SRZD


09/11/2011 10h59

Indignado, Laíla rebate projeto de lei que proíbe desfile de crianças
Luana Freitas

Foto: Divulgação / Irapuã JefersonApós a polêmica do projeto de lei sobre proibir crianças de desfilarem na Sapucaí, o SRZD-Carnaval conversou com o diretor de Carnaval e de Harmonia da Beija-Flor de Nilópolis, Laíla, para saber mais sua opinião sobre o assunto.

- Laíla diz que Beija-Flor 'não tem nada pronto' para 2012

O projeto de lei é de autoria do vereador Jorge Manaia. A ementa do projeto determina "a proibição da participação de crianças no desfile de agremiações carnavalescas e gupos assemelhados, no âmbito do município do Rio de Janeiro, na forma que menciona e dá outras providências". Segundo o vereador, é preocupante o tom libidinoso, além das atitudes libertinas que dominam as pessoas na época do Carnaval.

Como um amante e produtor experiente do Carnaval, Laíla defende a festividade e é enfático ao dar sua justificativa sobre a intenção de Manaia com o projeto.

"Isso não tem objetivo. Tem muitas coisas para ele se preocupar. Ele sabe que a maioria é família carente que gosta do que faz, que buscam caminhos profissionais no Carnaval. Muitos funcionários que tenho no barracão começaram a trabalhar com 14, 15 anos de idade - quando ainda era permitido - porque gostavam da atividade", disse.

O diretor afirmou que não se deve "pegar a escola de samba como cobaia", ressaltando o bom tratamento e a preocupação que a Beija-Flor tem com as crianças, tendo em vista os orfanatos, a distribuição de cestas básicas e outros aspectos que provam que o Carnaval traz bons frutos para os jovens.

"O Rio de Janeiro está infestado de crianças pela rua. É com isso que ele tem que se preocupar. Ele tem que ver a alegria das crianças no dia de Carnaval e nos ensaios, o que a gente proporciona para elas", defendeu.

A escola foi escolhida pelo programa "CQC" para opinar sobre a questão, na edição que foi ao ar na última segunda-feira.

Leia o que diz o projeto de lei:

PROJETO DE LEI Nº 542/2010

EMENTA:                  

"DETERMINA A PROIBIÉÉO DA PARTICIPAÉÉO DE CRIANÉAS NO DESFILE DE AGREMIAÉÉES CARNAVALESCAS E GRUPOS ASSEMELHADOS, NO ÉMBITO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NA FORMA QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÉNCIAS".

Autor(es): VEREADOR DR.JORGE MANAIA

A CÉMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A :

    Art.1º - Fica proibido o desfile de crianças em qualquer agremiação carnavalesca, ou grupo assemelhado.

    Parágrafo Énico - Excetua-se da proibição prevista no caput a participação de crianças em Escolas Mirins, e em alas compostas exclusivamente por crianças, desde que não fique evidenciada nenhuma forma de erotização.

    Art. 2º - A inobservância da determinação contida no artigo anterior, sujeitará a agremiação às penalidades de advertência ou multa que deverão ser aplicadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo, cuja variação deverá estar compreendida entre a faixa de R$ 3.000,00 (três mil reais) a R$ 30.000,00 (trinta mil reais), por criança.

    Parágrafo Énico - O Pode Executivo poderá, por meio de decreto, estabelecer a gradação das multas, respeitados os parâmetros fixados no caput.

    Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

    É notório o grande número de ocorrências que tomamos conhecimento, todos os dias, vitimando nossas crianças, por encontrarmos pessoas envolvidas com a prática repulsiva da pedofilia, em todos os ramos da sociedade.

    Não sou contra, em linhas gerais, os festejos que envolvem o carnaval, e também não podemos negar a beleza, e o esplendor que o desfile das Escolas de Samba nos proporciona. Fato preocupante é o tom libidinoso, e as atitudes libertinas que tomam conta de algumas pessoas nessa época.

    O fato é que no carnaval somos bombardeados por idéias, e imagens, principalmente veiculadas pela mídia, apelando para o erotismo, a sexualidade, e total descaso dos nossos valores morais.

    O objetivo do presente projeto é a proteção das nossas crianças, com a conseqüente diminuição da vulnerabilidade, que o carnaval inexoravelmente as expõe. Busca-se eliminar, ou mesmo diminuir, o quanto possível, a investida de pessoas que, por oportunismo, aliciam, e as abordam de maneira covarde, procurando assim, contribuir para nos livrar desse mal que é a pedofilia.

    Fixei parâmetros mínimos e máximos para que, em homenagem ao princípio da legalidade, o Executivo possa fixar, por decreto, a forma como irá fiscalizar e como irá aplicar as eventuais punições. Assim o fiz por entender que ao Executivo não lhe foi dado o Poder de editar Decretos Normativos, mas sim, apenas os Regulamentares.

    Assim sendo, apresento a presente proposta legislativa a fim de proporcionar a preservação do respeito, dignidade, e a integridade física psíquica e moral de nossas crianças.


Veja mais sobre:Beija-FlorCarnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    07/12/2011 16:44:46Marcelo da nilopolisMembro SRZD desde 07/12/2011

    Acho que todas escolas de samba deveriam,ter creches,,trabalhos manuais,reciclagem,etc.para tirarem as crianças das ruas,isso é, mais preciso do que samba.Tem que ocupar o tempo e amente de nossas crianças para mais tarde não ficarem como estão jogados no vicio,como vejo todo dia.Então um pouco de um e de outro isso irá certamente ajudar muito.

  • Avatar
    07/12/2011 16:40:33Marcelo da nilopolisMembro SRZD desde 07/12/2011

    Acho que crianças devem desfilar escola mirim,,não gosto de vereador é apenas minha opinião tem dois sobrinhos jamais desfilam em escolas grandes.Acho que temos outros assuntos com mais necessidadepara as crianças,educação,alimentação,escol a,e uma boa casa,será que algue, de escola de samba quer ajudar? Isso seria mais interessante,do que discutirmos sobre criança em escola de samba.Crianças precisam de muitas coisas que ás vezes os pais não podem darem. essa é mina opinião.

  • Avatar
    17/11/2011 02:08:03NelsonMembro SRZD desde 15/11/2011

    ..(continuando)..Tem coisas que são terriveis ou sujas na mente de um adulto, mais um criança não irá perceber se alguem não "fabricar trauma" na mente delas. Lembram do filme " A Vida é Bela"? O mundo estava no caos, e a criança achava que aquilo era diversão, resultado " o mal passou, a bondade e a inocencia triunfou perante o mal". Levar crianças para o carnaval para se divertir é uma coisa, levar crianças para festas e tratá-las mal ou agredir-las verbalmente ou fisicamente não parece que tenha haver com diversão. Este senhor Manaia. juntou tudo num mesmo pote, agora joga essa mistura em cima do povo. Evangélicos tem parar que achar que é deus, regras de livros nunca ajudaram ninguem, ao contrário, serve mais para punir do que para ajudar. Não consigo ver diferença entre advogados e evangélicos, os dois não ajudam ninguem, roubam dos mais pobres, e ainda querem punir as pessoas por falta do que fazer. Sem ao menos fizesse sentido, mais não... Eles dizem que nudez e sexo é algo proibitivo e sujo, mais toda raça humana tem corpo quase idêntico, sendo normal ver qualquer corpo nu desde o começo dos tempos, e o sexo é a ação que o ser humano mais faz junto com respirar, andar e piscar os olhos. Quer dizer, essas punições são sem sentido! O verdadeiro mal continua rindo, debochando desses "inquisitores" e se multiplicando nas pessoas, como a ganancia, a mentira e principalmente a raiva. A moralidade humana é oca, não pensa direito, só manda nas pessoas e jamais ajudou alguem..

  • Avatar
    17/11/2011 02:04:56NelsonMembro SRZD desde 15/11/2011

    Julio, as crianças são de responsabilidade de quem as fez até a idade de 18 anos de acordo com a lei desta nação. Se a criança passa fome,sede,cansaço ou qualquer mal que possa ocorrer devido há uma ação, a resposabilidade de inibir é do adulto que é legalmente responsavel pela tal criança. Quem deve decidir o que elas tem que fazer ou aonde ir, é do responsavel. Apenas dele. A liberdade tem que ser bem vista para a criança, exceto se houver algum mal a ela, fisicamente ou psicológicamente. Caso isso ocorra, é dever procurar a causa disso e procurar a melhor solução do fato. Somente se a criança continuar sofrendo e os pais não forem capaz de tomar decisões para evitar esses problemas, o estado tem que se sobrepor e tomar conta da situação. Mais isso não muda a liberdade que deve existir em qualquer ato em relação a criança. Se algo causa mal, resolva este mal, mais tem ter o cuidado de verificar "qual é" realmente este mal, pois as pessoas costumam disvirtuar uma situação para exagerar ou modificar ao seu favor. Deve-se tomar cuidado para não se deixar levar pelo lado sentimental da situação, e ver friamente o que causa e o efeito de tal problema. Certos problemas com crianças poderiam ser facilmente evitados, se pedagogos e psicólogos não fossem fábricas de traumas. Nos EUA uma psicóloga recentemente perdeu sua licença por manipular casos de suspeitas de agressão e pedofilia. Como vocês devem pensar?.. Assim: uma mãe levava a criança a uma delegacia com suspeita de agressão ou abuso, aí a criança passava por essa psicóloga, esta psicóloga( eu falo o nome dela, se chama Linda Bennardo) induzia as crianças a mentir e a dizer que o pai ou mãe fazia aquilo que a psicóloga queria que tivesse ocorrido. (Até um brasileiro foi vitima dessa manipuladora). Enfim, ao olhar uma ação que ocorra há uma criança, tente ver o que faz ou fará mal a ela. Tem coisas que são terriveis ou sujas na mente de um adulto, mais um cr

  • Avatar
    16/11/2011 19:07:05Luiz do PandeiroMembro SRZD desde 28/10/2011

    Tenho que concordar com o Laíla. As autoridades querem enfraquecer a cultura nacional querem tirar as crianças do samba e o samba das crianças. Esse vereador tem que catar o que fazer, vai lavar um tanque de roupa. Quero ver se vao proibir as crianças de irem nos musicais da Disney, ou no show do Justin Bieber é claro que não pois esses politicos sao piniqueiros ficam tentando pagar de moralistas para os babacas do exterior.

  • Avatar
    16/11/2011 19:05:46Valéria-BandidaMembro SRZD desde 23/07/2011

    CRUZ CREDO! ESSE TAL DE LAÍLA PARECE MAIS A MISTURA DA MADADME-MIM E DO CAPETA COMENDO MARÍLOLA. AH COMO EU TÃ? BANDIDA!

  • Avatar
    16/11/2011 10:46:20Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    "Portelense" de Madureira,... se liga, você não é portelense nem aqui nem na China, você é torcedor da Renascer,você é um daqueles fakes que falam todo dia aqui que a Renascer vai ficar e as outras vão cair. Aliás você também deve fazer parte da igreja do tal vereador pra tá defendendo ele. Só te corrigindo, o tal vereador NÃ?O tem esse poder, ele é apenas um vereadorzinho de meia tigela, nem deputado aquela coisa é. Portanto você esta precisando aprender mais de lei, e o princípio da constituição que diz que todo Brasileiro tem o direito de ir e vir, inclusive as crianças. Sou Portelense de coração, mas estou com o Laíla, o cara entende muito de carnaval, ele tem 51 anos de samba, e se ele este tá falando é porque ele sabe o que diz. Parabéns a Beija-Flor que tem um profissional defensor do carnaval como o Laíla!

  • Avatar
    16/11/2011 10:26:55Portelense de madureiraMembro SRZD desde 16/11/2011

    Quanta puxação de sacocom esse laíla kkkkkkkkkse fosse outar pessoas falando,ninguém iria apoiá lokkkkk.Acho que essa gente deve beijar os pés do laílakkkkk Eu sou do samba,e estou apoiando o verador,as leis tem qwue mudar.Não tem escola mirim,então!!!!!!!lugar de criança não é na rua de madrugada.agora cada um quer ver seu lado,ainda mais se for para bem estar de alguém Tenho filhos,que já desfilaram muito em escola mirim,e acho qie o lugar dels é na mirim.Não vejo beneficio nenhum,colocar crianças para desfilar,as vezes 4 horas da manhã.cada um tem sua opinião, eu acho que crianças precida de estudo,educção,boa alimentação .Vejo uma besteira esse comentário se o verador quer vetar essa lei,ele tem poder para isso.tem muitas coisas ,que as crianças precisam ale´m de desfilar em escolas de samba ,tarde da noite.

  • Avatar
    16/11/2011 01:18:55RONALDO CULMANT PINHEIROMembro SRZD desde 08/04/2009

    MESTRE LAÍLA...ESTOU CONTIGO NÃ?O ABRO.... ESSE VEREADOR PRECISA ARRUMAR TRABALHO SERIO E NÃ?O BABOSEIRAS...

  • Avatar
    15/11/2011 23:41:53TEREZINHA S BENEDITOMembro SRZD desde 15/11/2011

    COM TANTA CRIANÃ?A PASSANDO FOME NA RUA,A SAUDE NO PAIS NA CTI,OS JUROS PELA HORA DA MORTE, BAIRROS PELO PAIS SEM ESGOTO,COMUNIDADES SEM LUZ E AGUA,SEM ESCOLA,ESTE DEPUTADO,ESTA PREOCUPADO COM A PRESERVAÃ?AO DO RESPEITO,DIGNIDADE, E INTEGRIDADE FISICA PSIQUICA E MORAL DE NOSSAS CRIANÃ?AS?????? EU HEIM.

  • Avatar
    15/11/2011 22:40:11Leonardo RochaMembro SRZD desde 08/07/2011

    Esse projeto de lei e um absurdo as crianças são a renovação do carnaval

  • Avatar
    15/11/2011 21:06:06JAMAICAMembro SRZD desde 28/09/2011

    AMIGO JULIO, voce perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, bem se ver que voce,não conhece nada de escola de samba,só vou te dizer uma coisa: dentro da mesma todos estão em segurança,mais as alas mais protegidas são as alas das baianas e as alas das crianças,quanto á alimentação, eu acredito que todas as escolas de samba no dia do desfile levam um carro só de lanche pras criançinhas com direito á guaravita e tudo,pelo menos na BEIJA FLOR é,´e sempre foi assim. Portanto amigo julio ,NÃ?O FALE BESTEIRA, FIQUE QUIETINHO.

  • Avatar
    15/11/2011 18:38:29jorge ricardoMembro SRZD desde 13/01/2010

    Se crianças não podem ir pros desfiles da escolas de samba... não podem assistir novelas entrar na net ir a igreja - lá tem pedófilos, não em todas, independente da denominação, mas tem que tal criarmos a cidade da criança, com escola, hospital, clube etc e sem os adultos, pois a perversão vem deles ME POUPE NÃ?

  • Avatar
    15/11/2011 17:10:48Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Esse "vereador", se é que essa coisa pode ser chamado assim, quer tirar as crianças do carnaval pra colocar na igreja dele. Mas eu quero que ele mostre 1 caso de um criança molestada em sua integridade dentro de uma escola de samba, não existe nenhum. Já se formos investigar o que acontece dentro da igreja dele com as crianças sairá cada coisa cabeluda! Duvido qualquer igreja fazer pelas crianças o que uma escola de samba faz, a BF por exemplo, eu não gosto dos desfiles engessados dessa escola, mas lá as crianças tem projetos sociais, recreação, aulas , tudo isso para tirar as crianças da ociosidade, e dar um futuro a elas. Duvido a igreja que esse vereador é membro, fazer 10% do que uma escola de samba faz por suas crianças. Isso é inveja de crente recalcado. Pedindo emprestado a frase do Laíla ao cqc; "Que esse Vereador vá pro inferno"!

  • Avatar
    15/11/2011 16:18:43DesculpemasMembro SRZD desde 07/08/2011

    ...gentem onde anda nossa D E M O C R A C I A?!?!? Cada pais decidirão onde seus filhos irão se divertir; agora até isso o Estado vai me impor?!?!?!? O Alex foi certeiro começa assim, com leis bobas e daqui a pouco proíbem o Canrnaval!!! Quem não quer e não concorda não leve seus filhos, fácil assim!!!

Comentar