SRZD


20/02/2012 07h00

Vila Isabel faz desfile digno de campeonato
Equipe SRZD

A Unidos de Vila Isabel foi a última escola a entrar na Sapucaí no primeiro dia de desfiles do carnaval carioca. Ela fez uma homenagem a Angola e trouxe o enredo "Você semba lá....que eu sambo cá! O canto livre de Angola", da carnavalesca Rosa Magalhães.

Representaram a escola 3.800 componentes, divididos em 28 alas. O enredo também homenageou o cantor e compositor Martinho da Vila, popular no país homenageado e autor do samba enredo Kizomba,a festa da raça, que fez a escola se sagrar campeã em 1988.

- Musa Quitéria Chagas acredita no título da Vila

O destaque foi a comissão de frente da agremiação, que representou a vida nas savanas africana. Os integrantes encenaram dentro de uma alegoria que tinha um rinocerante feito em ferro e que pesava aproximadamente 100 quilos. O coreógrafo Marcelo Misailidis disse que o rinoceronte representou toda a África e que o desfile foi bom.

O primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Julinho e Rute Alves, representaram a força da raça angolana. A roupa de Rute Alves tinha um boneco na parte de trás, um pedido dela a carnavalesca Rosa Magalhães. Ela quis representar a forma como as mulheres angolanas andam nas ruas do país. O casal comenta emocionado sua passagem pela avenida. "Muita emoção pois foi um sonho realizado, o desfile mais emocionante da vida. Valeu todo esforço, ensaiar até as duas da manhã. A receita é a cumplicidade que temos um com ou outro e também a nossa sinergia, que é inexplicável. Agradecemos ao presidente, que tem dado continuidade ao trabalho que o pai começou, à comunidade, nossos familiares, à todos. Esperamos que os jurados entendam nossa proposta. Nossa escola é de garra e o desfile foi maravilhoso."

Os carros foram bem acabados, característica dos carnavais de Rosa. A alegoria A Fauna selvagem angolana demonstrou o medo e o fascínio causado pela fauna africana ao europeu. Foram representados animais, como jacarés, zebras, flamingos e palancas negras, gazelas, girafas e guepardos. Já o Imbondeiro, a árvore da vida retratou o imbondeiro, árvore símbolo do país e considerada sagrada pelos angolanos.

A quinta alegoria, A chegada de D. Tereza Cristina ao cais do Valongo, mostrou a diversificação das cores durante o desfile. Vermelho, rosa, vinho, azul e roxo passaram a predominar no desfile.

A blogueira do SRZD-Carnaval, Quitéria Chagas, estava muito emocionada. Ela, por ter avó angolana, dançou o kuduro até na dispersão.

"O enredo é muito lindo. E mesmo sendo a última escola a desfilar, o público da Sapucaí ficou só para assistir a Vila. Nosso esforço foi grande, os ensaios da comunidade, o trabalho no barracão. Eu mesma só dormi duas horas de ontem para hoje", afirmou.

Martinho da Vila apareceu na alegoria O negro Rei Martinho e a sua corte. O cantor é um dos cantores mais populares na Angola.

O sambista  Arlindo Cruz falou sobre sua estréia como compositor de samba enredo pela Vila. "Foi uma excelente estréia. O povo gostou, vibrou e sacudiu a Sapucaí. Agradeço ao Martinho, vou guardar esse momento para sempre. Não viemos com o luxo de outras escolas, pois para falar de Angola, teria que ser passado com garra. Foi uma grande desfile e a comunidade cantando foi de arrepiar."

A bateria da escola, comandada pelo mestre Paulinho e vieram vestidos com a fantasia tambores da rainha Njinga. Eles representaram os músicos da rainha Njinga. Eles fizeram algumas paradinhas durante o desfile. Julinho agradeceu a todos da escola e disse ter ficado emocionado e que os ensaios valeram a pena. Paulinho falou da expectativa e também fez agradecimentos. "Eu diria que o otimismo é total. Agradeço a minha bateria, a comunidade que vibrou, ao presidente pelo apoio, afinal, não dá pra ganhar sem a contribuição de todos, estava todo mundo extasiado. Eu sou muito crítico, e com isso posso afirmar que nossa parte foi feita como deveria ser."

As alas vieram compactas e bastante coloridas, com cores bastante fortes, predominando o marrom, o preto e o amarelo. Já as fantasias estavam bem acabadas e com cores vivas, como verde, azul e amarelo.

Na dispersão, antes dos portões serem fechados e o cronômetro parado, o clima já era de festa entre os componentes e diretores de harmonia. O presidente da escola Wilsinho se emocionava e pulava ao lado de outros diretores. Ao SRZD-Carnaval, ele disse que a passagem da escola foi excelente.

"Como era de se prever, foi tudo tecnicamente perfeito. Tudo saiu como planejado. Volto no sábado para desfilar de manhã de novo" disse.

Enquanto o presidente se emocionava e cantava o samba oficial, a vice-presidente da escola, Elizabeth de Aquino, a D. Beta, disse ao SRZD-Carnaval que com certeza irá voltar no sábado das Campeãs, sendo a última a desfilar.

"A gente fica com receio do que pode acontecer até a hora do desfile. Mas tudo correu bem. Tudo o que a gente realizou está aqui hoje. A escola foi perfeita, graças a Deus" declarou.

Devido a problemas na região, houve um engarrafamento de carros alegóricos na dispersão. A escola pode perder pontos no quesito harmonia.



Comentários
  • Avatar
    22/02/2012 18:52:59mayaraAnônimo

    valeu vila

  • Avatar
    22/02/2012 18:25:44ALBERTO FORTMembro SRZD desde 17/09/2011

    todos nós sabíamos que este enredo era arriscado, mas os olhos da cobiça não se conteram e agora taí o resultado negativo de um escolha desagradável o pior foi ver o resulatdo dos julgadores que deram notas do enredo maiores que a do samba enredo sinal que o samba estava mais complicado. o povo de são gonçalo agradece ao Bocão da V.isabel o Claudio russo da renascer ao Fábio Costa com suas artemanhas de se envolver em tudo quanto é escola e os compositores da P.da Pedra que assinaram o samba tiveram a infelicidade de terem seus nomes caíndo sem tirar uma nota positiva, aprendam a fazer samba e deixem de conmprar é fácil e mais valoroso ao próprio poeta que coloca a cabeça no travesseiro tranquilo pra dormir. ficou feiaço na foto essa parceiria campeã do tigre. agora levem um samba bom e que a comunidade venha abraçar até por que teve samba só que levaram este ruím. vejo vocês no acesso em 2013! fui!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    22/02/2012 14:50:35Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    Portela, Vila ou Beija Flor... Estarei MUITO feliz com uma delas campeã! Beija Flor porque nasci em Nilópolis e é a minha escola, com a exuberancia da Deusa da Passarela; Portela pelo enredo da Bahia, com samba antológico; Vila por Angola, que eu conheço (dentre outros países africanos), pelo samba e por Martinho... Hoje irei comemorar, novamente!

  • Avatar
    21/02/2012 22:32:21maria angela gomesMembro SRZD desde 21/02/2012

    me desculpe senhor prefeito mais o senhor esta querendo mostrar serviço porque o seu anizio esta preso, comparar abeijaflor com a sao clemente, o senhor ja passou dos limites

  • Avatar
    21/02/2012 19:02:14valdemir cunhaAnônimo

    Sambista Indignado 2012 Olá amigos, venho aqui demostrar todo o meu repudio em relação a " farsa" que foi a venda do SETOR 2. Domingo li que algumas pessoas se sentiram lesadas em relação a sua localização no Setor 2, porém ontem, dia que fui, me senti profundamente constrangido com algumas coisas: NÃ?O HAVIA BANHEIRO NEM PIA, AO ENTRARMOS NO SETOR, FOMOS "DIRECIONADOS" POR VÁRIOS SEGURANÃ?AS PARA NOS DIRIGIRMOS AO LADO ESQUERDO DA ARQUIBANCADA, ONDE A VISÃ?O PARA O INICIO DO DESFILE ERA PÃ?SSIMA. Enfim, quando comprei os convites , em nenhum momento fui informado que o lado direito pertencia a "Brahma", e não teria banheiros adequados para os foliões não participantes da " Arquibancada Vermelha". Gostaria de convocar a quem se sentiu lesado como eu, que façamos uma associação para entrarmos na justiça contra a Liesa, já que fomos enganados, segundo o código de defesa do consumidor. Que saudade do setor 1, Setor 2, nunca mais !!!!!!! No mais...Valeu Vila, provavel campeã!!!! Já Unidos do Projac....." quem te viu chorar, vai ver de novo". enquanto não valorizarem o " Chão" da Escola. Para Finalizar, gostaria de saber se no meio daquelas 400 pessoas do camarote da G Rio, quantas eram da comunidade.

  • Avatar
    21/02/2012 16:15:48ex aluno da rosa (... que ñ aprendeu nada com ela ... pois ela só ia na facul bater ponto ...)Anônimo

    Ao contrário da maioria, venho aqui postar minha indignação contra a falta de ética e cara-de-pau da dona rosa magalhães que chupou (copiou) todos os adereços, figurinos e alegorias do espetáculo musical LION KING da broadway para se exibir na avenida como este sendo um feito seu ( ) Ora me economize dona rosa, a sra é formada em belas artes, uma mulher viajada, que vive de contar piadinhas e galhofas, e renega seu berço cultural - isso quando o mesmo não lhe convém - deveria continuar em suas passamanarias e brocados rococós , pois sua vasta biblioteca de conhecimento lhe acompanhará em seu túmulo e nunca foi do seu feitio ensinar, exibir, ou até mesmo criar perante a terceiros; Acho bacana a vila se posicionar entre as 3 mais, mas ganhar : NUNCAAA! O que se viu na avenida foi um trabalho lindo, porém negligente em sua autoria, e copiado injustamente pois uma pessoa de cunho sócio-artístico-cultural e que não precisava fazer isso , .... era só q me faltava ( ).

  • Avatar
    21/02/2012 11:57:30xiuMembro SRZD desde 08/02/2012

    Sou Grande Rio... Mas a Vila Merece ganhar... Parabens

  • Avatar
    21/02/2012 08:39:41MARCILENEAnônimo

    o desfile foi maravilhoso !!!!!!!!!!!!!!! pena q perdi minha máquina... gostaria q me devolvesse apenas o chip.Tenho fotos lindissimas mas de qq forma sábado tem mais.... VIBRA Ã? MINHA VILA!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    20/02/2012 18:00:45Mateus PinheiroMembro SRZD desde 27/01/2012

    eu sempre disse o que o Leandro falou, nunca diga que um Carnavalesco está ultrapassado, por que isso é lenda. Rosa é Rosa e vai continuar sendo, otimo desfile o da Vila Muito superior ao da Beija Flor. Enquanto á injustiças, só cabe a populaçõa lutar para que isso não aconteça! Podemos cobrar sim. E muito. Jurados... Justiça... não se emocione com recados velados de entidades superiores... mesmos não estando presentes no desfiles, mandaram recados.... JUSTIÃ?A, ANTES QUE TARDIA;

  • Avatar
    20/02/2012 14:36:55Evandro WahidAnônimo

    Uma pena!!!a Vila Isabel tava linda, mas esse ano não será da Vila!!!!Sinto que teremos injustiças no ar!!!!De qualquer forma, a sorte está lançada (alea jacta est)!!!

  • Avatar
    20/02/2012 14:13:11Leonardo RochaAnônimo

    Foi o reencontro da Rosa Magalhães. E este reencontro não aconteceu com aquela Rosa de outros tempos, luxuosíssima, mas sim com uma Rosa mais criativa, original, alegre e colorida, que soube ousar ao falar pela primeira vez de Angola, sem investir naquele luxo clássico da Beija. As fantasias estavam perfeitas e a maioria dos carros também (só um ou outro mais fraquinho). Mas isso não quer dizer nada pq a Beija-flor ganhou ano passado com alegorias de gosto duvidoso. Mas voltando ao desfile da vila, foi emocionante sim, bem melhor que o da Beija. Sou salgueirense e acredito na minha escola mas se a vila ganhar não irei reclamar, pois ela mereceu. Lembram do meu Sal de 2009, que foi tido por muitos como o reencontro do Lage? O resultado nos vimos depois. Enfim, Rosa calou a boca de quem disse que ela estava ultrapassada e a comunidade da Vila simplesmente arrebentou. Inesquecível!

  • Avatar
    20/02/2012 12:30:26Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Dizem que quem é rei não perde a majestade, né? Nesse caso é rainha... a mestra da Sapucaí deu uma lição de como se fazer um carnaval criativo e verdadeiramente luxuoso. Usou tecidos em todas as alegorias com estampas que tretratam muito bem Angola. As alegorias forum bem executadas com icelente disposição das peças cenográficas. Não havia brilho quase algum. O enredo prima pela doriginalidade, pra que usar rios de galões, pedras e afins, né? Só pra aparentar luxo aonde a concepção prástica fica a desejar? O brilho deve ser usado no lugar certo. Rosa mostrou como se faz. As cores escandalizaram. Embora fortes, deram um tom suave ao desfile (coisa que só mestre sabe fazê). O Missailides botou pra fufu na comissão de frente. Tenho quase certeza que não veremo alguma coisa parecida nesse carnaval. Um show de criatividade, sem brilho nem fírulas. Animais e africanos na savana... vai ser estandarte de ouro com certeza. O samba dispends comentário. A harmonia da escola também foi show. Voltando a falar da Rosa, muito se dizia aqui antes do desfile que o barracão da Vila era o mais pobre. Ontem vimos o contrário. Nesse primeira noite foi a escola mais luxuosa... o luxo da criatividade, da beleza estética sem apelação, da cromática alegre e estonteante, da prátisca limpa sem cangalhas e entulhos que dificutam a leitura visual. Parabéns Rosa, cê pode ostentar sua coroa que seu posto de rainha tá mais firme do que ..... de tarado. Parabéns ao vila isabelenses pelo show de samba autêntico digno do caneco. Vila foi campeã na noite de ontem na minha avaliação. Vamo ver Salgueiro e Tijuca essa noite, escolas que eu espero muito.

  • Avatar
    20/02/2012 11:43:47IuriAnônimo

    E você acha que os julgadores sabiam disso na hora que deram as notas José Pedro?

  • Avatar
    20/02/2012 09:53:59João PauloMembro SRZD desde 27/06/2011

    Bom, Vila Isabel, olhe,eu não gosto de criar expectativas, mas não sei porque, criei certas expectativas pra Vila, nem pra Tijuca, minha escola de samba isso acontece, mas pra Vila e pro Sal cirei expectativas. Vila veio bem, destaque pra comissão de frente, uma ideia original, muito bem feita, uma coreografia forte, de chão, maravilhosa, parabéns ao coreógrafo e sua equipe. O casal de mestre-sala e porta-bandeira estavam ótimos, as fantasias maravilhosamente bem acabadas, pois Rosa é Rosa, ela é Rosa gente, o nome já traduz a competência, porém teve só algumas e foram bem pouquinhas fantasias que não gostei, estavam bem acabadas porém não muito bem resolvidas, alegorias a mesma coisa, bem acabadas, porém algumas não muito bem resolvidas. Destaque pra bateria, samba enredo, isso já era de se esperar, pra harmonia, a escola não veio emocionante, porém cantou muito, a evolução foi boa, porém teve um pequeno probleminha em um certo momento, nada de muito grave, mas que tira um décimo, e o enredo muito bem contado e amarrado, parabéns Rosa pela pesquisa e desenvolvimento e parabéns também ao cara que trabalha com ela nessa questão que me esqueci o nome dele agora, quem souber por favor me diga, ele trabalha junto com a Magalhães em pesquisa, que pena que não me recordo do nome dele no momento, mas enfim, parabéns aos 2. E em relação as expectativas, elas foram cumpridas, mas, faltou um pouco de emoção, a escola estava ótima no que se refere a canto, porém não houve muita emoção, a Vila incorporou Kizomba mas sem a emoção do mesmo.

  • Avatar
    20/02/2012 08:20:45Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    A Vila estava muito alegre, e solta, muito livre, como o canto livre de Angola, em alegorias algumas soluções boas, já outras coisas nem tão boas. Comissão de frente de uma criatividade que vou te contar, viu: muito boa a comissão de frente. Rute e Julinho um show.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.