SRZD



Cadu Zugliani

Cadu Zugliani

CARNAVAL. Jornalista, trabalha no Sportv há 7 anos e na TV Globo há 18. Compositor campeão da Mangueira em 2004, 2015 e 2016. Louco, amante, apaixonado por Carnaval, onde já fez de tudo um pouco, ou muito.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



13/02/2012 22h31

Bola de Cristal
Cadu Zugliani

Quer saber como vai ser o carnaval da sua escola? Consulte uma vidente. Mas se quiser saber quais as possibilidades reais para o carnaval 2012, siga lendo.

Muitos acham que as opiniões são baseadas em chutômetro, bola de cristal ou premonição. Nada disso. A gente anda pela avenida nos ensaios, corre as escolas, escuta as pessoas envolvidas e, principalmente, vai aos barracões para ver os carros. E querem saber, pouca coisa mudou sobre o meu último texto. Algumas escolas caíram de favoritas para voltar nas campeãs e outras passam a ter que se cuidar contra o rebaixamento.

Segue uma avaliação escola por escola levando-se em consideração que todas desfilarão corretamente. Porque é claro que erros de desfile e/ou problemas na Sapucaí acontecem e podem mudar totalmente essa avaliação.

Salgueiro: bons ensaios, bom samba e excelente barracão, praticamente pronto e entregue. Favorita ao título!!

Vila Isabel: ótimos ensaios, ótimo samba e barracão muito bom, ainda faltando alguns acabamentos. Favorita ao título!!

Unidos da Tijuca: bons ensaios, bom samba, mas o barracão não me convenceu por completo. Porém, é Paulo Barros e temos que esperar. Favorita ao título!!

Beija-Flor: o último ensaio foi bom, o samba não me convence e o barracão, pelo pouco que vi, não está tão bonito. Volta nas campeãs.

Portela: excelente samba, ótimo ensaio este fim de semana e barracão um pouco atrasado. Mas o que está pronto está bem bonito. Volta nas campeãs.

Grande Rio: samba chato, ensaio ruim, barracão mais ou menos. Torce para voltar nas campeãs.

Mangueira: o samba é bom, a bateria é a melhor, mas o barracão e o ensaio não me convenceram. Briga para voltar nas campeãs.

Imperatriz: bom samba, ensaio que me impressionou (o último) e um barracão que está bem direitinho. Briga para voltar nas campeãs.

União da Ilha: Samba estilo Ilha, ensaio bom (o segundo) e um barracão que me surpreendeu demais. Briga para voltar nas campeãs.

São Clemente: bons ensaios, bom samba e barracão muito correto, ao estilo Fabinho. Acho que não cai e pode brigar para voltar.

Mocidade: excelente samba, bons ensaios, mas o barracão me decepcionou demais. Acho que não briga por nada e pode passar sufoco.

Porto da Pedra: não me convenceu nos ensaios, não me convence no samba, mas, plasticamente, não está mal. Briga contra o rebaixamento.

Renascer: Ensaios razoáveis, samba razoável, barracão que não me convence. Briga contra o rebaixamento.

Podem me cobrar!!!!!


Veja mais sobre:Carnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    17/02/2012 15:58:49leandroMembro SRZD desde 17/02/2012

    ola galera, sou de Brasilia e apixonado pelo Carnaval carioca. Mas, estou meio apreensivo com alguns boatos q dizem q no grupo de acesso os campeoes ja sao escolhidos antes dos desfiles. Sou Viradouro e tenho medo do potencial da mesma, barrar na corrupsao da Lesga. Comentem ai.

  • Avatar
    16/02/2012 23:57:29carlos henriqueMembro SRZD desde 05/12/2009

    Galera...vamos esperar pelos desfile...ai sim podemos falar e dar nossa opinião...as fortes canditadas são Salgueiro/Magueira/Portela/Vila Isabel/Beija-Flor e Tijuca.

  • Avatar
    16/02/2012 18:09:47D`jalma BengalaMembro SRZD desde 15/09/2011

    Vem aqui debater Cadu. Agora foge covardemente. Falal uma M... sem da tamanho da Moicdade e foge!!!

  • Avatar
    16/02/2012 17:54:33Mario JorgeMembro SRZD desde 16/02/2012

    ENGRAÃ?ADO Ã? QUE CONHEÃ?O O CADU DA QUADRA DA MANGUEIRA DESDE 2000, ME LEMBRO DELE DISPUTANDO SEIS FINAIS DE SAMBA LÁ NA MANGA E GANHANDO EM 2004. Depois ajudei ele na harmonia do Tuiuti que foi show, tudo 10 nota 10. Lembro que o diretor de carnaval da União da Ilha que não lembro o nome chamou ele 2 X para ajudar na União e no ano que a União subiu ele estava puxando a escola...sobre o negocio do Boi não sei muito só soube que me contaram da briga de empurradores que fizeram a escola descer de grupo...é ele que não entende nada de carnaval? A minha Manga tá sendo criticada por ele, não concordo mas fiquei preocupado por que ele entende legal...pelo jeito tu não conhece nada do cara e tá só soltando a língua

  • Avatar
    16/02/2012 16:11:07Paulo ProençaMembro SRZD desde 30/01/2012

    Martha Mello, bom não entendo como desrespeito e sim, como indignação! Somente isso. Você nunca chamou um político de safado, ladrão ou corrupto? Você nunca chamou um jurado de carnaval ou juiz de futebol de ladrão? Enfim, talvez realmente eu não esteja no lugar certo, ou fale a mesma língua que alguns, logo percebemos o descontentamento de inúmeras pessoas aqui. Com tal afirmação, feita pelo colunista. Não fiz nenhuma busca no passado, relato isso pelo que sei, também não sou "pau mandado" de ninguém, apenas fiz um comentário. E achei muito incisivo da parte dele afirmar no final "Podem me cobrar!!!", bom ele é um colunista como qualquer um outro aqui, tão logo tem o direito de expressar o que pensa ou o que supostamente tenha analisado. Vivemos uma democracia e que coloca-se a público para citar qualquer coisa tem que estar pronto para ouvir tudo, muitas vezes elogios outras críticas. Bom acredito que ele poderia ter dado outro título a matéria ou ter expressado de outra forma, mas tão logo isso será abafado, amanhã quando começarem as notícias e etc ... Sobre o inicio do carnaval iremos esquecer tudo isso aqui. Sem mágoas ou rancor quanto ao Cadu, mas como eu disse gosto de ver e ouvir e me calar diante de comentários de quem de fato seja entendedor de CARNAVAL, não somente folião. Ser amante do carnaval não quer dizer que seja entendedor, se jurado de carnaval nem tão pouco. Mas respeito a todos e espero que seja da mesma forma!

  • Avatar
    16/02/2012 15:41:00martha mello martinsMembro SRZD desde 14/02/2012

    Eu, no setor 3, fiquei maravilhada com aquele samba, que conquistou o prêmio Estandarte de Ouro de Melhor Samba-Enredo. Meninos, eu vi, em 2001. E se meus 45 anos de Salgueiro não valerem a experiência de julgar o que é bom e o que é ruim, creio que devo ir para um retiro. Ser folião faz muito "sambeiro" sim, e, tem um monte por aqui. Quanto ao título desta, nada mais claro: se tem bola de cristal consulte, se não tem ouçam a opinião de alguém que foi lá e viu tudo de pertinho. Não vejo problema de se relatar aquilo que está está acontecendo nas escolas. O que se falou? De sambas bons ou ruins, de ensaios com ou sem harmonia, de barracões mal-acabados? Se tua escola está na lista dos "não dá pra brigar", só tenho um conselho, pára de criticar quem tá te abrindo os olhos, corre para a tua escola e "canta, canta mesmo', que é só o que te resta a fazer, porque a minha tá na fita.

  • Avatar
    16/02/2012 15:37:49martha mello martinsMembro SRZD desde 14/02/2012

    Me desculpem me meter nessa briga aí, mas acho que vc, Paulo, desrespeitou e em muito o comentarista desta coluna sim. Acho, inclusive, que pelo relato cronológico que fez a seu respeito indica que, ou andou pesquisando em fontes ruins. ou é pau-mandado de alguém. Se não gosta, porque assume tanta responsabilidade em denegrir outra pessoa? Abraços, "não tô entendendo".

  • Avatar
    16/02/2012 15:18:39Paulo ProençaMembro SRZD desde 30/01/2012

    LUIZ OTÁVIO, ME DIGA POR FAVOR ONDE AQUI NESTE TEXTO TEM CALÃ?NIA OU INFORMAÃ?Ã?ES LEVIANAS? "Kkkk - Cadu Zugliani, bom na verdade todo crítico ele tentou de tudo na vida e nunca conseguiu nada... Na verdade conheço ele tentando ser harmonia da Mangueira, que lá eles tratam com outro nome e não me recordo agora, tão logo tentou adentrar a harmonia da União da Ilha ainda no G A mas também sem sucesso, conseguiu uma vaga de diretor de carnaval pasmem isso mesmo no GRES BOI DA ILHA DO GOVERNADOR, onde naquele ano surpreendeu com sua técnica tola e sem experiencia de dirigir carnaval ou gerir pessoas, kkkk pra variar o carnaval foi uma "M", tão logo ascende ao cargo de Presidente da mesma agremiação com a morte do Ex. Presidente Eloy, conseguiu aumentar a dívida da escola, perdeu o barracão e a quadra e de presente tirou o Boi da Ilha da Sapucaí, e levou para Intendente Magalhães kkkk, pasmem foi isso mesmo que aconteceu. Tão logo conseguimos ver que de estética, administração, desenvolvimento ou sei la o que dentro do carnaval ele entenda né? Sidney Rezende, respeite a credibilidade que o site ainda tem no meio dos sambistas e amantes do carnaval, FORA CADU! Ah só para lembrar CARNAVAL FOI FEITO PARA SAMBISTA não para "sambeiros". #ficadica!!!"

  • Avatar
    16/02/2012 15:15:33jorge da silva freitasMembro SRZD desde 16/02/2012

    1=Salgueiro,2=Unidos da Tijuca,3=Beija Flor,4=Grande Rio,5=Mangueira,6=Imperatriz,7=Portela,8 =Vila Isabel,9=São Cemente,10=Ilha,11=Mocidade,12=Potro da Pedra,13=Renascer.nada contra a ninguém sou Império Serrano e acho que já no grupo de ascesso a briga vai ser mais dura que no grupo especial na minha humilde opinião será essa a ordem de classificação,1=Cubango,2=Inocentes,3= Império Serrano,4=Império da Tijuca,5=Viradouro,6=Rocinha,7=Tuiuti,8= Santa Cruz,9=Estácio de Sá,não estou querendo criar polêmicas estou somente dando minha opinião pelo que vi e ouvi das Escolas de Samba,feliz carnaval a todos que contribuem de uma forma ou de outra com o carnaval Carioca maior espetáculo da Terra.

  • Avatar
    16/02/2012 15:12:39Paulo ProençaMembro SRZD desde 30/01/2012

    Bom Luiz Otávio, acho que de fato não estamos falando a mesma língua, até o momento não fiz calúnia contra ninguém, falar que o Cadu, durante sua gestão acabou por rebaixar uma agremiação isso é calúnia? Desculpa, mas acho que você não entendeu de fato o que disse. Em momento algum cometi "crime" aqui, até por que não o ameacei em nada. Quanto a represálias, agressões e etc ... Não tenho medo, mas toma cuidado da forma que escreve e fala as pessoas podem interpretar de outra forma." O que quis dizer aqui é que somos mau interpretados por vezes, poderia ter entendido de todas formas isso "Não estou indignado por causa do Cadu e sim pelo nível dos comentários, quase sempre raivosos, o tipo de comentário que pode levar até a atos de violência muito mais graves, como a gente vê diariamente nos jornais." E procurei entender da melhor, o texto é um já o contexto pode levar a crer também que isso seja ameaça. Rapaz, desculpe se fui agressivo com você, em momento algum foi o meu intuito. Críticas ou elogios a parte vivemos uma democracia e temos o livre direito de exclamar o que pensamos, só quero que me mostre qual acusação que fiz? Pois, até agora não encontrei. Enfim desejo a você um BOM CARNAVAL, sucesso para sua escola e A MINHA UNIÃ?O DA ILHA, mostre a todos que agora ela já é ESCOLA GRANDE!

  • Avatar
    16/02/2012 14:37:10Luiz OtavioMembro SRZD desde 15/02/2012

    Ã? bom a gente parar mesmo, Paulo. Se você não consegue entender o que eu falo, não existe sentindo em continuarmos esse "papo". Mas coloque a mão na consciência e pare pra pensar deixando as paixões de lado. Tenho certeza que, mesmo não admitindo, você verá que tenho razão. Essa ameaça que você acabou de fazer contra mim é exatamente o que vinha falando que poderia acontecer. Mas juro que não pensei que aconteceria aqui. Aproveite também para ler o post do Aloisio e veja como você foi leviano ao fazer todas aquelas acusações ao Cadu. O que você escreveu se chama calúnia e está sujeito a penalidades na forma da lei. De qualquer maneira, boa sorte pra você, pra sua escola e pra sua vida, cara.

  • Avatar
    16/02/2012 14:01:40Paulo ProençaMembro SRZD desde 30/01/2012

    Luiz Otávio - Calunia me diga a parte do texto, que levantei algum falso aqui? Bom acho que já perdeu o sentido isso, a mensagem era uma e muitos levaram para outro lado, como você! Quanto a represálias, agressões e etc ... Não tenho medo, mas toma cuidado da forma que escreve e fala as pessoas podem interpretar de outra forma. E quanto ao "Estandarte de Ouro" do Aloísio Villar, desconheço, ainda não ui apresentado a nenhum que ele tenha ganho. Se ganhou Aloísio me desculpe, por não reconhecer tão logo não entrarei em contendas com você nem tão pouco com Aloísio, até mesmo por que sou torcedor da PARCERIA dele, acompanhei todas as eliminatórias do samba, vibrei, cantei e etc ... E quanto vc ser torcedor do Salgueiro a 49 anos, até ai não me disse nada. Ou aqui é como quartel, antiguidade é posto? E continuo afirmando CARNAVAL Ã? PARA SAMBISTA E NÃ?O "sambeiros".

  • Avatar
    16/02/2012 13:45:37Luiz OtavioMembro SRZD desde 15/02/2012

    Que bom que não estou sozinho, Cristiano. A continuar do jeito que estava, acabaria achando que eu é que estou ficando louco. (rs)

  • Avatar
    16/02/2012 13:40:03CristiannoMembro SRZD desde 16/02/2012

    Sim, Luiz Otávio... também achei. Só citei a Beija Flor como exemplo e, na verdade, quis me referir às pessoas que comentam.

  • Avatar
    16/02/2012 13:34:51Luiz OtavioMembro SRZD desde 15/02/2012

    Concordo com quase tudo o que você escreveu, Cristiano, mas o Cadu, em nenhum momento, tentou provocar ou denegrir a Beija-Flor ou qualquer outra escola. Suas opiniões foram até bastante respeitosas. E como qualquer um de nós, ele tem todo o direito de ter uma opinião e expô-las na coluna que assina, corajosamente colocando sua cara a tapa. Participo de foruns de escolas de samba e o que mais se vê nesses lugares são opiniões pessoais, algumas até bem incisivas.

Comentar