SRZD


26/02/2012 01h38

Beija-Flor teatraliza o Maranhão
Bernardo Moura

A Beija-Flor de Nilópólis foi a terceira escola a pisar na Marquês de Sapucaí na noite do dia 25 de fevereiro. A escola, que ficou em 4º lugar na classificação geral, trouxe o "São Luís- O poema encantado do Maranhão".

Enquanto a Grande Rio finalizava seu desfile utilizando seu tempo disponível, a beija já fazia seu esquenta com sambas antigos enlouquecendo o setor 1. quando foi autorizada, porém, a comissão de
frente, não saía. O relógio precisou marcar 8 minutos para que a mesma saísse e evoluísse na Avenida.

Foto: Wilson Spiler

A comissão de frente fez evolução em todas as cabines, arrancando aplausos do público. Logo atrás, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso, bailaram mostrando interação com a plateia e entre si. Eles, como no ensaio técnico, faziam até uma saudação ao orixá Xangô, como diz uma determinada parte do samba. O diretor de carnaval, Laíla, como fizera no desfile oficial, agradeceu aos jurados, se ajoelhando e cruzando os braços no peito em reverência a Xangô.

Via-se também que a escola vinha muito teatralizada com bastante alas coreografadas, principalmente nos setores 1, 2 e 3. Com isso, a escola levou mais tempo que o habitual mostrando cada parte da coreografia das mesmas. Quando o relógio marcou 49 minutos, a comissão de frente ainda estava chegando ao setor 11.

Foto: Wilson Spiler

Por incrível que pareça, a escola ficou mais rápida na evolução dez minutos depois. Daí, as alas passaram com um ritmo normal, dando um gás a mais para os componentes nilopolitanos.

A atriz Regina Casé saiu do camarote onde estava e foi para o meio da ala das crianças. Seguiu assim até a dispersão. Outra artista que comoveu os presentes foi a homenageada Alcione, que estava no alto do carro 6.

Depois que a bateria saiu do segundo recuo, a escola se tornou um pouco mais célere. Chegando na dispersão comn 1h32. O presidente da Liesa, Jorge Castanheira disse que vai avaliar se a escola levará uma multa ou não por ter estourado o tempo delimitado, que é de 1h22.


Veja mais sobre:Beija-FlorCarnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    03/06/2012 17:54:01Leo GomesMembro SRZD desde 31/05/2012

    beija-flor campeã de 2012. Vejam os vídeos do youtube, e analisem. GRITOS DE Ã? CAMPEÃ? AO FINAL DO DESFILE DA BEIJA FLOR. Muito estranho o titulo da Tijuca

  • Avatar
    28/02/2012 20:23:46Mestre dos MagosMembro SRZD desde 12/12/2011

    Mateus Pinheiro: só naum concordo que vc condene a escola em pontos que ela merece créditos! Isso sim é ridículo para que ama o carnaval. Flwwwww

  • Avatar
    28/02/2012 12:58:19Mateus PinheiroMembro SRZD desde 27/01/2012

    A sua opinião é o que menos importa em meus comentários, enquanto aos meus comentários críticos essa é a principal característica para que estuda História. SENSO CRITICO. Se você estiver incomodado com o que eu digo o problema é seu e não meu. Ou você acha que essa hegemonia dessa ou daquela escola dura pra sempre? Em quatro anos a sua escola ganhou apenas uma vez. Será que vocês perceberam esse pequeno detalhe? 2009; Salgueiro. 2010; Tijuca. 2011; Beija Flor. 2012. Tijuca.

  • Avatar
    28/02/2012 01:00:45Mestre dos MagosMembro SRZD desde 12/12/2011

    Mateus: eu já havia percebido, por meio de comentários anteriores, que vc é uma pessoa sem conteúdo. Porém, não obstante ou todavia, vc foi bem mais fundo numa colocação abaixo. Arre égua, você disse que não é capaz de mudar uma opinião em torno da Beija-Flor pq tens problemas com a DEUSA, os quais veem de berço. Ainda comentou que participou de brigas homéricas com a sua família por conta da Beija, PQP! Imaginem só essa gordinha ensandecida, com voz de taquara rachada aos berros, por conta da DEUSA afffff. Cara, de boa, deixa de ser infantil! Aterrissa, você é um estudante de história pagando feio entre algumas pessoas com um grau diferenciado de inteligência, caso não tenha percebido. Perdão, oh meu pai cri cri cri cri cri....

  • Avatar
    27/02/2012 14:04:02Mateus PinheiroMembro SRZD desde 27/01/2012

    eu já pensei nisso, se a Tijuca ganhar vários titulos seguidos daqui a pouco vão dizer que ela ta comprandos os titulos, mais ano que vém o que vai ter de escola mordida com esse resultado desse ano não vai ta no jibi... O ultimo titulo do Salgueiro foi depois de um vice. Agora, vamos esperar para a divulgação das justificativa... Mais as dos ano anteriores são absurdas. Você ja viu?

  • Avatar
    27/02/2012 13:40:41Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Sim, da mesma forma que eu contesto muitos títulos e colocações de várias escolas! Só que eu faço isso sem me deixar levar por brigas extracarnaval. Não posso desqualificar a uma agremiação somente porque não me dou bem com esse ou aquele membro da escola. Esse ano torci desesperadamente pela Vila Isabel. Em 2006, quando essa escola foi campeã, achei um absurdo. Ficou claro que ali houve muita politicagem e que a empresa venezuelana de Petróleo, PDVSA, patrocinadora da Vila, bancou a festa. Beija, 2001 (vice), 2007 (campeã) são colocações incontestáveis. 2001 ela foi claramente garfada e ninguém se lembra disso! Opiniões são opiniões. Cada um tem as suas. O que não rola é esse lance de querer desmerecer a uma agremiação em cima de acusações sem base sólida, movido, somente, por sentimentos pessoais. No fim das contas, nenhuma escola é pura, imaculada. O problema das pessoas com a Beija-Flor é que ela é, de fato, uma escola altamente competitiva. Mas, isso, desde a sua entrada no grupo especial. Veja o histórico dessa escola e perceba que ela sempre esteve entre as primeiras colocações. Isso incomoda muito! Deixa a U. da Tijuca ganhar mais dois carnavais pra você ver se o apedrejamento não vai passar a ser na escola tijucana! Já foi com Mocidade, Imperatriz, Portela (que chegou a ganhar sete títulos seguidos) e, agora, é com a Beija. Mas, vamos esperar e ver se a U. da Tijuca ganhar mais alguns títulos se não vão dizer que essa escola é isso, que é aquilo. Ninguém gosta de perder, essa é a verdade. Por isso, quem sempre ganha é tratado com irritação.

  • Avatar
    27/02/2012 12:53:21Mateus PinheiroMembro SRZD desde 27/01/2012

    mais quero deixar bem claro, que mesmo concordando eu não mudei o que eu penso da Beija Flor, isso vém de berço. Brigas homericas com a minha familia por conta da Beija Flor. Acho que o ultimo titulo que a Beija Flor realmente merecia ganha e não ganhou foi o de 2002... De 2003 pro ultimo em 2011 são todos contestaveis... Questão de opinião... Aceita quem quiser...

  • Avatar
    27/02/2012 11:10:33Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    insistindo naquele assunto. Como que alguém pode dizer que a Globo protege à Beija? Quanto às ditas manobras de bastidores do Anísio, só sendo muito inocente pra acreditar que num balaio (LIGA) cheio de cobras criadas somente o Anísio iria ter poder e capacidade de agir em favor próprio todos os anos! Então quer dizer que as demais cobras criadas (os presidentes das demais agremiações) são todas bobinhas? Como explicar os fatos de o Anísio ter sido presidente da Liga e a Beija não ter levado um título nesse período? Como explicar que o Anísio deixou a sua escola amargar quatorze anos fazendo excelentes desfiles (algumas vezes apontada como a campeã) e não ganhar nem uma única vez? Será que nesse tempo o Anísio ainda era bobinho e não sabia executar manobras de bastidores? Como explicar que um delegado da Polícia Federal dizer ter provas contundentes de que o resultado de 2007 fora manipulado e jamais tê-las mostrado, chegando mesmo a não comparecer em todas as vezes que fora chamado para esclarecer aos â??fatosâ? na Assembleia Legislativa? Será que foi o Anísio quem lhe subornou? Como explicar que todos os anos a mídia carnavalesca coloca à Beija em suas listas de escolas que disputarão o título? Isso, também, é manobra do Anísio? Ou, será que toda a mídia é Beija-Flor de carteirinha? Será que ele, o Anísio, é tão foda assim que consegue manipular até à mídia? Sejamos adultos, né! Existem manobras, beneficiamentos, protecionismos? Sim! Está claro que sim! Porém, numa análise, o minimamente, sensata, verar-se que esse esquema envolve a várias escolas e não somente à Beija-Flor como se insiste em afirmar. Obrigado pelos parabéns.

  • Avatar
    27/02/2012 11:09:10Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Sim. Finalmente você organizou suas ideias e resolveu parar de brincar de menino birrento. Assim fica muito mais fácil, além de muito mais prazeroso, discutir carnaval. Entenda uma coisa.... não acho â?? e nem quero â?? que a Beija-Flor deva ganhar carnaval todos os anos. Não acho que a escola esteja livre de críticas e sei bem que a Beija vacila â?? e vacila feio â?? em muitos aspectos. Não concordo, também, com alguns dos seus títulos e já cheguei mesmo a torcer pela vitória de outras agremiações (Mangueira 2003, V. Isabel 2012, só pra citar dois exemplos). Sei que existe, por parte da Liga, uma forte proteção para certas escolas (e não só para a Beija-Flor) e um desprezo irresponsável e covarde em relação a outras (as ditas â??menoresâ?). O que fizeram com a São Clemente esse ano foi vergonhoso e, até, imoral! O que me irrita é ler críticas pautadas em suposições infantis, tais como: A Beija é ajudada pela Globo; A Beija só ganha por conta das manobras do Anísio; A Beija não faz por merecer seus campeonatos e por aí a fora. Sejamos sensatos! A Globo não tem uma escola que proteja. Já disse isso inúmeras vezes. Para a Globo tanto faz a Beija, ou, a Banda de Ipanema. Ela não faz distinção. A que lhe der maior ibope, essa, sim, será a instituição carnavalesca que ela dará maior espaço e atenção. Como eu disse numa outra mensagem ao João Paulo, se a Beija fosse realmente a escola queridinha da Globo, como é que a Globo iria lhe expor insistentemente e pejorativamente eu seus jornais (televisados e escritos) da maneira que o fez naquele episódio de 2007? Como iria se dar ao trabalho de contratar um profissional que faz leitura labial para exibir, com todas as insinuações maldosas, o que os jurados diziam enquanto a Beija desfilava? Sinceramente, você acha que isso é proteger a uma escola? Busque as matérias dos jornais O Globo e Extra daquele ano e veja a quantidade de matérias chamativas destes dois jornais insis

  • Avatar
    27/02/2012 03:14:18Mateus PinheiroMembro SRZD desde 27/01/2012

    Parabéns Andrey Beija Flor... Dessa vez eu concordo com você... O Enredo por ano que vêm pode ser um tiro no escuro... A Unidos da Tijuca já provou passar alguns carnaval sem PB. Tanto que ele voltou. Imperatriz e Mocidade são irreconhecíveis sem Rosa e Renato. Da mesma forma que se o Renato saísse do Salgueiro a escola também não iria ter a mesma característica adquirida desde 2008 quando Renato mostrou que ainda era o Renato de sempre. Agora passados uma década de Renato no Salgueiro não da mais pra imaginar a escola sem. Não existem carnavalescos infalíveis, o que existe são afinidades; Como a de Joãozinho Tinta na Beija Flor e na Viradouro, afinal a escola ficou marcada com a passagem dele. Da mesma forma que outros antigos carnavalesco como Fernando Pinto, Arlindo Rodrigues ente outro marcaram durante sua permanência em diversas escolas. Entendeu o que eu quis dizer?

  • Avatar
    27/02/2012 01:56:21flavio ferreiraMembro SRZD desde 23/01/2012

    Estao reclando ainda das notas meu deus, vao na delegacia da queixa sobre apuração

  • Avatar
    26/02/2012 23:52:41Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    trabalhar-se. O mesmo eu digo pra Imperatriz e Mocidade. Portela, parece que retomou sua autoestima e, também, que o Nilo resolveu criar vergonha na cara. Afinal se aproxima novas eleições. Unidos da Tijuca (já ouviu falar dessa escola?) tem um sério problema. A escola tem a cara do Paulo Barros. Sua identidade atual é toda ela, gerida, pelo Paulo e se esse carnavalesco resolver sair da escola, por mais que a Tijuca contrate carnavalescos de ponta e mantenha seu padrão de qualidade, vai ser muito difícil ao público, que já se acostumou com a escola realizando esse tipo de carnaval, aceitar sua nova face! O mesmo que aconteceu com a Mocidade e Lage. A Imperatriz e a Rosa. Pode não parecer, mas, isso é um problemão! Quanto à Beija, na boa, já redigi uma carta (na verdade, o que redigi é uma verdadeira monografia â?? rsrsrsrsr ) descendo o malho na escola (as pessoas pensam que sou alienado, obsecado e que não vejo os erros da escola). Se alguém ler, pode até não dar á mínima para as minhas críticas, mas, que vai me odiar, vai! â?? rsrsrsrsrsr. Esse papo de enredo sobre cavalo manga larga, manga rosa, Manga espada, seja lá que manga seja, não dá, brother! Ainda mais quando o mané do carnavalesco já vem com a historinha de iniciar tudo na mitologia e chegar ao Brasil! Fala sério!

  • Avatar
    26/02/2012 23:50:43Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Opa, João. Bem, eu gostaria de ter tantas informações assim sobre os bastidores do carnaval. Não tenho, infelizmente. Olha, não duvidei da sua credibilidade. Que fique claro! Só te perguntei se a fonte era quente porque você sabe o quanto tem gargantas por aí que vivem a afirmar coisas sem sentidos sobre as escola e ainda juram que tudo é a mais pura verdade! Sim, temos algo em comum. Gostamos de escrever (rsrsrsrsr â?? rapaz! Se formos juntar a quantidade de coisas que já escrevemos aqui no SRZD, pode apostar que da uma coletânea interminável de literatura de carnaval! - rsrsrsrsr). Outra coisa em comum é a atenção e presteza com que defendemos às nossas escolas. Ã? bem verdade que você faz uso de um estilo light, ao passo que eu, desço o sarrafo (você sabe bem disso â?? rsrsrsr). Não tenho muita paciência para os nerds de plantão. Quando a crítica é bem elaborada e em cima de ideias inteligentes, ou, fatos importantes, contra argumento, caso eu tenha possibilidades, no mesmo nível. Mas, quando me veem com aquele papinho carcomido, sem base, criado somente por preconceito ou inveja, aí, meu camarada, sento o dedo! (no teclado. Que fique claro! â?? rsrsrsrsrsr) Com relação às mudanças nas escolas, isso já faz parte da tradição carnavalesca. Bem como as reclamações contra as notas, o discurso de que vai-se esperar as justificativas pra saber o porque de tal despontuação, a afirmação de que: somos campeões morais!â?, quando se perdeu um título dado como certo. Em suma, tudo isso faz parte do carnaval e já virou tradição mesmo! Todo ano é exatamente a mesma coisa! Da mesma forma que todo ano a vencedora do grupo de acesso não é aceita e a grita é grande â?? rsrsrsrsrsrsrs. Voltando às mudanças, acho que a Vila não deve dar o mole de perder a Rosa! Na boa, no que dizia respeito à carnavalesca, a escola passou irretocável! Mangueira, o problema, ali, não é de carnavalesco, mas, de gestão e estrutura para trabal

  • Avatar
    26/02/2012 16:17:07Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    A Comissão de frente da Beija Flor, trouxe uma coreografia difícil, mas estava muito bonita e criativa e a escola estava toda teatralizada pelo diretor Hilton Castro, mas a imprensa agora só enxerga o Paulo Barros, não questiono a competência dele, mas tudo que ele apresenta e que outros carnavalescos já fizeram, a imprensa diz que ele quem inventou ou criou, e outra coisa ele aparece mais do que a própria escola e isto não é bom para a Unidos da Tijuca, que vai ficar dependente dele, o dia que ele sair da escola, a escola que ele for é que vai ficar com a fama da Tijuca. a Equipe deveria aparecer mais.

  • Avatar
    26/02/2012 14:54:05João PauloMembro SRZD desde 27/06/2011

    Continuando... e não essas marombadas e siliconadas como a Gracyane Barbosa( rainha de bateria da minha escola ) que é a versão brasileira de Arnold Schwarzenegger, acho que dormir com uma mulher dessas dar a sensação de acordar com um homem ao seu lado. Que saudades da Fábia Borges e da Adriane Galisteu, porém a primeira foi mais marcante.

Comentar