SRZD


21/02/2012 03h02

Mangueira usa e abusa das paradinhas e faz história
Equipe SRZD

Um desfile de arrepiar e cheio de emoções. A Mangueira levou para a Sapucaí o enredo "Vou festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira", de autoria do carnavalesco Cid Carvalho, homenageando o bloco Cacique de Ramos. A escola surpreendeu o público com longas paradas, ficando apenas nas vozes dos intérpretes, componentes da escola e espectadores. Além disso, vários cantores, como Alcione, Xandy de Pilares e Dudu Nobre interpretando o samba. Ela é fortíssima candidata ao título.

No ano passado, a escola já inovou e a bateria passou alguns minutos sem tocar, realizando uma paradona. No entanto, em 2011 os jurados não entenderam o objetivo da bateria da escola e perdeu pontos no quesito bateria. Será que este ano, com estas novas inovações, os jurados tirarão pontos que podem tirar a escola da disputa ao título? O fato é que o público gostou do que viu.

A comissão de frente, coreografada por Jaime Arôxa, teve a presença de Bira, Beth Carvalho e Jorge Aragão. O elemento alegórico em que estavam representou um terreiro de candomblé. Com isso, não houve muita interação com o público.

 O músico Jorge Aragão, que desfilou no carro abre-alas da verde e rosa, destacou os pontos fortes do desfile. "A ousadia resiste a qualquer coisa. Vim representando o Cacique de Ramos, o que para mim é muita honra, pois fazer parte disso é gratificante. É a primeira vez que desfilo em tantos anos que tenho de samba. Foi muito prazeroso", disse o sambista, que elogiou e agradeceu a iniciativa do presidente Ivo Meireles em colocar um carro que tinha como tema uma canção sua. Ele finalizou o papo com o SRZD-Carnaval com um verso do samba cantado na Marquês de Sapucaí. "Essa frase traduz o sentimento: respeite quem pode chegar onde a gente chegou".

A cantora Rosemary estava extasiada após a apresentação da escola. "Estou muito emocionada, arrepiada. Não é brincadeira, loucura loucura! Foi linda a garra da Mangueira na avenida. A paradinha da bateria foi perfeita. A escola toda está entusiasmada, é um pacote de alegria e felicidade", finalizou a cantora, que estava à frente da ala "Colombina Sapeca".

Raphael Rodrigues e Marcella Alves, primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira da Mangueira, fizeram ótima apresentação. Eles representaram os blocos Bafo da Onça e Cacique de Ramos

A bateria Surdo Um, vestidos como caciques e onças em uma fantasia chamada Surpresa, usaram e abusaram das paradinhas.

As alegorias da escola estavam muito bem acabadas, uma característica de Cid Carvalho. O carro número um trouxe um cacique tocando o tambor da bateria Surdo Um e na parte de trás uma réplica do Palácio do Samba, a nova quadra da escola que está sendo construída. O sexto carro, Bafo da Onça x Cacique de Ramos - O duelo da alegria, mostrou o duelo entre os dois blocos. Na parte da frente veio uma onça, simbolizando o rival do Cacique. O sétimo, A tamarineira e o pagode do Cacique de Ramos, totalmente verde, simbolizou a quadra do bloco com sua tamarineira onde eram feitas as rodas de samba do bloco.

O último carro, Samba em marte "Respeite quem pode chegar onde a gente chegou" relembrou o samba Coisinha do Pai, interpretado por Beth Carvalho e que foi usado para despertar um robô no solo de marte. 

As fantasias estavam bonitas e bem acabadas. As cores predominantes foram as do Cacique, como o vermelho e preto e o verde e rosa, da Mangueira. Este contraste foi constante em toda passagem da agremiação.

A harmonia e evolução estavam excelentes. No entanto, a escola teve que ficar paradas por alguns minutos na avenida devido a problemas nas entradas dos carros no setor 1.

 O ex jogador e comentarista Junior, mangueirense de carteirinha, conversou com o SRZD-Carnaval mostrando seu otimismo e exaltando a torcida verde e rosa. "A Mangueira vai brigar bonito. Ela trouxe todo mundo junto, torcida e componentes. Quando consegue chamar o público da forma que chamou, é sempre um bom sinal. Essa química da escola com a sua torcida faz a diferença", disse, e logo em seguida reiterou sua paixão. "Lutaremos pelo título por que nosso samba é muito bom, mas eu sou suspeito. Sempre Mangueira!"

O músico Dudu Nobre, que veio no último carro da agremiação, mostrou muita animação ao comentar o desfile. "Essa é a Mangueira. Representou muito bem o Cacique de Ramos. Isso que foi visto é um samba puro, tem que respeitar. Com todo respeito as outras escolas, a Mangueira vai brigar pelo título deste ano, sempre viremos para isso. Agora é só esperar os jurados, mas levo fé que tem tudo para dar certo."



Comentários
  • Avatar
    23/02/2012 23:11:48AnaAnônimo

    CONTINUANDO... Inovar, correr riscos, criatividade, ousar é para os corajosos. Ã? isso que faz a vida valer a pena. O que é lembrado na história do samba do rio? As paradinhas e os homens voando da Mocidade, o "Explode Coração" da Salgueiro, as alegorias do Joãosinho Trinta e, agora, do Paulo Barros. São lembrados pelo que fizeram, muitas vezes sem ganhar título. Faz parte da vida. O certo é que com a paradona a Mangueira entrou para a história; os desfiles serão outros. E o melhor: a escola trouxe o samba de volta à avenida, a emoção, a participação das pessoas; isso é que o bonito e o diferencial do samba. Quem quiser título ou quer um desfile impecável, perfeito, que torça para outra escola já que está tudo "mais do mesmo". Ainda bem que tem os que resistem; são esses que fazem a diferença nesse mundo de iguais, enfadonho. Parabéns à coragem, audácia e criatividade da Mangueira! A escola tem que sentir muito orgulhosa por isso!

  • Avatar
    23/02/2012 23:06:36AnaAnônimo

    Meu Deus, lendo esses últimos comentários penso que não assisti o mesmo desfile que essas pessoas! Atravessou o samba? Onde? Na primeira paradona (a do "problema técnico") parece ter "atravessado", mas não, foi o eco; questão de acústica, sacam? E aí não é problema da Mangueira, mas sim da Sapucaí. A bateria retomou TODAS as vezes ACERTADAMENTE o samba, bem como os intérpretes do carro de som, o samba. Nem todas as pessoas cantaram nas paradas? Ora, mesmo assim seguraram a cantoria lá em cima. Quem daqui sabe cantar o samba da campeã Tijuca sem ficar procurando no google? A parte da roda de samba sair de dentro da bateria me deixou de boca aberta; a parte em que os bambas cantaram na parada, com a coreografia da bateria foi lindíssima, super criativa. Nem toda a Sapucaí escutava o samba? Devido à acústica, mas mesmo assim a cantoria do samba não caiu. Também discordo das opiniões sobre o casal de mestre-sala e porta-bandeiras; ano passado foi o único casal nota 10 do Carnaval. Eles são ruins? Fala sério, foram muito bem. São poucas porta-bandeiras das outras escolas que fariam o que a da Mangueira fez, sair dançando de dentro da bateria sem desalinhar; o juri foi sacana com a nota deles. Alegorias "pobres", em comparação com as da Tijuca, foram mesmo. Mas aí tb podemos comparar o que a Tijuca e a Mangueira gastaram para o desfile. Quem ganhou os desfiles mais recentes do Rio? Ã? só olhar quem foram as que gastaram mais. Para ganhar os campeonatos de samba todas as escolas sabem as receitas: fazer um desfile certinho e impecável, sem sair do que os jurados querem. Umas escolas têm $$$ pra isso, outras tem o $$$$ e carnavalescos artistas, como o Paulo Barros (afinal, o mérito do título da Tijuca é dele). Ã? como trabalhar numa empresa todo dia, bater cartão, comer a mesma comida, fazer a mesma coisa sempre do mesmo jeito - pois se sabe que assim não será demitido. Inovar, correr riscos, criatividade, ousar é para os coraj

  • Avatar
    23/02/2012 20:58:14mauricio TijucaMembro SRZD desde 30/11/2009

    Depois da paradona , vi os componentes atordoados e sem cantar o samba na hora que era necessario

  • Avatar
    23/02/2012 12:54:49EduardoMembro SRZD desde 13/02/2013

    Gente pelo amor de Deus, o casal de mestre sala e porta-bandeira, não tem condições de representar a nossa mangueira, me desculpe em 2010 foi a mesma coisa.

  • Avatar
    22/02/2012 19:34:11Mateus PinheiroMembro SRZD desde 27/01/2012

    E olha que a ultima adversária da Mangeuira era A Unidos da Tijuca, interessantes. Mangueria 7. Tijuca 1... Quem ficou mesmo em sexto? Portela..... Dale Portela, continua assim, subindo aos poucos não deu esse ano, tudo bem, ano que vém tem mais, e solta os bichosssss Portela

  • Avatar
    22/02/2012 19:32:27Marco AntonioAnônimo

    Desfilei na Mangueira e concordo ter ficado meio sem saber o que fazer, quando da primeira paradona, mas foi um rápido desnorteio e logo recomecei a cantar o samba, ainda mais empolgado que antes. O que posso afirmar é que foi o desfile mais emocionante de toda minha vida. Em todos os setores, a resposta do publico era a mesma, com todos cantando o samba (principamente na hora do -Choooora..), acompanhando a coreografia de palmas do "vem festejar..." e aplaudindo o reinicio da bateria após cada paradão. Todos sabemos que o que faz uma escola campeã são critérios técnicos, mas eu pergunto: O que o público gostaria de rever no sabado das Campeãs? Por mim respondo: - A emoção do desfile da Mangueira, o espetacular samba da Portela, a comissão de frente da Unidos da Tijuca, a Angola da Vila Isabel, os portentosos carros da Beija Flor e a melhor Mocidade dos ultimos tempos. Acho que isso valeria o ingresso, mas julgador é jugador e plateia é plateia, e infelizmente são os primeiros quem definem como será o espetáculo que os ultimos pagarão para assistir.

  • Avatar
    22/02/2012 18:20:55celso almada de andradeAnônimo

    Estou fazendo o comentátio após saber o resultado do desfile, tendo sido campeão, muito justamente a Unidos da Tijuca. Mas a minha querida Mangueira, continua muito mal, com essa gestão do Ivo. Não dá mais, o carnavalesco, eu já tinha comentado antes, ele é muito fraquinho, ele foi da Mocidade e ela tirou lá para oitavo ou nono lugar. De algum tempo prá cá as notas dos detalhes, como alegoria, enredo, harmonia, etc. são muito baixas. A Mangueira não éstá disputando nada, absolutamente nada, fica tão somente rezando para não ser rebaixada, nesse ano conseguiu ficar até atrás da Portelinha, o que é uma vergonha. A Mangueira tem de mudar tudo, de cima em baixo.

  • Avatar
    22/02/2012 15:29:46FernandaAnônimo

    A Mangueira só desfila no sábado se for roubado, pq mérito por desfile n teve. Atravessou feio. Fantasias repetitivas, enredo sem conteúdo. Mas mesmo qdo a Mangueira vem com os carros cobertos por TNT 9,9 em alegorias... Tudo é possível! "Tem que respeitar quem pagou pra ver o desfile!!!! "

  • Avatar
    22/02/2012 14:30:51Lorry LinharesAnônimo

    Bom...todos já sabemos que a Mngueira não pode ser a grande campeã do carnaval deste ano, mas com certeza pode ser considerada como um dos 6 melhores desfiles. Salgueiro também apresentou problemas devido às alegorias que com certeza irão afetar na evolução da escola. mangueira, por sinal leva consigo uma sombra terrível, será que a paradona da bateria convenceu ou não convenceu o público e os jurados? Na minha opinião, ousar é importante, mas ter cautela é melhor ainda, foi o caso da Beija-flor de Nilópolis que não fez um desfile excelente mas deu o seu recado. Muitas escolas que não são as preferidas ao título podem ficar na frente da mangueira, como a Beija-flor, Salgueiro e até mesmo Mocidade Independente de padre Miguel. O importante é que a avaliação das notas seja justa e que se não der certo esse ano, ano que vem virá melhor, consertando-se os erros técnicos. Estou torcendo pela minha Mangueira! Boa sorte minha querida escola!

  • Avatar
    22/02/2012 09:51:58rodrigoAnônimo

    O que eu acho mais engraçado de tudo á criticarem tanto essa inovação da Mangueira. Quando Paulo Barros faz maluquices como fazer aquela palhaçada com os vaqueiros(brincando em parque de diversões) ninguém fala nada. A Vila não teve Plástica maravilhosa, na Plástica não foi melhor que a Mangueira mas assim como a última sacudiu a sapucaí... TODOS DEIXARAM FELICITAÃ?Ã?ES A VILA, E MERECIDO. Mas com a Mangueira querem falar maal.... eu acho que aqui tem gente que Mistura Mangueira com Ivo Meireles... e me poupe...

  • Avatar
    21/02/2012 23:34:01Mateus PinheiroMembro SRZD desde 27/01/2012

    Eu pensei em não fazer uma critica a Mangueira, mais é irresistível! Que desfile em? AGONIZA MANGUEIRA. Primeiro uma pergunta, que me veio à cabeça quando estava vendo o desfile. Se Jamelão vivo fosse, ele ia concordar em fazer o que a escola fez? Muito difícil! Quesitos; Bateria, Evolução, Harmonia foram prejudicados. O próprio diretor cultural da LIESA, disse que não deu certo. Comissão de frente, irmã gêmea da PORTELA e da MANCHA verde em São Paulo. Outras escolas fizeram ótimos desfiles. Isso todos sabemos, com ótima harmonia, evolução e bateria. Não to dizendo aqui que a Mangueira não possa ganhar, todas podem. Mais, sempre tem um mais ne? Bateria do Salgueiro foi à melhor da segunda noite. Bateria da Portela melhor de Domingo. Pontos críticos ne? Ou seja, Ponto negativos essa invenção. Bem se a Mangueira ganhar por que será? A Globo faz qualquer desfile ficar apoteótico mesmo não sendo. A cobertura nos Jornal Nacional e em outros também fizeram isso. Como eu disse no comentário da Beija Flor, não to aqui pra passar mão na cabeça de ninguém. Saibam aceitar criticas só assim vocês podem melhorar próximo ano.

  • Avatar
    21/02/2012 23:04:14Mateus SchappoAnônimo

    OOOO Sempre desatualizado no carnaval: Gente, escola que faz paradinha é a Mocidade! Em que planeta, em que década que você vive??? Na de oitenta que foi a última q sua escola ganhou né?? só pode.... Já faz tempo que a Mocidade não é mais a mesma em bateria, e em outros quesitos também! Mas assim, acho que foi realmente arriscado a paradona, e espero que não prejudique outros quesitos! Agora, que mexeu com o público, mexeu! FATO!

  • Avatar
    21/02/2012 19:38:00Marcia GomesAnônimo

    Eu como mangueirense, acho que a paradona não funcionou. Fiquei muito tensa e acho que a escola será muito prejudicada por isso.

  • Avatar
    21/02/2012 16:03:44Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Agora me vem uma dúvida, se ano passado a Mangueira levou aquela nota baixissima com apenas segundos parada, imagine agora com 2 minutos parada e o canto atravessando????! ...Não podemos negar que a escola sacudiu o povo, assim como não podemos negar que isso se deve por ela ser Mangueira, e não pela "paradona", que foi um horror! ...Gente, escola que faz paradinha é a Mocidade!

  • Avatar
    21/02/2012 15:55:54RicardoAnônimo

    Marques de Sapucaí nem li o resto do comentário... mandaste muito bem, estava na Marques ontem e a sensação foi a mesma do ano passado, não deu certo, ponto final pelo menos para mim, e quem estava do meu lado!!! Sem falar na plástica apresentada, mas "AGONIZAR NÃ?O Ã? MORRER" Tchau Ivo, chega antes que aconteça o pior!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.