SRZD


13/12/2011 13h57

Como dizer ao parceiro que você quer mais sexo?
Cristiana Veronez

Falar sobre sexo com o parceiro nem sempre é fácil para uma mulher. Benditas aquelas que se sentem à vontade para isso, e benditos aqueles que ajudam a companheira a se sentir à vontade para tal.

Muitas mulheres sentem vergonha de dizer ao parceiro que estão sentindo falta de sexo na relação. Este assunto ainda sofre as consequências de uma cultura em que o desejo sexual da mulher deveria ser contido a qualquer custo para manter a imagem de boa moça. Hoje em dia o pensamento sobre a sexualidade feminina mudou bastante, mas as mulheres ainda sofrem com resquícios da época em que não deveriam manifestar sua real sexualidade. O SRZD conversou com especialistas sobre o assunto para esclarecer algumas dúvidas frequentes que permeiam o universo feminino.

Foto: Reprodução de Internet

"A mulher sente desejo tanto quanto o homem. O problema é que, culturalmente, a iniciativa do sexo é masculina", explica a psicóloga especializada em relacionamentos Beatriz Acampora em entrevista ao SRZD. "Da mesma forma que o homem ocupa o papel de pai presente, marido que compartilha as tarefas do lar e pessoa presente nas mais diversas tarefas, a mulher também mudou.  Desde a pílula anticoncepcional, da conquista do voto, do mercado de trabalho, a mulher cresceu enquanto figura no relacionamento amoroso".

"O que acontece é que, normalmente, o homem exterioriza mais esse desejo. O homem é, por natureza, mais visual e se excita dessa forma. Já a mulher costuma ser mais afetiva e o sexo, para ela, se relaciona mais ao campo dos sentimentos", completa a ginecologista e membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ) Viviane Monteiro.

Foto: Reprodução de InternetComo dizer ao companheiro que você quer mais sexo

É preciso ter jogo de cintura na hora de dizer ao companheiro que você gostaria de ter mais sexo no relacionamento, pois ele pode ficar chateado e se sentir diminuído por isso. Existe também a possibilidade de ele imaginar que sua virilidade esteja sendo contestada. Beatriz diz que "a melhor maneira da mulher dizer ao companheiro que quer sexo é sem falar diretamente. Aliás, o sexo não deve ser um 'pedido' para nenhuma das duas partes, ele deve surgir do desejo. Então, criar um clima romântico, beijar, acariciar, pode ser a melhor forma de começar uma relação sexual sem dizer diretamente 'quero sexo'". "É bom ter em mente que é um assunto delicado e que exige um pouco de 'tato'", explica a ginecologista. "Indico investir em comportamentos que estimulem o desejo do homem, tentando agradá-lo e buscar pontos de prazer".

Beatriz também dá uma dica: "O casal pode criar um código para um sinalizar que deseja o outro. Pode ser um gesto, um modo de olhar, uma palavra 'mágica'".

Será que meu parceiro tem algum problema que afete sua libido?

Viviane explicou ao SRZD que a falta de interesse por sexo nem sempre quer dizer que o parceiro esteja com a libido afetada. "Geralmente, a questão do interesse pelo sexo ter diminuído é um reflexo da falta de interesse na parceira de forma geral, que é perceptível em outros momentos do relacionamento", conta.

Viviane alerta que situações de grande estresse e momentos delicados também podem afugentar o desejo sexual. "A mulher acaba se sentindo menos desejada nessas fases, mas é apenas uma fase. Costumo dizer que o melhor caminho para descobrir o que está havendo é uma boa conversa", aconselha. "O mais importante é que, percebendo algum tipo de problema, a mulher incentive seu parceiro a buscar a ajuda de um especialista. Sugerir uma visita a um psicólogo e a um urologista é a melhor forma de se descobrir a causa do problema e formas de saná-lo. Normalmente, é muito mais simples do que parece".


Veja mais sobre:Sexo

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.