SRZD


23/03/2012 18h41

'O cavalo é um amigo fiel do homem', diz Laíla
Diogo Silva

Foto: DivulgaçãoLaíla, diretor de carnaval e harmonia da Beija-Flor de Nilópolis, revelou ao SRZD-Carnaval que tem agendada viagem para Minas Gerais, nesta terça, dia 27 de março, onde encontrará com pesquisadores e patrocinadores, com o objetivo de definir os detalhes e caminhos do novo enredo, que fala sobre o Cavalo.

"As possibilidades desse enredo vão além do que as pessoas possam imaginar. O cavalo é um amigo fiel do homem", falou Laíla.

Sobre o planejamento para o Carnaval 2013, opinou sobre o desempenho do desfile deste ano e de futuras mudanças. "Temos a consciência de que não fizemos o desfile perfeito e vou me reunir com os segmentos das escolas para definir as possibilidades de mudança nos setores", finalizou.


Veja mais sobre:Beija-FlorCarnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    02/04/2012 11:15:12Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    Caro Nilo, fico feliz pelas palavras do amigo e acho que este espaço é para debatermos e cada um ter a sua opinião, críticas e sugestões são sempre bem vindas quando há o mínimo de educação, respeito e embasamento por parte de qualquer um, gostar ou não de uma agremiação, carnavalesco, presidente e etc, é um direito de qualquer um, porém há internautas que se julgam comentaristas e profundos entendedores de carnaval, que só entram aqui para botar lenha na fogueira e inflamar um espaço, que tem de tudo para ser sadio e agradável, acho que devemos sim criticar escolhas e atitudes, principalmente, da nossa escola e não ficar desmerecendo este ou aquele título de fulano ou beltrano, ou sinceramente, se a Vila ou o Sal tivesse ganho, não haveriam torcedores aqui pra meter o pau nas bicicletas do carro do pavão do Sal ou na repetitividade das cores da Vila, então acho que o mais sensato é ao invés de desmerecer, respeitarmos o trabalho de cada escola, pois este é árduo, e criticarmos sim, porém com embasamento e não de oba-oba, só pq a nossa não ganhou, parabéns a todos nós, verdadeiros amantes do carnaval!!!! Um abraço a todos!!!

  • Avatar
    31/03/2012 13:21:53Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    A afilhada deve optar em 2013 por um desfile colorido, e se preocupar agora em escolher um samba que tenha um bom refrão e que a comunidade de Nilópolis se identifique com o mesmo!

  • Avatar
    31/03/2012 12:55:50Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Andrey,... o que eu quis dizer é que o Laila poderia ter feito a inserção da história da religiosidade africana no desfile se quizesse, mas de outra forma no enredo. Ele usou uma forma errada para contar a história da fé dos negros, que chegaram ao Brasil. A história dos negros era pra ter sido contada em 1 setor, e não em praticamente 80% do desfile! ...Além disso a herança cultural deixada pelos negros ao Maranhão não foi abordada!

  • Avatar
    30/03/2012 20:36:45Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Desculpe, Sempre Carnaval, mas, não entendi essa sua última postagem! Você aborda sobre os enredos afros, destaca o de 2007 e cita o de 2012, sempre focando no aspecto da negritude, da escravidão. O que isso tem a ver com o que eu disse? Sinceramente, não consegui fazer um elo sobre o que vínhamos falando. Sim, a Beija é muito forte quando aborda enredos afros. Mas, o que eu destaco em minhas postagens é a postura do Laíla. E o faço pra te esclarecer que a Beija não tem necessidade de um carnavalesco de ponta, como você vinha afirmando, mas, sim, de mais liberdade de criação â?? seja que carnavalesco seja - sem a constante interferência do Laíla. Quando cito a religiosidade e os aspectos de sofrimento, escravidão, lendas, feitiçarias, é para explicar que a escola tem se repetido nesse aspecto por conta das convicções do Laíla e não que isso seja uma vertente nilopolitana. Ã? isso.

  • Avatar
    30/03/2012 18:08:55NiloMembro SRZD desde 27/06/2011

    Leandro Assis, é de torcedores como você que as escolas e este site precisam.

  • Avatar
    30/03/2012 15:14:00Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Cont... O enredo desse ano em si foi incompleto, pois apenas mostrou a chegada sofrida dos negros ao Maranhão, mas não mostrou qual a contribuição que os negros deram a cultura maranhense, e brasileira, depois que já estavam instalados no Maranhão!

  • Avatar
    30/03/2012 15:02:21Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Andrey,... mas os enredos falando de Áfricas e sobre religiões de origem africana, estão relacionados diretamente a história da Beija-Flor de Nilópolis. Lembra de 2007: "Áfricas do berço real a corte brasiliana"? ...Pois é, a Beija-Flor ganhou o carnaval e fez um grande desfile, com um grande samba, e o enredo era sobre a África, e seus Orixás! ... Então o problema não é o enredo, mas sim como se executa ele. Em "Áfricas" de 2007, a Beija-Flor mostrou a África como a terra dos reis e rainhas, uma terra suntuosa! (afinal a África não nasceu pobre, ele foi muito explorada na história, ela é por origem uma terra de reis e rainhas!)...Em 2007 a Beija-Flor mostrou a felicidade e as lutas vencedoras do povo negro, isso é um enredo que mostra felicidade!... Já o de 2012, virou um desfile com chicotadas e açoites, deu uma carga triste, uma parte triste na história dos negros, isso é um enredo que mostrou tristeza. Entedeu a diferença?! ... A herança que o Maranhão recebeu dos negros, como as danças, como o Tambor de Crioula, as músicas, e toda a raça do povo negro e suas grandes contribuições a cultura maranhense, foram trocadas para mostrar o sofrimento do povo africano em terras brasileiras!

  • Avatar
    30/03/2012 13:13:17Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    Perfeitas considerações amigo, acho que o modelo de comunidade sempre buscado pelas outra escolas, é e sempre será o da Beija, hoje, nós tijucanos, nos aproximamos e muito disso apesar de haver uma larga diferença em termos de representação, nos representamos um bairro, com outras duas co-irmãs(Vila e Sal) próximas, o que nos obriga a buscarmos simpatizantes em outras áreas da cidade, como é o meu caso diga-se de passagem, sou de Realengo, teoricamente seria Mocidade, vocês não, vocês representam um município o que acaba fazendo com que as pessoas possuam uma identificação muito maior afim de defender o seu local de origem, vide o futebol, hoje Resende por exemplo é muito mais forte que o Olaria, porém conseguimos atingir uma excelência em modelo de gestão, o que faz com que pareçamos ser mais simpáticos, por não termos, como vc bem disse, Anísio e Laíla, duas figuras muito importantes, mas que não fazem a mínima questão de demonstrar qualquer simpatia, pelo contrário, principalmente o segundo, o que acabou fazendo com que ALGUNS torcedores da Beija, pelo fato de ele ser vencedor, achassem que arrogância e prepotência fossem sinônimos de competência e acabaram fazendo com que a Beija fosse tão odiada, coisa que temo pois ALGUNS tijucanos também andam fazendo por aí!!! Um forte Abraço!!!!

  • Avatar
    30/03/2012 12:42:28Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Valew, Leandro. Claro que você pode, amigão. Ã? um prazer. Ã? isso mesmo. Cada escola tem o seu calcanhar de Aquiles. A da Beija é o Laíla. O cara é competente e dedicado. Realmente é. Mas, é, também, uma pessoa intransigente no último grau. O Laíla vive o carnaval desde décadas muito distantes. Absorveu (e se recusa terminantemente a largar) conceitos já bastante ultrapassados. Concordo com ele que o carnaval deve manter tradições e padrões que são fundamentais para a perfeita identificação dele (refiro-me a certas modernidades que o Paulo Barros defende), mas, discordo nesse sectarismo que o Laíla possui de achar que somente as suas ideias são as pertinentes. Essa não abertura ao conceito alheio é o que lhe estraga. Se ele fosse alguém mais maleável, em junção com os demais profissionais da escola, aí, sim, seria perfeito. Quanto à estrutura da Beija, ainda mantém-se firme, é verdade. Mas, temos muitos exemplos de que nada é garantido e, a Beija, embora ainda fortemente estruturada, precisa modernizar-se e desvencilhar-se de algumas pessoas (Anísio, mais especificamente) para não vir a atravessar a tormenta de outras coirmãs. A imagem da escola associada a ele faz com que muitos possíveis interessados lhes virem às costas e isso pode ser um belo de um tiro no pé. Nesse aspecto (e em muitos outros, também) eu admiro (e sempre admirei) à sua escola. Acho o Horta um guerreiro e um exemplo. Abraços.

  • Avatar
    30/03/2012 12:40:56Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Sim, concordo contigo (quem diria? â?? rsrsrsrs) em muitos pontos. O Laíla possui méritos incontestáveis, sem dúvida. O lance é que ele é uma pessoa centralizadora e tratante na maior parte das vezes. Maleabilidade não é o seu forte. Como o Anísio lhe deu plenos poderes de comando, ele se empolga e exacerba. Exatamente por isso ele e o Alexandre se desentenderam. O Alexandre não aceitou mais tanta interferência em seu trabalho e, obvio, o déspota Laíla lhe mandou catar coquinho. Essa comissão de carnaval é defendida com unhas e dentes por ele por ser formada por carnavalescos jovens, sem um nome e currículo de peso e isso lhe possibilita comandá-los sem maiores dificuldades, coisa que alguém como o Alexandre Louzada, já consagrado, não admitiu. Quanto ao excesso de coreografias (que eu abomino), concordo. Era desnecessária tantas alas coreografadas dentro da escola. Aliás, (pra vocês que vivem a dizer que sou um obsecado e que não aceito críticas à Beija) eu achei o desfile de 2012 péssimo. A escola estava imponente, grandiosa, muito bem vestida e com alegorias (embora confusas e fora de contexto) lindas. Porém, São Luis é, infinitamente, mais que encantarias, escravidão, assombrações. No entanto, ali era uma fonte de inspiração magnífica para o Laíla que qualquer dia vai cair de quatro e não mais conseguir se levantar, tantas as guias que usa no pescoço por conta da sua religião. Ã? um homem desmedido. Competente, mas, absolutamente, desregrado em suas crenças, convicções e ideias. E, o pior é que ele usa à escola para expor suas doutrinas facciosas.

  • Avatar
    30/03/2012 10:23:30Leandro AssisMembro SRZD desde 23/11/2011

    Andrey amigo, acho que posso lhe chamar desta forma, como vc bem disse, "guerrear" até podemos, mas com fatos e argumentos, não com calúnias e destemperos como outros cometaristas fazem, mas vendo seus posts, vc tem toda razão em criticar o Laíla, apesar de enorme competência do mesmo, ele tentou fazer uma coisa que felizmente vcs nilopolitanos não deixaram acontecer, ele tentou dar a identidade dele a uma escola que já possuía a própria, como bem disse o Sempre Carnaval ele é um excelente, quiçá o melhor, diretor de harmonia, carnaval etc, mas querer ser dono da escola só atrapalha, e quanto a dizerem que a Beija vai cair de produção, tsc é balela, a Beija já possui padrão de qualidade BF9001, portanto, por mais que reclamemos, às vezes até insultemos a escola de vcs é simplesmente por que ela sempre nos causa preocupação, e no rol das agremiações que temos que superar para vencermos o carnaval , na minha modesta opinião, (Sal, VIla, Beija), vcs estão sempre em primeiro lugar!!! Um abraço a todos!!!

  • Avatar
    30/03/2012 09:17:00Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    O negócio Andrey, é que a Beija-Flor ao longo de quase 40 anos foi mudando. A uns 40 anos atrás a Beija-Flor era a escola da família Abraão David( olhe bem, não cito nome dessa familia para falar de polêmicas sobre resultados, só estou relatando fatos). Era uma escola da família Abraão David, que ficava em Nilópolis. Com o passar dos anos a escola foi ganhando títulos, torcida, e uma identificação com sua comunidade. A Beija-Flor então se tornou a escola de Nilópolis, que ficava nas mãos da familia Abraão David. Ou seja, a escola assumiu, algo que antes pertencia a uma familia. Isso deu uma coisa de povo a escola, daí esse conceito comunidade. Mas mesmo essa comunidade precisa de uma liderança, pois comunidades apaixonadas sem uma liderança ficam perdidas, exemplo: a minha Portela com aquele infeliz daquele velho decrépito na presidência. A Mangueira que esta as voltas com assuntos de policia, isso é um absurdo pra uma escola como a Manga!... Por isso eu acho que o Laila é esse pulso firme que a Beija-Flor precisa!...O problema é que ele quer mandar mais do que lhe é direito, lembra daquela música "Cada um no seu quadrado"? Ã? mais ou menos isso!.. Não sei, mas acho que a Beija-Flor teria que pensar e pesar bastante antes de colocar Laila pra fora, pois toda escola precisa de uma forte liderança, ou então vira bagunça. (E até porque é bem dificil pensar em a Beija-Flor demitir Laila)... Outra coisa que vi, tinham mais alas coreografadas do que deveriam ter no desfile desse ano na Beija, isso na minha opinião, deixou a escola meio lenta, e até mesmo fria, de tão coreografada, de tão ensaiada. Prefro uma coisa mais espontânea, mais samba no pé, até porque se todas as escolas forem fazer coreografias vira tudo uma linha Paulo Barros só, e isso tira a desenvoltura de uma escola!

  • Avatar
    30/03/2012 08:46:42Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Pois é exatamente. Você acabou por confirmar o que eu disse. O problema da Beija não é a atual comissão de carnaval, mas sim, o Laíla. Ã? ele quem impõe o que desfilará ou não e a forma como a escola desfilará. Logo, poderia ser o Renato Lage que com a interferência hostil do Laíla grandes coisas ele não iria poder fazer. Exatamente por esse motivo que o Renato, já por duas vezes, não topou o convite da Beija para ir para lá. Ele impôs que aceitaria, desde que tivesse total liberdade para atuar sem qualquer interferência do Laíla e o Laíla, por sua vez, não abre mão desse direito. Então, a coisa fica assim. A Beija, nos últimos tempos, tem cara de Laíla e não de Nilópolis, infelizmente. Quanto ao primeiro carro, realmente era absolutamente confuso. Eu o vi de pertinho e vi cada detalhe do mesmo. Era muitíssimo bem acabado, porém, todo entulhado e aquela cor ouro em todo ele, sem qualquer nuance, só ajudava a piorar o quadro. O carro era o â??eldoradoâ? que segundo a lenda, era assim que os europeus viam São Luis quando a descobriram. O eldorado que lhe possibilitaria a realização de infinidades conquistas, dentre elas, a de acharem muito ouro na ilha. Daí aquela cor dourada em todo o carro. Mas, volto a dizer, os carros, assim como todo o desfile, eram muito carregados e até sombrios, porém, impecáveis no que diz respeito ao acabamento e até na beleza. O navio negreiro da Beija esse ano era, simplesmente, uma obra prima de tão belo. Juntamente com o abre alas da Vila, o pavão do Salgueiro e o carro dos bonecos de barro da Tijuca, poderiam ir pra um museu, tão suntuosos eram!

  • Avatar
    30/03/2012 00:49:02Sempre CarnavalMembro SRZD desde 07/10/2011

    Andrey, ... realmente as alegorias da Beija-Flor esse ano estavam bem luxuosas, mas muito confusas, o abre alas era o que? que até agora eu não entendi!...Por incrível que pareça as alegorias de 2011 apesar de serem pobres, tinham um entedimento bem mais fácil. Bem, mas vamos agora ao Laila, bem, o Laila é uma pessoa bastante polêmica, mas é competente, isso não tem como negar, claro que a Beija-Flor tem uma comunidade que canta e etc, e etc...Mas mesmo uma escola que tem uma comunidade que canta como a Beija-Flor, precisa de alguém de pulso firme que ponha as coisas no lugar. O negócio é que Laila é egocêntrico demais, ter pulso firme é essencial ao sucesso, mas ter pulso firme não é ser grosseiro ao extremo. Eu acho que o Laila errou quando decidiu tomar conta de tudo que essa comissão de carnaval possa vir a fazer, Laila deveria era cuidar de Harmonia e evolução, e dar autonomia a um carnavalesco, ou a essa comissão. Esse ano por exemplo teve mil e uma facetas do Maranhão que a Beija-Flor não explorou no seu enredo, não sei se estou enganado, mas eu não vi o Tambor de Crioula, dança tipíca no Maranhão. Outra decisão equivocada do Laila foi a junção dos sambas, depois daquela junção e de ver como a comunidade da Beija-flor reagiu ao ver essa junção, percebi que dificilmente a Beija-Flor seria campeã, por mais que se digam a comunidade nilopolitana não "comprou" o novo samba. Por enquanto eu acho que a Beija-Flor deve pensar num bom samba para 2013, e que a sua comunidade se identifique com o mesmo!

  • Avatar
    29/03/2012 23:36:11Andrey Beija-FlorMembro SRZD desde 08/12/2011

    Leandro, valeu aí pela força. Pois é, caro, Leandro, essa é a magia da Beija. Ela atrai, ano após ano, personas de todas as tribos e todas querem opinar sobre ela. Algumas, com boas participações (que da até gosto de ler). Mas, estas são raras. E tome de gente entendida, com soluções â??eficientesâ? à mão; e tome de â??análisesâ? ridículas; e tome de críticas babacas â?? rsrsrsrsr. Mas é isso, meu caro, a Beija possui essa capacidade. Falam bem, falam mal, mas, falam dessa escola. Algumas figuras (risíveis) até juram que não mais postarão nada e, algumas horinhas depois, lá estão 1, 2, 3, 4, 5 postagens seguidas (rsrsrsrsrsrsrsrsr). Já viu como um besouro fica em volta de uma lâmpada acessa? Perdido, zonzo, querendo ir, mas, sem conseguir se afastar, não é isso? Exatamente o que acontece por aqui. Observem que esses que se esmeram em elaborar â??tesesâ? e mais â??tesesâ? sobre a Beija são torcedores de escolas com sérios problemas. O lógico seria que se dedicassem com tanto afinco a elas, não é? Mas, não! Ã? aqui no tópico da Beija que eles se esbaldam. Isso é amor, é paixão, ou não é? â?? rsrsrsrsrsrsrsrs. Tem até tijucano dizendo em suas postagens que a 04ª colocação (veja bem! A escola ficou em 04º lugar!) foi fruto de beneficiamento. Ã? de lascar, não é? Mas é isso, amigo. Mais uma vez, obrigado. Espero que não tenhamos que â??guerrearâ? em algum momento. Ã? só você manter essa lucidez de sempre, seja pra criticar, seja pra elogiar. Forte abraço.

Comentar