SRZD



Hélio Ricardo Rainho/Carnaval

Hélio Ricardo Rainho/Carnaval

CARNAVAL. Profissional de Comunicação e Marketing, Hélio Rainho veio do teatro, sendo ator e diretor profissional. Autor da biografia do jogador Mauro Galvão e de várias peças teatrais. Nascido na Praça XI, chegou à Portela como jovem compositor nos anos 80 e passou a pesquisar escolas de samba e Carnaval. Idealizador do projeto "Quem És Tu, Passista?", um manifesto pela preservação do segmento, é padrinho dos passistas do Império Serrano e comentarista dos desfiles na Sapucaí. Twitter/Instagram: @hrainho.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



23/02/2012 20h37

Presidente da Portela critica apuração após resultado do Carnaval 2012
Hélio Ricardo Rainho

Foto: Hélio Ricardo Rainho Após o resultado da apuração do carnaval 2012, o presidente da Portela, Nilo Figueiredo, reuniu a comunidade na quadra da escola, desculpou-se pela rouquidão e fez severas críticas à apuração.

"Quero dizer a todos vocês que esse resultado que vocês viram já havia sido informado a mim ontem à noite. Eu estava alertado", disse.

O tom do discurso de Nilo foi sóbrio, sempre ressaltando o esforço e o êxito dos componentes. Além de criticar os pontos perdidos no quesito enredo, Nilo foi taxativo quanto aos jurados de harmonia e bateria:

"Eu costumo dizer que não tenho medo da harmonia porque eu sei que nisso vocês são muito fortes. Há anos somos bem pontuados nisso. Entâo esse julgamento de hoje eu não entendi. E a nossa bateria foi a mais premiada do Carnaval e como não foi reconhecida por esses julgadores?

Não dá pra entender isso".

Ao final, Nilo exaltou o trabalho dos portelenses, isentou-lhes de culpas e pediu que näo ficassem tristes, nem reclamassem no desfile das campeãs:

"Peço que vcs näo discutem, näo provoquem, näo digam nada. Se alguém tem que protestar, esse alguém sou eu", concluiu o presidente.

Muito aplaudido, Nilo pediu que os portelenses mostrassem nas campeãs o quanto foram injustiçados e encerrou com um apelo:

"Amem a Portela! Sempre".


Veja mais sobre:PortelaCarnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    29/03/2012 19:55:58Deise FaustinoMembro SRZD desde 29/03/2012

    Concordo que reclamar não adiante, precisamos de atitude. Acho que devemos comemorar muito esta mediucre colocação para uma escola do porte da Portela, pois vi outras melhores ficar abaixo. Este presidente precisa enteder que só a verba da liga não basta. Precisamos captar verba com administração empresarial e inteligente. Precisamos de marketing adequado para resgatar a autoestima dos portelense mais jovens, que nunca viram sua escola campeã.Do que adianta uma quadra nova que cabe 8 mil pessoas, se nos ensaios não vão nem 200? Somos a escola com mais bambas no mundo dos artistas, mas na quadra não se vê nenhum. Isto se deve a antipatia que o presidente passa e a teimosia de achar que a Portela deve continuar vivendo do passado. Precisamos renovar e começar a escrever a nossa nova história, claro, sem esquecer o nosso passado de glórias. Enquanto os dirigentes e outros portelenses se sentirem melhores que os outros por causa do nosso passado, vamos continuar passando um ar de autosuficiente onde hoje reina a humildade, coisa que não se vê nos portelenses. Vamos botar os pés no chão, enchergar a realidade, nos unir e batalhar para vencer o carnaval, mesmo que isso não aconteça. Quem não viu a Unidos da tijuca sair do sambódromo sob gritos de "é campeã"? ISSO Ã? SER CAMPEÃ?! Aquele ano a Tijuca não venceu... Sou portela! Sou azul e branco! Sou águia!

  • Avatar
    07/03/2012 12:40:34Ademir de Oliveira LucioMembro SRZD desde 07/03/2012

    Acho incabível a reclamação do presidente da Portela. Desfilei pela 1ª vez na Portela e o que vi foi desorganização, falta de capricho nas fantasias e alegorias (a fantasia de um componente que estava na minha frente despencou na avenida deixando-o quase nu). Peguei minha fantasia domingo após ficar quase 1h por uma resposta em pleno sábado de carnaval na Cidade do Samba. Além disso, o meu choque com as alegorias (com exceção da águia) foi terrível. Qualquer componente sabe que carnaval não é só samba e sim um conjunto de fatores que levam à escola a ser campeã. A visão daqueles carros de grupo de acesso desmotiva qualquer um. Fiquei feliz em ter voltado para o desfile das campeãs, mas acho que foi mais do que a Portela merecia. União da Ilha e São Clemente fizeram desfiles melhores que da Portela e ficaram bem atrás. Enquanto os dirigentes portelenses pensarem com a cabeça de agora, nunca conseguirão fazer frente à Unidos da Tijuca, Salgueiro, Beija-flor e Vila Isabel. Ã? hora de mudar, Dona Portela!

  • Avatar
    28/02/2012 13:40:25AnísioMembro SRZD desde 22/09/2009

    O que é lamentável, e até mesmo desestimulante, é o fato de todos os anos as coisas serem como são. Independente de reclamações, que muitos julgam ser "choro de perdedor", quem se preocupa em ler o regulamento dos desfiles, o assiste e se informa sobre as notas dadas pela comissão julgadora pecebe claramente que existem dois pesos e duas medidas nesta avaliação. A questão não é opinar se o título de escola "A" ou "B" foi merecido, a questão é se esta avaliação está sendo justa, isenta e sem orientações/influências de terceiros. Erros todas as escolas cometem, porém, umas são penalizadas e outras não... No mínimo muito estranho e tal situação compromete a competição que, diga-se de passagem, de minha parte não recebe qualquer voto de confiança. Já me desgastei demais com debates sobre possíveis irregularidades e más intenções de julgadores ao dar certas notas, mas hoje em dia, pelo fato de muito gostar de samba, a minha animação limita-se tão somente até a escolhas dos sambas de enredo. Chegada a hora do desfile, não mais levo em consideração o fator disputa, pois a partira daí as coisas começam a ficar bem escuras, e isso em nada me interessa.

  • Avatar
    27/02/2012 09:59:19vingadorMembro SRZD desde 19/09/2011

    todos na portela precisam entender que carnaval para titulo , aportela já nao faz a muito tempo , escolas como beija flor, salgueiro , tijuca , vila estao a muitos passos na sua frente , todos teram que ter essa visao , e montar um projeto de total reformulaçao em todos os seguimentos da escola , começando pelo presidente , passando por diretores de harmonia e carnaval , a portela é muito grande , e por isso precisa de gente com a mao pesada , pára comandar , um exemplo laila , com esse time que esta aí, hoje nao tem como vislumbrar titulo , a portela precisar se profissionalizar , principalmente na sua administraçao , aí eu como portelense e outros iremos voltar a ver a maior escola de samba voltar a brilhar !!!!! mais isso tem que ser um projeto a medio prazo começar e nao parar !!!!

  • Avatar
    27/02/2012 01:30:51Daniel Cabeção AzevedoMembro SRZD desde 27/02/2012

    não adianta que ano que vem ta tudo a mesma merrrda alguns reclamam e depois batem palmas eu não me iludo mais com minha escola, a culpa não é só dele não tem mais gente eu insisto em ser PORTELENSE

  • Avatar
    26/02/2012 18:49:48William FerreiraMembro SRZD desde 23/05/2010

    Pode até ter sido injusto as notas em harmonia e bateria, mas e o resto? Ã? melhor comemorar pois acho que ficou de bom tamanho a colocação obtida, já falei pelas páginas virtuais que Portela seguiu o exemplo do Império Serrano em outros carnavais: Acertou a mão no samba e esqueceu a plástica...

  • Avatar
    26/02/2012 17:50:52CarnafutMembro SRZD desde 20/04/2009

    O que adianta reclamar, pois assim como Grande Rio e Beija-Flor não era nem para ter entrado nas campeãs, vi algumas alegorias que parecia de grupo B. com todo respeito aos Portelenses, mais com esse presidente e estrutura atrasada de carnaval, só vai ficar chegando nas campeãs.

  • Avatar
    26/02/2012 16:56:37José GomesMembro SRZD desde 26/02/2010

    Esse sujeito calado já está errado... Onde estão os barquinhos da ala "presente prá ela". Estou aguardando até agora... E quer reclamar de quê? FORA Nilo pinóquio... Fora, os portelenses não te querem e a Águia não te merece....

  • Avatar
    26/02/2012 14:47:59Bruno ImperatrizMembro SRZD desde 07/07/2011

    Ta de Sacanagem esse cara...A Portela estava um lixo Alegorico e de fantasias.

  • Avatar
    26/02/2012 11:07:40Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Olá a todos e todas. Está faltando fundamentação, bom senso e coerência - mesmo àqueles e àquelas que se autoproclamam torcedores portelenses - quando tem utilizado um linguajar personalista, provocativo e até ofensivo à Portela e ao seu presidente. Sobre este, esclareço novamente, sequer o conheço pessoalmente. O fato é que a Portela a Águia Altaneira ou Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira continua sendo a Majestade do Samba, a mais coirmã (é a que tem mais afilhadas) e laureada agremiação do Carnaval Carioca e não depende da qualificação ou desqualificação eventual de quem esteja ocupando sua presidência. Já que estaria faltando apenas um ano para a eleição na Portela. Qual dos [email protected] torcedores ou torcedoras portelense tem proposta de de programa e nome para candidatar-se a presidente? Afinal, ouvi dizer que um ex-presidente de uma agremiação do Grupo Acesso A que é empresário e diretor-presidente de uma revista carnavalesca seria pretendente de candidato a presidente da Portela. Alguém sabe ou pode me informar a respeito? Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

  • Avatar
    25/02/2012 17:36:45Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Quanto ao presidente da Portela, ele estar falando besteira, deveria estar comemorando por estar no desfile das campeãs, em fantasias e alegorias a escola dele não estava lá essas coisas teve muitas escolas melhores, mas a Portela têm nome e é a escola do prefeito, então é bom ele ficar quietinho.

  • Avatar
    25/02/2012 17:31:35Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    Gente! estão com preconceito com a Inocentes de Belford Roxo, porquê ela não é uma escola famosa e de tradição como: Viradouro, Estácio e Império Serrano,mas hoje em dia com a internet, os videos no youtube,é fácil vê a superioridade da escola da baixada, tradição e emoção e nome de escola não são quesitos, a escola recebeu verba de Corumbá, da prefeitura de Belford Roxo e de vários empresários da baixada, e com dinheiro, contratou pessoas que eram do grupo Especial como: o Carnavalesco que foi da Mangueira Wagner Gonçalves, contratou um diretor de carnaval que já foi da Viradouro, o mestre sala e a porta bandeira que eram da Grande Rio, o intérprete Tiago Brito que é auxiliar do Bruno Ribas na Unidos da Tijuca, contratou para coordenar a ala de passistas o coreógrafo Carlos Borges, o Carlinhos do Salgueiro, e para comissão de frente, contratou o assistente do coreógrafo da Vila Isabel, o problema não foi o título da Inocentes e sim o não rebaixamento da Rocinha e da Tuiuti, o título da Inocentes, é incontestável e eu não sou de Belferd, sou de Jacarepaguá, o problema é político, estou sabendo que o Eduardo Paes e o Antonio Pedro, estão querendo devolver para seus municípios, as escolas da baixada e de Niterói, pôs seus eleitores não votam na cidade do RJ, Valeu? o problema

  • Avatar
    25/02/2012 16:59:07Daniel de Araujo CostaMembro SRZD desde 07/05/2009

    o Que me dá mais nojo é que tem gente que apoia este cidadão, enquanto ele permanecer na PORTELA nunca seremos campeões.

  • Avatar
    25/02/2012 12:22:35MAJESTADE DO SAMBAMembro SRZD desde 27/06/2011

    Já é quase certo na Porto da Pedra um enredo sobre a manga (fruta), seus benefícios para a saúde, sua história, os sucos feitos com manga e os mangueirais. Esse é o comentário lá pelos lados de São Gonçalo.

  • Avatar
    25/02/2012 10:44:30Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Paulo Bastos Jr, você disse pouco, mas, disse tudo. Não basta, hoje, ter um samba maravilhoso. Ã? necessário toda uma extensa divulgação do mesmo! A Portela, juntamente com a Vila, tinham os melhores sambas, ambos, com todas as características melódicas e letras que lembravam aos magníficos sambas das décadas de ouro do carnaval. As perguntas são: quem foi que no Sambódromo se entregou ao samba, além dos torcedores destas escolas? Quem, além destes, cantou, vibrou com as duas obras raras? Em que os sambas lindos da Portela e da Vila lhes auxiliaram nos seus desfiles? O comportamento do público diante destas duas escolas foi o mesmo diante da Beija, do Sal, da U. da Tijuca, todas com sambas inferiores! A Liga não tem a preocupação de elaborar um trabalho mais eficiente, mais abrangente no sentido de divulgação do carnaval e dos sambas. Por outro lado, as escolas, também, não o fazem. Ao menos no período dos ensaios técnicos, o serviço de som já deveria estar disponível desde a primeira escola a ensaiar e, naquelas horas e horas em que ficamos plantados nas arquibancadas à espera do início dos ensaios, poderíamos, perfeitamente bem, estarmos ouvindo aos sambas do ano. O carro de som de cada escola, nos ensaios técnicos, são infinitamente inferiores aos carros de som que fazem propagandas de supermercados pelas ruas. Logo, é difícil ao público reagir a algo que ele não conhece a fundo! Divulgação é tão importante que tem a capacidade de transformar merda em goiabada. Vejam os exemplos do Michel Teló e do Gustavo Lima!

Comentar