SRZD


21/02/2012 01h25

Salgueiro mostra força e volume no desfile sobre literatura de cordel
Equipe SRZD

O Salgueiro levou para a Sapucaí toda a magia da literatura de cordel. A escola trouxe o enredo "Cordel branco e encantado", montado em forma de poesia, homenageando os cordelistas do nordeste brasileiro.

A comissão de frente, Caravana arretada, fez uma apresentação sem surpresas para o público e jurados. Eles mostraram um espetáculo que era apresentado, primeiramente em feiras medievais. Os integrantes dançaram forró com bonecos e interagiram com um tripé. Apesar dos problemas, a comissão acertou a difícil coreografia do teatro de cordel. "Tudo perfeitamente correto", disse Hélio Bejani, coreógrafo da comissão. 

Uma característica dos carnavalescos Renato e Márcia Lage foi a grandiosidade das alegorias. O abre alas, O Reino do Cordel, estava grande e teve problemas para entrar no setor 1 e para sair da dispersão. O carro dois, A Barca da Encantaria, fez referência às fantásticas histórias da literatura de cordel da época medieval, na Europa. Ela soltou bolhas de sabão na Avenida. O carro O julgamento - entre o céu e o inferno veio muito bem acabado, contrsastando as cores amarela e vermelho. Valesca Popozuda veio como a diabólica, sendo um dos destaques da escola.

A última alegoria, A coroação, mostrou uma estrutura de cordelistas e homenageou a cultura popular do cordel. Além disso, algumas xilogravuras, desenhos característicos nos livros de cordel, estavam presentes. 

As alas e fantasias estavam bem compactas e acabadas, respectivamente. Durante todos o desfile as cores fortes predominaram. As baianas desfilaram vestidas de Maria Bonita. As cores laranja, preto e vermelho ficaram fortes nesta fantasia.

A ala Feira Medieval foi ovacionada pelo público presente no setor 1. Moradores da comunidade participaram do setor, que estavam com figurinos diferentes.

O primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Sidiclei e Gleici Simpatia, fez excelente desfile em todo o desfile. Durante a coreografia, Sidiclei tocou triângulo e o casal dançou em ritmo de forró. Eles estavam fantasiados como o Brilho do Sol e o Luar do Sertão, contrastando a noite e o dia.

A furiosa bateria, comandada pelo mestre Marcão, fez algumas paradinhas e alguns sons de xote e baião, ritmos musicais característicos do nordeste brasileiro. A apresentação ocorreu sem problemas. Eles estavam vestidos como O Bando de Lampião.

A escola pode sofrer punições nos quesitos harmonia e evolução. A agremiação teve momentos em que ficou completamente parada, em virtude dos problemas dos carros na entrada e em outros teve que correr.



Comentários
  • Avatar
    25/04/2013 03:41:26kjrDbmJWTrnhXPIylUAnônimo

    Taking the oveivrew, this post hits the spot

  • Avatar
    25/02/2012 17:25:34Suzana CoreografaAnônimo

    Pois é o Thiago, Andreya Neves prima do Mestre Louro, deus o tenha,só folta eles pra voltar um Salgueiro digno de notas 10.

  • Avatar
    25/02/2012 17:16:12Suzana CoriografaAnônimo

    Parabéns Regina Presidente!!! Desfile bacana, vice-campeã blz!!Só gostaria de dar lhe uma dica em relação ao 1º Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da Escola. Ela pode ser uma simpatia de pessoa mais na realidade ela não acompanha o Mestre Sala que por sinal é muito bom. Eu o acompanho há muito tempo de 1992 até hoje e não a acho uma boa Porta Bandeira não a nível de Salgueiro. Gostaria de indicar alguém com raízes Salgueirenses, por onde anda a Porta Bandeira Andeya Neves que já deu Show de dança com o Sidicley na Sapucaí dando nota máxima para Escola????? Minha Presidente acho bom rever a questão de Porta Bandeira, dar oportunidade à quem realmente é prata da casa. Eu lembro que Andreya Neves foi da Aprendizes do Salgueiro, ganhou o concurso em 1992, ficou na escola durante os anos de 93,94, 95 e 96 como Primeira Porta Bandeira e sempre dando 10 para Escola. Gosta de coreografia, e sempre procura se renovar. Reveja isso minha presidente eu sei e todos sabem que a senhora gosta muito de sua atual Porta Bandeira mais não esta dando nota 10 pra Escola, o Sidicley não pode fazer milagre sozinho e ela não o acompanha na evoluçao, procure dar uma oportunidade para Andreya Neves acredito que não vai irá se arrepender!!!! eu garanto!! abraços!!

  • Avatar
    24/02/2012 12:17:47JAYME JARDIMAnônimo

    Não sei o que a presidente regina aguarda para convocar de imediato o Mestre Thiago Diogo. Cria de Mestre Louro, Thiago sabe muito, conhece do riscado, enquanto o Marcão esta na escola a 7 anos e NADA DE NOTAS MAXIMAS. Até quando a Furiosa de Mestre Louro irá sofrer com essa garotada segurando peças, até quando os antigos da Bateria Furiosa ficarão afastados da Bateria por esse que JAMAIS DEU NOTAS MAXIMAS ? Comunidade Salgueirense, minha presidente Regina, afastem esses que por ai caíram de paraquedas, e chamem todos de volta. A FURIOSA MERECE MAIS RESPEITO, PRECISA SE REENCONTRAR, e Mestre Thiago Diogo Ã? A SOLUÃ?Ã?O, ELE Ã? CRIA DA CASA, E SEMPRE TIROU NOTAS MELHORES QUE ESTE QUE AÍ ESTÁ, JUNTO COM AQUELES QUE HOJE TAMBEM ESTÃ?O FORA, da nossa GLORIOSA FURIOSA. QUE TODOS RETORNEM, E A FURIOSA VOLTE A SER AQUELA DE MESTRE LOURO.

  • Avatar
    22/02/2012 20:10:32SilAnônimo

    FORA MARCÃ?O!!!!!!!! PRESIDENTE REGINA, QUALQUER OUTRO MESTRE SERÁ MELHOR QUE ELE, E VOTARÁ A SEU FAVOR.... PENSE NISSO.. A NAÃ?Ã?O SALGUEIRENSE SE ACOSTUMOU COM BATERIA BOA COM MESTRE LOURO...E MARCÃ?O AFUNDOU A FURIOSA...NÃ?O TIRA NOTA 10...

  • Avatar
    22/02/2012 19:05:12Jair SoaresAnônimo

    POR FAVOR FAÃ?AM ALGO ! NÃ?O DEIXEM O MESTRE THIAGO DIOGO FORA DO SALGUEIRO ! COLOQUEM ESSE MARCÃ?O PARA TOCAR SURDO DE NOVO ! COLOQUEM ALGUEM COMPETENTE ! MESTRE THIAGO DIOGO Ã? CRIA DE MESTRE LOURO, Ã? SALGUEIRENSE DE CORAÃ?Ã?O ! ESSE SIM Ã? COMPETENTE PARA DIRIGIR A FURIOSA ! A HORA Ã? ESSA !!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    22/02/2012 19:00:27Jair SoaresAnônimo

    Quando será que alguem irá tirar esse diretor de bateria da minha escola ? Porque esse tocador de surdo ainda está por aí ? POR FAVOR TRAGAM O THIAGO DA PORTO DA PEDRA ! Não aguentamos mais assistir todos os anos, esse SALGUEIRENSE, que é o Thiago tirar NOTAS MAXIMAS EM OUTRA ESCOLA DE SAMBA ! Fora MARCÃ?O, NUNCA TIRA AS 4 NOTAS 10 ( DEZ ) ! Presidente, a HORA Ã? ESSA !!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    22/02/2012 01:24:23Edir Carlos SilvaMembro SRZD desde 19/11/2009

    ESTAVA LINDA ADOREI A BATIDA DE FORRÃ?

  • Avatar
    21/02/2012 13:45:35RicardoAnônimo

    Na minha opinião a campeã de 2012, parabéns Regina Celi pelo trabalho e ao Lage por demonstrar que ainda falta muito "girimum" com "jabá" para que alguns outros carnavalescos chegue a gênio, falta muito, nem 1000 Michael Jackson seriam suficientes!

  • Avatar
    21/02/2012 13:17:08maria do carmoAnônimo

    salgueiro nem melhor nem pior apenas diferente! campeã 2012

  • Avatar
    21/02/2012 13:10:05CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    Mais uma vez comprometeram o desfile que seria campeão esse ano, que em 2013, mudem o padrão dos carros para não atrapalhar o desfile.

  • Avatar
    21/02/2012 12:19:35DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Muito linda, mas se atrapalhou, mais uma vez, na avenida. Em termos de comparação com a Tijuca, o Salgueiro não se destaca, infelizmente, pois apostava tudo nesse enredo.

  • Avatar
    21/02/2012 12:18:49Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    A alma nordestina foi derramada no Sal... desde a comissão de frente (belíssima) até a última ala o que vimos foi uma escola bem preparada para fazê um desfile arretado mermo. Conseguiram! Aprástica foi perfeita. A simplicidade de algumas remitia sim a simplicidade da região nordestina que é rica em folguedos culturais. Isso é o suficiente pra fazê um bom desfile. As fantasias mim supreendeu muito bem... foram bem idealizadas passando a informação com facilidade, tonalidades quentes (como quente é o sertão de chão rachado), bem acabadas também. O cojunto seduzia nossos oinhos. Salgueiro entre as campiãs e vai disputar título sim, apesar dos erros abestalhados e infantis de sempre, dessa vez com menos prejuízo, sem paralizações que levem a despontuação. Deve perder uns decimozinhos em evolução... fazê o quê, né? D. Regina precisa contratar um profissional de peso urgentemente. Também concordo com o querido João Paulo, carro grande não é desculpa para tanta incompetência, outros muito maiores entram sem pobrema algum. No mais, foi perfeito e vai disputar título e se levar o caneco vai tá bem entregue!

  • Avatar
    21/02/2012 12:01:06xiuMembro SRZD desde 08/02/2012

    Foi lindo demais...

  • Avatar
    21/02/2012 11:21:59clicia maria fonseca rochaAnônimo

    Meu Salgueiro deu um show e agradeço a minha presidente Regina Celi todo o empenho e carinho para com todos os componentes sem exceção!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.