SRZD


19/02/2012 20h25

Joachim Gauck é escolhido para ocupar presidência da Alemanha
Redação SRZD

Foto: Reprodução de InternetApós a renúncia do presidente alemão, Christian Wulff, acusado de corrupção, a Premiê Angela Merkel passou a ter 30 dias para anunciar um sucessor. Foram necessários apenas dois. Neste domingo, o nome do ex-ativista de direitos humanos da Alemanha Oriental, Joachim Gauck, foi anunciado.

- Presidente da Alemanha renuncia

O ex-presidente deixou o cargo afirmando que não poderia seguir trabalhando sem ter a confiança da população alemã. Com isso, os partidos cristãos de Merkel (CDU/CSU) e seu aliado liberal FDP, o Partido Social Democrata e os Verdes já apreciavam a escolha de Gauck, de 72 anos, para ocupar o cargo a partir de uma maioria cômoda na bancada.

O futuro presidente alemão, já apontado por Merkel como "professor da democracia", é muito popular no país. Em junho de 2010, Gauck foi o candidato do SPD e dos Verdes, e concorreu contra Wulff, que foi escolhido por Merkel sem muitas dificuldades.

Após a escolha, apenas um partido criticou o pastor luterano,: o Die Linke, que defende a extrema esquerda do país com ex-membros do do partido comunista que governava a RDA.



Comentários
  • Avatar
    20/02/2012 13:56:36JoãoAnônimo

    Segundo fontes fidedigna, a presidenta dilma estaria pensando em renunciar imitando seu colega alemão, depois de tantas corrrupções e falcatruas em seu governo, ela está se sentindo envergonhada sem coragem de encarar o povo.

  • Avatar
    19/02/2012 23:18:19Alemão purtuguesAnônimo

    Oh ! ralhos, não é qui us alemans vieram a esculher um purtugues gaucho alemão Joachim Gauck. Agora ou dá ou racha.

  • Avatar
    19/02/2012 22:43:41MAICON ....Anônimo

    Gostei da iniciativa do Christian Wullf em renunciar o cargo por não ter mais a confiança da população alemã.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.