SRZD


22/02/2012 17h44

Unidos da Tijuca é a grande campeã do Carnaval do Rio
Redação SRZD

Foto: Ricardo Almeida

Não teve para ninguém. Depois de um início equilibrado, a Unidos da Tijuca manteve a ponta desde a metade da apuração e não perdeu mais. A escola é a grande campeã do Carnaval 2012 do Grupo Especial do Rio. O Salgueiro ficou em segundo lugar. Já a Vila, uma das grandes favoritas antes de a apuração começar, ficou na terceira posição. Em seguida, vieram Beija-Flor, Grande Rio e Portela. Estas estarão no sábado das campeãs. 

- Achou justa a vitória da Unidos da Tijuca no Carnaval 2012? Clique e opine

A apuração das notas começou muito apertada, com a Unidos de Vila Isabel despontando em primeiro lugar, seguida de perto pela Unidos da Tijuca e Salgueiro. Com o passar da apuração, a Unidos da Tijuca assumiu a primeira colocação, sempre com a vantagem de dois décimos para a segunda colocada. 

A escola do Borel levou para a Sapucaí o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão". Entre os destaques do desfile está a comissão de frente que teve um espírito da sanfona, que foi interpretado por um contorcionista estrangeiro, e a ala "Esculturas de vitelino", em que os componentes pareciam bonecos de barro de verdade. 

Além da história do Rei do Baião, a Tijuca levou para a avenida outros artistas considerados reis na sua especialidade: Elvis Presley, rei do rock, Michael Jackson, rei do pop e as rainhas do rádio. Dom Pedro I, imperador do Brasil e o leão, considerado o rei da floresta, também foram personagens da história contada pela Tijuca. A escola havia vencido o campeonato pela última vez em 2010, com o enredo É Segredo. 

Foto: Ricardo Almeida

Fotos: Ricardo Almeida

Leia também:

-Vídeo: comemoração na quadra após vitória

-vídeo: quadra no momento da confirmação do título

- Veja como foi o desfile da Unidos da Tijuca 

- Confira galeria especial de imagens do desfile da escola

- Paulo Barros diz que segredo 'é ter tesão pelo que faz'

- Componentes da escola comemoram vitória nesta quarta-feira

- Ricardo Cravo Albin avalia vitória da escola da Tijuca e demais desfiles

- Tensão: em fotos, veja como foram reações na apuração no Sambódromo

- Salgueiro comemora vice-campeonato



Comentários
  • Avatar
    27/02/2012 12:05:28miguelMembro SRZD desde 15/06/2010

    Tijuca campeã graças aos erros do Salgueiro e da Vila... Essas sim, merecedoras do título de 2012. Quanto ao Paulo Barros....... .. é "Fantástico".???

  • Avatar
    27/02/2012 09:57:17Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Ã? isso mermo, meu filho. Ele reinventa a vida ao inovar no samba. Que ele continue peidando mais... quá quá quá quá quá quá quá

  • Avatar
    26/02/2012 15:05:27João PauloMembro SRZD desde 27/06/2011

    Dholores, o Barros, vai chutar o balde, o pau da barraca, jogar bosta no ventililador e ar-condicionado e como você falou peidar mesmo na cara de todo mundo( rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ). Paulo Barros é Paulo Barros.

  • Avatar
    25/02/2012 18:46:02flavio ferreiraMembro SRZD desde 23/01/2012

    E se alguem acha q tijuca ganhou roubada , vai ate a delegacia e da queixa kkkkk

  • Avatar
    25/02/2012 18:44:38flavio ferreiraMembro SRZD desde 23/01/2012

    Sempre carnaval, a minnha tijuca sempre vai vir correta e muito alegre pq é uma escola jovem do seculo 21 nao tenho culpa q sua portela e parada no tempo com ideias velhas e sem criatividade salve só o gilsinho e ano q vem vc coloca na globo de novo pra minha tijuca linda , criativa e maravilhosa.

  • Avatar
    25/02/2012 15:29:18Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    O carnaval 2013 já começa a tomar forma. Mocidade vem de roqueira. Ilha, concretizada com Oscar Niemayer. Imperatriz (segundo jornalista) citará Belém do Pará em seu enredo (segundo fontes não é sobre Belém do Pará somente), BF vai dá uma cavalgada com a orige do cavalo Manga Larga. GR terá o sapo Boni. E Paulinho Barros por enquanto vai chutando o balde e peidando na cara de todo mundo...

  • Avatar
    25/02/2012 11:21:08Mário César ReigotoMembro SRZD desde 25/06/2009

    DIEGO MOREIRA, a Unidos da Tijuca ao acabar de desfilar era uma das favoritas, por isso o título esta em boas mãos (como estaria com a Vila, e o Salgueiro). Quanto a injustiça a S.Clemente também acho, ela deveria vir em 4º lugar, pois a Beija-Flor deveria ter ganho só nota 9 do jurado do setor 3 (não sei porq não foi assim), a grande-rio não chegaria com aquele desfile nem em 8º, pois a Mocidade e a Imperatriz foram superior a ela que com aquele enredo apelativo e sem graça alcançaria no máximo o 10º lugar. Você Diego deve ter assistido pela TV, por isso não viu o porque do título da unidos da Tijuca, o vice do salgueiro (que também é TIJUCA) e Vila Isabel visinha, foram disparadas as melhores.

  • Avatar
    25/02/2012 09:55:08João PauloMembro SRZD desde 27/06/2011

    Bom, como vocês podem observar, mudei meu avatar, até rimou, fiz essa mudança em homenagem a minha Mocidade Alegre que foi campeã esse ano em Sampa, e o título foi merecido sim, não digo isso só porque sou torcedor da morada do samba, pois quando faço análises as faço sem qualquer tipo de paixão ou amor. E só pra encerar( eu juro ) com mais uma da Marcia Lage. Me lembrei de uma manchete aqui do SRZD-Carnaval que ela( a Marcia ) dizia assim sobre o enredo desse ano do meu tão querido Salgueiro: " o enredo permite teatralidade, nada de palminhas ". Isso claro foi uma alfinetada no Paulo Barros, mas vejam só o resultado final, o Barros venceu. Não quero aqui nessa matéria atingir a instituição Salgueiro em si, apenas foi uma leve lembrada de mais um comentário de Marcia Lage. Adoro a Marcia Lavia( ops! Lage! Ás vezes me esqueço que ela precisa do nome do marido pra demonstrar que tem competência). Bom, esse foi o último comentário que faço sobre o ser " iluminado " Marcia Lage( agora não é mais Lavia galera, se lembrem! ). Salve Marcia!

  • Avatar
    25/02/2012 00:18:41Diego MoreiraMembro SRZD desde 08/01/2010

    Eu acho esse campeonato da Unidos da Tijuca uma PUTARIA, um desrespeito ao carnaval carioca. Não acho que a escola tenha passado tão bem assim para conquistar 299,9, assim como não acho que a São Clemente tenha passado t~~ao ruim para receber 294,7. O que me incomoda é a discrepância de notas. Não há critério para o julgamento disso! O carnaval está, no RJ, virando uma baderna! Acho que os diretores/carnavalescos dever-se-iam se posicionar contra isso tudo.

  • Avatar
    24/02/2012 17:50:46Paulo FilhoMembro SRZD desde 20/02/2012

    Sinceramente, Sempre Carnaval, eu prefiro que minha escola continue alegre, empolgante, contagiante, com um samba animado e um desfile divertido a que venha técnica, para ganhar títulos... Espero que a Tijuca não siga esse caminho.

  • Avatar
    24/02/2012 16:19:25Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Outra coisa não se pode deixar de dizer: A Porto caiu...e fica a dúvida até que ponto o desfile patrocinado é bom, ou é ruim?!....... Sim, porque não como negar que a cada ano temos mais enredos patrocinados, tanto no RJ e em SP. Parece uma forte tendência que as escolas adotem mesmo patrocinio como forma de desfile!

  • Avatar
    24/02/2012 16:13:02Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    A repórter da globo perguntou ao Paulo Barros, qual o enredo da Tijuca para 2013, e ele disse que a "Tijuca vai chutar o balde"...Mas acho que vá ser justamente o contrário, a Tijuca virá cada vez mais correta. Em 1989, a Imperatriz Leopoldinense começou a organizar seus desfiles, não que antes não fosse organizado. Mas a Imperatriz entendeu o carnaval, como uma grande opera e como a mesma, esta deveria ser organizada! A Imperatriz se tornou campeã de 1989, de 1995, de 1999 a 2001. Então a Beija-Flor que criticava a Imperatriz, copiou a forma técnica da Imperatriz de desfilar, ganhou alguns títulos, alguns justos outros não. Em 2011 Paulo Barros "chutou o balde", usou e abusou de sua imaginação, num enredo onde só ele entendeu! Resultado: perdeu o carnaval!...Em 2012, vimos a Tijuca que não empolgou, mas fez o seu dever de casa corretamente, apesar de a última alegoria estar muito pobre, a escola estava muito bem de fantasias. A Tijuca depois de tanto tempo, aprendeu a fazer carnaval para ganhar!..coisa que começou lá em 89 com a Imperatriz!... Por isso não acredito que Paulo vá chutar o balde, o Horta não ia deixar, teremos uma Tijuca cada vez mais correta e pronta para disputar o título do carnaval!... Se isso vai limitar o Paulo barros, isso só o tempo vai dizer, mas dizer a verdade não é pecado: a Tijuca aprendeu a desfilar técnicamente e corretamente!

  • Avatar
    24/02/2012 15:28:46Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Psiu! Fofa coroada... tu tas mais descansada? Pela disposição em iscrever eu axo que sim, né? D. Maria... linda, não se trata-se de tratar a BF com menas bostadas, não é isso. Esse carnaval tudo correu segundo uma lógica prevista pelos analistas e inté por eu também. Ano passado, não fosse o RC com aquele carnaval mequetrefe vaidado pelo povão, esse processo que começa agora já teria iniciado. Isso pra todas as escolas. União da ilha, por exemplo, todo mundo diz que foi injustiçada. Em alegorias eu concordo por que foi um dos conjuntos alegóricos mais bem desenvolvido. Mais e o enredo? A fria cultura ingresa entre as campiãs? Paciência, né? Na outra ponta temos a São Cri Cri, que eu decrarei aqui meu desejo que ela permanecesse no especil, isso porque a escola crementina tinha um dos 5 melhores enredos desse ano. Tinha um samba autentico, voltou a ser irreverente resgatando seu DNA. Ela realmente ficou, que bom! Gosto de deboche por que tem a essência do carnaval. A grande análise a se fazer e eu toquei nesse assunto por diversas vezes aqui, é justamente a busca ou empenho de cada escola por um carnaval que identifique ela em sua essência. O quesito enredo, como nunca antes, será ainda mais bem avaliado por cada agremiação. Por exemplo, será que valeu apena pra comunidade de São Gonçalo fazê um desfile bonito esteticamente (e foi bonito sim), pagar as contas em dia, investir em material caro na confeção de fantasias e na quarta de cinzas se fufu? Será que vale apena a Ilha ainda insistir em enredos patrocinados com ambientações culturais distante da nossa? Será que vai valer a pena pra Mocidade ano que vez pegar a grana dos empresários do Roque in Rio e fazê um desfile meia boca, sem fundamentos que convença nossos neurônios (seu só tenho dois, tem dó dos bichinhos) e nossos oinhos?

  • Avatar
    24/02/2012 15:28:15Duquesa Dholores ArrudaMembro SRZD desde 18/10/2010

    Será que a GR não poderia esquecer, pelo menos a cada 2 anos, de passar o pinico por empresas ou estados pra fazê um enredo autoral? (de qualidade, lógico!). Dizem que a Manga vai falar de Jamelão ano que vem, certamente não terá patrocínio, mais veremos uma Manga mais Mangueira do que nunca com seu DNA exposto a fror da pele... beleza, beleza, beleza! Manga por ela merma, que pecado tem nisso? Quando passo o oinho nas 3 primeiras colocadas desse ano fico imaginando o seguinte: será que a presidência Tijucana não vai se mau acostumar a passar o pinico e engessar Paulinho Barros? Mô bem... Gonzagão só ixistiu um, assim como RC. Salgueiro... será que dona Regina via continuar bancando Renato e o departamento cultural com esses enredos autorais e bem populares ou vai se render a algum patrocínio bucha de canhão disfarçado de cultura? E a Vila? Rosa tá por lá faz dois anos e foram dois enredos impostos pra ela. Esse sobre Angola foi um axado. O do cabelo foi intragável. Será que o próximo patrocínio (se ouver) vai atender as expectativas dos vilabelenses e corresponder a identidade da escola? São questionamentos que mais pra frente poderemos discutir e responder quando os enredos forem anunciados. Somente aí veremos se as escolas e seus dirigentes aprenderam algumas lições tirada desse belíssimo carnaval de 2012, que, como não tenho quase nada a contestar, principalmente com relação a pilotão da frente, vou ficar como todo mundo tem ficado... muito bem, feliz, com muita tranqüilidade na cabeça... como diz chicrete com banana, né?

  • Avatar
    24/02/2012 15:19:56eric raposo pinhoMembro SRZD desde 21/09/2009

    Parabéns a Tijuca que mais uma vez saiu da mesmice do carnaval e fez um bom desfile,sinceramente 4 escolas poderiam ter ganho,mas nenhuma fez um desfile consagrador e passaram corretas.Ao meu ver as maiores injustiças foram a Grande Rio em 5°(merecia o 11°) e a Ilha,esta sim merecia voltar nas campeãs e pelo o que estão falando ela ja escolheu seu próximo enredo,Oscar Niemeyer,sorte em 2013.

Comentar