SRZD


12/04/2012 09h00

A eterna Majestade do Samba mora em Madureira
Raymondh Junior

Os  89 anos de Portela não poderiam vir acompanhados de melhor notícia do que um enredo sobre Madureira para o carnaval de 2013. Num tema que propõe contar a sua própria história a Águia Guerreira vai ter a oportunidade de emocionar mais uma vez o amante do carnaval carioca, e o torcedor portelense certamente está explodindo de emoção. Há algum tempo que o povo de Portela vem reinvindicando a chance de falar de tudo o que fez pelo samba durante sua trajetória até os dias de hoje, e tem muita coisa boa para contar e para aprender com a azul de branca.

Madureira é um típico bairro do subúrbio do Rio, tem a cara do povo simples, trabalhador, feliz e sambista da nossa cidade, que fez construir não apenas escolas de samba, mas um bom lugar para se viver, já imagino as múltiplas opções em que o carnavalesco Paulo Menezes poderá trilhar, quer seja ao falar dessa gente, ou por seu rico comércio, pelas escolas de samba que lá nasceram, pelo tão conhecido Mercadão de Madureira, pelos ricos terreiros de matriz afro-brasileira que existem no bairro, e mesmo pela Portela, com sua torcida amante e admirável que atravesssou todos estes anos construindo o samba que queremos para nossos filhos e netos.

Certamente as figuras mais importantes da escola estarão nesta doce homenagem, mas será muito ver também o torcedor anônimo, aquele mesmo que frequenta a quadra, que participa das feijoadas, que desfila, que defende sua escola, e que nunca perdeu a esperança de ve-la conquistar o tão sonhado, e esperado título mais uma vez, e neste contexto todo já posso vislumbrar os Guerreiros da Águia, a torcida Portelamor, porque de tudo que sempre vejo nos carnavais, o que mais me chama a atenção sempre é a presença do torcedor apaixonado, e esta é uma escola feita de corações apaixonados. O espetáculo, qualquer que seja a via que a direção de carnaval decisa executar em 2013, será um grande momento em nossa história, que certamente nos colocará no limite da emoção.

Passei o dia em que a Portela completou seus 89 anos parabenizando, e querendo saber da emoção de amigos portelenses que trago no peito, e as definições sobre esta escola foram as mais vibrantes, não dá para notar que a Portela está tanto tempo sem conquistar um título, e que vem passando por um momento se certa cautela nos seus últimos resultados, a paixão parece ser a mesma de uma escola que acabou de subir no lugar mais alto do pódio, e tudo isto se explica, é claro, pelo fato de ser uma escola de samba de verdade. Plumas, paetês, mídia colaboradora, caneta amiga de julgador, patrocínios grandiosos, nada disso são capazes de construir uma escola como se fez a Portela.

Ela é do portelense, do sambista, do carnaval carioca, é um verdadeiro patrimônio cultural, uma força que será, no que depender de sua gente, a eterna Majestade do Samba.

Obrigado Paulo Benjamin de Oliveira, Antônio Caetano, Antônio Rufino, Manuel Bam Bam Bam, Alcides, João da Gente, Chico Santana, Natal, Dona Ester Maria de Jesus, Dona Martinha, e tantos outros nomes que deram a todos nós a honra, o prazer e a oportunidade de conhecer a Portela. Nosso muito obrigado!

Axé!

 


Veja mais sobre:Portela

Comentários
  • Avatar
    21/04/2012 00:08:24Rodrigo DarlanMembro SRZD desde 24/06/2009

    Fiz uma proposta de enredo á Mangueira - que chegou a ser considerado forte candidato- que foi a seguinte: PORTELA, A FIEL COMPANHEIRA... Ivo entusiasmou-se , segundo relatos, e chegou a cogitar a hipótese com Cid Carvalho Um ano após a proposta ser feita) . Bom, desta proposta ficou ao menos uma palavra do título: a palavra FIEL. Sim , meus amigos, Portela competiu com o centenário de Nelson Cavaquinho. Mas quem sabe uma data posterior!? Neste ano, iremos de JAMELÃ?O e há proposta - também feita por mim- de lançarmos este fabuloso enredo: MANGUEIRA, BERÃ?O DO SAMBA E DA BOSSA NOVA. sUGIRO QUE PROCUREM UMA ENTREVISTA FEITA POR tOM jOBIM em ano que fora homenageado pela Mangueira. Tom nesta entrevista diz ao pé do morro de Mangueira em sinal de reverência: Aqui foi onde a bossa Nova nasceu. Tom não diria isto, se isto não fosse fato. Nós vamos provar isto: que Mangueira é o berço da Bossa Nova por exelência!!!!!!!!!!!!! Acreditam??????????????? Não!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Então, aguardem!!!!!!! Personagem principal do enredo : um outro grande Gênio compositor de Mangueira, talvez o maior, segundo alguns especialistas no assunto. Trata-se de GERALDO PEREIRA, um dos pais da Bossa Nova. CARNAVAL NÃ?O Ã? ESTE COLOSSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NOSSA ESCOLA Ã? RAIZ, Ã? MADEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! mas não é que tem gente a afirmar que Mangueira deve ser tão somente plástica!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pra desespero geral dos Lecis Brandões da vida... entre eles , eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    20/04/2012 10:57:45Caroline RebouçasMembro SRZD desde 07/04/2012

    A PORTELA EM SEUS ANTIGOS CARNAVAIS DEVE SEMPRE ESTAR EM NOSSO IMAGINÁRIO, POR TODA SUA HISTORIA E CONTRIBUIÃ?Ã?O

  • Avatar
    19/04/2012 10:57:41Allex MagalhãesMembro SRZD desde 12/03/2012

    reverências à majestade do samba, que permaneceu fiel ao samba, mesmo com tantos paetês rolando por aí...

  • Avatar
    17/04/2012 13:02:05DanielMembro SRZD desde 29/02/2012

    Portela e sua vida no samba, tem que ser respeitada

  • Avatar
    16/04/2012 14:27:15BoadSambaMembro SRZD desde 10/01/2010

    O museu do samba sai pra lá escola cafona, soberba e hipocrita do baralho, de gente com ranço de orgulho e realeza decadente só tem bicão querendo deitar na cama dos baluartes que a ergueram e ninguem faz nada. Águia banguela e desbeiçada ridicula e fora de moda, o respeito que vcs merecem é o mesmo que vc tem pelo publico de vcs ao colocar o lixo que vcs colocam todo ano na avenida, aquilo é amor pela portela, que majestade é essa que se veste toda esfarrapada e mal acabada, kkkkkkkkkkkk, bando de hipocritas vcs portelenses, vcs se merecem, quer saber?

  • Avatar
    16/04/2012 13:54:59BoadSambaMembro SRZD desde 10/01/2010

    Luiz claudio, Portela gerando espectativas só se vc for de outro planeta e de que adianta ela levar no peito 21 medalhas do passado e não conseguir nenhuma no presente por nã ter se modificado a altura e mantido uma qualidade atual que o espetáculo pede. Uma medalha hoje vale muitas de antigamente pois a concorrencia está num nivel que nunca esteve e vcs não acompamharam vive dessa paixão dessa vaidade e dessa grandiosidade achando que é o maior simbolo do carnaval, fala sério é muita prepotencia e hipocrisia, o maior símbolo do carnaval carioca é o folião e sua alegria seja em qualquer escola! E para terminar a portela deve cantar "Só posso perder , não posso mais ganhar, isso é normal, 21 vezes campéã do carnaval, minha cota de vitorias já acabou".KKKKKKKK

  • Avatar
    16/04/2012 13:50:06LUIZINHO DA CUICAMembro SRZD desde 07/04/2009

    No proximo dia 21 de Abril, DIA NACIONAL DA CUICA conforme noticiado na coluna de Anselmo Goes (Jornal O Globo), Cuiqueiros de todo o Brasil provem um Encontro anual do naipe CUICA. Este será o 8º Encontro das Cuicas do Rio de Janeiro, que desde de então, acontece na quadra do Gremio Recreativo Escola de Samba União de Jacarepaguá, Estrada Intendente Magalhães, No. 445 - Campinho, a partir das 13:00 hs., no proximo dia 21 de Abril, para um saboroso churrasco, e com as presenças confirmadas dos Mestres de Bateria, Odilon ( Padrinho das Cuicas do Rio de Janeiro ), Thiago Diogo (Porto da Pedra), Gilmar (Império Serrano) e muitos outros, para curtirmos juntos Sambas da Antiga, durante o churrasco, e muita cerveja gelada, e aquele papo de Sambista pra Sambista, numa tarde inesquecível !!! === 21de Abril === DIA NACIONAL DA CUÍCA !!! Ps.: O cuiqueiro sempre leva algo para o churrasco, seja carne/asa de frango/linguiça, e aqueles que quiserem comparecer e colaborar conosco, agradecemos. +++ A cuíca de Marçal - ( Publicado no Jornal o Globo, em 21/04/2010; por Anselmo Goes ) Sobre o Dia da Cuíca, hoje, um cariocaço lembrava ontem uma cena impagável com o lendário Mestre Marçal. O saudoso percussionista entrou num avião e pôs a cuíca no colo. A aeromoça viu e mandou pôr no bagageiro. Mas o mestre retrucou: "Não posso. Ã? meu Stradivarius." Fazia sentido. ++++ Dia da Cuíca ( Publicado no Jornal o Globo, em 21/04/2010; por Anselmo Goes ) Amanhã, Dia de Tiradentes e do aniversário de Brasília, é também o â??Dia da... Cuícaâ?. A data, extraoficial, foi criada pelos próprios cuiqueiros. Para festejar, tocadores de cuíca do Rio e de São Paulo se reunirão para uma festança na quadra da União de Jacarepaguá, às 14h. Ps.: Aguardamos voces do Site, e amigos, na quadra da União de Jacarepaguá, no DIA NACIONAL DA CUICA = 21 de Abril. Desde de já agradecemos, abraços !!!

  • Avatar
    16/04/2012 12:45:47Luiz ClaudioMembro SRZD desde 11/01/2012

    Os comentários pró-Portela são carregados de uma inexplicável paixão. Não sei porque sou Portela, mas amo ser Portela. Os comentários contra a Águia vêm cheios de rancor, amargura, inveja até. Observa-se isso nos termos empregados. Têm pessoas que começam a escrever coisas lúcidas, depois desandam para a baixaria, comentários pobres e podres. A Portela é sim a majestasde do samba e vai continuar a ser por vários motivos. Não existe no Rio de Janeiro, no Brasil ou no mundo, escola que mais gere expectativa com relação ao seu desfile, independente do momento. Eu duvido que alguém consiga se manter tão grandiosa com um período tão longo sem conquistas, pago pra ver. E jogando a inveja no lixo, precisamos admitir que todos ficam ansiosos em ver aquele que é, sem dúvida, o maior símbolo do canaval carioca...A Águia da PORTELA. "Posso perder, posso ganhar, isso é normal. 21 vezes campeã do carnaval"!!!

  • Avatar
    14/04/2012 23:14:54Sol da meia-noiteMembro SRZD desde 09/04/2012

    domingos lopes já fiquei sem receber na Portela várias vezes, e tive que parar de cobrar pois tenho uma filha para criar e a situação estava pesada.Quando trabalhei par a beija flor recebi direitinho.

  • Avatar
    14/04/2012 22:08:46BoadSambaMembro SRZD desde 10/01/2010

    domingos lopes, esse seu dicurso pode ser todo revertido para a Portela, de que adianta a Portela cheia de titulos se a grana só fica com poucos da administração da escola?Se encherga!

  • Avatar
    14/04/2012 16:50:54domingos lopezMembro SRZD desde 11/06/2009

    DE QUE ADIANTA A BEIJA FLOR CHEIA DE TÍTULOS E O MUNICIPIO DE NILOPOLIS FALTANDO TUDO....SAUDE...EDUCAÃ?Ã?O...SEGURANÃ? A E O MAIS IMPORTANTE A OFERTA DE EMPREGO PARA SEUS HABITANTES... A DIREÃ?Ã?O DA BEIJA PODERIA CRIAR UM POLO INDUSTRIAL DIRECIONADO CONFECÃ?Ã?O DE PRODUTOS DE CARNAVAL.....PARA DIMINUIR A POBREZA DE NILOPOLIS ...GERANDO ASSIM RENDA A SEUS HABITANTES AOS APAIXONADOS PELA GRANDIOSA BEIJA FLOR.... QUE NA REALIDADE SÃ? RENDE DIVISAS PARA A FAMILIA DAVID....A CONCENTRAÃ?Ã?O DE RENDA Ã? TODA DIRECIONADA PARA UMA MINORIA E PARA O POVO SÃ? O .....V I N H O.... DAS ILUSIONÁRIAS VITÃ?RIAS DA SAPUCAI QUE ALIMENTA O EGO DOS SEUS DIRIGENTES . E DEIXA NILOPOLIS SEM O PÃ?O!!!! CADÃ? O PÃ?O..... CADÃ? EMPREGOS PARA ESSE POVO DURANTE O ANO TODO .... CADÃ? A TÃ?O SONHADA DIGNIDADE DE SER CIDADÃ?O DE NILOPOLIS ???????

  • Avatar
    14/04/2012 14:19:38BoadSambaMembro SRZD desde 10/01/2010

    No meu entender enquanto vcs acharem que a Portela, é bela , é majestade, é rainha, é grandiosa, vcs todos vão juntos continuar pastando e nunca vão passar do estado que estão, pois vivem enebriados por uma fantasia que vcs mesmos criaram para a Portela. A escola encontra-se muito mal das pernas. Minha familia toda já saiu desse barco , estamos em outra sabe aonde? Na Vila!Portelenses vcs vivem de passado, cuidado, mesmo a ditadura da beija-flor tem dado mais resultado na avenida doque esse ursurpadores que toda hora entram, dão sua mamadinha e larga a escola toda arreganhada só de calcinha, entra outro dá uam ajeitadinha e pimba! Larga a escola no vacuum de novo, mas vale a dinastia davi, que sempre vem para briga do que esta rotatividade democratica de usurpadores dessa escola que aí está. Tem jeito nã vcs acho que nem para ser majestade o grupo de acesso vcs servem, a boca já tá bem banguela, a laranja de vcs já tá bem chupada.E o passado da Portela tem os meritos os foliõs do passado , são só deles, não dessa gente que não sabem manter o nome de uma escola que um dia sim, foi a verdadeira majestade. Mas parece que a rainha faleceu e vivem da fama sem fazerem nada para manter a dignidade, só querem deitar na cama da herança de quem trabalhou com o suor da fronte de verdade por esta escola. Assim é facil dizer que tudo isso que se diz, continuem na ilusão.

  • Avatar
    14/04/2012 12:51:26domingos lopezMembro SRZD desde 11/06/2009

    ALFRED.....TODAS AS ESCOLAS SÃ?O LINDA E DIGNAS DE RESPEITO ENTRETANTO CADA UMA TEM SUA LINHA HISTÃ?RICA...CULTURAL E SOCIAL....QUASE TODAS AS ESCOLAS DO RIO TEM ALTERNANCIA DE PODER...NA QUERIDA BEIJA FLOR QUE NÃ?O TEM CULPA DO SEU COMENTÁRIO MALDOSO SOBRE A GRANDIOSA PORTELA...EXISTE UMA .....D I T A D U R A .... IMPLANTADA HÁ DECÁDAS...SÃ? A FAMÍLIA DAVID ....ADMINISTRA E DITA AS NORMAS PARA NILOPOLIS...Ã? UMA PENA QUE A QUERIDA BEIJA FLOR AINDA NÃ?O CONHECE...... O QUE Ã? DEMOCRACIA... SÃ? OS DITÃ?MES DA DITADURA LÁ IMPLANTADA. Ã? TRISTE ....A PORTELA NÃ?O VENCE HÁ ANOS MAIS SEGUE UMA LINHA DE ALTERNÃ?NCIA DE PODER EM BREVE A DIRETORIA ATUAL DA PORTELA VAI TER QUE SAIR POIS LÁ SÃ? A PORTELA Ã? ETERNA MAGESTADE DO SAMBA ....... E NÃ?O TEM DONO E SIM INÃ?MEROS SÃ?CIOS DEMOCRATICOS QUE PODE FAZER MUDANÃ?AS QUANDO DESEJAM!

  • Avatar
    14/04/2012 11:42:43Wendel TancredoMembro SRZD desde 22/02/2012

    Ola a todos. Antes de mais nada eu queria parabenizar o sr. Raymondh Junior pela bela materia. Bom, a Portela Independente de vim bem ou mau, ainda é a Portela, ainda é a Magestade do samba, adorada e venereda por pessoas do Brasil inteiro. O ano que vem a nossa querida Portela terá a chanse que se reerguer e apresentar um belissimo espetaculo, entao temos que pedir para Deus e para todos os santos do samba abensoem mais do que nunca a Aguia de Oswaldo Cruz e Madureira, ao sr. Paulo Meneses e a todo baracão da Aguia, para a Portela poder fexar de uma vez por todas as bocas dessas más linguas. Infelizmente existem pessoas nesse site que fazem questão de escrever textos enormes somente para falar mau da Portela e tentar colocar o torcedor azul e branco para baixo. Mas eu digo muma coisa, podem falar o que for da Portela, porque independente dessa faze ela ainda é a maior campeãm do carnaval carioca, detentora de 21 campeonatos. Então respeitem quem pode chegar onde a Portela chegou. Abraços.

  • Avatar
    14/04/2012 10:09:15alfredMembro SRZD desde 13/04/2012

    Galera sou Beija-flor de paixão e quando a gente entra na avenida e vê a beleza que é o nosso carnaval a gente pisa com garra. Agora, teria vergonha de chegar no dia do defile e deparar com este poço de gostosuras que é a Portela, fala sério, tirem estas lentes co de rosa e enxerguem a escola de vcs temm e é por causa desse discursos de mil e uma maravilhas, que todos ficam deslumbrado e do deslumbramento não passam para tomarem uma atitude efetiva e retomar o caminho de antes trilhado. Hoje não existe rainha nenhum, majestade nenhuma, nobreza nenhuma, o que existe é o que todos constataram na avenida, uma escola em franca decadencia, um titanic afundando e todo mundo dançando loucos ao som dos violinos...Fala aí quanto tempo demorou para termos uma obra prima que foi este samba e na hora foi um balde de agua fria, que igreja barroca era aquela???A bahia tem igrejas barrocas belissimas, era para dar show, e a parada era monstruosa, sem falar nos acabamentos e nas ala pobres, acordem gente!Se vc realmente amam a portela, digam não e não deem força a esta administração, pelo menos por um ano, para eles verem que sem investir na comunidade não tem carnaval o que estão fazendo é usando pela milhonesima vez a força de vcs portelenses bambas de paixão.Precisam deixar um pouco esta paixão infantil e agirem com razão enxergando os vilões da cúpula da escola.

Comentar