SRZD


20/12/2011 23h21

A invenção do futebol pelas mãos do gênio Joãosinho Trinta
Anthoni Santoro

Foto: ReproduçãoMarquês de Sapucaí, dia 10 de fevereiro de 1986, segunda de Carnaval. Um festival de prata em plena pista, uma tempestade de luxo e bom gosto, a Beija-Flor de Nilópolis fez tremer as arquibancadas da passarela do samba com um desfile antológico e emocionante, remando e evoluindo por uma avenida à prova d'água e de resistência. O enredo "O mundo é uma bola" de autoria de Joãosinho Trinta navegou, literalmente, pela invenção e história do futebol.  Uma gigantesca bola asteca abriu o desfile aproveitando o ano da Copa do Mundo. Fantasias e carros alegóricos remetiam às imagens e símbolos futebolísticos. Alegorias e passistas imergiram na chuva torrencial. O tema futebol quase se transformou em pólo aquático. 

- Clique aqui e ouça o samba da Beija-Flor de 1986

O samba foi cantado a plenos pulmões pelos desfilantes, quase escafandristas de um grande aquário que se tornou a Sapucaí. A azul-e-branco da Baixada obteve 211 pontos e fez com que a escola ficasse com o vice-campeonato do grupo Especial. Um desfile delirante e (a)temporal para ficar na memória do Carnaval Carioca. Uma inundação  de garra e samba pelas canelas. A chuva lavou a alma da comunidade de Nilópolis. A Beija-Flor sobrevoou a passarela debaixo d'água.   

Foto: ReproduçãoNaquela noite um temporal assolou a segunda escola a desfilar. Lembro-me da minha tia querendo ir embora. No alto da minha (in)significância de adolescente falei que não iríamos, teríamos que esperar a próxima escola a desfilar: a minha União da Ilha do Governador do irretocável Arlindo Rodrigues! E não é que só choveu (e como choveu!) durante o desfile da Beija-Flor?

Componentes misturaram à chuva o suor. Fantasias pesadas e encharcadas dificultaram o desfilante de sambar. A chuva tornou a peleja mais difícil, quase sem condição para uma boa atuação. O campo de jogo, de ensopado e alagado, tornou-se um reservatório de euforia e canto forte. Explosão de alegria. A água até a altura dos joelhos impulsionou a enxurrada de emoção e garra dos componentes nilopolitanos. Que beleza a Beija-Flor!

Era uma profusão de cores sensibilizando o visual dos torcedores e sacudindo a galera. As bandeiras tremularam nas arquibancadas. Um golaço de felicidade!

Foto: ReproduçãoA chuva típica de verão parou completamente quando a terceira escola entrou na avenida. "Assombrações" era o enredo da Ilha.  Seria coincidência? Sim, a Beija-Flor tinha que desfilar sob um dilúvio e assombrar a Sapucaí.  Noé, na personificação do mundo do samba, aplaudiu de pé. Eis a invenção do futebol, um sonho triunfal do artista maranhense. J30, mais uma vez, deixava a sua marca nos desfiles das Escolas de Samba. Dez, nota dez!

Relembre os momentos nos vídeos:


Veja mais sobre:CarnavalFutebol Nacional

Comentários
  • Avatar
    29/12/2011 11:51:35julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Percebi a mudança de seu avatar...valeu. Abraços.

  • Avatar
    28/12/2011 19:05:24Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Ok, Julio. Ã? verdade e eu também reconheço que em muitas ocasiões me excedi em minhas respostas. No caso específico da Imperatriz, sim, já entrei rasgando em muitas ocasiões. O que me concede algum desconto nessas atitudes é que sempre agi dessa forma em resposta aos também ataques irados de muitos leopoldinenses à Beija-Flor. Como te disse, gosto da Imperatriz e gosto mesmo! Da mesma forma que já a ataquei algumas vezes, também já a defendi em muitas outras. Mas relaxe. Até que não apareça algum(a) babaca pra encher meu saco, o enredo light estará em destaque. Veja que já até troquei de avatar â?? rsrsrsrsrsrsr. Grande abraço.

  • Avatar
    28/12/2011 14:07:04julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Reconheço sua razão em muito do que você escreveu, eu até evito postar comentários, pois a discussão pende para o fanatismo...eu amo a minha escola de coração, porém não seria idiota em não reconhecer seus altos e baixos e por que não o seu telhadinho de vidro, mas devo lhe confessar que em algumas oportunidades você pegou muito pesado com a coitadinha (Imperatriz), rsrsrsrs. De qualquer sorte vou torcer para que o seu enredo se mantenha light, abraços e boas festas.

  • Avatar
    28/12/2011 10:58:32Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Oi Júlio. Feliz 2012 pra você, família e toda nação leopoldinense. Não tenho antipatia pela Imperatriz. Acredite. Muito pelo contrário! Ta aí uma escola que gosto e admiro. Na minha grade de sambas e desfiles prediletos estão diversos da Imperatriz. Não se trata de te fazer um afago ou tentar minimizar o que quer que seja. Gosto da sua escola mesmo, embora em alguns momentos possa não parecer. Na verdade só tenho antipatia por uma agremiação. Mas, não vem ao caso apontá-la. Porém, se uso, algumas vezes, a Imperatriz como exemplo é sempre dentro de abordagens nas quais ela se insere e, também, quando alguém usa à Beija-Flor como único bode expiatório. Ã? quando me vejo obrigado a apontá-la. Mas, da mesma forma, destaco outras escolas além da Imperatriz. O problema é que a galera ama usar a escola nilopolitana como principal representante de tudo que é errado, que é ruim no carnaval carioca. Inclusive, muitos leopoldinenses. Se você é uma pessoa atenta, há de concordar comigo. Ã? só observar o que acontece tão logo surge uma matéria sobre a Beija-Flor. E, muitas vezes, a matéria nem é sobre a escola, mas, sempre encontram um jeito de inseri-la e na maioria das vezes de forma pejorativa. No entanto, me chamou a atenção sua mensagem! Eu não citei em momento algum à Imperatriz no meu post. Eu abri o lek, mas não dei nome a qualquer agremiação em específico. Disse apenas que se era pra falarmos de grandes vacilos, então teríamos que abordar praticamente todas as agremiações já que todas possuem telhado de vidro. Mas, se a Imperatriz se enquadra nesse mosaico, tantas outras, além dela, também e nenhuma está em destaque, em exemplo na minha mensagem. Quanto a essa minha fase light, ela é feito escola de samba, comporta-se de acordo com o enredo em questão. Abraços.

  • Avatar
    28/12/2011 01:39:51julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    ANDREY...vc nessa sua fase light não poderia amenizar um pouco a sua anitpatia com a Imperatriz? Adoraria ver isso registrado. Feliz 2012 pra vc e sua família.

  • Avatar
    27/12/2011 22:26:47DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Adooooooooro esse samba, embora dizem que ele é ruim. Lembra minha adolescência. Cantei muiiiiiiiiiiito. Esse desfile foi arrasador.

  • Avatar
    27/12/2011 18:32:19Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Perdão, faltou o nome do forista: Antonio (rsrsrsrsrsr, é o alcool na cachola! - huahuahuahua) Feliz novo ano pra todos.

  • Avatar
    27/12/2011 18:28:16Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Texto correto - Ã? verdade, ...... porém, devo lembrar-lhe de dois fatores fundamentais resultante desse fato. O primeiro é que se formos desmerecer a uma agremiação por conta dos seus conchavos, suas parcerias duvidosas, seus apoios às pessoas e instituições não muito merecedoras de aplausos, teremos, então, que trazer à luz dos esclarecimentos praticamente todas as agremiações que fazem parte do carnaval carioca, amigo. Não foi só a Beija-Flor que cometeu vacilos. Se você quer que os jovens saibam dos acontecimentos carnavalescos negativos envolvendo escolas de samba, faça a lição completa e não só no preâmbulo, como o fez aqui. Outro fato muito importante a ser citado é que a Beija-Flor, exatamente por conta desse apoio que deu à ditadura, foi duramente penalizada. Você esqueceu dos quatorze anos (de 84 a 97) que a escola ficou sem levar o título, mesmo quando era aclamada campeã por todos os lados? Você acha que esse jejum se deu por que razão? Por incompetência da escola? Claro que não! Era o castigo, a retaliação que a mesma estava recebendo pelo que fizera no passado. O próprio Joãozinho vivia protestando contra isso! Então, se a escola errou, pagou o preço e com juros altíssimos.

  • Avatar
    27/12/2011 18:16:00Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Ã? verdade, Antonio. Porém, devo lembrar-lhe de dois fatores fundamentais resultante desse fato. O primeiro é que se formos desmerecer a uma agremiação por conta dos seus conchavos, suas parcerias duvidosas, seus apoios às pessoas e instituições não muito merecedoras de aplausos, teremos, então, que trazer à luz dos esclarecimentos praticamente todas as agremiações que fazem parte do carnaval carioca, amigo. Não foi só a Beija-Flor que cometeu vacilos. Se você quer que os jovens saibam dos acontecimentos carnavalescos negativos envolvendo escolas de samba, faça a lição completa e não só no preâmbulo, como o fez aqui. Outro fato muito importante a ser citado é que a Beija-Flor, exatamente por conta desse apoio que deu à ditadura. Você esqueceu dos quatorze (de 84 a 97)anos que a escola ficou sem levar o título, mesmo quando era aclamada campeã por todos os lados? Você acha que esse jejum se deu por que razão? Por incompetência da escola? Claro que não! Era o castigo, a retaliação que a mesma estava recebendo pelo que fizera no passado. O próprio Joãozinho vivia protestando contra isso! Então, se a escola errou, pagou o preço e com juros altíssimos. Obs - Caro Clovis, sempre atento e a postos (rsrsrsrsrsrs). Foi mais rápido no gatilho que eu. Ã? isso aí, mandou bem!

  • Avatar
    27/12/2011 18:07:50ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Sim, a escola teve essa mancha negra ao exaltar não a ditadura militar, mas as suas obras. Mas, qual escola não teve a sua mancha negra exaltando governos ditatoriais ou popularescos? O importante é que ela, após esses enredos, logo jogou um totalmente 'subversivo' para os padrões da época: Sonhar com Rei da Leão. Quem em sua sã conciência iria falar sobre o jogo do bicho? Portanto, se é para meter o pau na escola, entção mete-se o pau em todas, pois a maioria tem um telhado de vidro.

  • Avatar
    27/12/2011 16:35:07AntonioMembro SRZD desde 28/06/2011

    Grande escola de samba, Mas no passado era uma escola chegada a ditadura militar.falando do petróleo e do mobral, no seu primeiro desfile chegou em penultimo lugar e nao desceu. por que? pensem nisso... vcs que são jovens não sabem dessas coisas.

  • Avatar
    27/12/2011 12:08:13Rafael Ramos da ConceiçãoMembro SRZD desde 15/09/2009

    Show de evolução sim, Nilopolis fez um excelente chão... porém a tempestade que caiu naquele dia prejudicou fantasia,alegorias,afinação da bateria e consequentemente o conjunto! A escola pode se orgulhar de ter feito uma grande apresentação, imortal ate, mas querer o titulo ja é um pouco de mais! Parabens a Beija-flor grande desfile!

  • Avatar
    26/12/2011 15:13:49lucisicilianoMembro SRZD desde 02/08/2011

    Olhem e assistam esse video e nada será preciso dizer da minha maravilhosa ESCOLA BEIJA FLOR DE NILOPOLIS, eu estava lá presente de corpo, alma, coração e tudo que um nilopolitano possa ter. Por tudo issso e algo mais, somos a mais organizada, unida e amada pelos seus componentes.Devo dizer não sou moradora de Nilopolis, mas o meu AMOR é maior que tudo.

  • Avatar
    25/12/2011 22:07:21RONALDO MARRENTO BFMembro SRZD desde 08/04/2009

    QUERIA SABER DA PLEBÃ?IA DHOLORES QUE VIVE ATACANDO A SOBERANA, E VIVE BATENDO NA TECLA QUE A BEIJA-FLOR FOI VAIADA NO DESFILE DAS CAMPEÃ?S EM 2011, GOSTARIA DE MOSTRAR PRA ELA QUE EM 1986 ELA FOI OVACIONADA PELO BELO E ESPETACULAR DESFILE MESMO EM DEBAIXO DE TEMPORAL... ASSIM COMO EM 1989, COM AQUELE ME DESFILE....ELA Ã? TÃ?O DOENTE E CEGA..QUE NÃ?O VE...INVEJA.. A ESCOLA MULAMBENTA DELA NEM CHEGA AOS PÃ?S DA SOBERANA....

  • Avatar
    25/12/2011 10:54:30DUDA SGMembro SRZD desde 23/06/2009

    minha gente que saudade desse tempo que tinhamos sambas sem correrias, eu tinha 11 anos e meu saudoso pai Galdino que tocava caixa de guerra e comprava todo ano os lp's de samba escutava apaixonadamente e eu juntinho com ele, quanta saudade. O carnaval tem dessas coisas noa traz a lembrançadas dos melhores momentos de nossas vidas. Show de bola!

Comentar