SRZD


22/08/2008 08h25

Madrugada é hora de dormir
Lula Branco Martins

Escrevo na madrugada de quinta para sexta. São 15 pras cinco da manhã. Não dormi porque estou vendo olimpíada na televisão. É uma rotina quase desumana trabalhar e ao mesmo tempo acompanhar os jogos. Mas a gente gosta de esporte, gosta de torcer, é isso. E lembro do quê? De carnaval. Porque carnaval, senão veja só, carnaval se dá aqui mesmo, no Brasil, sem fuso nem nada, mas também é uma festa que acontece na madruga.

Será que devia ser desse jeito? Claro, não temos mais desfiles que se encerram ao meio-dia, como andou havendo nos anos 80. Mas mesmo assim, cinco da manhã não deve ser legal pra baiana velhinha, né? Por que tem que começar às nove da noite? Por causa dos direitos da TV? Porque não sete da noite? Sete da noite está escuro já, nenhuma escola sairia prejudicada... Bom, sei lá.

E o que dizer destes cortes de samba? A disputa começa, começa, veja bem, começa!!!, uma e meia da manhã em algumas escolas. O que é isso? Pra que isso? Pro pessoal consumir mais cerveja? É só por isso mesmo? Aí em escolas em que há muitos sambas inscritos a coisa só acaba depois de quatro e meia da matina. Pra que isso, minha gente?

Na madrugada daqui é dia lá em Pequim.

Bom, pelo menos se os chineses assistirem ao nosso desfile na TV um dia, lá estarão eles de olhos bem abertos - até onde conseguirem, claro - pois será bem de tardinha, sol claro no país do bilhão.


Até!


Comentários
  • Avatar
    04/09/2008 22:57:43PenelopeMembro SRZD desde 07/04/2009

    Concordo totalmente, por mim samba seria a tarde depois da praia até meia noite no máximo.

  • Avatar
    03/09/2008 13:23:25GabrielAnônimo

    Lula , eu to tentando acessar seu belo texto "todos estão surdos " mas não consigo. Agradeceria muito se você repostasse ! Preciso guadar ele ! Obrigado

  • Avatar
    02/09/2008 20:12:42Pedro RabelloAnônimo

    Não acompanhei muitos dos jogos por causa desse horário desumano que você falou. Dei preferência às noites de sono, claro! Carnaval eu acompanho, o país para, então não tem problema, não altera muito a rotina.

  • Avatar
    30/08/2008 13:09:32Arlequim do CarnavalAnônimo

    Crônica do Arlequim 1 Pra mim, o que mais importa é o deslumbramento que cada um pode ter por isso chamado CARNAVAL, seja o de ontem ou o de hoje. Tenho críticas a fazer sobre os últimos acontecimentos sim. Da mesma forma que meu pai tinha a décadas atrás. Ora era o microfone que pipocava, ora era a fantasia da bateria que não chegava. Mas ele brincava, pulava... sentia-se feliz. Até porque esperava o ano inteiro pra isso. E me ensinou assim. Meu filho, carnaval é pra se iludir, se apaixonar, brincar.......... essa é a essência...Mas, peraí, pai! Essa brincadeira hoje virou negócio pra muitos, virou indústria. Uma máquina. Todos os quesitos em forma de organograma. Os enredos são escolhidos em leilões. Presidentes esperam algum Rei Midas se pronunciar para acatarem o que for indicado. Em breve aguardem a história sobre o palito de fósforo. Alguém injetará cifras para que isto aconteça. E assim, a Unidos do Vamos Lá vai contar a criação do palitinho na caixinha desde antiguidade até os dias atuais.. Os sambas parecem ser compostos por softwares. Mecanizados. As métricas estão ali, não importa a palavra necessária a ser encaixada. E quando o sistema está fora, meu Deus, vai qualquer coisa no refrão e a composição logo é assinada pelo Crioulo ( o doido ). Tome um CD, vinte cópias da letra e R$ 100,00. Alô bateria: Viajando eu vou Na caravela que me faz delirar Toda essa magia me seduz Vou encaixar um ôôôô pro verso aqui terminar Meu amor... E alô para as baterias, coitadas... apenas tentam acompanhar o ritmo do samba quase eletrônico ( umas mais, outras menos )... juro que no meio de algumas destas a magia do carnaval ainda sobrevive... Fantasias e adereços, ahhhh...NOTA DEZ. Melhoraram muito. Isso faz parte da evolução... E quero falar de luz também. O brilho de algumas fotos são idênticas. Pegue duas imagens de mestre-sala e porta-bandeira de ontem e de hoje. A alegria é a mesma. SALVE !!! E salvem

  • Avatar
    30/08/2008 13:06:13Arlequim do CarnavalAnônimo

    Crônica do Arlequim 1 Pra mim, o que mais importa é o deslumbramento que cada um pode ter por isso chamado CARNAVAL, seja o de ontem ou o de hoje. Tenho críticas a fazer sobre os últimos acontecimentos sim. Da mesma forma que meu pai tinha a décadas atrás. Ora era o microfone que pipocava, ora era a fantasia da bateria que não chegava. Mas ele brincava, pulava... sentia-se feliz. Até porque esperava o ano inteiro pra isso. E me ensinou assim. Meu filho, carnaval é pra se iludir, se apaixonar, brincar.......... essa é a essência...Mas, peraí, pai! Essa brincadeira hoje virou negócio pra muitos, virou indústria. Uma máquina. Todos os quesitos em forma de organograma. Os enredos são escolhidos em leilões. Presidentes esperam algum Rei Midas se pronunciar para acatarem o que for indicado. Em breve aguardem a história sobre o palito de fósforo. Alguém injetará cifras para que isto aconteça. E assim, a Unidos do Vamos Lá vai contar a criação do palitinho na caixinha desde antiguidade até os dias atuais.. Os sambas parecem ser compostos por softwares. Mecanizados. As métricas estão ali, não importa a palavra necessária a ser encaixada. E quando o sistema está fora, meu Deus, vai qualquer coisa no refrão e a composição logo é assinada pelo Crioulo ( o doido ). Tome um CD, vinte cópias da letra e R$ 100,00. Alô bateria: Viajando eu vou Na caravela que me faz delirar Toda essa magia me seduz Vou encaixar um ôôôô pro verso aqui terminar Meu amor... E alô para as baterias, coitadas... apenas tentam acompanhar o ritmo do samba quase eletrônico ( umas mais, outras menos )... juro que no meio de algumas destas a magia do carnaval ainda sobrevive... Fantasias e adereços, ahhhh...NOTA DEZ. Melhoraram muito. Isso faz parte da evolução... E quero falar de luz também. O brilho de algumas fotos são idênticas. Pegue duas imagens de mestre-sala e porta-bandeira de ontem e de hoje. A alegria é a mesma. SALVE !!! E salvem

  • Avatar
    30/08/2008 13:05:19Arlequim do CarnavalAnônimo

    estas fotografias do esquecimento. E fotógrafos, não morram. Vocês são um dos poucos profissionais que ainda podem perpetuar o sorriso do verdadeiro pavilhão, da mulata, porque a televisão só consegue avistar o global, o "projaquiano", mesmo este também tendo direito a desfilar, e porque não. Que este pule junto com o anônimo, que coisa mais genial. Ou estaria eu sonhando??? E um recado final vai para a minha colombina. Eu te amo! E diga aos foliões, que não deixem de brincar, pois somos nós que fazemos o verdadeiro carnaval.

  • Avatar
    28/08/2008 13:47:21maléficoAnônimo

    hahaha vc foi cortadoo !

  • Avatar
    26/08/2008 16:42:51Beto ManhãesMembro SRZD desde 10/02/2013

    Mas não é de agora que estamos submetidos a essa doutrina sambística é sabido que o samba em qualquer instância sempre varou a madrugada, já faz parte da cultura do nosso samba o horário do boêmio, tanto que os desfiles nos mostram que o melhor momento de sambar é por tofa madrugada até o dia raiar. um abraço Lula nos veremos nas madrugadas de samba.

  • Avatar
    26/08/2008 13:23:20David Daniel MacêdoMembro SRZD desde 07/06/2010

    Ã? por isso que gosto do samba da Imperatriz. A festa começa começa às 20:00 de domingo com sambas antigos e de outras escolas. Por volta de 22:00 começa o primeiro samba concorrente a se apresentar. E o último samba costuma acabar por volta de 1:00. Acaba mais cedo e não fica ruim pra quem trabalha no dia seguinte. Além disso, por conta do horário, é comum ver muitas crianças na quadra junto com seus pais, sambando e brincando, coisa inimaginável num samba da Mangueira ou Salgueiro por exemplo. Acho que as escolas deveriam sim, colocar os sambas começando mais cedo e sem atrasos, em respeito ao público.

  • Avatar
    23/08/2008 14:29:24Sérgio Rodrigues - SCMembro SRZD desde 06/12/2009

    Já fui várias vezes em finais de sambas de enredo e confesso que sempre esperava que terminasse ao raiar do dia para ir embora mais tranquilo.

  • Avatar
    23/08/2008 00:43:03DeraniAnônimo

    Perfeito.

  • Avatar
    22/08/2008 16:23:44Ritmo FrenéticoAnônimo

    Sobre os desfiles fica complicado de falar, pois as TV´s é que mandam, é que nem a tabela do futebol do campeonato brasileiro, no final todo mundo fica refém do dinheiro colocado pelos direitos de transmissão. Mas, corte de samba é outra história, já que o objetivo é arrecadar, e não critico isso pq vivemos afinal em um país capitalista, pq não dividir em várias chaves ? 22 sambas no arranco dão 3 chaves, e mesmo que comece as 22h embora seja sempre marcado as 19h, sete sambas passa rapidinho, ninguém estressa, a bateria não esvazia, todo mundo toca no gás, o público pode fechar o seu domingão com uma boa batucada, e renovado pra passar a semana bem, agora, começar as 22h, com 22 sambas, pra terminar as 3 ou 4 horas da manhã, haja fôlego pra passar a semana trabalhando ou estudando

  • Avatar
    22/08/2008 16:06:02CassiusMembro SRZD desde 28/05/2010

    Olha, sobre os cortes não sei, mas os desfiles ganham muito à noite por diversos fatores que não ficarei listando aqui. Lógico, há a questão do calor e poderiam responder "por que não começa às 19h, então?", mas acho isso justificável. A campanha deve ser contra o número de escolas e a fanfarronice nos preços.

  • Avatar
    22/08/2008 15:47:31ROGÃ?RIOMembro SRZD desde 08/04/2009

    SEM DÃ?VIDA,OS HORÁRIOS SÃ?O PRA QUEM NÃ?O TRABALHA E NEM ESTUDA.ENQUANTO AS PARCERIAS "PAGAREM" AS TORCIDAS(CERVEJA,CHURRASCO,ETC...),ENCHE NDO AS QUADRAS,CORTE APÃ?S CORTE,AS ESCOLAS NÃ?O VÃ?O ESTAR NEM AÍ PRA COMUNIDADE,O QUE ELES QUEREM Ã? QUADRA LOTADA,CONSUMINDO,CONSUMINDO,........... .

  • Avatar
    22/08/2008 15:33:30GLORIOSOMembro SRZD desde 12/04/2009

    Lula,até entendo a questão,mas alguma vez já se encontrou em condições de ensaio bombando,horário de término e nada de vontade de ir embora? se alguém está cansado,não tem nada que o impeça de ir embora,mas se não estiver...não tem explicação...abs.

Comentar