SRZD



Cadu Zugliani

Cadu Zugliani

CARNAVAL. Jornalista, trabalha no Sportv há 7 anos e na TV Globo há 18. Compositor campeão da Mangueira em 2004, 2015 e 2016. Louco, amante, apaixonado por Carnaval, onde já fez de tudo um pouco, ou muito.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



21/02/2012 09h42

Segunda de luxo
Cadu Zugliani

O Domingo deixou uma boa sensação, mas a segunda foi arrebatadora com emoções de todos os tipos: boas e ruins e foi, tecnicamente melhor que o dia anterior.
 
São Clemente - Bum Bum de fora, pernas pro ar...que desfile!!! Já esperava bastante da São Clemente mas ela conseguiu superar as minhas expectativas. O Fabinho beirou a perfeição, quem o acompanha desde a Mangueira, passando pela Rocinha, sabe que ele vai se tornar, em breve, um dos maiores carnavalescos do Rio. Ouso dizer que foi um desfile tão bom quanto "O samba sambou". O samba funcionou muito bem e, a cada alegoria e fantasia que passavam, minha satisfação aumentava. A bateria de mestre Caliquinho cumpriu muito bem o papel com boas bossas e a paradinha do violino era sensacional. Pena que a Comissão de frente me deixou com a sensação de que faltava algo nela para um 10 e algumas alas comerciais teimaram em não cantar. Nada que possa tirar o brilho deste grande desfile. Merece sonhar com uma vaguinha no sábado afinal "O violino anuncia, vem viajar na magia"
 
União da Ilha - Estranho, terceiro ano da Ilha no Especial e vai se confirmando uma tendência: a escola mudou. Talvez pelo fato de ter que brigar pela permanência no grupo com outras necessidades, como um carnaval mais pesado do que a escola está acostumada(deixando claro que aqui não vai nenhuma crítica).
A abertura do desfile impressionou pelo peso e beleza das roupas e as alas e carros iam seguindo com o mesmo capricho do Alex. Mas ficou a sensação de que a escola não teve evolução, não cantou e não dançou tanto. Pontos que sempre foram a marca da União da Ilha. Mas fez um bom carnaval, digno de grupo Especial. A bateria do Riquinho, como sempre, muito bem e vale ressaltar a bela homenagem a Maria Augusta, que veio de rainha Elizabeth na ótima comissão de frente.
 
Salgueiro -  entrou na avenida com pinta de campeã, comissão de frente bem entrosada com o enredo, um pede passagem e um belo abre-alas. Os carros foram aparecendo, um após o outro, cada vez mais bonitos, com pequenos problemas de acabamento mas nada que pudesse estragar o conjunto da obra. As Baianas mais leves chamaram a atenção e as fantasias acompanhavam a riqueza e o bom gosto de Renato Lage. O problema é que o Salgueiro teve sérios problemas com harmonia e evolução, abriu buracos em alguns setores e não conseguiu confirmar toda a expectativa mas vai brigar pelo título.
 
Mangueira - Algumas escolas tentam impressionar, outras emocionar. A verde e rosa optou pelo segundo caminho e fez uma manobra ousada: resolveu transformar parte do desfile numa roda de samba deixando bateria e puxadores mudos enquanto artistas e a escola cantavam. A manobra só não foi um desastre completo pois o público respondia bem a cada tentativa. O problema é que os jurados viram uma escola ficar sem harmonia em sua maior parte já que o som da "roda de samba" não chegava a maior parte dos desfilantes. Isso certamente vai prejudicar o julgamento da escola que já não veio bem de alegorias e fantasias. O desenvolvimento do enredo foi bastante confuso e prejudicou a compreensão do desfile. O destaque foi, mais uma vez, a bateria de mestre Aílton que deu um show e não foi prejudicada pela manobra da escola.
 
Tijuca - Entrou em cena na briga pelo título. Quem duvidou de Paulo Barros, mais uma vez, teve que se render a criatividade e soluções geniais num enredo que, diziam os críticos, "não é a cara dele". Momentos lindos e marcantes levantaram as arquibancadas. Mais uma vez, a comissão de frente levou o público ao delírio. Mas dois momentos muito emocionantes marcaram o desfile: o setor que falava do Mestre Vitalino e o último carros com Gonzagão no céu e as "Asas Brancas" batendo em volta. Destaque também para a roupa das Baianas que encantou pelo bom gosto e beleza. Mesmo com alguns problemas de acabamento no carro do mercado, veio para marcar o carnaval de 2012 e pinta como grande favorita. Bateria do Casa Grande e Bruno Ribas levaram o bom samba com muita competência.
 
Grande Rio - foi um desfile morno. Gostei muito do abre-alas com boas soluções. A bateria do Ciça também foi muito firme. O samba morreu na avenida, não era bem cantado nem fora e nem dentro da pista. A comissão de frente foi regular com a idéia das crianças vencendo seus medos. Não gostei da roupa das Baianas e achei as fantasias muito irregulares.


Veja mais sobre:Carnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    24/02/2012 06:36:58ZappaMembro SRZD desde 16/04/2009

    Zugliani com certeza quem discordou não questionava se estavas certo ou errado, se suas escolas seriam campeãs ou rebaixadas, até porque, não era preciso ser â??adivinhoâ? para construir as mesmas conclusões que chegastes. O que seus contestadores pretenderam, foi dizer, que não os impedisse em sonhar, pois sonhar é a lógica do samba e dos sambistas. Sonho em ver sua escola campeã, mesmo que as possibilidades fossem zero, nenhuma, e você infelizmente não conseguiu entender coisa tão simples. Sei que ano que vem movido pela vaidade natural humana, farás novas e â??obviasâ? previsões, mas não esqueça que tudo é apenas sonho. Deixe o sambista sonhar. Saudações

  • Avatar
    22/02/2012 18:26:12ALBERTO FORTMembro SRZD desde 17/09/2011

    todos nós sabíamos que este enredo era arriscado, mas os olhos da cobiça não se conteram e agora taí o resultado negativo de um escolha desagradável o pior foi ver o resulatdo dos julgadores que deram notas do enredo maiores que a do samba enredo sinal que o samba estava mais complicado. o povo de são gonçalo agradece ao Bocão da V.isabel o Claudio russo da renascer ao Fábio Costa com suas artemanhas de se envolver em tudo quanto é escola e os compositores da P.da Pedra que assinaram o samba tiveram a infelicidade de terem seus nomes caíndo sem tirar uma nota positiva, aprendam a fazer samba e deixem de conmprar é fácil e mais valoroso ao próprio poeta que coloca a cabeça no travesseiro tranquilo pra dormir. ficou feiaço na foto essa parceiria campeã do tigre. agora levem um samba bom e que a comunidade venha abraçar até por que teve samba só que levaram este ruím. vejo vocês no acesso em 2013! fui!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    22/02/2012 01:38:31xiuMembro SRZD desde 08/02/2012

    Hãn? Duvido que se alguem assisti-se ao desfila da U. Tijuca iria saber que era sobre Luiz gonzaga. Duvido mesmo. que alegoria era aquela do Rio sao francisco, que ainda por cima trazia o Michel Jackson dentro do Barco.. Só enxerguei beleza no carro Bonecos de Barros e da Feira. Alias o Enredo era sobre Rei do Baião ( que no samba fala que é do sertão ) ou sobre o Rei do POp?

  • Avatar
    21/02/2012 23:34:18Bruno SantosMembro SRZD desde 21/02/2012

    Alex.......''Reconheço que a "genialidade" dele foi mostrar ao povo tudo o que já existia, feito por outros, como se fosse criação sua...'' esse seu comentário é simplesmente ridículo..... dizer que ele só fez o q jah existia.... ele tratou do sertão como cenário do enredo.....e vc queria que ele fizesse o q? colocasse o os casarões do maranhão???? ou reinventasse algum carro criado por outro carnavalesco??????....a me desculpa isso foi a beija-flor que fez!!!!! pra quem dizia que ele não saberia falar de um tema cultural SEM PERDER A MARCA DELE......isso é um tapa na cara de todos..... ele é um gênio pq ele reinventou o modo de fazer carnaval mais uma vez....assim como Fernando Pinto, Arlindo Rodrigues, Rosa Magalhães, Milton Cunha, Renato Lage, Max Lopes e Joãosinho Trinta...... a nova geração do carnaval esta assumindo seu posto e aqueles que são contra vão envelhecendo e ficando para traz........(como é o caso do Max Lopes).... Enquanto a ''suposta deusa da passarela'' tenta copiar todo o ano o jeito de fazer carnaval do paulo barros e nunca tem sucesso, aquele carro com o navio negreiro....homens batendo nas mulheres... ou a comissão de frente do ano passado que tinha aquele radio muito mal acabado que tentava fazer algum truque de ilusionismo... e até agora ela é a primeira a condenar o trabalho do PB que vem conquistando o publico nos ultimos 3anos!!!!!!!! e esse ano a Beija flor vai sofrer muito com a falta do grande Alexandre Louzada....que brilhou muito na mocidade..... desejo sorte a beija-flor para se reestruturar e quem sabe deixar de ser uma escola de samba hipócrita!!!!!

  • Avatar
    21/02/2012 23:34:18Bruno SantosMembro SRZD desde 21/02/2012

    Alex.......''Reconheço que a "genialidade" dele foi mostrar ao povo tudo o que já existia, feito por outros, como se fosse criação sua...'' esse seu comentário é simplesmente ridículo..... dizer que ele só fez o q jah existia.... ele tratou do sertão como cenário do enredo.....e vc queria que ele fizesse o q? colocasse o os casarões do maranhão???? ou reinventasse algum carro criado por outro carnavalesco??????....a me desculpa isso foi a beija-flor que fez!!!!! pra quem dizia que ele não saberia falar de um tema cultural SEM PERDER A MARCA DELE......isso é um tapa na cara de todos..... ele é um gênio pq ele reinventou o modo de fazer carnaval mais uma vez....assim como Fernando Pinto, Arlindo Rodrigues, Rosa Magalhães, Milton Cunha, Renato Lage, Max Lopes e Joãosinho Trinta...... a nova geração do carnaval esta assumindo seu posto e aqueles que são contra vão envelhecendo e ficando para traz........(como é o caso do Max Lopes).... Enquanto a ''suposta deusa da passarela'' tenta copiar todo o ano o jeito de fazer carnaval do paulo barros e nunca tem sucesso, aquele carro com o navio negreiro....homens batendo nas mulheres... ou a comissão de frente do ano passado que tinha aquele radio muito mal acabado que tentava fazer algum truque de ilusionismo... e até agora ela é a primeira a condenar o trabalho do PB que vem conquistando o publico nos ultimos 3anos!!!!!!!! e esse ano a Beija flor vai sofrer muito com a falta do grande Alexandre Louzada....que brilhou muito na mocidade..... desejo sorte a beija-flor para se reestruturar e quem sabe deixar de ser uma escola de samba hipócrita!!!!!

  • Avatar
    21/02/2012 23:02:50Edmir FilhoMembro SRZD desde 21/02/2012

    A Tijuca foi muito RUIM! Eu como nordestino protesto e não me senti nenhum pouco representado com o que vi. Acho que se Luiz Gonzaga ainda estivesse vivo pra receber essa homenagem, dispensaria todos aqueles "pseudo-convidados" por uma celebração mais calorosa e próxima do seu povo! Gente que o ama de verdade e pela qual ele sempre lutou! Ver toda a emoção, originalidade e brasilidade da obra dele sendo retratada daquela maneira fria e afastada dos seus costumes me deixou muito decepcionado.Vem cá, o Rio Francisco foi uma piscina? Eu realmente vi aquilo?... Que mal gosto aquela ultima alegoria... caixas pretas, redondas, completamente descarnavalizadas, cercadas por pessoas de cabeça baixa abrindo e fechando o braço pra representar Asa Branca? Uma pena... o trabalho artístico do carnavalesco comprometeu sériamenteo que pra mim e pra muitos era pra ter sido o melhor enredo do ano!

  • Avatar
    21/02/2012 19:48:40Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    Desde quando Paulo Barros é gênio? Isso parece estar na cartilha dos críticos de "carnaval de internet"... Tem que escrever isso senão fica fora da moda... Fala serio! Os mesmos carros com gente pendurada, balanços, espetáculos (brinquedos e artistas) importados, etc... Reconheço que a "genialidade" dele foi mostrar ao povo tudo o que já existia, feito por outros, como se fosse criação sua... Jogada genial, realmente. Sucesso garantido num povo ignorante e numa imprensa "rasa", de texto fácil e sem compromisso. O próprio enredo sobre Gonzagão foi descaradamente copiado da campeã do carnaval de Vitoria, ES, ano passado... Mas os "comentaristas rasos" não se importam com isso, e chamam Paulo Barros de gênio... Eu não tenho que me render a coisa alguma...

  • Avatar
    21/02/2012 18:46:53Mateus PinheiroMembro SRZD desde 27/01/2012

    Segunda de Luxo e transmição de quinta!

  • Avatar
    21/02/2012 12:33:11DeniseMembro SRZD desde 08/04/2009

    Ã? díficil apontar vencedores, mas eu destaco os seguintes desfiles: na ponta: Portela, Vila Isabel, São Clemente e Unidos da Tijuca. um pouco abaixo do esperado: Salgueiro, Beija-flor, Grande Rio. Na fase intermediária: Mocidade, Ilha e Imperatriz. Na ponta de baixo: Renascer e Porto da Pedra. Incognita: Mangueira (pelo excesso de paradinhas),

  • Avatar
    21/02/2012 10:04:41ALEXANDRE VINICIUSMARINHOMembro SRZD desde 21/02/2012

    DESFILO NA SÃ?O CLEMENTE DESDE,1975 E ME ARRISCO A DIZER QUE ESTE DESFILE FOI UM DOS MELHORES QUE PARTICIPEI,EMBORA ACHEI A ESCOLA UM POUCO PESADA POIS VI ALGUMAS FANTASIAS UM POUCO PESADAS,MAS ACREDITO QUE NÃ?O PREJUDICOU TANTO O DESFILE DA ESCOLA.ACREDITO QUE LÁ DO CEU MEUS PAIS QUE AJUDARAM A FUNDAR A ESCOLA ESTAM CONTENTES.N

Comentar