 19/09/2011

    Ã? isso ai Maria por ocasião da eleição na Viradouro eu comesei a denunciar isso tudo que você postou sobre a mesma no Orkut da comunidade Viradouro e por estar falando a verdade eu fui expulso da comunidade pelo seu dono. Eu quero te parabenizar pelo que você postou porque sei que tudo é verdadeiro. ao Martuga embora eu torcesse para o samba de Gilberto, Heraldo e Cia, a minha segunda opção era o samba de Mocotó e cia, porque para mim que me considero sambista, o que vale e o samba enrendo na sua excência e não aparatos de tocidas, fogos e outras coisas. Parabéns ao Desculpemas e ao Preguinho pelas postagens. mas peço que continuem lutando pelo samba verdadeiro, abraços.

  • Avatar
    24/10/2011 19:10:15MARTUGAMembro SRZD desde 07/04/2009

    Obrigado, Preguinho do Ritmo, pela sua resposta. Garanto que doravante, jamais gastarei meu dinheiro comprando ingressos para assistir disputas de sambas de enredo. Também quero deixar uma recado para os dirigentes das Escolas. Voces já perceberam como diminuiu a frequencia nas quadras das escolas de Samba.

  • Avatar
    24/10/2011 19:09:38Maria da Silva HomeroMembro SRZD desde 07/09/2009

    continuação: Rubinho, Bebeto e Rildo torciam descaradamente pelo samba de Paulo C. Portugal e Cia., e Gustavo e Rafael Alves pelo samba de Claudinho (sobrinho de Gustavo) e Cia., numa verdadeira falta de respeito a compositores consagrados da Viradouro e do mundo do samba como Mocotó, Eraldo Farias, Gilberto Gomes e outros, e outra conscidência foi o aparado de luzes e cores muito usado no bailes fanks chegando ao ponto de apagar a luzes da quadra, expediente esse usa por ocasião da final do samba de 2010 (aquele mesmo que derrubou a Escola de grupo) já citado aqui. Essa é a verdade nua e crua e para finalizar vou aqui repetir frases do Sr. Poronga já postado aqui anteriormente: Do Presidente só podia esperar isso. Mas o cara que aparece na midia como o provedor da justiça, correto e digno da confiança de todos e muitas outras coisas...Como confiar e acreditar nos homens!. Viradourenses vocês estão no caminho certo. O caminho que o Brasil segue. Parabens para os sambeiros que estão conseguindo acabar com o samba enredo.

  • Avatar
    24/10/2011 19:04:14DesculpemasMembro SRZD desde 07/08/2011

    ...preguinho falou tudo: "verdadeiros sambistas não estão resistindo..." Não me canso de falar, se fossem sérios a escolha de samba seria com a quadra fechada e os componentes escolhendo como receitua o mestre Monarco. Na verdade os exterminadores de escolas de samba fazem de tudo para ganhar uma graninha!!! Gustavo Apagado e Átila, o Traíra da Império foram eleitos em desconformidade com o estatuto, lá também ganhou um samba do escritório do Arlindo que é horroso....Dona Bárbara somente a senhora detém a verdade!!!

  • Avatar
    24/10/2011 18:37:41Maria da Silva HomeroMembro SRZD desde 07/09/2009

    Dona Barbara, a senhora que é um fake, vendo o seu perfil, esta é a primeira vez que posta no site. Então já que a senhora fala em covardia, vomos nos reportar a 2010, quando Gustavo Clarão e Rubinho vulgo Rubinho Promotor fizeram um samba péssimo colocando como laranjas Floriano do Carangueijo, Sacadura Cabral e Gustavo Barbella, e armaram com o presidente através de um impresário, na maior mutretagem para ganhar o samba o que levou a escola ao grupo A, Logo em seguida forjaram uma eleição passando por cima dos estatudos da Escola já que pelo mesmo nem Gustavo e nem Rildo Seixa poderiam ser candidatos por não terem desfilado no ano anterior pela Viradouro, arranjaram uma declaração do ex-presidente (já que não era mais presidente não poderia assinar mais nada pela Escola) de que teriam desfilado pela mesma, arrumaram com Paulo C. Portugal uma outra declaração que Gustavo teria desfilado na Ala de Compositores, todos os compositores sabem que isso não é verdade, negociaram com Gabriel varias entradas de componentes fantasma na comunidade já que Gabriel e o responsável por aquele setor, prometeram a comunidade levar a Viradouro ao grupo Especial, e pagar toda as dividas da Escola o que não aconteceu ao contrario a divida aumentou. Esse ano abusando da boa fé dos compositores fizeram dois samba o do Paulo C. Portugal e Cia e outro para Claudinho Clarão sobrinho de Gustavo, botaram como mentores financeiros no primeiro Bebeto (Diretor Geral de Harmonia, "assim êle se intitula" no outro Rafael Alves que junto com Rildo formam a dupla-Senhores Dinheiro, que são denominados de colaboradores), se a Senhora for boa observadora deve ter notado que os dois samba em palta tinha a mesma entrada na primeira linha, curiosamente a trinta dias mais ou menos já havia varios comentarios sobre a junção dos dois sambas tanto nas comunidades do Orkut como dentro dos seguimentos da Viradouro, outra curiosidade e que nas elimintórias se via nitidamente que

  • Avatar
    24/10/2011 15:32:35CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Gustavo Apagado essa e interessante, agora soube a rainha, foi escolhida por um que já namorou a Carol Castro e foi para Vira, ser patrono. era óbvio que essa Patrícia desiludida não uma vez não ficaria como rainha de bateria da escola, agora soube a fusão, vou esperar. pois escutei pouco e deva ser melhor do que a fusão da Ilha.

  • Avatar
    24/10/2011 14:56:39Preguinho do ritmoMembro SRZD desde 24/10/2011

    Martuga, o que vale numa final não é nada disso que vc perguntou. O que vale numa disputa de samba enredo hoje em dia, Ã? O CONXAVO COM O PRESIDENTE DA ESCOLA( de preferencia fazer o samba com ele ) é QUANTO A PARCERIA VAI PAGAR PARA ESCOLA, QUANTAS MESAS E CAMAROTES COMPRAR, QUANTAS CERVEJAS PAGAR PARA A BATERIA, PARA A HARMONIA, E ETC... Ã? TER CONXAVO COM O CARNAVALESCO, E ETC...E COMPRAR O SAMBA NOS 2 MELHORES ESCRITORIOS DO RIO DE JANEIRO TAMBEM CONTA MUITO O samba de verdade, o compositor de verdade, está quase acabando, poisos verdadeiros sambistas não estão resistindo a tantas tramoias, tantos escritorios, tantos sambeiros comprando sambas horriveis e gastando fortunas. os verdadeiros sambistas não estão resistindo aos presidentes gananciosos, vaidosos e olhos-grandes de hoje em dia. Está assim na VIRADOURO E em várias escolas...

  • Avatar
    24/10/2011 13:42:39Maria da Silva HomeroMembro SRZD desde 07/09/2009

    Ã? uma mutretada mesmo Dona Barbara Rubinho e Gustavo Clarão estão usando a Escola para satisfazer suas vaidades. na proxima postagem vou me reportar a 2010, espero que não diga que meu email não é valido.

Comentar