SRZD

'Dá gosto cantar na Águia de Ouro', diz Serginho do Porto

Raul Machado | Carnaval/SP | 08/11/2011 12h07

Foto - Raul Machado - SRZDInterpretando os sambas da Águia de Ouro desde 2001, Serginho do Porto vive um momento de bastante felicidade e
alegria na agremiação.

Em entrevista especial ao SRZD-Carnaval/SP, o cantor demonstra empolgação ao falar da escola do coração no Carnaval de São Paulo.

"Eu me sinto um privilegiado em fazer parte da família Águia de Ouro. É motivo de orgulho participar desta entidade."

Comemorando uma década como voz da "Águia da Pompéia", Serginho relembra os momentos marcantes desta trajetória.

"São muitas histórias e momentos inesquecíveis, no entanto, três momentos são especiais. O momento da emoção de 2007, quando fizemos um desfile fantástico e quase conquistamos o título. O momento da superação de 2009, quando desfilamos no grupo de acesso e retornamos ao especial e o momento do crescimento que foi 2011, onde fizemos um desfile tecnicamente perfeito e a comunidade mostrou sua força."

Sobre o Carnaval de 2012, o intérprete que é também autor de sambas e hinos de exaltação da azul e branca da Pompéia, demonstra confiança no samba e aposta na força da comunidade para a conquista do sonhado título.

"Temos um ótimo tema, um belo samba e uma grande comunidade. Com tudo isso a favor, fica muito mais fácil. Vamos desfilar no horário nobre e a diretoria está empenhada na realização de um grande desfile. Pelo desfile que fizemos em 2011, a colocação foi absolutamente injusta. Estamos cada vez mais próximos do título."

Além da Águia de Ouro, Serginho defenderá as cores da tradicional Acadêmicos do Salgueiro, no Carnaval carioca de 2012. Para ele, a dupla jornada não representa dificuldade.

Foto - Acervo Pessoal - Serginho do Porto"Já estou acostumado com a rota Rio-SP. Como canto com amor tudo se torna mais saudável e natural. Quartas e sábados estou no Rio e no domingo estou na Pompéia."

Sobre este assunto, Serginho conta um fato inusitado.

"Já cantei em duas escolas no mesmo dia. Em 2002, a Águia de Ouro era a quarta escola a desfilar e o Estácio de Sá, a sexta agremiação a se apresentar na Sapucaí. Eu cantei na Estácio e fui correndo para o aeroporto. Lá, um jatinho me aguardava. Quando cheguei no Anhembi, o presidente Sidnei tinha acabado de dar o grito de guerra. Foi emocionante. Em 2010 foi a mesma situação, acrescentando o desfile pelo Salgueiro no domingo."

Serginho do Porto - Uma trajetória de sucesso

Serginho cantou pela primeira vez aos 14 anos em 1978, no Bloco Flor da Vila, em São João do Meriti, defendendo um samba. No ano seguinte, se tornou compositor e intérprete do Bloco Galeria. Era apenas o início de uma trajetória de sucesso no Carnaval Brasileiro.

Com passagens pela Unidos da Ponte, Unidos da Tijuca, São Clemente, União da Ilha, Império da Tijuca, Estácio de Sá, Caprichosos de Pilares e Acadêmicos do Salgueiro, Serginho conquistou o seu espaço entre os grandes intérpretes do samba.

Em paralelo a folia dos desfiles, realizou diversas apresentações em todo o país.

No ano de 1999, ao lado de Dominguinhos do Estácio, Preto Jóia, Wantuir e Jackson Martins (in memorian), fez parte do grupo "Puxadores de Samba", atingindo um sucesso a nível nacional.

Em carreira solo, lançou três projetos, ambos com canções inéditas e regravações exaltando a cultura popular brasileira.

Conheça um pouco mais de Serginho do Porto

Foto - Acervo Pessoal Serginho do PortoTime:  Vasco da Gama
Istrumento que toca:  Tantã e Pandeiro
Hobby:  Assistir vídeos de desfiles carnavalescos
Comida: Bacalhau
Ídolos:  Roberto Carlos e Maria Rita
Influência musical:  Neguinho da Beija-Flor e Haroldo Melodia
Sonho pessoal:  Ficar cercado apenas de amigos verdadeiros
Sonho Profissional:  Seguir a carreira com Saúde
Desfile inesquecível:  1998 (Unidos da Tijuca - Centenário do Vasco), 2003 (Estácio - Ninguém acreditava na escola e ela perdeu o titulo por muito pouco) e 2007 (Águia de Ouro - a melhor colocação da escola) 
O que gosta de ouvir sem ser samba: MPB
Música favorita:  "É preciso saber viver" - Titãs
O que é o samba pra você:  Tudo. Foi através do samba que conquistei tudo
Maior orgulho:  Ter feito parte do desfile do Centenário do Vasco da Gama
Maior decepção:  Ter encontrado falsos amigos no meu caminho 

- Clique aqui e acompanhe as notícias do Carnaval carioca no SRZD-Carnaval