SRZD


20/02/2012 07h54

Beija-Flor, Portela e Vila se destacam no primeiro dia de desfiles
Redação SRZD

Sete escolas passaram pela Marquês de Sapucaí no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Entre elas as mais aclamadas foram Beija-Flor, Portela e Vila Isabel. Com desfiles empolgantes, as três escolas se credenciam ao título. Nesta segunda-feira é dia de ver quais escolas também entrarão na disputa.

Você, leitor do SRZD-Carnaval, também pode deixar sua opinião. 

- Enquete: vote na escola que fez o melhor desfile do primeiro dia

- Beija-Flor, Portela ou Vila? Quem foi a melhor? Deixe sua opinião

- Saiba tudo o que rolou nos camarotes. Clique, aqui!

Veja as avaliações do blogueiro Hélio Ricardo Rainho:

Renascer de Jacarepaguá

A escola de Jacarepaguá surpreendeu muita gente ao mostrar-se uma estreante luxuosa e grandiosa em sua promissora primeira vez. Imponente e aguerrida, apresentou uma bela comissão de frente, que de imediato conquistou a audiência. A escola mostrou uma bateria cadenciada que deu força ao samba, sustentando com valentia o canto e a harmonia da escola. Fantasias e alegorias imponentes no bom trabalho do promissor Edson Pereira.

Portela

A Portela fez uma passagem arrebatadora em emoção, num desfile forte com chão, harmonia e evolução contagiantes. Foi a mais vibrante, com fantasias muito bonitas, enredo bem contado, mas trouxe carros menos gigantescos que os demais. Pela força do samba, enredo e conto, está firme na disputa.

Imperatriz

Imperatriz esteve irrepreensível nos detalhes artísticos, com Max Lopes inspiradíssimo. A comissão de frente dos capitães de asfalto também teve grande êxito, reafirmando a vocação da escola para brilhar nesse quesito. A bateria foi destaque, mas problemas de evolução prejudicaram a escola, que parece ter desfilado espremida entre os carros durante a maior parte do tempo. O samba não contagiou como se supunha. Brilhou o casal de mestre-sala e porta-bandeira Phelipe e Rafaela. O carro abre-alas foi digno da assinatura de Arlindo Rodrigues, influência confessa de Max.

Mocidade

A Mocidade parece ter recuperado a velha forma. Alexandre Louzada teve muito requinte e bom gosto nos carros e fantasias. O enredo sugeriu emoção, e a escola estava vibrante. A ala "O Milharal" foi uma das mais bonitas que se viu passar no Sambódromo este ano. Uma ala de passistas animada apresentando-se com muita desenvoltura. Bela apresentação da bateria, além de um vozeirão inquestionável de Luizinho Andanças.


Porto da Pedra

Até que a Porto da Pedra fez um desfile muito digno para quem teve o enredo mais criticado do ano. Em grande fase, Jaime Cezário tirou leite da pedra: deu suporte a um enredo que jamais se perdeu, sendo coerente e didático, com muitos pontos altos. Deu soluções simpáticas, cores alegres. A escola cantou o tempo todo. Um abre-alas descomunal, carros grandes e bem acabados. A nota triste foi a roupa do mestre-sala Fabrício ter caído em frente aos jurados. O público não a aclamou, mas soube reconhecer a digníssima passagem de seu último carro.

Beija Flor

Mais uma passagem vibrante da comunidade de Nilópolis na avenida. A escola veio solta, embora tenha acelerado um pouco para compensar algumas paradas excessivas na pista, deixando alguns buracos no setor 5. A comissão de frente por vezes ocultou muito as figuras humanas sobre o tripé alegórico que a compunha. Com isso, algumas partes dos setores não puderam assistir. Neguinho sempre vibrante, alegorias e fantasias impecáveis (algumas de rara grandeza em uso de tecidos finos). Briga forte pelo bi. 

Vila Isabel

O povo de Angola, o negro rei Martinho e a corte da Sapucaí agradecem: a Vila Isabel encerrou a primeira noite com uma reencarnação da Kizomba, prometida na letra de seu belo samba. Foi uma passagem arrebatadora, com uma escola perfeitamente integrada, um canto uníssono, uma leitura artesanal perfeita na concepção plástica de Rosa Magalhães. Bateria impagável, Tinga em sua melhor atuação como intérprete da escola. Rosa usou muito material rústico, mas não esqueceu o brilho e o requinte no acabamento de suas fantasias e alegorias. Linda comissão de frente. A Vila mostrou que faz samba também e confirmou uma frase feita: os últimos serão os primeiros.


Veja mais sobre:Carnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    22/02/2012 18:24:46ALBERTO FORTMembro SRZD desde 17/09/2011

    todos nós sabíamos que este enredo era arriscado, mas os olhos da cobiça não se conteram e agora taí o resultado negativo de um escolha desagradável o pior foi ver o resulatdo dos julgadores que deram notas do enredo maiores que a do samba enredo sinal que o samba estava mais complicado. o povo de são gonçalo agradece ao Bocão da V.isabel o Claudio russo da renascer ao Fábio Costa com suas artemanhas de se envolver em tudo quanto é escola e os compositores da P.da Pedra que assinaram o samba tiveram a infelicidade de terem seus nomes caíndo sem tirar uma nota positiva, aprendam a fazer samba e deixem de conmprar é fácil e mais valoroso ao próprio poeta que coloca a cabeça no travesseiro tranquilo pra dormir. ficou feiaço na foto essa parceiria campeã do tigre. agora levem um samba bom e que a comunidade venha abraçar até por que teve samba só que levaram este ruím. vejo vocês no acesso em 2013! fui!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    22/02/2012 14:14:34Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    Não diria que "já vai tarde" , mas que talvez seja a hora de sair... Poderíamos fazer uma troca com o Salgueiro... Mas não acredito que o Laíla vá para outra escola, talvez assuma um cargo de fachada na Beija, ou até o lugar do Anísio como Presidente de Honra... Desde que abra caminho para alguém com ideias novas, tudo bem... Certo é que não cabem ele e mais outro "medalhão", lado a lado, na Comissão de Carnaval... Certo também é que o resultado de hoje será importante para o futuro da Deusa.

  • Avatar
    22/02/2012 10:55:01Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Alex. Rola um forte boato que o Laíla está deixando a Beija. Estou na torcida pra que isso realmente seja verdade. Na boa, não da mais! O Laíla pode entender tudo da construção de um desfile e nisso, não há como negar, o cara é phoda. Porém, ele é um cara absolutamente arcaico, retrogrado, centralizador e é essa sua postura o que impede qualquer arroubo da maior ousadia na Beija. Ali, quem da a última palavra é ele e por ter esse poder, ele anula toda e qualquer ideia que fuja às suas convicções carnavalescas que, como já dito, são reacionárias. A impressão que eu tenho é que o Laíla é um ex-sargento do exercito. Se a Beija faz desfiles grandiosos, é por conta da sua estética e estilo adotados desde a chegada do João e que a caracterizou de forma inconfundível. Essa é uma das suas marcas mais expressivas e somente por isso o ditador Laíla ainda não a alterou, já que, certamente, é esse estilo que o Anísio quer que a escola mantenha. Do contrário, pode apostar, a nossa Beija seria uma escola nos moldes do Laíla e eu nem quero imaginar como seriam estes moldes aplicados num desfile! Na boa, se o cara for mesmo, por mim, já vai bem tarde!!!!

  • Avatar
    21/02/2012 19:43:26Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    ... só pra encerrar. D. Maria, eu rio até mim peidar quando a senhora diz que eu sou o Savinho ou Beatrice. Se você soubesse quem é Beatrice... deixa isso pra lá. esse episódio já foi superado por eu. Vamo viver em paz porque é melhor. Savinho, um abraço pro cê!

  • Avatar
    21/02/2012 19:41:18Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Agora eu vou dá uma palavrinha com esse cachorrinho animado aqui debaixo... au! au! au! Alex Cara de caxorro... filho, enredo sobre Gonzagão em Vitória do Espírito Santo... PQP! Tu axa que eu ia levar em conta essa comédia? Querido lulu (caxorro de madame) eu mim referia a Sapucaí e precisamente no grupo especial, por que no acesso Gonzaga já foi citado, junto com seu filho gonzaguinha na São Cri Cri. Mais também não vale, por que eram os dois, eu mim referia a apenas Gonzaga. Entendeu? Qualquer coisa pede ajuda a D. Maria que ela desenha pra tu. Outra coisinha... por que ocês desejam tanto que eu desapareça do espaço? Que coisa horrível pessoas inté jovens mais com essa postura ditatorial de perseguição ou de anular os críticos, aqueles que não concordam com ele ou não rezão por suas cartilhas. Isso é típico de véios reacionários incapazes de viver com as diferença. São intransigentes e procura destruir o outro pra se auto afirmar ou viver em seu mundinho fantasioso onde tudo funciona as mil maravilhas, não existe erro nenhum... tenha santa paciência, Alex!

  • Avatar
    21/02/2012 19:33:37Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Oi D. Maria... finalmente tu falou com eu, né? Mulher... eu nunca disse a tu nem a ninguém que entendo de carnaval. Essa tua obiservação é fruto da tua neurose por eu. Outra coisinha, não tenho obsessão nenhuma por tu nem pela BF. Tu eu axo uma comédia. Tua escola é igualzinha as outra, comete acerto e erros, e tá aí pra ser jugada pelo povão mermo, como eu. Sua escola causa tanta polêmica quanto a Tijuca, objeto de inúmeras postagens suas e de seus aliados. Eu axo normal e não axo que uma neurose de sua majestade. Pois é... ela tá nas manchete, agora, entre ser apontada como campiã e ser a campiã há um abismo sem fundo, né? Mais fica tranquila, senhora coroada, que esse ano o caneco vai pra outro lugar, é só esperar. E não venha com essa conversinha que sempre figura entre as campiãs porque todo mundo sabe que segundo lugar, pra ocês, é o primeiro dos últimos, só vale o primeiro (coisa de gente neurótica) No mais é só esperar. D. Maria, eu gosto de tu mulher, não tenho nada contra tu. Axo tu muito engraçada e as veizes até fala umas verdadezinhas. E quando tu dá teus ataques de pelanca... PQP! Eu mim peido de tanto surrir. Com relação a indicação médica, vou seguir teus conselhos, porque os veterinários deram jeito em tu... quem sabe em eu também, né? Valeu pela dica. Com relação aos teus latidos, fica fria, D. Maria, que decodifico muito bem teus grunidos. Abracinhos pra sinhora!

  • Avatar
    21/02/2012 18:46:00Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    A verdade é que a Deusa da Passarela precisa de um carnavalesco criativo. Falta o "toque de genialidade"... Laíla e os demais são EXTREMAMENTE COMPETENTES em planejamento, execução e disciplina, mas falta criatividade, em alguns momentos críticos... Dinheiro não falta, nem poder de realização. Isso eles tem... Ainda assim, com essa carência, a Beija Flor ganha carnaval e vai continuar ganhando, porque inovação não vale pontos no regulamento, que ela cumpre à perfeição.

  • Avatar
    21/02/2012 18:38:38Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    Já é lugar comum dizer que a Beija Flor desfila com o regulamento debaixo do braço, fazendo exatamente como descrito e não dando margem a perda de pontos. Foi assim novamente, um desfile irretocável. Os monstros estão lá, na historia, no folclore do Maranhão e de São Luis, conhecida como "terra da encantaria". Os escravos vem do fato de São Luis ter sido a maior porta de entrada de negros no Brasil, vindos dos reinos do Daomé e de Abekuta, como diz o samba, de forma brilhante. São pontos históricos, distribuídos aos jurados, inclusive.

  • Avatar
    21/02/2012 18:37:02Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    A Beija Flor, pelo conjunto perfeito, como sempre... A Portela também merece pelo samba e pela emoção. A Vila perde pela simplicidade, pelos carros sem acabamento, na madeira, como o último.

  • Avatar
    21/02/2012 18:34:10Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    Andrey, meu caro, se fosse você nem perderia mais tempo com essa/esse tal de Duquesa... Nem palavra o tal indivíduo tem... Há um tempo a Duquesa escreveu aqui, desafiando, que se alguém mostrasse que o enredo do "genial" Paulo Barros não era inédito e original, ela NUNCA mais escreveria por aqui... Esta registrado nos comentarios... Eu provei que o enredo de Gonzagão foi campeão ano passado em Vitoria, ES, ... Na mesma semana, o Paulo Barros anunciou o mesmo enredo, inédito e genial, hehehe... Veja se a tal Duquesa cumpriu a palavra??? NADA!!! Isso não passa de um FAKE sem palavra, sem educação, sem moral e sem vergonha, hehehe...

  • Avatar
    21/02/2012 14:41:01Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Eu entendo! Mas, pare de se babar e de correr atrás do rabo! Isso não te fará bem, fia! E vai que os veterinários desistam de tentar curar a sua loucura? E vai que eles arresolva (estou tentando usar a tua forma de comunicação pra ver se tu intende bem o que tou ti dizeno. Mas, não é fácil grunhir, fia!) te faze virá torresminho? Sim, eu sei! Ã? pura maldade, isso! Sou contra aos maus tratos aos animais! Não concordo com isso! Mas.... sabe cume, né, fia? Pobre suína Dodô!!! (ops!!!! Ã? Beatrice/Sávio, Dolores, e etc. etc. e etc. â?? rsrsrsrsrsrsr).

  • Avatar
    21/02/2012 14:37:35Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Olá, Sávio (ops! Ã? duquesa, né? â?? rsrsrsrsr). Que isso, fia?(!) Então tu não sabe que o nosso caso de amor é eterno? Não sabe o quanto te venero, o quanto admiro sua perspicácia, seu altíssimo grau de conhecimento sobre carnaval? (huahuahuahuahua) Bem! Como sempre você obsecada pela minha Beija, né? Tenho dó! Muita dó de ti, duquesa! Caramba, como essa Beija-Flor é cruel contigo, né? Poxa vida! Custava a essa escola ficar um aninho â?? um aninho só que fosse! â?? sem figurar entre as favoritas? Mas, não! A filha da mãe da escola insiste em fazer grandes desfiles; em ser apontada pela mídia geral como uma das prováveis campeãs; em causar tantas polêmicas e incontáveis comentários â?? pra o bem, ou, pra o mal â?? no universo carnavalesco (Ã? maravilhosa e soberana mermo, né, fia?) E tudo isso pra que? Pra te deixar babando e correndo atrás do próprio rabo, né, beatrice? Como você mesma diz... SACANAGE! Mas, ó, fia... fique assim não! Procure ficar calminha. Diminua esse grunhido e vê se bate tanto na jaula que a mesma pode não aguentar e aí, podem ter que te sacrificar! Não se esqueça que é isso que os veterinários fazem com os animais enlouquecidos! Fique calminha ta! Quem sabe ano que vem a Beija não venha fraquinha e então ocê não possa, finalmente, se sentir realizada? Por hora, lamento, fia! Lamento muito, mas, não é que a danada da Beija-Flor fez bonito e mais um ano (só pra variar), está nas manchetes como uma das que brigará pelo título e, ainda que não leve, com absoluta certeza, estará lá, no sábado, entre as campeãs? Que reiva! Que odhia! Essa escola é muito cruel contigo, né fia? Fia, diz aí, já te alimentou? A lavagem tava boa? Olha! Não deixe de se alimentar! Os veterinários podem achar que não tem mais jeito e.... bem, ocê sabe, né? A Suípa não é brincadeira! (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr) Em tempo: e a Viradouro, hein, fia? Puxa vida! Realmente é pra ocê ta assim mermo. E

  • Avatar
    21/02/2012 12:05:46Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Ã? isso mermo.. D. Maria tem tanto respeito por eu que nem cita mais meu nominho mais faiz suas insinuações maldosas covardes. Todo comentarista que fala a verdade sobre sua escolinha, que aliás fez um desfile ridículo nas formas prástica e fantasias de cromáticas orrendas, ela axa que sou eu... quá quá quá quá quá quá! Se tu continuar assim vai acabar sendo internada, mulher.. relaxa e dá uma gozadinha! Agora, eu quero mandar um abracinho a esse senhor muito lúcido chamado Mateus Pinheiro (que eu tenho certeza que a coroada axa que sou eu... é doida mermo.) porque esse senhor é perfeito em suas colocação. Ã? quase uma extensão de eu. Parabéns pelo destemor, sr. Mateus. Tudo que o senhor fala eu assino em baixo. Esse espaço precisa mermo de pessoas críticas e não apenas joga confetes (que aí eu tenho que ser cuerente e dizê que D. Maria realmente não faz média e até melhorou seu nível de obiservação) mais continua louquinha de pedra, né? Abracinhos pra sinhora também!

  • Avatar
    20/02/2012 23:46:50Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Como já diz o grande Zagalo: VOCÃ?S VÃ?O TER QUE ENGOLIR A BEIJA, SEUS OTÁ-RIOS (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr).

  • Avatar
    20/02/2012 23:27:49Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Aliás, o lunático do D´Jalma conseguiu um genérico (certamente mais um fake de alguma figurinha patética que conhecemos bem). O fake é outro que corre atrás do próprio rabo de tanta loucura que a Beija lhe causa! (rsrsrsrsrsr),. Aí seu mané que se intitula matheus pinheiro (no minúsculo mesmo!), dê a mão ao alucinado do D´Jálma e deita na BR (rsrsrsrsrsr).

Comentar