SRZD


29/01/2012 01h25

Imperatriz Leopoldinense arrepia a Sapucaí
Bernardo Moura

Foto: Wilson SpilerMesmo não falando de Bahia diretamente no enredo, a Imperatriz Leopoldinense encarnou a baianidade no seu primeiro ensaio técnico realizado nesta noite, 28 de janeiro. Os baianos 'natos' mestre Noca, Luiza Brunet, dir de Carnaval, Wagner Araújo, o carnavalesco, Max Lopes, o casal Raphaela e Phelipe, o intérprete Dominguinhos do Estácio, o coreógrafo Alex Neoral e, claro, os demais 2.000 componentes fizeram o show ficar completo.  

Falando sobre o escritor imortal, Jorge Amado, a escola de Ramos causou choros, emoções e mostrou que vem muito forte para conquistar o título do Carnaval 2012.  

Pouco antes do ensaio começar, pode se ver que o setor 3 estava repleto de torcidas organizadas da agremiação. Elas, com bandeiras e bolas nas cores da escola, soltaram chuva de papéis picados e bolas de sabão.   

Enquanto esta festa acontecia na arquibancada, na concentração, no meio da bateria Swing da Leopoldina, surgiram fogos de artifício. Era o truque que a mesma reservava ao público que iria conferir o tal 'swing" em instantes. Logo depois, a rainha Luiza Brunet, com uma roupa que lembrava Yemanjá, apreceu toda sorridente e foi sambar com os ritmistas.  

Minutos antes de começar o ensaio para valer,  o intérprete 'baiano' Dominguinhos entoou sambas antigos da escola. Inclusive o samba 'O que a Bahia Tem?',  de 1980, em que a escola foi campeã. O cantor Elymar Santos, leopoldinense de coração, ressaltou exatamente isso ao SRZD-Carnaval.

"Sempre que a Imperatriz fala sobre a Bahia, ela é campeã. Espero que este ano não seja diferente", declarou.

A baianidade invadiu a Sapucaí às 22h58. O público que estava tímido, apareceu em peso em algumas arquibancadas.  A comissão de frente, do coreógrafo Alex Neoral,  mostrou alguns movimentos oficiais. Em uma determinada parte do samba, eles pediam palmas do público presente. 

Foto: Wilson SpilerUm costume que já estava quase esquecido no Carnaval, mas que a escola foi lá e resgatou, foi a não vinda do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Phelipe e Raphaela, logo atrás da comissão. Eles vieram na frente da bateria. Nos movimentos do casal, pode ser percebido que havia um axé na apresentação aos julgadores. A porta-bandeira, Raphaela, entrou no clima e apareceu com trancinhas nagô e fitas na cabeça, como uma típica baiana. 

Os componentes da escola de Ramos vieram empolgados. Pompons, bandeiras, bolas, chapéus e até prendedores de cabelo em tons verde e branco eram vistos na pista de desfiles. Eles faziam coreografias e dancinhas em várias partes do samba de Jeferson Lima, Ribamar, Alexandre D'Mendes, Cristovão Luiz e Tuninho Profesor. 

Quando a bateria estava no primeiro recuo, foi efetuada uma paradinha que atravessou o samba e os componentes pararam de cantar. Os diretores de harmonia perceberam e incentivaram os componentes a parte certa da letra do samba com "Vai!Vai". 

A evolução saiu um pouco prejudicada. Em frente à segunda cabine de jurados, na apresentação do casal, as alas da frente andaram um pouco além do esperado, e formou um clarão na pista. Sem que os guardiões do casal pudessem dar conta do espaço. Além disso, poucas alas estavam desorganizadas.

O ponto alto do ensaio foi quando a bateria, do 'baiano' Noca, realizou uma paradona de mais de dois minutos (numa passada toda do samba). Ela aconteceu em frente à segunda cabine de jurados fazendo a comunidade e o público cantarem ainda mais. Outra coisa também foi a presença de timbales  e tantans. Eles deram o gingado baiano preciso ao samba. 

Sem deixar de esquecer dos olhos atentos de Max Lopes, o perpasseio incentivador entre as alas de Wagner Araújo, e a baianidade vocal ecoando por toda a Sapucaí de Dominguinhos do Estácio. 

Os fogos de artifício que foram soltos lá na concentração, também foram soltos quando a bateria estava no segundo recuo e em frente à ultima cabine do júri. 

No final, em clima de festa, parecendo a folia baiana, a Imperatriz terminou seu ensaio com 1h20min, deixando um gostinho de quero-mais ao público. 

 Foto: Wilson Spiler

Leia também:

- Confira vídeos do ensaio da Imperatriz

- Vejas fotos do ensaio da Imperatriz Leopoldinense

- Luiza Brunet: 'A cada ano meu amor pela escola cresce mais'

- 'Pretendo deixar um gostinho de quero mais', diz Alex Neoral

 

 

 

 

 

 

 



Comentários
  • Avatar
    01/02/2012 11:34:33Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    e mais...relendo seu comentário, realmente vi que era realmente indignação sua, tal qual a minha, Sinceramente Desculpas!!!!!

  • Avatar
    01/02/2012 11:32:53Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    Ah Julio...beleza então é porque eu sou contrário a qualquer comentário desrespeitoso contra qualquer agremiação...mas com está esclarecido tranquilo...somos de paz, amor e carnaval!!!! Um abraço

  • Avatar
    31/01/2012 21:46:38julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    E o pior Leandro: ninguém do site se manifestou, o descaso deles é diretamente proporcional à minha indignação.

  • Avatar
    31/01/2012 21:32:06julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Leandro...talvez não tenha ficado claro pra vc, mas a atitude que estou repudiando, em relação ao comentário acerca do Império da Tijuca, não é de um forista como nós e sim do profissional que assina pelo SRZD a matéria, Bernardo Moura.

  • Avatar
    31/01/2012 11:49:57Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    Prezado Carlito, agradeço as palavras e ressalto que respiro carnaval, diferentemente de outros internautas, que assinam em baixo o que é posto no site, já reparou que todos os fins de semana o título é "escolas de samba terminam o fim de semana com notas máximas", então empate técnico correto? analisar pela opinião dos outros é complexo, todos torcem por alguma agremiação, então, teoricamente, sempre vou achar a minha melhor que a sua certo? daí a total falta de isenção, paixão e isenção não andam juntas!!!um abraço

  • Avatar
    30/01/2012 15:53:55julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Leandro a princípio eu não gostei da escolha desse samba, até porque tinham no mínimo uns 4 bem melhores, mas a proposta de desenvolvimento de enredo da Imperatriz não está focada na obra, ela passa a ser apenas um aspecto da rica vida do escritor baiano, assim sendo penso que o samba está plenamente adequado aos anseios do carnavalesco. Por outro lado se os personagens de Jorge Amado fossem citados como o foram no belíssimo samba do Império, não faltariam incautos comparando os dois sambas. Essa é a minha opinião, abraços.

  • Avatar
    30/01/2012 15:51:32Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    e mais...não se importe com comentários de certas figuras que aparecem apenas para criticar, como citou o desrespeitoso comentário acerca da Império da TIjuca, tem gente que dá no eggs de em qualquer comentário, só querer dá porrada e vou fazer minhas as palavras de outros amigos em outros posts, parece que a co-irmã beija-Flor precisa de Ibope, ela já tem o dela e mais acho que quem derrubou o World trade center, fez o Tsunami e derrubou os prédios na 13 de Maio foi o Anísio!!! Vamos no preocupar com nós mesmos, senão só iremos aumentar o Ibope dos outros, chega de lenga lenga!!!! Um abraço!!!!

  • Avatar
    30/01/2012 15:46:48Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    Prezado Julio, agradeço o esclarecimento. pois não acompanhei a escolha do samba, comentei baseado na opinião minha e de um amigo que é compositor da Imperatriz, mas se a proposta do carnavalesco, não é exaltar a obra e sim a visão de vida do mestre, perfeitas as considerações e concordo plenamente que caso citassem tais personagens haveriam comparações dos que aparecem apenas para criticar!!!! Um grande abraço, mais uma vez obrigado pelo esclarecimeneto e um excelente carnaval!!!!

  • Avatar
    30/01/2012 15:02:59Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    Agora a respeito do samba da Imperatriz, em uma avaliação minha, acho que poderia ter retratado mais o mestre Jorge Amado, quando na minha ótica, ressalta masi a Bahia que o próprio, apesar de belo samba, acho que perfeita a obra sobre Jorge Amado foi a do Império Serrano em 1989, segue a mesma para apreciação e o que os amigos acham? concordam? Samba Enredo 1989 - Jorge Amado - Axé Brasil G.R.E.S. Império Serrano (RJ) Sob os olhos graciosos de Oxalá Desce a Serrinha Esquenta o país do Carnaval Ã? muita pimenta, dendê e cacau Você sabe que tem festa, meu amor Lá na Tenda dos Milagres Vem que eu vou, eu vou Jubiabá tá no portão E as Iaôs jogam pitangas pelo chão (bis) Com os pastores da noite Vem gente lá da terra do Sem-Fim Oriundo lá das matas de Oxossi e Ossãin O famoso Valentim E ao som dos Atabaques Rola o suor dos Ogans Olha que papo maneiro Entre os velhos marinheiros E os novos capitães Vem gente que sofreu demais Lá do sertão e da beira do cais Ã? doce morrer no mar Nos braços de Yemanjá (bis) Teresa Batista cansada de guerra No samba de roda esquece as mágoas Tiêta se beber faz graça Quincas Berro D'água agitando a massa Põe tempero na panela Gabriela Mexe, mexe com amor Cozinha com o teu calor Bota logo o vatapá na tigela Quem mandou foi Dona Flor Ã? gente que chega E tem gente pra chegar, ô Ekchêupa ba bá Ekchêupa ba bá Axé Brasil Pai Amado saravá, sarava (bis) Um forte abraço a todos!!!! Ah e é apenas opinião, não crítica!!!

  • Avatar
    30/01/2012 14:37:31Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    Sapientíssimo comentário Andrey, reperei que o grande problema de TODAS as escolas são as alas iniciais e as finais, as quais se distanciando do carro de som, não conseguem mais ouvi-lo, constatei isto, pois desfilo na Tijuca na ala 2 e na Vila Isabel na 26, somente as alas do meio conseguem acompanhar com afinco, então realmente é muito complicado, tentar acompanhar sem atravessar, posso comparar, sem medo de errar, que fica um defeito acústico similar ao de quando fazemos a curva para entrar no sambódromo, o qual os diretores de harmonia, solicitam que as alas cantem apenas no setor 1, parabéns pela análise e isenção!!!!Um abraço!!!!

  • Avatar
    30/01/2012 13:09:33julio_sanMembro SRZD desde 13/04/2009

    Quero aqui registrar a minha surpresa e indignação com este site, o Sr. Bernardo ao comentar o ensaio técnico da escola Império da Tijuca, foi desrespeitoso com aquela querida escola, ele afirmou em dois trechos de seu comentário original que a escola havia demonstrado garra e condições de se manter no grupo de acesso A. Postei um comentário chamando atenção para isso, não só ele reeditou o seu texto como apagou meu comentário, fiz um outro registrando esse abuso e também foi apagado. Senti-me aviltado, é como tivesse sido banido o meu direito de expressão, pensei que fosse prerrogativa minha a remoção de meus comentários quando assim julgasse conveniente. Aguardo esclarecimentos.

  • Avatar
    30/01/2012 13:01:04rejaneMembro SRZD desde 21/11/2011

    andrey,´finalmente alguém p/ entender o que acontece com as últimas alas!!!! A Imperatriz cometeu erros sim,mas que podem e serão resolvidos. Mas ninguém pode tirar o mérito da emoção que tomou conta durante este ensaio técnico. Em especial a Bateria que mostrou personalidade,e tb acho que merece certo destaque a ala de tamborins. Meninos que apresentaram garra e determinação com um desenho do instrumento impossível de passar desapercebido!!! Parabéns a toda comunidade demonstrando superação!! Parabéns a todos os Gresilenses.

  • Avatar
    30/01/2012 10:32:48RONALDO MARRENTO BFMembro SRZD desde 08/04/2009

    não sei, mais acho esse site muito tendencioso em referencia de não ver os erros da imperatriz na pista no sabado. estava em frente ao modulo 2 jurados na respectiva frisa e o que vi foi um ensaio com falhas e graves...mestre sala e porta bandeira a escola andou e formou um buraco que nem os guardiões sabia o que ia fazer..a apresentação foi muito rapida para os jurados e sairam logo para tapar o enorme buraco que a escola fez...sobre a paradona..foi demais...a escola estava num ritmo mais lento causando um samba arrastado, a bateria parou completamente e o puxador então começou a acelerar o samba...depois de 3 passadas inteiras a bateria retornou e deu um show...sabemos que é um ensaio...estão ali para erros e acertos..mais então ta na hora de consertar esse erro grave, pq se fosse no desfile oficial seria muito bem canetada...samba muito bom de se cantar e bateria show tmb...

  • Avatar
    30/01/2012 00:51:08carlos alberto xavierMembro SRZD desde 13/04/2009

    Ai D'jalma sabichão me d´o número da loto semana que vem , vc só fala besteira, apontar 5 é fácil, tem um detalhe esqueceu a Grande Rio, o mané aposto com vc desfilo nas campeãs na frente da sua escola pode me cobrar ...................

  • Avatar
    30/01/2012 00:13:55fabricio amaralMembro SRZD desde 26/10/2011

    Na disputa D'Jalma concordo com vc , pro acesso não um pouco. Eles querem inovar o carnaval então uma escola nova sobe e uma antiga desce. Na disputa pra descer >> Porto Da Pedra, Mocidade, São clemente, Porto da Pedra e em ultimo caso Renascer !

Comentar