SRZD


10/11/2011 18h20

Cerca de 150 mil pessoas participam de passeata no Rio pelos royalties
André Silva, Laura Machado e Luis Philipe Souza

Foto: Luis Philipe - SRZD

A caminhada chamada de "Contra a covardia - Em defesa do Rio", de iniciativa do governador Sérgio Cabral, reúne cerca de 150 mil pessoas, de acordo com a Guarda Municipal, no fim da tarde desta quinta-feira no Centro da cidade. O protesto é contra a redistribuição dos royalties do petróleo entre todos os estados da federação. Além de populares, políticos e muitas pessoas de outras cidades compareceram. Mais cedo, as autoridades disseram que o número de pessoas era 200 mil, mas a informação foi corrigida durante a noite.

Até o fim da tarde, os bombeiros já haviam realizado quatro atendimentos. O caso mais grave foi de uma torção no pé. A maioria dos atendimentos que acontece é devido ao calor, que é forte no Rio de Janeiro nesta quinta. Chama a atenção na passeata a desorganização. Sem banheiros químicos espalhados, muitos dão seu jeito na rua mesmo. A sede dos bombeiros para atendimento também era difícil de ser localizada.

A concentração começou pouco antes das 15h na Candelária. A passeata seguiu pela Avenida Rio Branco chegando no palco montado na Cinelância, em frente à Câmara de Vereadores.

Depois da passeata, foi a hora de show. Um dos que se apresentaram foi Lulu Santos, que também deixou seu recado sobre o movimento. "A maioria tem uma vontade que tem que prevalecer agora, para que a vontade da minoria não prevaleça", declarou.

Depois disso, Lulu cantou "Como uma onda" e foi embora. Vários vídeos gravados mostraram personalidades dando apoio ao manifesto.

Foto: Divulgação

Énibus saem de Macaé para o Centro do Rio

Da cidade de Macaé, importante polo produtor de petróleo do estado, vieram 122 ônibus para a passeata "Contra a injustiça - Em defesa do Rio". Rita de Cássia, moradora da cidade, veio num comboio de 27 veículos pela manhã e conversou com o SRZD sobre a importância de estar presente no evento.

"Saímos às 6h30. Acho importante participar do movimento, por isso, vim aqui lutar", disse. Todos os macaenses estavam com blusas representando o município. Houve distribuição de camisas com a marca do evento ao público, reunido para protestar contra a medida de redistribuição dos royalties do petróleo, medida aprovada pelo Senado.

Leia mais:

- Sérgio Cabral deixa discurso de lado e 'deixa a fala para a população'

- Clarissa Garotinho e Paulo Ramos falam sobre a passeata pelos royalties

- Manifestação por royalties contou com irreverência carioca

- Chegada de Sérgio Cabral e Eduardo Paes é marcada por tumulto

- Carlos Minc: 'Evento é importante e gera discussão ambiental'

- Mulher protesta sozinha no Centro contra a demolição da Perimetral

- Evento ajuda comerciantes a lucrarem durante toda a quinta-feira


Veja mais sobre:Royalties do petróleo

Comentários
  • Avatar
    13/11/2011 03:24:37NelsonAnônimo

    Por favor, alienação tem limite, será que essas 150 mil pessoas não sabem que mesmo que o Estado do Rio de Janeiro fique com os royalties, o povo jamais irá ver esse dinheiro, será desviado como todas as riquezas destinadas para o estado. Para os ignorantes que foram participar dessa palhaçada, saibam que existe uma porcentagem para a saude que o estado deveria usar obrigatoriamente, em torno de 12% do dinheiro total. Só que a maioria dos governadores ficam com esse total para eles, como o Sérgio Cabral (o próprio Cezar Maia confessou que todos fazem isso). Então amigos brasileiros, não sejam burros e não sejam comprados para estarem nessa passeata, tenham dignidade de si mesmo. Entendam que qualquer dinheiro que entre para o governo, será saqueado e pilhado. A saude e a educação só recebem porcentagens com "0" a seguir com virgula (0, alguma coisa)..Tem que protestar contra o governo, contra a Alerj, contra o abuso das empresas de publicidade empurrando a cada minuto na tv algum carro diferente (para que tanto carro!)...ah, a manipulação joga sujo, domina os brasileiros tão facilmente, é como atirar em peixes em um barril..

  • Avatar
    11/11/2011 10:59:47Alexandre SilveiraAnônimo

    Bom dia, adorei a manifestação pela manutenção dos royalties de petróleo para o Rio. só sinto e sinto muito que a minha população não vá as ruas cobrar do Sr. Sérgio Cabral e dos prefeitos dos municípios que recebem essa verba, um esclarecimento de onde foram utilizados, transparência nos serviços auferidos pela população, pois até hoje, foi muita mas muita grana que eles receberam, e nós cariocas deveríamos, com o apoio das autoridades que ontem andaram fazendo belos discursos, cobrar seriedade nos gastos dessa fortuna e prisão para os ladrões que enfiaram a mão nos polpudos recursos. ACORDA RIO, a manifestação de ontem, bela e expressiva, não foi natural, foi fomentada por quem tem medo de perder a mamata, de diminuir os ganhos com a corrupção carioca e capixaba. Basta ver que serviços públicos recebemos hoje, com toda a grana ja recebida é de BAIXÍSSIMA QUALIDADE. Saúde e Educação que o digam.

  • Avatar
    11/11/2011 08:32:43GladistonAnônimo

    O Rio ganha muito dinheiro do petróleo, mas os hospitais, escolas, policia etc., continuam sucateados, péssimo atendimento, faltam remédios e os funcionários ganham a cada dia menos. Portanto onde está o dinheiro, onde ele é utilizado? Enfim estamos brigando por uma grana que não é usada para o povo e querem o povo na rua gritando, essa é de doer até o fio último fio de cabelo...rs rs rs O povo idiota mesmo que na verdade a maioria estava lá para ver os artistas e tomar muita cerveja!

  • Avatar
    11/11/2011 07:13:46SÃ? O IMPEACHMENT DO CABRAL E DO PAES - SALVA O RIO !!Anônimo

    = QUERO VER Ã? REUNIR 150 MIL DOADORES DE SANGUE !!!!!!!!!!!!!!!! ENQUANTO OS CARIOCAS INCAUTOS E ARTISTAS DESAVISADOS - SE REUNEM EM PROL DOS INTERRESES ( DO BOLSO ) ESCUSOS DO CORRUPTO GOVERNO DO PMDB = O HEMORIO PRECISA DE DOADORES DE SANGUE , SEGUE NOTA :::: OGLOBO = """" Número de doadores do Hemorio cai 30% nos últimos meses""""""//////Plantão | Publicada em 09/11/2011 às 11h56m/////O Globo =========== O CORRUPTO GOVERNADOR E O CORRUPTO PREFEITO = VÃ?O TAMBÃ?M MOVIMENTAR A POPULAÃ?Ã?O EM PROL DO HEMORIO ???????? !!!!!!!!!! SOU A FAVOR DA TOTAL PARTICIPAÃ?Ã?O DOS ROYALTIES PARA O ESTADO = MAS CONTRA O CORRUPTO CABRAL E PAES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! UMA COISA Ã? LUTARMOS A FAVOR DA TOTALIDADE DOS ROYALTIES PARA O RIO DE JANEIRO !!!!!!!!!!! OUTRA COISA Ã? COMPACTUAR E SER MANIPULADO PELO PIOR GOVERNANTE CORRUPTO QUE O RIO JÁ TEVE NESSES ULTIMOS 30 ANOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PODEMOS SIM , FAZER UM MOVIMENTO JUNTOS COM AS CLASSES TRABALHADORAS , MAS NÃ?O JUNTO A ESSES DOIS CARRASCOS CORRUPTOS GOVERNANTES - CABRAL E PAES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    10/11/2011 22:04:22Edson SousaAnônimo

    Pra que tanto dinheiro desses royalties. A saúde e a educação continuam sucateados e seus profissionais cada vez mal remunerados. Como vai "doer" no bolso desses políticos pilantras eles convocam o povo que como sempre só faz o papel de palhaço apoiando esta política do Pão e circo. Por mim quero que suguem todo o petroléo do Rio.

  • Avatar
    10/11/2011 20:59:52Pedro BaldiAnônimo

    Para trazer dinheiro os politicos armam este circo todo. O babaca do povo devia se manifestar para melhorar o sistema de saude e a educação, coisas que durante o recebimento dos royalties nunca foi alterado.

  • Avatar
    10/11/2011 20:57:10Fernando LopesMembro SRZD desde 14/04/2009

    Apesar de favorável a causa, não gosto de passeatas, manifestações...acho q já passou essa época..hj a grande revolução começa no nosso dia-a-dia...nao adianta ir pra rua, gritar, espernear, se no nosso cotidiano continuamos com o caráter sujo..repito a grande revolução é mudar nossas atitudes ruins do dia-a-dia..caso contrário estaremos sendo mais um hipócrita a reclamar dos erros dos outros..só pra fechar..no periodo q estive no Exército aprendi alguns ditados e um deles é "o comandante é o espelho da tropa"..se temos políticos corruptos é pq somos iguais a eles! Vamos refletir sobre nossas atitudes pessoal, não há tempo a perder!

  • Avatar
    10/11/2011 19:21:12AndreAnônimo

    Adorei as vaias q o pior governador do Brasil q só anda viajando p Paris levou uuuuuuuu para vc Sergio Cabral,vc é covarde faz show pq se discursar leva vaia.Garotinho vc está de parabéns!!

  • Avatar
    10/11/2011 19:17:05carlosAnônimo

    PORQUE O CABRAL E O PAES NÃ?O ESTAVAM A PÃ? JUNTO COM A MULTIDÃ?O,AFINAL DE CONTAS NUM ESTAVAM TODOS POR UM MESMO IDEAL.BRASIL UM PAIS DE POUCOS !!!

  • Avatar
    10/11/2011 18:30:25sonia mariaAnônimo

    estive lá, e realmente estava desorganizado mas lavei minha alma com a vaia que Cabral levou. Fecha logo a cara horrorosa,se mandou. Achou quer com a prisão do Nem iria faturar, não adianta, o povo do rio já sabe quem ele é.

  • Avatar
    10/11/2011 18:26:27Cesar BastosAnônimo

    Cabral só fez essa palhaçada de showmício porque viu que a projeção do Garotinho surtia efeito pela garra na luta em prol dos Royalties. Cabral é o maior político ladrão da história do Rio de Janeiro... Talvez do Brasil!

  • Avatar
    10/11/2011 18:23:35Cesar BastosAnônimo

    Cabral corrupto, fingido e pilantra!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.