SRZD


01/03/2012 23h23

O que vi e gostei no Carnaval 2012
Raymondh Junior

Passados os desfiles do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, resultado dado, emoção passada, vale enaltecer um pouco de tudo que vi e gostei na Passarela do Samba, neste ano, de grandes produções, desfiles de alto nível, uma das melhores safras de samba de enredo que ja vi, e grandes surpresas na avenida.

Não vou levar em consideração o resultado final das agremiações segundo os jurados da LIESA, como já falei aqui e em outras oportunidades, quem é amante do carnaval carioca, das escolas de samba, faz mesmo é o espetáculo acontecer, nota é para jurado, que na grande maioria das vezes não tem a mínima relação com nosso fantástico mundo do samba, mas isso aí já é assunto para outro monento.

A União da Ilha, conseguiu em seu desfile oficial resgatar o que eu ainda não tinha visto em seus ensaios na pré temporada, a alegria e simpatia, caracteristicas marcantes da queridinha entre as escolas de samba. Alex de Sousa mais uma vez me fez viajar num mundo encantado de sonhos, e histórias carnalizadas de muito bom gosto, e a cada ano que passa reafirmo que Alex está, na humilde opinião deste blogueiro, entre os melhores carnavalescos desta nova geração. Ito Melodia é um charme a parte do carnaval da Ilha.

Não pelos mesmos "motivos" do Prefeito Eduardo Paes, gostei muito de ver a São Clemente na Sapucaí, um grande problema que vinha se repetindo em anos anteriores, esse ano foi superado, o canto dos componentes, a escola passou numa alegria só, e os clementianos muito bem na avenida, representando com muita alegria e vigor a escola da Zona Sul. Com um carnaval modesto, porém de muito bom gosto a amarelo e preto me fez pedir bis!

A Estação Primeira de Mangueira, por toda sua força, sua comunidade e sua simpatia, sempre é uma sensação quando pisa na avenida, ainda mais esse ano com uma paradaça que fez o mundo se arrepiar, e mesmo que não tenha feito um desfile tecnicamente perfeito, a Mangueira mostrou o que é a Mangueira. Com um enredo emocionante, que resgatou os antigos carnavais e uma justa homenagem ao Cacique de Ramos, gostei muito de tudo, digo tudo, que a verde e rosa mostrou em seu carnaval, já estou com saudades...

Unidos de Vila Isabel, emoção do início ao fim, um dos melhores sambas de enredo de 2012, uma Rosa Magalhães mais viva do que nunca, uma comunidade valente, Tinga cada ano melhor, enfim fica difícil enumerar tudo o que me fez emocionar com essa Vila guerreira. A escola de Noel fez um grande desfile a altura de um campeonato que não veio.

E para fechar, a merecida Unidos da Tijuca, com toda criatividade do genial Paulo Barros, nos encantando mais uma vez, com todas as surpresas possíveis dentro de um desfile de escola de samba. Todos mudos mais uma vez para festejar a grande festa que a Tijuca trouxe para a Sapucaí, num desfile muito bem produzido, um bom samba, uma equipe de profissionais fora do comum. O incontestável título da escola do Borel veio ainda que atrasado, em 2011 esbarrando em Roberto Carlos, a agremiação teve de esperar um ano para comemorar seu terceiro título no grupo especial, em bom tom diga-se de passagem.

Parabéns Unidos da Tijuca!!!

Na verdade não sou jurado, não estou aqui para contestar notas, nem tão pouco dizer quem foi melhor ou pior, apenas falei de quem me encantou nesse maravilhoso carnaval, que não volta mais... E 2013 vem aí com muito mais emoção!

Axé!


Veja mais sobre:Carnaval 2012

Comentários
  • Avatar
    05/04/2012 16:10:16Mary HellenMembro SRZD desde 05/04/2012

    O que mais gostei: a vila isabel! O que nao gostei, e nao quero ver mais: a mangueira de Cid carvalho, se não fosse pela comunidade e a força que essa escola tem, independente de carnavalesco, estava tudo perdido, o Cid fez um dos carnavais mais mediocres que ja vi na avenida.

  • Avatar
    29/03/2012 19:48:13Sempre TijucaMembro SRZD desde 24/03/2012

    O que vi foi um Paulo Barros mostrando que sabe faze carnaval seja qual for o tema, a seu modo, a sua caracteristica, como também sempre fez o saudoso Joãosinho Trinta, criticado em vida, exlatado depois de morto.

  • Avatar
    26/03/2012 10:32:50Amauri CostaMembro SRZD desde 26/03/2012

    Ã? uma pena os Blogueiros desse maravilhoso site comentarem apenas as escolas do Especial o grupo de acesso hoje tirando apenas a Acadêmicos do Cubango e a Inocentes que fará sua estréia no Especial todas as outras já tiveram no Especial e também o grupo de acesso também é especial visto que Império Serrano,Estácio de Sá,Império da Tijuca,Viradouro escolas tradicionalíssimas e vencedoras de titúlos no grupo Especial então Sr.Raymondh Junior quero saber o que você viu e gostou no grupo de acesso,abraços e saudações Imperianissímas de Fé.

  • Avatar
    25/03/2012 20:41:53RenanMembro SRZD desde 24/03/2012

    Quero rever muitas vezes esse carnaval!!!!

  • Avatar
    24/03/2012 19:01:50VilaMembro SRZD desde 24/03/2012

    O que mais gostei foi a minha Vila, forte e guerreira, com a imensa vontade de ser campeã! Gostei também da Comissão de Imperatriz, Mangueira e Tijuca. As particularidades do show de Paulo Barros é algo que sempre gosto muito.

  • Avatar
    24/03/2012 10:51:04rogerio gomesMembro SRZD desde 24/03/2012

    Evidentemente com todo respeito aos seu destaques, causa-me surpresa voçê não ter visto nada de interessante, grandioso no desfile do Salgueiro.Pois o artista destacado como gênio,Paulo Barros,além de esquecer do momento da ´coroação` de Luiz Gonzaga,levou para o desfile do Grupo Especial uma alegoria de nível Acesso Intendente Magalhães,ou seja a última um guindaste e três bolos,o que era aquilo?Abraços!!!

  • Avatar
    12/03/2012 11:22:06Allex MagalhãesMembro SRZD desde 12/03/2012

    Gostei: Ilha, Mangueira, Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente e Tijuca. Não gostei: Beija-Flor, Mocidade, Imperatriz, Grande Rio, Portela, Porto da Pedra e Renascer Adorei: os comentários do blogueiro!!! e as matérias do SRZD

  • Avatar
    09/03/2012 21:36:03Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    que nos é tão característica. Forte abraço.

  • Avatar
    09/03/2012 21:33:13Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Sim, Leandro. Não existe qualquer dúvida que é do Paulo Barros o feito de ter colocado a Unidos da Tijuca no hall das grandes escolas. Também reconheço que é dele a sacudida no marasmo que estava o carnaval. Hoje em dia, mesmo as escolas que não lhe copiam o estilo, se preocupam em tentar mudar alguma coisa, em se fazer o mais instigante possível. Foi o Paulo Barros que lhes fez acordar e buscar algo de novo, de mais atraente. A minha Beija-Flor mesmo é um bom exemplo disso. A escola estava há anos com a mesma coreógrafa de comissão de frente que nunca foi lá grandes coisas. Logo após a apoteótica exibição da comissão de frente da sua Unidos da Tijuca em 2010, o que aconteceu? Imediatamente o Laíla trocou de coreógrafo e buscou uma nova aposta (o Carlinhos de Jesus). Infelizmente não deu certo. A escola não pensou duas vezes. Dispensou-o e chamou o Fabio de Melo (mais uma vez fiasco). Não sei o que vai ocorrer agora, já que até agora não sei se o Fabio permanecerá, ou, não. De qualquer forma, a escola se mexeu nesse sentido e este feito, tenho que admitir, é do Paulo Barros. A sua escola definitivamente entra no padrão carnaval business. Até então a U. da Tijuca era uma escola independente, com enredos quase sempre autorais, raramente patrocinados. Após o sucesso, tudo nessa escola mudou. A quadra ficou uma das mais caras. Os enredos patrocinados passam a ser aceitos e executados por ela (2012 â?? Governo de Pernambuco / 2013 â?? Nike). O lance é torcer pra o Paulo continuar na escola o que não será tão fácil, já que ele vem recebendo propostas financeiras tentadoras. A Tijuca, para segurá-lo, terá que gastar muita grana. Mas, é isso mesmo. Carnaval, como tudo o mais na vida, é feito de ciclos. Já tivemos reinados de Portela (o mais longevo de todos), Mangueira, Salgueiro, Império, Mocidade, Imperatriz, Beija-Flor e, agora, Tijuca. O que importa mesmo no fim das contas, é a manutenção dessa festa que tanto amamos e qu

  • Avatar
    08/03/2012 18:16:00Fernando GabeiraMembro SRZD desde 17/02/2012

    Unidos da Tijuca com Paulo Barros é sempre um show a parte!!! Portela e Mangueira me emocionam sempre de qualquer maneira, basta pisar na Sapucaí trazendo toda sua historia e sua gente apaixonada!!! Meus destaques.

  • Avatar
    08/03/2012 13:17:31Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    Po Andrey, isso concordo com vc, tanto que vi inúmeros amigos tijucanos com medo que o PB fosse para a Grande Rio, certamente, ficaríamos órfãos, todos estão tão acostumados com o seu estilo que as coisas se confundem, acho que acabou sendo um casamento perfeito, espero que não entre em crise senão, vixe nem sei o que dizer, mas quanto aos sambas da Tijuca os que mais ouço são "Agudás, os que levaram a África no coração, e trouxeram para o coração da África, o Brasil" (Obatalá mandou chamar seus filhos...) e O Dono da Terra (Pedras preciosas quero me enfeitar...) todos antes da era PB, mas também é inegável que o mesmo trouxe a escola ao patamar das grandes, acaba sendo um marco o que realmente acaba sendo confundido com identidade da escola, tanto que em 2009 o Luis Carlos Bruno fez uma cagada monstruosa tentando imitá-lo com Uma odisséia no espaço e ficou uma merda, ou seja, é a identidade dele e não da escola, portanto, ou elel vai ter de ter vida eterna na escola ou que se comece a produzir um Paulo Barros mirim para substituí-lo quando o mesmo não po lá mais estiver!!!! Um grande abraço e coerência e pesquisa não fazem mal a nós amantes do carnaval, portanto, continuemos acompanhando, pesquisando e debatendo sadiamente com base em fatos e argumentos como sempre tenho visto em seus posts!!!!!

  • Avatar
    07/03/2012 21:34:04Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Ah! Mário César Reigoto, na boa, nem da pra debater com alguém feito você! Olha o seu argumento pra tentar me criticar e criticar à Beija-Flor? O título de cinderela negra dado a Pinah! Sinceramente, isso só prova sua limitação e, na boa, não vale a pena nem tentar debater com alguém tão desprovido.

  • Avatar
    07/03/2012 21:27:47Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    qualidade, comprometimento, sim, digam o que quiserem dizer, mas a Beija é de uma organização impar. A Tijuca, ao que parece, chegou nesse padrão. Depois de muitas críticas e até perdas de campeonatos por questões de acabamento, e falta de qualidades em alegorias e fantasias, o Paulo resolveu investir mais atentamente nestes pontos. Acho, se permite uma observação, que a sua escola está numa grande enrascada. A Tijuca não possui uma identidade própria, mas, sim, o Paulo Barros possui. Logo, se esse carnavalesco deixar à sua escola, ela terá sérios problemas pra se manter nesse nível de agora. Isso já aconteceu recentemente com a Tijuca, quando o Paulo esteve na Viradouro e o que se viu foi uma escola genérica da escola em que o Paulo estava. Acho que tanto o Horta quanto os tijucanos em geral devem se preocupar seriamente com isso, do contrário a Tijuca pode virar uma Mocidade que após a saída do Renato Lage perdeu-se e eté hoje não conseguiu encontrar uma nova identidade e, muito menos, um estilo. Abraços e bom debater contigo. Forte abraço.

  • Avatar
    07/03/2012 21:25:49Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Pow, Leandro. Que maneiro dialogar com você. Olha, pode parecer que eu, com minhas críticas, às vezes até ácidas, tenha alguma coisa contra a Unidos da Tijuca. Isso, te garanto,amigo, não é verdade. Ta aí uma escola que sempre curti e que já até desfilei por duas vezes, sem contar que é a quadra que mais costumo freqüentar pelo conforto, segurança e proximidade e, claro, pela possibilidade de curtir bem de pertinho a bateria show. Outra, sempre me amarrei nos enredos e nos sambas (também tenho alguns CDs de sambas ao vivo da U. da Tijuca. Alguns eu não me canso de ouvir, tão maravilhosos eu os acho) escola antes da era Paulo Barros. Essa é uma das coisas que mais me recinto com os carnavais desse carnavalesco, exatamente essa perda de qualidade em enredos e sambas. Diga, se não for verdade, se a Tijuca não era uma das escolas que quase todos os anos vinha com sambas maravilhosos? Qual o samba marcante da era Paulo Barros? A escola teve que abrir mão da sua habitual qualidade para poder atender às viagens desse carnavalesco e o que se ouve hoje são sambas tijucanos abaixo â?? e muito abaixo â?? do padrão costumeiro dessa escola. Não sou contra as inovações, mas, que essas inovações sejam implementadas sem que necessariamente elimine a espontaneidade e tradições dessa festa. Não consigo me sensibilizar com carros alegóricos abarrotados de destaques movimentando somente os braços. Não consigo aceitar que uma rampa de Sky com componentes descendo e subindo, sem cantar, sem dançar, seja carnaval. Não consigo conceber que um carro alegórico somente com bonecas artesanais, sem qualquer destaque humano, seja criatividade. Como já citei, o Oswaldo Jardim fazia exatamente isso o que o Paulo Barros faz, mas, com uma brutal diferença. Suas criações eram, absolutamente, carnavalizadas em todos os aspectos. Pra esse, sim, eu me rendo, eu tiro o chapéu (pena não estar mais entre nós). Com relação aos pontos organização, padrão de

  • Avatar
    07/03/2012 19:15:07Mário César ReigotoMembro SRZD desde 25/06/2009

    Caro Leandro Assis, faço das suas palavras (postada em 07/03/2012 as 13:10:50) as minhas palavras, que bom que o Joãozinho 30 e o Paulo Barros apareceu, e que venham outros. tudo se modifica até as igrejas evangélicas se modificaram. criticam o estilo Paulo Barros, mas eu postei bem antes do carnaval que o estilo dele viria em outras escolas; não errei. tem criticos dele que esquecem que já teve escola colocando uma passista como cinderela negra em seu enredo. isso uma questão de criação do carnavalesco. e atravéis dos tempos sempre houve coisas mirabolantes em enredos de diversos carnavalescos. desfile é isso, criação,originalidade, espetáculo entre outros, claro pra se ganhar o carnaval, isso o P B faz muito bem. valeu pelo texto amigo. AH! Não esqueçam "DO DIA EM QUE TODA A REALEZA DESEMBARCOU NA AVENIDA PARA COROAR O REI LUIZ CAM PE Ã?O !!!

Comentar