SRZD



Hélio Ricardo Rainho/Carnaval

Hélio Ricardo Rainho/Carnaval

CARNAVAL. Profissional de Comunicação e Marketing, Hélio Rainho veio do teatro, sendo ator e diretor profissional. Autor da biografia do jogador Mauro Galvão e de várias peças teatrais. Nascido na Praça XI, chegou à Portela como jovem compositor nos anos 80 e passou a pesquisar escolas de samba e Carnaval. Idealizador do projeto "Quem És Tu, Passista?", um manifesto pela preservação do segmento, é padrinho dos passistas do Império Serrano e comentarista dos desfiles na Sapucaí. Twitter/Instagram: @hrainho.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



28/05/2012 14h28

Salgueiro recebe Portela e Caprichosos em noite de festa
Hélio Ricardo Rainho

Foto: Hélio Ricardo RainhoA Furiosa Bateria arrepiou e esquentou a Academia no último sábado.

A Acadêmicos do Salgueiro abriu suas portas para receber, em seu grito para o carnaval 2013, as coirmãs Portela e Caprichosos de Pilares. Madrinha e afilhada, respectivamente, levaram seus matizes de azul e branco para uma bela noite de congraçamento na quadra da vermelho e branco mais vencedora do carnaval carioca.

As imediações da rua Silva Telles, onde fica a quadra do Salgueiro, já davam o tom da festa. Era grande a concentração de pessoas misturando as cores azul e vermelho pelo local, sugerindo a presença massiva de segmentos das escolas visitantes.

Foto: Hélio Ricardo RainhoO show foi aberto com um conjunto de samba do Salgueiro, e a passagem para a bateria do Mestre Marcão foi feita com uma performance da ala de passistas da escola, dirigida por Carlinhos Coreógrafo. A ala teve o auxílio luxuoso de Nilce Fran, a premiadíssima coordenadora de passistas da Portela, que não exitou em retribuir o carinho e vestir-se de vermelho para participar de um número especial com os malandros da casa.

Feita a abertura, a quadra virou uma enorme passarela e cada uma das três escolas - a anfitriã e suas duas convidadas - desfilou com segmentos e integrantes, abrilhantando uma noite de samba autêntico e de alto nível. Cada escola levou sua bateria, o que também contribuiu para uma diversificação musical enriquecedora.

Fazendo as vezes de dono da casa, o Salgueiro emplacou seus sambas antológicos "Bahia de todos os deuses" e "Nossa madrinha, Mangueira querida - Tengo, tengo", clássicos contemporâneos como "Me Masso se não passo pela Rua do Ouvidor", "O negro que virou ouro nas terras do Salgueiro" e o campeoníssimo "Peguei um Ita no Norte"; passando por "Salgueiro Apresenta: o Rio no Cinema" e encerrando com o samba deste ano, "Cordel Branco e Encarnado", que assegurou o vice-campeonato da escola. Os segmentos da vermelho-e-branco foram muito aplaudidos.

Foto: Hélio Ricardo RainhoPor volta de 1h15min, a Caprichosos trouxe sua contagiante simpatia para acender o pavio da festa. Homenageou Chico Anysio com seu samba "A visita da corte da nobreza do riso a Chico Rei num palco nem sempre iluminado", lembrou sucessos como a clássica "Moça bonita não paga" e "Um Cardápio à Brasileira", passou por "Xuxa e seu reino encantado no carnaval da imaginação", "Goiás, um sonho de amor no coração do Brasil" e arrepiou de vez a audiência com "E Por Falar em Saudade", fazendo a quadra vibrar com o refrão "tem bumbum de fora pra chuchu / Qualquer dia é todo mundo nu".

O povo de Pilares mostrou que a Nova Caprichosos vem com tudo para ficar entre as grandes. A bateria estava impecável e a escola deixou o clima lá em cima para a entrada da outra convidada.

A Portela entrou em cena às 2h30min e levou sua gente de Oswaldo Cruz e Madureira para fazer bonito na Tijuca. As torcidas Guerreiros da Águia e Amigos da Águia levaram seus contingente animados para a festa, e segmentos da escola disseram "presente" também. Jane Carla - líder das baianas, Aldaléia - presidente do departamento feminino e os premiadíssimos Valci Pelé e Nilce Fran estiveram presentes com a corte portelense, que encerrou os "desfiles" em grande estilo. Os passistas da escola vieram elgantíssimos de malandros, enquanto as cabrochas exibiam um belo visual de africanas.

A Tabajara do Samba fez jus à grandeza da casa: emplacou os hinos "Portela na Avenida" e "Foi Um Rio que Passou em Minha Vida" para emocionar a audiência com Clara Nunes e Paulinho da Viola. Depois, desfilou sambas clássicos como "Das maravilhas do Mar, fez-se o esplendor de uma noite", "Contos de Areia", "Os olhos da noite" e "Tributo à Vaidade", incendiou a quadra com "Gosto que me enrosco", lembrou outros mais recentes como "E Por Falar em Amor, Onde Anda Você" e "Reconstruindo a Natureza, Recriando a Vida: O Sonho Vira Realidade" até encerrar sua participação com o aclamado samba deste ano, "...E o povo na rua cantando, é feito uma reza, um ritual...". Baianas, passistas e todos os segmentos aplaudidíssimos.

Foi uma linda noite de congraçamento e de kizomba. Felizes, todos estampavam sorrisos no rosto e expressaram a verdadeira face da tradição e da cordialidade entre as escolas de samba.

Foto: Hélio Ricardo Rainho

A próxima semana promete: Salgueiro receberá a vizinha Vila Isabel e a vitoriosa Beija Flor de Nilópolis. E a Portela fará sua feijoada na bela quadra de Madureira.

É... o samba tem caprichado!!!

As fotos foram gentilmente cedidas pela fotógrafa Kátia Regina Henriques, da Guerreiros da Águia, para o SRZD.

Foto: Hélio Ricardo Rainho

Facebook Hélio Ricardo Rainho

Twitter @hrainho


Veja mais sobre:Salgueiro

Comentários
  • Avatar
    30/05/2012 23:52:33paulo da amigos da aguiaMembro SRZD desde 25/10/2011

    BELISSIMA APRESENTAÃ?AO NOSSA NA QD DO SALGUEIRO VALEU AMIGOS DA AGUIA,GUERREIROS E TDS PORTELENCE

  • Avatar
    28/05/2012 16:59:42carlos borgesMembro SRZD desde 13/07/2011

    e muito bom receber as escolas. eu nunca tenho tempo ir aos ensaios das outras escolas,quero manda um beijo pra diretora de passista da caprichosos muito simpática. nossa portela botou o salgueiro abaixo quando canto o samba desse ano nilce vc e um show aparte adorei tudo espero geral la no próximo sabado.

  • Avatar
    28/05/2012 15:51:10Saudades da ClaraMembro SRZD desde 15/09/2009

    Helinho foi linda a festa....Salgueiro maravilhoso, Caprichosos de Pilares também, mas a Portela deu um show!!!!!!!........Ã? por isso que amamos essa escola. Uma noite inesquecível.....foi bom demais!!!!!! E obrigada pelo crédito...kkkkk Beijocas Katia Henriques

Comentar