SRZD


31/07/2008 00h00

Eleições 2008: Nova Iguaçu

O atual prefeito Lindberg Farias (PT) foi reeleito em primeiro turno com 65,35% dos votos válidos. O resultado apresentou uma diferença maior do que a apresentada nas pesquisas, que indicavam uma polarização entre Lindberg e o deputado federal e ex-prefeito Nelson Bornier (PMDB). Bornier ficou em segund lugar, com 33,21%.

Lindberg Farias (PT) - 65,35% (263.292 votos)

Nelson Bornier (PMDB) - 33,21% (133.805 votos)

Antonio Cottas (PSOL) - 0,68% (2.751 votos)

Carlão do PSTU (PSTU) - 0,60% (2.420 votos)

José Renato (PCB) - 0,16% (655 votos)

 

 

 

Nova Iguaçu é o quarto maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro e um dos maiores municípios da Baixada Fluminense, são mais de 500 mil eleitores segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral.

As principais atividades econômicas do município são o comércio e serviço para população. Atualmente são cerca de 830 mil habitantes.

Nova Iguaçu sofreu um baque econômico, na década de 90, devido as emancipações de Belford Roxo (distrito pequeno, mas populoso), Queimados (local onde estava o Pólo Industrial de Nova Iguaçu que passou a ser administrado pelo novo município), Japeri e Mesquita .

A localidade já foi considerada uma cidade-dormitório (local onde a maior parte da população trabalha em outra cidade) até o início do seu ciclo industrial. Porém, hoje grande parte da população trabalha no próprio município.

Diversos bairros da cidade sofrem com insuficiência de serviços públicos, bem como falta de infra-estrutura como água encanada, saneamento, recolhimento de lixo e postos de saúde.

O atual prefeito de Nova Iguaçu é Lindberg Farias (PT) que tenta a reeleição.

 

Candidatos a prefeitura

Lindberg Farias (PT) - Tenta a reeleição como prefeito do município de Nova Iguaçu. Nascido em 8 de dezembro de 1969 em João Pessoa (PB). Este paraibano ganhou popularidade como líder do movimento de estudantes conhecido como caras-pintadas, no qual milhares de jovens protestavam nas ruas e resultou no impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Lindberg foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1992.

Dois anos depois, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, sendo um dos candidatos mais votados da eleição de 94.  Em 2002, foi reeleito como deputado federal.

Apoiado pelo Presidente Lula, em 2004, foi eleito prefeito de Nova Iguaçu com 57% dos votos.

Lindberg é casado com Maria Antônia Goulart e pai de Luiz Lindbergh Farias Neto.


Nelson Bornier (PMDB) - Tem 57 anos, é contador, advogado e empresário. Em 1990, ainda no PL foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Na eleição seguinte, foi reeleito como deputado federal pelo PSDB. Foi primeiro secretário da Baixada Fluminense, onde desenvolveu o projeto da construção da Via Light. Foi eleito prefeito de Nova Iguaçu em 1996. Nesta gestão com ajuda do então governador Marcello Alencar realizou a construção da Via Light que liga o município de Nova Iguaçu à Pavuna.

Em 2000, foi reeleito prefeito de Nova Iguaçu. Bonier, dois anos depois, foi o terceiro deputado federal mais votado do PMDB do Rio, foram mais de 100 mil votos apenas em Nova Iguaçu. Na eleição seguinte, foi reeleito como deputado federal do Rio de Janeiro. Atualmente, ele é o 1º Secretário da Executiva
nacional do PMDB.

Casado com Lucir  Bonier há 32 anos, é pai de Felipe e de Flávia.


Também concorrem:

Os outros candidatos na disputa pela cadeira da prefeitura do município são: Antonio Cottas (PSOL), Carlão do PSTU (PSTU), Jose Renato (PCB) e Nemir Franco Nascimento "Leo" (PTC)


Comentários
  • Avatar
    22/08/2008 23:30:31rosangelaAnônimo

    prefeito como Lindeberg nova iguaçu não teve , e dificilmente tera , ele se comove com o povo , se preocupa com a educação do Iguaçuano, e está tentando melhorar a saúde , elogico que a saúde só com o tempo e que vai vim o resultado do que esta sendo feito agora porque no momento estamos colhendo somente o que foi plantado , e ainda tem quem diz que ele e estrangeiro imagina se ele fosse IGUAÃ?UANO o que ele não faria por nós que vivemos só de migalhas que sobrava uma rua asfaltada em cada eleição

  • Avatar
    20/08/2008 16:10:40Kosmas KalfasAnônimo

    Perder somente de São Paulo e Rio de Janeiro em recursos do PAC e ganhar de todas as outras Capitais é mérito do atual Perfeito Lindberg Farias. Por isso tem obras em todos os bairros. E se entrar outro Perfeito, vai paralisar estas obras para começar outras, se começar.

  • Avatar
    19/08/2008 20:10:47Michael DouglasAnônimo

    moro em São Gonçalo mas sou fã número 1 do trabalho q o atual prefeito vem fazendo em Nova Iguaçu....quem tem consciência e quer continuar ver Nova Iguaçu crescendo,no dia 5 de Outubro vai votar Lindberg Farias 13

  • Avatar
    18/08/2008 00:28:45Luiz Paulo BastosAnônimo

    Ainda bem que nem todo mundo perdeu a memória, tanto que Bornier voltará a ser nosso prefeito... Sou morador de NI a 36 anos, desde que nasci, e posso afirmar que NI se divide em duas etapas, antes e após a gestão de Nelson Bornier... Quem não se lembra da imundisse que era o centro de NI antes da Via Light, moro prox. a Prefeitura de NI e minha rua não era asfaltada e nem saneada, colheta de lixo então, nem pensar. Agora pergunto, passaram-se 4 anos, e onde está a duplicação do viaduto da Posse? Saiu do papel a Universidade Federal? alguém estuda lá? Ã? para nossos filhos ou netos? E o Hospital da Posse, não seria referência para o Brasil??? Ele quis passar a gestão do hospital para o governo do estado ou federal, assim é fácil né... Quem tem memória se lembra que o hospital era gerido pelo estado, um verdadeiro matadouro, e que o Nelson Bornier é quem pediu para o município gerir o hospital afim de dar melhores condições de tratamento e agora o prefeito atual quer se livrar para não gastar dinheiro, em falar em dinheiro, ele colocou várias placas na via light que havia recebido 150 milhões do governo federal, fora a própria arrecadação do município, do PAC (federal) e da Infraero (sim, recebeu dinheiro da Infraero para arrumar o Aeroclube), onde está aplicado todo esse dinheiro, se nem um simples viaduto ele fez???

  • Avatar
    15/08/2008 22:16:07Solange Ribeiro SilvaAnônimo

    A terceira idade agradece ao prefeito SR: LINDBERG FARIAS o carinho que o mesmo tem tido com os idosos iguaçuanos. e que Deus te ilumine,evamos juntos até a VITORIA.

  • Avatar
    15/08/2008 22:01:11Manoel Francisco Oliveira TeixeiraAnônimo

    Lindberg Farias está sendo o melhor prefeito na historia de nova iguaçu.

  • Avatar
    12/08/2008 16:26:05andre luiz dos santos lopesAnônimo

    eeee nelson bonier o melhor

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.