SRZD



Hélio Ricardo Rainho/Carnaval

Hélio Ricardo Rainho/Carnaval

CARNAVAL. Profissional de Comunicação e Marketing, Hélio Rainho veio do teatro, sendo ator e diretor profissional. Autor da biografia do jogador Mauro Galvão e de várias peças teatrais. Nascido na Praça XI, chegou à Portela como jovem compositor nos anos 80 e passou a pesquisar escolas de samba e Carnaval. Idealizador do projeto "Quem És Tu, Passista?", um manifesto pela preservação do segmento, é padrinho dos passistas do Império Serrano e comentarista dos desfiles na Sapucaí. Twitter/Instagram: @hrainho.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



29/11/2011 11h06

Sambas 2012: safra privilegiada
Hélio Ricardo Rainho

É comum se fazer uma análise precipitada e, até certo ponto, "fominha" dos sambas-enredo após o lançamento ou a divulgação das gravações originais. Muitas vezes esse juízo é pautado pela necessidade de opinar, mais do que efetivamente pela observação crítica mais coerente ou assertiva.

Com todo respeito aos analistas que se precipitam aos comentários de saída, de uns anos pra cá tenho procurado uma outra "metodologia" para expor minhas análises. Já me desgastei em experiências anteriores nas quais cometi injustiças ou causei indignações, visto que toda crítica é sempre muito subjetiva e as primeiras audições näo sao suficientes para se mensurar a qualidade desse tipo de composição.

Digo isso porque analisar samba-enredo é das tarefas mais complexas que há. Já começa que, além de se precisar conhecer o enredo para avaliar se a letra o desenvolve com propriedade, deve-se levar em conta fundamentos tais como a identidade da agremiação e a linha melódica de sua ala de compositores. Sim, as identidades das escolas podem fazer com que sambas consagrados em umas soassem como fiascos em outras. Além da necessidade desse conhecimento prévio (que, sinceramente, eu duvido que boa parte daqueles jurados empolados tenha), o samba-enredo é o único gênero musical pré-julgado sob um critério "causa-efeito": as pessoas ouvem e tentam antecipar se ele "vai empolgar", "vai conduzir a escola", vai "funcionar".

Pois é: samba-enredo deve ser o único gênero musical que precisa ser "funcional", além de poético, melódico, emotivo, original, adequado etc etc etc.

Pergunto eu: é fácil, assim, de tacada, se pronunciar sobre isso?

Este ano, porém, uma evidência pode diminuir esse espaço de tempo para uma avaliação mais adequada. É que o nível das composições parece estar muito mais elevado que a média de anos anteriores. Que extraordinários estão, por exemplo, os versos de Portela, Imperatriz, Beija-Flor (soberana no quesito "junção de sambas") e Vila Isabel! Para citar apenas os que me parecem "melhor aquinhoados" (citando o velho Rosa) por seus belos enredos. Todas as escolas vieram bem servidas, o que näo esconde uma necessidade cada vez maior de que as gravações oficiais sejam menos "estúdio" e mais "quadra". É chato avaliar o nível dos sambas pela"produçäo": preferimos produtores "invisíveis" e mais "alma de escola" nas gravações.

Como nada é por acaso, um pequeno grande detalhe está fazendo toda a diferença nesta safra 2012. Será um ano de grandes sambas porque as escolas estão trabalhando enredos de muita pertinência com suas tradições históricas, o que incrementou a inspiração de suas respectivas alas de compositores. Mocidade, Salgueiro, União da Ilha, São Clemente e Grande Rio esbanjam verdade e felicidade em seu canto. A caçula Renascer, com seu enredo "Brazilian Day" sobre o pintor Romero Brito, esbanja personalidade em sua estreia sob os holofotes principais. Porto da Pedra segue sua trilha de crescimento ano a ano. E a velha Mangueira, jequitibá do samba (a meu ver apostando num enredo muito mais próximo do subúrbio da Leopoldina ¬ portanto da Imperatriz - do que do Buraco Quente), também tem um belo samba para se aproximar desse tema.

A safra é realmente animadora. O samba-enredo está vivo, apesar de alguns criticos de ocasião continuarem depreciando as obras atuais comparando com as de antigamente a dizer que os sambas de hoje são esquecidos rapidamente.

Se a gente lembrar que a cultura de rádio, onde os sambas-enredo eram mais divulgados, perdeu terreno com o passar dos anos, e que a televisão compra o desfile e produz vinhetas milionárias onde os sambas são exibidos em clipes ridículos de 40 segundos, cortando pela metade até o primeiro refrão, dá pra entender por que sambas extraordinários caem no esquecimento enquanto pagodes cafonas e brega sertanejo nos sufocam nos capítulos de telenovela.

Enfim, "agoniza mas näo morre" essa arte extraordinária. Senão na mídia pasteurizada, nas quadras e nos celeiros onde estão os verdadeiros artistas e amantes dessa festa!

Twitter: siga-me no @hrainho


Veja mais sobre:Carnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    28/12/2011 16:54:05DALMO F SOUZAMembro SRZD desde 28/12/2011

    Não adianta comentar os sambas tendo como base apenas o que está no CD. Os mesmos possuem uma levada totalmente diferente na avenida, tanto que os ensaios técnicos estão aí para melhor demonstrar. Dá , sim, para ter uma idéia de como a Escola virá considerandoseus carnavalescos e a cadência de cada escola. Podemos vislumbrar a Escola na avenida, podemos vislumbrar a política que levará a próxima escola ao campeonado. Indiferente a quem tenha o melhor samba ou não, não ( que na minha opinião são todos muito fraco,redundantes e de poemas estranhos comfaltas de melodias que sejam fáceis de penetrar no ouvido e no inconsciente de cada um - o que difere dos sambas de décadas anteriores), acredito que esse ano, faça sol ou faça chuva, desde que não cometam erros graves, o carnaval está nas mãos da vergonha em que o carnaval carioca se transformou, ficará entre Grande Rio, Imperatriz e Beija-Flor. Após os últimos acontecimentos com os bicheiros, o dinheiro é vasto nessas escolas, o Salgueiro também vem poderoso, mas acredito que por ser uma onde sua Diretoria roube menos que as demais. Vila e Mangueira , também, sofrem com os roubos de suas diretorias. Imaginem quanto elas recebem com os grandiosos ensaios em suas quadras. Por assim dizer, não vou classificá-los como os melhores ou piores. Mesmo tendo alguma satisfação em ouvir um ao outro. Espero os desfilesmas sei que durante os mesmos terei em mente as melodias de poucos sambas. Apenas considero lamentável a qualidade dos mesmos. Vamos ver o andamento na avenida juntamente com a proposta de cada escola e os arroubos delirantes da LIESA. Acredito que teremos grandes surpresas. Tal qual uma bateria que da show, outra escola com melhor simpatia, doses emotivas por determinadas personalidades, etc, etc. Coisitas do Carnaval. Pelo espetáculo, espero que todas venham bem já que o sambódromo tera suas duas partes funcionando. Vislumbro um Desfile realmente monstruoso de emoção

  • Avatar
    30/11/2011 22:29:32Tony MaiorMembro SRZD desde 28/10/2011

    Pro ano de 2012 penso que a Portela vai arrebentar, pois seu samba tá demais. Creio que a Mocidade e Vila vem quente também e até a Imperatriz embora ache o samba um pouco fugindo da homenagem a Jorge Amado que é uma pena. Mas pra quem gosta de mesma coisa todos os anos temos uma Beija Flor por aí.

  • Avatar
    30/11/2011 17:58:50eliomar g silvaMembro SRZD desde 09/04/2009

    Realmente, de um modo geral, os sambas estão bons. Mas. sinceramente, não acho que o samba da Beija Flor esteja entre os melhores. Ele está com a mesmissima cara de sempre...Não muda, não inova. Parece receita de bolo... Além do mais, é uma junção de 2 sambas. Mas também acho que o enredo patrocinado não ajuda. A BF já cansou de homenagear Macapá, Araxá, Manaus, Poços de Caldas e até Brasília! Ufa!!! Que saudade de outros carnavais da BF como "Ratos e urubus; A saga de Agotime, Bidu Sayão, etc...

  • Avatar
    30/11/2011 17:25:03BrunoMembro SRZD desde 22/09/2011

    Senhores, com todo o respeito, mas o samba da Portela realmente é muito bom!!! Parabéns Portela........ Logo depois gostei do samba da Tijuca Abraços

  • Avatar
    30/11/2011 10:15:33o delatorMembro SRZD desde 25/05/2009

    caro ALEX BEIJAFLOR, as coisas não são bem assim não, decerto que os conta da BF na avenida e bom, mais ai vai manda quem pode, jurados recebendo bilhete pra não tirar pontos da porta bandeira, bilhete para não julgar determinado carro alegorico, assim qualquer escola leva o titulo. se pegar os sambas dos ultimos 10 carnavais da BF o samba e a mesma coisa só muda a letra, a composição de estrutura e a mesma, nada se faz de inovador na sua escola, la as coisas so acontecem depois que alguém já fez, tudo e copia, mais quem tem um otimo patrono pode tudo.

  • Avatar
    30/11/2011 10:00:19Drº DA KÃ?Ã?KÃ?Membro SRZD desde 07/04/2009

    olha a métrica dos sambas, um samba com uma métrica boa e fácil de cantar e tocar, não se cansa de fazer as duas coisas, parte deste principio que teremos um bom desfile em pelo menos 5 quesitos que são: samba enredo, bateria, hamonia, evolução e conjunto, que representa o inicio de um bom desfile, mais os sambas estão bons, na avenida que saberemos quem tem garrafas velhas pra vender

  • Avatar
    30/11/2011 09:42:09Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    A Beija Flor tem um EXCELENTE samba... O comentarista foi muito feliz ao observar que o samba precisa ser julgado levando em conta as caracteristicas de sua escola. O samba da Beija Flor só pode ser cantado pela Beija Flor... A Deusa da Passarela se especializou em desfilar com o Regulamento debaixo do braço... Faz desfiles extremamente técnicos, não dá margem a descontos de pontos num julgamento correto.... Assim é o samba deste ano, além de belo, é tecnicamente perfeito... Assim se ganha o carnaval.

  • Avatar
    30/11/2011 00:07:28Leonardo de OliveiraMembro SRZD desde 30/11/2011

    Ã? pessoal, mesmo sendo beija flor, acho que há um consenso ao afirmar o samba da Portela como o melhor samba do ano.

  • Avatar
    29/11/2011 23:09:35Anselmo MoreiraMembro SRZD desde 19/10/2011

    Sem dúvidas, a safra de sambas para 2012 é bem melhor comparada com 2011. Segue a classificação na minha opinião: 1.Portela, 2. Vila Isabel, 3.Imperatriz, 4. Salgueiro, 5. Mangueira, 6. Mocidade, 7. Tijuca, 8. Grande Rio, 9. Beija-Flor, 10. União da Ilha, 11. São Clemente, 12. Porto da Pedra, 13. Renascer

  • Avatar
    29/11/2011 20:41:28fabianoMembro SRZD desde 31/08/2011

    Os melhores sambas sem duvida alguma é da Vila Isabel,Portela e Unidos da Tijuca!

  • Avatar
    29/11/2011 20:39:53vingadorMembro SRZD desde 19/09/2011

    a safra é boa , mais nao ótima , destaques pra portela e vila isabel , esses sim sao obras primas , sambas de muita qualidade , os outros sao bons sambas , mais tambem acho que nao vai ser esse quesito que vai definir a campea !! foi epoca que samba ganhava carnaval !! com relaçao a beija flor , a junçao adequou o samba ao enredo , é só ler a letra e o enredo ! agora a melodia encaixou ( e olha que eu pensei que nao ia ) resumo , um samba tecnico !!

  • Avatar
    29/11/2011 19:56:24leozaoMembro SRZD desde 29/11/2011

    mto boa a safra , o ano promete mto pelos sambas as respectivas colocaçao seria na minha opiniao1-PORTELA/2-VILA ISABEL/3-SALGUEIRO/4-TIJUCA/5-IMPERATRIZ /6-BEIJA- FLOR/7-MANGUEIRA/8-SAO CLEMENTE/9-GRANDE RIO/10-MOCIDADE/11-ILHA/12-PORTO DA PEDRA/13- RENASCER

  • Avatar
    29/11/2011 18:25:20D`jalmaMembro SRZD desde 15/09/2011

    Beija Flor bom samba enredo??? Ã? isso mesmo??? Vcs tão de saca... Os melhores são Imperatriz, portela e Mocidade. Os piores são Pedra e Renascer.

  • Avatar
    29/11/2011 16:57:04leandro brenandiMembro SRZD desde 07/05/2009

    Parabéns ao Hélio, ele foi perfeito nas suas colocações. A safra está muito boa, então todas as Escolas estão de parabéns. Ã? claro que as pessoas tem suas preferências e é preciso respeitá-las. Porém tenho as minhas também : 1-Imperatriz, 2-Beija-Flor, 3-Vila, 4-Mocidade, 5-Portela, 6- Salgueiro, 7-Tijuca, 8-Mangueira, 9-São Clemente, 10- Renascer, 11- Ilha, 12- Porto da Pedra e 13-Grande Rio. Mas entre as seis a ordem é o que menos importa, todos são lindos. Parabéns às escolas, o carnaval agradece.

  • Avatar
    29/11/2011 16:56:10leandro brenandiMembro SRZD desde 07/05/2009

    Parabéns ao Hélio, ele foi perfeito nas suas colocações. A safra está muito boa, então todas as Escolas estão de parabéns. Ã? claro que as pessoas tem suas preferências e é preciso respeitá-las. Porém tenho as minhas também : 1-Imperatriz, 2-Beija-Flor, 3-Vila, 4-Mocidade, 5-Portela, 6- Salgueiro, 7-Tijuca, 8-Mangueira, 9-São Clemente, 10- Renascer, 11- Ilha, 12- Porto da Pedra e 13-Grande Rio. Mas entre as seis a ordem é o que menos importa, todos são lindos. Parabéns às escolas, o carnaval agradece.

Comentar