SRZD


05/08/2008 20h58

Samba concorrente da Beija-Flor
Redação SRZD-Carnavalesco

Compositores: Adilson China, Bello, Anchieta e Adão Motorista

Surgiu no Egito das águas do Nilo
Com um povo moreno a se banhar
Muito mais que prazer, um rito
A divindades dedicar
Babilônia e Grécia costumes mudou
O Império Romano também adotou
Na Arábia o destilar, extrai óleo da flor
Turquia aumenta o ciclo da limpeza
Nos palácios de luxúria com delícias do prazer
Reúnem-se a plebe e a nobreza

E o que era luz, em nome da cruz
Virou escuridão
Foi assim na Idade Média
Quando o corpo ficou sujo
Pela proibição

E no renascer
A hipocrisia não sucumbe a tradição
Mas lava a mente iluminando a razão
Pro novo mundo encontrar
E o índio ensina a Europa sua civilização
Perfumes não disfarçam mais
E a ciência fez tudo mudar
Tem o banho de sol, de lua, de loja
Sendo de gato me pega no ato
Quero um de cheiro, de chuveiro, meu amor
Relaxar no ofurô é bom de fato

No rufar do seu tambor
A Beija-Flor
Banha o corpo e lava a alma de axé
Nas águas de pai Éxala
Ora Yeyê-ô, Odô Yá


Comentários
  • Avatar
    16/09/2008 19:12:54MarceloMembro SRZD desde 07/04/2009

    Saudações nilopolitanas a todos, e aos amigos Alex e Jorge André, fico grato por terem me dado esta oportunidade de presenciar um debate tão rico em torno deste samba que é maravilhoso. Confesso que o samba do Sidney de Pilares&cia mexe muito comigo, pois que, suas apresentações na quadra são lindissímas(aplausos ao Zé Paulo), no entanto, considero este samba do Adilson China&cia, ao lado do samba do Denir Lobo&cia na Imperatriz e do Edgar Filho&cia no Salgueiro, os mais lindos da disputa de sambas para 2009. Aliás se esse samba ganhar na nossa Beija Flor, já é fortissímo candidato ao estandarte de ouro. "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo, lava a alma na folia" RUMO AO TRI!!!

  • Avatar
    16/09/2008 19:11:30MarceloMembro SRZD desde 07/04/2009

    Saudações nilopolitanas a todos, e aos amigos Alex e Jorge André, fico grato por terem me dado esta oportunidade de presenciar um debate tão rico em torno deste samba que é maravilhoso. Confesso que o samba do Sidney de Pilares&cia mexe muito comigo, pois que, suas apresentações na quadra são lindissímas(aplausos ao Zé Paulo), no entanto, considero este samba do Adilson China&cia, ao lado do samba do Denir Lobo&cia na Imperatriz e do Edgar Filho&cia no Salgueiro, os mais lindos da disputa de sambas para 2009. Aliás se esse samba ganhar na nossa Beija Flor, já é fortissímo candidato ao estandarte de ouro. "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo, lava a alma na folia" RUMO AO TRI!!!

  • Avatar
    16/09/2008 19:10:57MarceloMembro SRZD desde 07/04/2009

    Saudações nilopolitanas a todos, e aos amigos Alex e Jorge André, fico grato por terem me dado esta oportunidade de presenciar um debate tão rico em torno deste samba que é maravilhoso. Confesso que o samba do Sidney de Pilares&cia mexe muito comigo, pois que, suas apresentações na quadra são lindissímas(aplausos ao Zé Paulo), no entanto, considero este samba do Adilson China&cia, ao lado do samba do Denir Lobo&cia na Imperatriz e do Edgar Filho&cia no Salgueiro, os mais lindos da disputa de sambas para 2009. Aliás se esse samba ganhar na nossa Beija Flor, já é fortissímo candidato ao estandarte de ouro. "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo, lava a alma na folia" RUMO AO TRI!!!

  • Avatar
    16/09/2008 18:46:18Jorge AndréAnônimo

    Valeu pessoa oculta, mas não foi aula não...acho pertinente o que o Alex tenha se preocupado, pois quem gosta, verdadeiramente, da Beija não se pode se prender a um o outro samba, mas o que for melhor pra escola...e isso eu posso fazer, pois não conheço - e mesmo que eu conhecesse - quem gosta da escola tem que torcer para o melhor...e na minha humilde opnião este samba e o do amendoim e cia são os únicos capazes de levar nossa escola ao tri...o restante não tem força...o que me deixou mais apaixonado por esse samba foi a proeza de falarem sobre banho e só colocar essa palavra uma só vez!!!! além do que a forma poética com que trata toda a história...conta de forma lírica e até engraçada e leve (sendo de gato me pega no ato), com toques de coloquialidade (relaxar no ofurô é bom de fato) que trazem o samba para o povo.

  • Avatar
    16/09/2008 17:10:47OcultoAnônimo

    Valeu Jorge André pela moral e pela aula de português que vc deu nesse tal de Alex! Isso mesmo, defenda o samba pq ele é muito bom.

  • Avatar
    16/09/2008 13:39:41Jorge AndréAnônimo

    Alex peguei o panfleto do samba nº 40 e algumas modificações já fora feitas, crases estão colocacadas e a vírgula que te disse que marca a ordem inversa também está lá o que me parece é que o site foi quem escreveu a letra e não os compositores que mandaram!

  • Avatar
    14/09/2008 20:33:38Jorge AndréAnônimo

    O pior Alex é que estão a "comunidade" está abraçando um samba que contém a palavra "banho" sete vezes!!!! e ainda nem observei se há erros crassos de português...por que os normais são contornáveis na hora de gravar! Um samba que tem a palavra banho sete vezes nãotem como consertar veja lá e tente (samba de Tom tom e cia) e é ponto perdido certo! pela pobreza da letra.

  • Avatar
    14/09/2008 20:28:27Jorge AndréAnônimo

    Bom vamos lá 1) daria pra fazer a mudança sem nenhum problema... cante pra vc que a melodia não muda! mas com há licença poética e a substitui um pronome demosntrativo que não varia (a = para e nao se muda Ex: paras divindades...) pode ser mantido o à craseado. 2) só colocar uma vírgula, pois está na ordem inversa (Babilônia e Grécia, costumes mudou, pois o sujeito é oculto (banho) = o banho mudou costumes da Grécia e Babilônia! 3) Ã? só incluir uma crase e mais nada e não muda em nada....isso tudo é modificado pra gravação, não sabia??? isso foi feito com o samba que ganhou o ano passado e com todos que ganham em todas as escolas!

  • Avatar
    14/09/2008 18:00:44AlexMembro SRZD desde 29/06/2009

    Talvez eu não tenha me explicado direito, mas veja, por favor: 1) "... um rito a divindades dedicar" teria que ser "às (a+as) divindades..." mas aí não encaixaria a melodia; 2) "Grécia e Babilônia costumes mudou" teria que ser "Em Grécia e ... mudou" (o banho mudou os costumes daqueles lugares) ou "Grécia e Babilônia costumes mudaram" (os costumes daqueles lugares foram mudados pelo banho); 3) "...ensina a Europa..." teria que ser "... ensina à (a+a) Europa..."

  • Avatar
    14/09/2008 17:36:32Jorge AndréAnônimo

    Desculpe Alex mas não entendi as suas colocações, pois não vi nenhuma passagem forçada e erro de concordância muito menos...onde estão os erros de concordância???? Se vc realmente falou corretamente sobre erro de concordância por favor nos mostre!

  • Avatar
    14/09/2008 16:29:03AlexMembro SRZD desde 29/06/2009

    A melodia é boa, mas a letra não casa bem. Tem algumas passagens forçadas: luz/cruz; ão/ão/ão; ato/fato... e outras em que há um corte na melodia: nos 2 refrões... Fora algumas concordâncias erradas, forçadas para tentar encaixar melodia e letra. Ã? uma pena, porque a melodia é bonita.

  • Avatar
    12/09/2008 21:55:35Jorge AndréAnônimo

    ah e não sou tendencioso não, falo como desfilante e torcedor da beija...pena que os compositores deste samba não tem dinheiro pra investir em torcida, camisa personalisada, papel de samba fino....pois isso deve fazer diferença...detalhe: Eu existo e as críticas aqui feitas por mim são de uma pessoa que ama a escola!!!! não conheço ninguem deste samba ou de qualquer outro!!!! falo com o coração partido, pois não é a comunidade quem escolheu o samba de embala, mas só diretoria!!!!

  • Avatar
    12/09/2008 21:51:18Jorge AndréAnônimo

    Mais uma vez este samba passou forte ontem, mas infelizmente parece que a diretoria da beija-flor já escolheu seu samba... Ã? uma pena que a Beija perca um samba feito pra levantar a galera, levar 10 e ganhar possivemente um estandarte de ouro...este samba é poético, enxuto e animado..coisa difícil de se ver, mas parece que a beija vai pra avenida mais uma vez com um samba arrastado!!! vi segmentos da escola que tendenciam para um samba que possivelmente perderá ponto na letra já que tem a palavra "banho" seis vezes!!!! isso é perda de ponto certa!!!! é um samba de refrão e só!!!! a beijap ra querer levantar precisa do samba 40!!!!

  • Avatar
    12/09/2008 21:43:00ig da RocinhaAnônimo

    Compositores: Adilson China, Bello, Anchieta e Adão Motorista...PARABÃ?NS...ESSE Ã? O SAMBA PARA 2009...10...ADOREIIIIIIIIIIIIII..

  • Avatar
    12/09/2008 20:35:38ig da RocinhaAnônimo

    Sambaço....feche os olhos e ouça esse samba..não falta mais nada..perfeito...lindo.

Comentar