SRZD


08/05/2012 18h41

Beth Carvalho será enredo da Acadêmicos do Tatuapé em 2013
Raul Machado

Foto: DivulgaçãoVice-campeã do grupo de acesso em 2012, a tradicional Acadêmicos do Tatuapé divulga o seu tema de enredo para o próximo desfile.

Com a responsabilidade de abrir a primeira noite do Carnaval de São Paulo, a agremiação que comemora sessenta anos de tradição no samba paulistano aposta em outra homenagem para conquistar um bom resultado.

Depois de levar para a avenida a história da cantora, compositora e deputada estadual por São Paulo Leci Brandão, a azul e branca da zona leste oficializa como enredo para o Carnaval de 2013 o tema "Beth Carvalho, a madrinha do samba."

Com desenvolvimento do carnavalesco Mauro Xuxa, que pelo segundo ano consecutivo assinará o Carnaval da escola, o desfile promete ser uma bela homenagem a uma das divas da musica popular brasileira.

Nascida no bairro da Gamboa, cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Elizabeth Santos Leal de Carvalho possui uma carreira consagrada com mais de de trinta anos de carreira onde gravou e cantou o que de melhor se produziu de samba no Brasil.

Frequentadora assídua dos pagodes, entre eles os do Cacique de Ramos, Beth Carvalho revelou artistas como o grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombra, Sombrinha, Arlindo Cruz, Luis Carlos da Vila, Jorge Aragão e muitos outros. Mais do que isso, a cantora trouxe um novo som ao samba, porque introduziu em seus shows e discos instrumentos como o banjo com afinação de cavaquinho, o tan-tan e o repique de mão, que até então eram utilizados exclusivamente nos pagodes do Cacique.
 
A partir daí, esta sonoridade se proliferou por todo o país e Beth passou a ser chamada de "Madrinha do Pagode". Sambista de maior prestígio e popularidade do país, é aclamada também como "Diva dos Terreiros" e "Rainha do Samba".
 
Foto: DivulgaçãoBeth Carvalho já fez inúmeras apresentações em cidades ao redor do mundo e sua música já ecoou até fora do nosso planeta. Em 1997, viu sua música "Coisinha do Pai", grande sucesso de seu repertório, ser tocada no espaço sideral, quando a engenheira brasileira da NASA, Jacqueline Lyra, programou a canção para 'acordar' o robô em Marte.

Não será a primeira vez que a sambista mangueirense e botafoguense será tema de enredo de escola de samba. Em 1984, Beth foi enredo da Escola de Samba Unidos do Cabuçú, "Beth Carvalho, a enamorada do samba", com o qual a agremiação foi campeã e subiu para o grupo especial. Como o sambódromo carioca foi inaugurado neste mesmo ano, Beth e a Cabuçú foram as primeiras campeãs do Sapucaí.

Dentre todas as homenagens já feitas à grande cantora, Beth considera esta, a maior de todas e declara:

"Não existe no mundo nada mais emocionante do que ser enredo de uma escola de samba. É a maior consagração que um artista pode ter".

Em 1985, ela foi enredo novamente. Dessa vez, da escola de samba Bohêmios de Inhaúma. Em 2010, foi a vez da escola Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, ter a "Madrinha do Samba" como enredo. A escola gaúcha foi a grande campeã.

Beth Carvalho tem atualmente 45 anos de carreira e uma discografia de 32 discos e 4 DVDs lançados. A cantora já recebeu seis Prêmios Sharp, 17 Discos de Ouro , nove de Platina, um DVD de Platina, além de centenas de troféus e premiações.

O Carnaval de 2013 marcará a primeira menção honrosa da sambista em um tema de escola de samba no Anhembi. Breve a diretoria da Acadêmicos do Tatuapé divulgará a sinopse oficial com a abordagem completa do enredo.

Foto: Divulgação

Relembre o desfile da Acadêmicos do Tatuapé de 2012
 
Com 179,3 pontos na classificação final, a Acadêmicos do Tatuapé prestou homenagem a sambista e deputada estadual por São Paulo Leci Brandão com o enredo: "Da arte do samba, nasci pra comunidade, defesa e essência. Sou guerreira".
 
A segunda colocação no grupo de acesso, garantiu direito a escola de abrir a primeira noite de desfile do grupo especial de 2013, programado para a noite de sexta-feira, dia 8 de fevereiro.

Confira detalhes do desfile oficial

Confira como foi a apresentação no desfile das campeãs 


Comentários
  • Avatar
    22/05/2012 21:38:56fabianMembro SRZD desde 28/04/2012

    na boa josénão fala da x-9 e da tom pelomenos elas es tão no especial direito a sua escola vai se manter no especial falando dos sambistas??????????????????????????????? ???????????????????????????????????????? acho que nao

  • Avatar
    18/05/2012 03:28:45INSUPORTÁVELAnônimo

    Pra mim, até agora, o melhor enredo...vamos ver o seu desenvolvimento.

  • Avatar
    16/05/2012 13:28:12José Joaquim JuniorAnônimo

    Olha Júlio, pode até ser viu... mas é bem melhor todo ano falar de um sambista do que fazer homenagens ao Didi, ao Rally dos sertões, ao Frank Aguiar, teve escola que já falou até de extraterrestre kkkkk vamos deixar a escola trabalhar...só pra constar em 2012 a Tatuapé falou dos 60 anos da escola e estendeu a homenagem a Leci Brandão!!!!

  • Avatar
    15/05/2012 16:19:59JULIO WOLKERSAnônimo

    2012 foi Leci Brandão, 2013 será Beth Carvalho........ Já sei.... em 2014 é Alcione e quem sabe em 2015 Dna Ivone Lara....., depois Juvelina Perola Negra e assim vamos......

  • Avatar
    14/05/2012 20:58:53fabianMembro SRZD desde 28/04/2012

    so pra falar José J. Junior o carnavalesco da gaviões era bom esse nem tanto

  • Avatar
    14/05/2012 20:57:19fabianMembro SRZD desde 28/04/2012

    so pra falar José J. Junior o carnavalesco era bom esse nem tanto

  • Avatar
    14/05/2012 08:32:52José J. JuniorMembro SRZD desde 15/02/2013

    Com certeza é um grande enredo, e resultará em um belo desfile. A Tatuapé surpreendeu muita gente em 2012 sendo a vice-campeã do acesso e agora o grande desafio e abrir os desfile do grupo especial na sexta-feira e se manter na elite...não será uma tarefa muito facil pois desde o ano 2000, apenas Vila Maria (2002), Barroca (2003, com recurso na Liga), Mancha (2005) e Gaviões (2008) conseguiram abrir o carnaval sexta-feira e se manter no especial, muitas pessoas já consideram a Tatuapé como a grande favorita ao rebaixamento para o acesso, porém a escola está se reformulando e se reforçando cada vez mais para espantar esse fantasma, o objetivo principal da Tatuapé hoje é de se manter no especial e se estabilizar, assim como aconteceu com a Tom Maior e Pérola Negra que após muitos problemas em harmonia foi rebaixada, desejo sorte para a Tatuapé, espero que novamente o comercio local ajude a escola da mesma forma dos anos anteriores em que esteve no especial, porque realmente é muito bom ver uma escola que há dois anos atras estava na Uesp e agora tem ascenção no grupo especial, depois que atitudes importantes por parte da diretoria foram tomadas, a Tatuapé vem forte para o grupo especial a torcida realmente é para que a escola não seja injustiçada pelo simples fato de abrir o carnaval, a Liga tem que toma uma atitude séria quanto a isso. Abraços a famlia Tatuapé!!!! José Junior

  • Avatar
    10/05/2012 12:52:17jefferson araújo souzaAnônimo

    Em 2010 Beth Carvalho foi enredo sa escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina de Porto Alegre e se sagrou campeã. Não tenho notícias se ela deu algum tipo de apoio para a escola. O que sei é que despois de saber que a escola de samba de Porto Alegre foi campeã ela gravou um depoimento e enviou agradecendo pela homenagem. Depoimento este que foi posto seu áudio na passarela Carlos Alberto Barcelos (o Roxo) na noite das campeãs minutos antes da escola fechar a noite.

  • Avatar
    09/05/2012 22:42:55RafaelMembro SRZD desde 31/10/2011

    Que essa bela escolha de enredo sirva de exemplo pra outras escolas que escolhem enredos toscos visando apenas patrocínio. Parabéns, Acadêmicos do Tatuapé!

  • Avatar
    09/05/2012 21:50:40Edson DutraMembro SRZD desde 30/06/2009

    Bela escolha do Tatuapé. Apenas uma correção na matéria. A Imperatriz Dona Leopoldina, escola que homenageou a cantora no carnaval de Porto Alegre em 2010, conquistou seu primeiro título justamente em 2010, e não 2011, como está escrito. Ou seja, Beth Carvalho é pé quente. hehe

  • Avatar
    09/05/2012 14:33:53ANDERSON PAULINOAnônimo

    Fico muito feliz em saber que tem gente trabalhando com bom gosto e bom senso pra escolher temas dignos para o carnaval. Parabéns mesmo, sou fã de Beth Carvalho e acredito que as homenagens como essa saem na frente com pontos de bonificação. Boa Sorte povo da Zona Leste.

  • Avatar
    09/05/2012 13:35:18Antonio Carlos da Vai-VaiAnônimo

    Falar de Beth Carvalho e falar de samba e dos bons. Espero que a Acadêmicos do Tatuapé façam um grande desfile e consigam permanecer no Grupo Especial, tambem espero que ele dê a mesma sorte que da para a Vai-Vai quando desfila somos sempre Campeões (aqui em Sampa ela é Vai-Vai). Parabéns Diretoria da Acadêmicos do Tatuapé.

  • Avatar
    09/05/2012 13:24:46fabianAnônimo

    hoje é sobre beht crvalho. amanham é sobre o cacique de ramos

  • Avatar
    09/05/2012 08:44:35FernandoAnônimo

    Ã?tima escolha, homenagens sempre são bem vindas quando o assunto é enredo, parabéns aos responsáveis, se a escola conseguir colocar na av. tudo o que está sendo planejado, com certeza conseguirão se manter no especial. Valeu Raul!!!

  • Avatar
    09/05/2012 07:30:16Marcio Rodrigues - Mocidade AlegreMembro SRZD desde 04/06/2012

    Beth Carvalho tem uma história a parte no Samba Paulistano revelou o Grupo Quinteto em Branco e Preto, Comunidade do Berço do Samba de São Mateus e a famosa Comunidade do Samba da Vela entre ouros feitos na Capital !!! Referência para muitas cantoras da cidade como Eliana de Lima, Graça Braga e Fabiana Cozza !!! Apoiou muito os sambas das Comunidades da periferia desta cidade!!! Shows antológicos no antigo Olimpia, Contemporânea e Sesc's da cidade !!! Parabéns Acadêmicos do Tatuapé pela coragem, pela homenagem e reconhecimento desta sambista tão querida por aqui !!! E assim como Leci deu Carnaval, desta vez não vai ser diferente !!! "O meu coração hoje tem paz, decepção ficou pra trás ... Eu encontrei um grande amor ... Felicidade enfim chegou "....

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.