SRZD



Claudio Russo

Claudio Russo

Formação em História pela Uerj e pós em História da África. Há 22 anos compõe sambas-enredo, conseguindo algumas vitórias neste espaço de tempo. Desde 2009, faz sambas para Nenê da Vila Matilde, em São Paulo.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



10/05/2012 19h38

Cavalo de Batalha
Cláudio Russo

Assistindo ao bonito filme do premiado diretor Steven Spielberg, Cavalo de Guerra, lembrei uma passagem, guardada na poeira da memória e tão oportuna neste momento, a afirmação forte e clara da visão do francês Ephrem Houël: "Cercado pelos elementos que conspiram para sua ruína e por animais cuja velocidade e força superam as suas, o homem teria sido um escravo sobre a terra. O cavalo fez dele um rei".

E comecei a divagar sobre as oportunidades de desenvolvimento, caminhos a serem trilhados, origens, histórias, lendas e mistérios, a introdução em nosso país e a criação de uma raça puro sangue tupiniquim. Continuo a minha viagem nestes poucos dias que antecedem, talvez, a primeira das sinopses do grupo especial a pipocarem na grande midia, como se estivesse cortando as nuvens em um cavalo alado e fico a me perguntar qual será? Isso mesmo, qual será o cavalo de batalha da Beija-Flor?

Sutilmente podemos perceber a felicidade na escolha do Amigo Fiel, título simples, porém cercado de grande significado, concisso e porque não uma luz em direção a mudança em relação ao padrão de temas quilométricos utilizados como modismo no carnaval. Posso dizer que pelo menos para o compositor, títulos como: A Viagem de Dona Maria das Couves - do país das maravilhas ao reino do faz de conta - tudo acaba em samba até a quarta feira... não somam muita coisa, ou não somam nada.

No grande prêmio dos enredos, enquanto alguns críticos torcem o nariz para a escolha da Deusa da Passarela, tenho pensamento contrário, vejo que a partir de um grande desenvolvimento, este enredo pode ser um achado, alem de possibilitar o surgimento de muitos sambas de qualidade, como é de praxe pelas bandas de Nilópolis.

Fico por aqui a espera do dia 15 de maio próximo, na esperança de um texto arrebatador como um xeque mate de cavalo, com o famoso salto em L.

Nota: No periodo logo após este carnaval li em algumas matérias a entrevista de Laila informando a sua renovação com a Beija Flor para 2013, como tambem que o grande mestre havia pensado em parar definitivamente com o seu trabalho. Percebo que o carnaval, quanto arte, encontra-se em um recesso muito grande de talentos, e por isso parabenizo ao Luiz Fernando do Carmo pela sábia renovação. O carnaval não pode se dar ao luxo de ficar sem a sua sabedoria e sua experiência Laila!


Veja mais sobre:Beija-Flor

Comentários
  • Avatar
    14/05/2012 14:05:35Igor FreitasMembro SRZD desde 21/02/2011

    Avante minha Beija!!! Estamos todos com vocês!!!! Não é atoa que sempre é favorita!! Em 2013 não será diferente!!!. Ao sujeito(a) ai de baixo..rsrsrs, só resta rir!

  • Avatar
    14/05/2012 09:18:52Sol da meia-noiteMembro SRZD desde 09/04/2012

    KKKKKKKKKKKKKKKK vcs estão bebados com a beija-flor, não enxergam um palmo nessa m... de enredo falido, esta escola vai ter o que merece quando abrirem as notas esse ano, vcs vão engolir a deusa com todo seu ouro, não esqueça que ouro no mar afunda.... quero ver a beija-flor descer!

  • Avatar
    13/05/2012 20:53:05ClaudioMembro SRZD desde 04/06/2011

    Amigos a Beija Flor é uma escola que aprendi a admirar principalmente pelo seu trabalho e a sua comunidade e isso tem convergido para posições excelentes nos últimos dez anos de desfiles, sem dúvida sabemos que vitórias fazem da Beija a escola a ser batida, não tem jeito. Quanto ao jogo de palavras, aliterações e metaforas acho que mesmo sem conhecer a sinopse isso será possivel sim, continuo aguardando a terça próxima certo que o texto simples e direto aqui exposto não tem nada de hipócrita como tanto deseja o sol da meia noite, que por sinal neste domingo chuvoso não apareceu, grande abraço Claudio Russo.

  • Avatar
    13/05/2012 20:29:49RONALDO MARRENTO SOBERANO BFMembro SRZD desde 08/04/2009

    A SOBERANA Ã? COMPARADA AO REI MIDAS... ONDE ELA COLOCA O DEDO..O ENREDO VIRA OURO.....PARABÃ?NS NILÃ?POLIS..RUMO AO CAMPEONATO 2013.

  • Avatar
    13/05/2012 19:05:04TedMembro SRZD desde 12/04/2012

    Se a Beija-Flor tem como enredo Roberto Carlos, já aparecem os invejosos e criticam, se tem como enredo uma capital do país, os invejosos não gostam, se a escola evolui e escolhe o cavalo como enredo, os invejosos não gostam de novo!!! A impressão que dá é que os infelizes não queriam que a Beija-flor tivesse um enredo nenhum... Sinto muito, mas a Beija-Flor tem um enredo sim!!! Mas isso é bom porque dá audiência a Beija-Flor, é sempre a escola mais falada... veja que choraram tanto para a Tijuca ganhar, a Tijuca ganhou, mas mesmo assim quase ninguém vê uma matéria da Tijuca, ou se tem é muita discreta. E A BEIJA-FLOR NO SEU QUARTO LUGAR SEMPRE TÁ NA BOCA DO POVO...rsrsrsrs //// Mas não posso terminar meu comentário, sem parabenizar o Claudio Russo pela matéria objetiva e sensata/ Que sirva de exemplo pra o rapazinho Raymondh Junior que fez uma matéria caluniosa um dia desses para difamar a Beija-Flor, terminou que a notinha caluniosa do rapazinho deu em nada!!!!

  • Avatar
    13/05/2012 18:40:36Alex Beija FlorMembro SRZD desde 29/06/2009

    A verdade é que a Deusa da Passarela já começa a incomodar, rsrsrs... Não adianta, qualquer que fosse o enredo, o tema, o título, a turba ignara e invejosa iria gritar e espernear, babando o ódio e a inferioridade típicas dos pequenos, desprezíveis, rsrsrs... A GRANDE e VITORIOSA FAMÍLIA BEIJA FLOR aguarda ansiosa pela sinopse e pelo samba concorrente do Cláudio Russo... Pergunto ao poeta compositor, o tema permite belíssimas aliterações, não? Marcha Beija Flor!

  • Avatar
    12/05/2012 18:28:16Sol da meia-noiteMembro SRZD desde 09/04/2012

    Kkkkkkkkk, amo essas criticas xulepas querendo focar no meu pessoal e não tratando com dignidade do enredo mal fadado da Beijoca flor para 2013 :Escravo Fiel, desculpe ,Amigo fiel, o cão, ih desculpe de novo, o cavalo, bem qualquer coisa para justificar a grana dada pelos criadores do Mangalarga puxando carroça de café em Minas Gerais.O texto é hipócrita e mal focado, lamento mas os jurados tem cultura!

  • Avatar
    11/05/2012 20:47:21Jose Silva SilvaMembro SRZD desde 11/05/2012

    Meu amor Gostaria que perdoasse a minha ausência , tive que tomar esta atitude para me proteger e proteger aos meus, saiba que eu ainda te amo e vivo pensando em voce. Estou com ela mas não sinto nada por ela para mim é até difícil fazer sexo com ela sim porque com voce eu fazia amor e era lindo era um sonho cheio de amor e satisfação. Sou infeliz mas minha filha esta feliz e eu não consigo te esquecer porque eu te amo. Ela toma conta de mim e de todos os meus passos porque ela sabe que eu não a amo e que minha vontade é de correr para os seus braços onde me sinto bem. Ela vigia tb meu telefone e cada vez que ve seu número é uma loucura minha vida , mas eu engano que a amo e ela me engana que acredita e assim vamos fingindo que somos felizes, mas não sou acredite. Como poderia ser feliz longe da mulher que eu amo e quase vivendo em carcere privado para que eu não pense em voce??? Mas pensamento é terra que ninguém manda e é onde eu mantenho voce, lembrando das nossas noites de amor, lembrando do seu cheiro, lembrando da sua voz, lembrando do seu sorriso, lembrando do sentimento mas lindo e puro que fez virar a minha cabeça por amor a voce, mulher da minha vida nunca vou te esquecer. Mas me afastando resgatei amigos e familiares. Juro sou infeliz mas cumpro o papel de homem de família correto que todos esperam de mim. Quando estou com ela fecho os olhos e penso que é voce para que eu consiga fazer sexo com ela e ela sabe disso , mas não se importa que não a ame ela apenas quer que eu esteja ao seu lado. Talvez eu nunca mais sinta seu cheiro, seu corpo, nunca mais participe de sua vida até porque eu todas as vezes que penso em voce rezo e peço para que eu te esqueça como se eu mutilasse minha alma , mas sou o pai de família que todos esperam o pai perfeito, o marido perfeito, infeliz mas perfeito. Te amo , te amo, te amo do fundo da minha alma e de todo meu ser tudo o que fiz não era mentira, era amor de verdade, mas não aguentei a pres

  • Avatar
    11/05/2012 14:36:12TedMembro SRZD desde 12/04/2012

    A Beija-Flor sabe que camarão que dorme a onda leva, por isso já esta correndo atrás do lucro. O desfile de 2012 teve muitos erros, e isso precisa ser revisto, mas já começou bem com a escolha do enredo. Pra desespero de alguns invejosos a escola dessa vez não escolheu um enredo sobre estado, tirando assim o único prazer que os invejosos tinham: que era de criticar o fato da escola só trazer enredos sobre estados!!! ... A escola esta indo a frente, ainda tem coisa pra ser corrigida, mas já é um começo, afinal quem fica parado é poste!!!!

  • Avatar
    11/05/2012 14:31:07TedMembro SRZD desde 12/04/2012

    Ai, meu Deus, dai-me resistência, lá vem as besteiras do Sol das mentiras... Minha, senhora, é evidente sua obesessão pela Beija-Flor, vai se tratar doente!!!

  • Avatar
    11/05/2012 09:46:25ClovisMembro SRZD desde 07/04/2009

    Pelo visto o Sol, ficou eclipsado kkkkkkkkkkkk bem, com certeza SE o tema for bem explorado, teremos um excelente carnaval. Acreditaria mais se tivessemos um carnavalesco de verdade (não desmerecendo os que estão na escola) a frente da Comissão, mas creio que viremos NOVAMENTE para um bom e gostoso incomodo.

  • Avatar
    11/05/2012 09:27:58Fabio BorgesMembro SRZD desde 13/04/2009

    Excelente texto e percepção da mensagem que pode ser transmitida pela Deusa da Passarela. Parabéns Claudio Russo pelo sucesso e quero dizer que acompanho seus sambas e que são de visão inteligente. Vlw vlw vlw por saudar o grande mestre Laíla.

  • Avatar
    11/05/2012 09:27:53Fabio BorgesMembro SRZD desde 13/04/2009

    Excelente texto e percepção da mensagem que pode ser transmitida pela Deusa da Passarela. Parabéns Claudio Russo pelo sucesso e quero dizer que acompanho seus sambas e que são de visão inteligente. Vlw vlw vlw por saudar o grande mestre Laíla.

  • Avatar
    10/05/2012 23:43:12MANGALARGAMembro SRZD desde 12/07/2011

    Sou da meia noite... Ã?timo nome para quem vive na escuridão da ignorância. Acho que vc precisa fazer um curso de interpretação de texto. CR em nenhum momento liga o filme ao enredo, apenas cita. Como poeta que é, deve estar bebendo em todas as fontes possíveis, para poder criar um belo samba. Ã? assim que a coisa funciona, com muito trabalho e estudo! Ele também apenas coloca seu ponto de vista sobre um possível direcionamento que o enredo pode tomar, deixando claro, que a sinopse será feita pela escola e não por ele!!! Pelo que percebo, se um dia a Beija falasse de Deus, tenho certeza de que muitos iriam dizer que Ele não existe apenas para denegrir o enredo!!! Parabéns Beija Flor pelo enredo!!!! A escola vai galopar em 2013!!!!

  • Avatar
    10/05/2012 23:30:37RogérioMembro SRZD desde 26/05/2009

    Maravilhosos texto Não é a toa que sou fã do Russo alem de sambas lindíssimos sabe expressar muito bem seus sentimentos e suas razões em poucas linhas Parabéns Russo pelas suas colocações enquanto nós torcedores aguardamos ansiosos essa sinopse.E que a Deusa da passarela encontre sim o seu cavalo de batalha para vencer mais uma.

Comentar