SRZD


28/07/2008 00h28

Subvenção da Prefeitura do Rio para o Grupo A dobra nos últimos oito anos
Isaac Ismar

A polêmica sobre a criação da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (LESGA) está no ar e o SRZD-Carnavalesco foi apurar o real valor da subvenção dada pela Prefeitura do Rio para o Grupo A, um dos principais motivos da cisão entre os dirigentes de sete escolas e a Associação das Escolas de Samba.

A Riotur, órgão responsável pela administração do carnaval carioca, ainda não tem um posicionamento no embate travado entre Aescrj, que cuida dos grupos de acesso, e a dissidente Lesga. No entanto, apresentou com exclusividade ao SRZD-Carnavalesco os valores pagos nos últimos anos ao Grupo A.

A surpresa é que o valor da subvenção da Prefeitura do Rio apresenta uma diferença de apenas R$ 100 mil, levando-se em conta toda discussão sobre a verba, entre uma escola do Grupo Especial e A. No Acesso, a agremiação ganha aproximadamente R$ 300 mil e na elite do carnaval, o valor é de R$ 400 mil. Os valores são brutos, ou seja, sem os descontos dos impostos.

A vantagem do Grupo Especial está na venda dos ingressos, onde o preço é infinitamente superior ao Grupo A, além da cota de transmissão dos desfiles pela televisão e os patrocinadores do espetáculo. Com isso, a receita de cada escola do Especial sobe para quase R$ 2 milhões.

De acordo com o presidente da Associação das Escolas de Samba, Walter Teixeira, em 2009, as escolas do Grupo A devem receber algo em torno de R$ 500 mil, somando a subvenção, valores de ingresso e o dinheiro oferecido pelo governo do estado.

- O que o Grupo Especial tem muito mais que o Grupo A são as receitas de televisão e renda de ingressos, mas não a subvenção da Prefeitura do Rio. Em 2009, entre ingressos (R$ 80 mil para cada escola), subvenção (R$ 300 mil) e o pagamento do governo do estado (R$ 50 mil aproximadamente, já com aumento de 20%) cada agremiação receberá quase R$ 500 mil. O prefeito também poderá dar uma ajuda. Estamos bem nessa parte de verba - afirmou Walter.

Mesmo com o crescente aumento da verba, sete das dez escolas que integram o Grupo A decidiram criar a Lesga (Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso). Um dos intuitos da nova instituição é tentar aumentar a receita de ingressos, cota de televisão e apoio da iniciativa privada para possíveis patrocínios.

- O carnaval do Grupo A é vendável. Precisamos de uma aproximação com a iniciativa privada para torná-lo mais lucrativo, modernizando a gestão e mudando o conceito - diz Maurício Mattos, presidente da Acadêmicos da Rocinha e um dos fundadores da Lesga.

O SRZD-Carnavalesco apresenta abaixo os valores dos últimos oito anos da subvenção dada pela Prefeitura do Rio para o Grupo A. Nesse período, o pagamento dobrou, mas o problema de verba ainda existe no Grupo de Acesso.
 
Valores brutos e seus respectivos anos:
 
R$ 1.440 milhões (2000);
R$ 1.440 milhões (2001);
R$ 1.440 milhões + R$ 500 mil de premiação (2002);
R$ 1.440 milhões (2003);
R$ 2.520 milhões (2004);
R$ 2.520 milhões (2005);
R$ 2.520 milhões (2006);
R$ 2.894,976 milhões (2007);
R$ 3.003,248 milhões (2008).


Comentários
  • Avatar
    01/08/2008 12:11:06Nilton da ilhaAnônimo

    Otávio. estarei sábado na quadra gostaria de conhece-lo. v/c esta usando promessas de Campanha do SR NEY. que tambem achei um erro , acho que devemos cobrar sim. mais dai criar um clima de já ganhou e sempre esta diminuindo as outras escolas. me faz ver que v/c esta jogando contra a Uniaõ da ilha. e quer mesmo é queimar mais ainda o nome da nossa escola. e criar um clima de Antipatia. se v/c fosse um verdadeiro torcedor da Ilha não faria isso. repetiria tudo para v/c frente a frente. se for possivel me de esta oprtunidade. deixo um abraço com todo Respeito. N.M.O.F

  • Avatar
    01/08/2008 12:08:53Nilton da ilhaAnônimo

    Otávio. estarei sábado na quadra gostaria de conhece-lo. v/c esta usando promessas de Campanha do SR NEY. que tambem achei um erro , acho que devemos cobrar sim. mais dai criar um clima de já ganhou e sempre esta diminuindo as outras escolas. me faz ver que v/c esta jogando contra a Uniaõ da ilha. e quer mesmo é queimar mais ainda o nome da nossa escola. e criar um clima de Antipatia. se v/c fosse um verdadeiro torcedor da Ilha não faria isso. repetiria tudo para v/c frente a frente. se for possivel me de esta oprtunidade. deixo um abraço com todo Respeito. N.M.O.F

  • Avatar
    31/07/2008 13:29:16OTÁVIOAnônimo

    Caro Niltinho, falso é vc que não conheço como nada dentro da escola, quando digo coisas, falo em cima do que foi dito pelo Dr Ney, eu acreditei e acredito nas promessas do presidente Ney: que foram, 2 milhões em caixa, bicheiro Bruno( que colocará cerca de 2 milhões na escola), patrono Sávio Neves, entre outras...Se vc não confia no nosso presidente é problema seu, agora, não venha dizer que eu quero tumultuar. O desrespeito citado por vc é sinal que realmente não conhece nada de Ilha. Ã? só vc ir na quadra que escutará todos esses comentários que faço aqui. Bjs BOBINHO!!!!!

  • Avatar
    30/07/2008 20:39:22PENIS GOZANDO NA BUCETAAnônimo

    Ã? CARNAVAL AII GENTE

  • Avatar
    30/07/2008 13:20:26NILTON DA ILHAAnônimo

    Peço a todos desculpas, este Otavio que vive ofendendo todas as co-irmas . e um falso . com certeza não e este o seu nome temos na diretoria da Ilha um Otavio que se não me engano e sobrinho do drº Ney. que seria incapaz de escrever tais bobagens. este falso Otavio que tumultuar e denegrir o nome da nossa União da Ilha. quando ele escreve as tais bobagens ele na verdade que que todos respondam ofendendo e diminuindo a nossa escola (união da Ilha ) peço des culpas em nome do verdadeiro torcedor da Ilha. que com certeza não concorda com nada que ele escreve. a União dailha sempre respeitou todas as escolas e continuara respeitando. um grande abraço a todos N.M.O.F

  • Avatar
    30/07/2008 06:53:36BUCETA COM TESÃ?OAnônimo

    é carnaval ai jente!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    30/07/2008 02:33:18FLAVINHO.. DA SÃ?O CLEMENTEMembro SRZD desde 07/04/2009

    OTÁVIO BOBÃ?O...SE O GRUPO A SÃ? TEM MULAMBO POR QUE ESSA ESCOLINHA CHAMADA ILHA NÃ?O VENCE HÁ TANTO TEMPO.. ALIÁS..NAO TEM NADA.. QUADRA CAINDO AOS PEDAÃ?OS...COMUNIDADE FORA DA ESCOLA... PARCEIRO LIMPA SUA BOCA PARA FALR DA CASA DOS OUTROS.. OU PRIMEIRO TENTE ARRUMAR SUA CASA.... QUE TA BEM DESARRUMADA..

  • Avatar
    29/07/2008 11:31:01DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Números isolados não provam absolutamente nada. O dinheiro pode até ter sido liberado, mas gasto de maneira menos efetiva nos desfiles e nas agremiações. Enquanto o carnaval não tiver uma prestação de contas do dinheiro público envolvido, dificilmente poderemos acreditar em qualquer estatística.

  • Avatar
    28/07/2008 23:47:26renatinhoAnônimo

    Denise, que vergonha, realmente não procede estes numeros, as pessoas da RIUTUR e o SITE CARNAVALESCO, estão brincando de mentirinha, vc que esta com a razão, vai arrumar um tanque, ao invés de falar besteira.

  • Avatar
    28/07/2008 22:09:54wanderley RochaAnônimo

    Volto a dizer, que a prefeitura paga esta subvenção, porque ela tem interesse no evento, que da muito mais lucro em venda de hoteis e serviços de turismo. Toda a cidade que tem um grande evento subvenciona para não perde-lo e incentiva-lo pois a cidade arrecada com impostos. Assim é com Formula 1, Formula Indy, Mundial de moto, Eventos Red Bull, Rolling Stones, rock in rio e etc..etc...etc.... A unica coisa que e Lesga propos até agora foi aumentar ingressos, assim fica fácil né... Quanta a transmissão é balela, não há interesse de nenhuma outra emissora, tem q aturar o Perlingeiro....

  • Avatar
    28/07/2008 20:45:34Denise (São Clemente)Membro SRZD desde 08/04/2009

    Será que procedem esse números?

  • Avatar
    28/07/2008 19:59:52renatinhoAnônimo

    Coitado do Otavio. Com certeza ele começou a acompanhar carnaval, este ano. Ou ele já esqueceu, que a Grandiosa Ilha, já saiu faltando baianas, faltando componetes na Comissão de Frente, fantasias que chegaram em cima da hora ou que não chegaram, tudo isso com administração do Grandioso Dr. Ney Filardi, como Presidente do Conselho. Cuidado Otavio, para não ter mais uma decepção e depois chamar os outros de ladrão. Lhe dou uma dica, esconde a garrafa de Whisk no dia do desfile, para não passar mais uma vergonha.

  • Avatar
    28/07/2008 19:15:36CARLINHOS DA ILHAAnônimo

    E esse Otávio deveria se chamar Otário.

  • Avatar
    28/07/2008 17:59:07OTÁVIOAnônimo

    Amigo Thi, pode esperar pra vê a Ilha, pois vc não se arrependerá será a melhor escola do acesso A. Como diz meu grande presidente Dr Ney: neste grupo só tem mulambo e contadores de histórias!!! vai ser melzinho na chupeta!!!!! ILHA!!!ILHA!!!ILHA!!!!ILHA!!!ILHA!!!ILHA ....

  • Avatar