SRZD


22/08/2008 09h17

Homens poligâmicos vivem mais que monogâmicos
Redação SRZD

A pior notícia que as mulheres gostariam de ouvir: homens que casam com mais de uma parceira vivem mais. Uma pesquisa de cientistas da Universidade de Sheffield, na Grã Bretanha, revelou que homens acima de 60 anos de 140 países poligâmicos têm expectativa de vida, em média, 12% maior do que homens de outras 49 nações monogâmicas.

 

Para chegar a tal conclusão, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) foram analisados desconsiderando fatores socioeconômicos nos diferentes países. 

 

O motivo

 

Os pesquisadores tentam agora achar motivos para a disparidade entre a média de vida dos polígamos e dos monógamos. O homem continua fértil por um período mais longo que a mulher - que perde a capacidade de se reproduzir ao entrar na menopausa. Dessa forma, a revista "New Scientist", que publicou o estudo, questiona se homens que continuam a ter filhos aos 60 ou 70 anos tomam mais cuidado com a própria saúde, já que têm mais bocas para alimentar.

 

Mas pode haver um lado genético na questão. É possível que durante milhares de anos de evolução os homens com maior longevidade tenham sido selecionados pela natureza nos países poligâmicos.

 

A revista destacou também a possibilidade do cuidado das diversas mulheres, cujo status social depende da boa saúde do marido. Chris Wilson, antropólogo na Universidade de Cornell, em Ithaca, afirmou em entrevista para "New Scientist": "Não me surpreende que homens dessas sociedades vivam mais do que homens de sociedades monogâmicas, onde ficam viúvos e ninguém cuida deles".


Comentários
  • Avatar
    11/05/2010 17:24:16rafaelAnônimo

    o cara comi muitas mulheres e ainda vivi mais

  • Avatar
    12/04/2010 14:39:30ludimilaAnônimo

    e agora uma mulher que casa com mais de um parceiro tambem vive mais. isso eu ñ acredito nao voces estao bricando ne!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    12/04/2010 14:38:42ludimilaAnônimo

    e agora uma mulher que casa com mais de um parceiro tambem vive mais. isso eu ñ acredito nao voces estao bricando ne!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    12/04/2010 14:31:35ludimilaAnônimo

    esses eu nao asseitaria uns homens assim nao homens que casa com mais de uma muparceira vive mais vcs estam brincando ne!

  • Avatar
    20/06/2009 22:28:00Marilza Braga dos SantosAnônimo

    Brincadeira!!!! mais estímulo para o homem trair as mulheres. Se a matéria teem realmente veracidade, acredito que o exercicio sexual então faz com que o homem tenha mais longevidade.

  • Avatar
    29/08/2008 08:44:19RosduzAnônimo

    Depois dessa notícia, vai aumentar os casos de traição. Afinal, quem é que não quer viver mais?

  • Avatar
    26/08/2008 23:59:46Ana ClaudiaAnônimo

    Essa reportagem é astante complicada sabe porque? Em nenhum momento a pesquisa retrata o alto indice de traição causando a aids e hpv na maioria dos casos, como o próprio estudo indica a idade mulheres mais velhas e casadas estão mais infectadas do que nunca. PORQUE NÃ?O APARECEM MÃ?DICOS E REPORTAGEM para tratamento desse disturbio de traição e um homem ter mais de uma mulher. A Poligamia estimula doenças e magoas que muitas vezes são irrecuperaveis de serem perdoadas

  • Avatar
    26/08/2008 15:41:12cristinaAnônimo

    Olá , acho que todos no mundo temos nossa metade em algum lugar quando encontramos essa metade cuidamos de viuvos , separados ou solteiros .Tem e que ter sintonia entre as duas pessoas e em relação a idade isso tudo e uma grande bobagen ,isso e um grande preconceito da sociedade . Acredito no amor e com isso vem toda está saude junto e longevidade para ambas as partes bjs no coração amei o artigo .

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.