SRZD


09/06/2012 16h39

Memórias do Carnaval Carioca VIII
Raymondh Junior

Porto da Pedra

Como foi possível notar nesta série "Memórias do Carnaval Carioca", diversas escolas de samba se originaram de clubes de futebol, este é o também o caso do GRES Unidos do Porto da Pedra, que em meados dos anos 70, surgiu do Porto da Pedra Futebol Clube. A ideia original dos amigos que fundaram a escola, era de fundar um bloco, mas o sucesso foi tamanho que em 1981, nascia a Unidos do Porto da Pedra.

Até o ano de 1992, a escola desfilava nas ruas de seu bairro, em São Gonçalo. Foi em 1993, com apoio financeiro de empresários da região que o sonho de atravessa a Baía de Guanabara se tornou possível.

Após um início titubiante que a registrou como uma escola ioiô - expressão comum no mundo do samba para designar escolas que não conseguem se sustentar no grupo especial - à vermelha e branca, que adotou o tigre como seu símbolo, se firmou como uma das forças do carnaval carioca, sobretudo após o carnaval de 2002. Mesmo amargando o rebaixamento este ano, a agremiação se mantém na expectativa do breve retorno à elite do carnaval deste país.

Arranco

O bairro do Engenho de Dentro, localizado na região do Grande Méier, na zona suburbana do Rio de Janeiro, tem essa denominação em virtude de um antigo engenho de açúcar que ali existia nos tempos coloniais. Toda que hoje ocupa a região era ocupada pela Companhia de Jesus, um vasto canavial. Com a expulsão dos jesuítas do Reino de Portugal e das colônias, na década de 1760, a fazendo fora dividida em algumas partes e passou a pertencer ao reino português.
O Imperador Dom Pedro II doou parte das terras a um amigo, o camarista Augusto Duque Estrada Meyer (daí vem o nome do principal bairro da região).Nas proximidades também existia um quilombo, por isso parte da região também denominada Serra dos Pretos Forros.

Esse é o espaço onde por muito tempo desfilavam os blocos de sujo da região durante muito tempo. Um deles, a Sociedade Recreativa Arranco, que depois de algum tempo se transformou em bloco carnavalesco e, em 1973, na escola de samba Arranco do Engenho de Dentro.

Entre seus grandes carnavais posso registrar neste espaço o de 1977, "Logun, Príncipe de Efan", 1978 "Sonho Infantil", 1980 "O Guarani de José de Alencar", 1985 "Chuê Chuá, Moonguetá, Cruz Credo", e na humilde opinião deste blogueiro, o carnaval de 2006, "Gueledés, O Retrato da Alma".
Em sua ala de compositores estão Dimas Cordeiro, Capelo Pipico, Sílvio Paulo e Espanhol.

Axé!

Leia também:

- Memórias do Carnaval Carioca VII


Veja mais sobre:CarnavalPorto da Pedra

Comentários
  • Avatar
    13/06/2012 11:49:53KELISMembro SRZD desde 05/07/2011

    pôxa a PORTO está tão abandonada, ninguém se pronuncia sobre enredo feijoada ou até mesmo a confirmação do desagradável thiago diogo se vai ficar ou vai embora. já estão comentando que o ex Presidente Uberlan prejudicava a ala de compositores mais mantia a escola no grupo especial esse papo já rola dentro de são gonçalo. serà que o atual presidente Chiquinho está um pouco perdido? GENTEM SOCORRE LÁ AJUDA O CARA PELO AMOR DE DEUS. SEM CONTAR QUE TEM UM CÃ?NCER NA ESCOLA FAÃ?A, JÁ UMA QUIMIOTERAPIA NELE. SABES QUEM Ã? NÃ?O SABES?

  • Avatar
    11/06/2012 01:13:19GustavoMembro SRZD desde 29/02/2012

    Realmente, parabéns! Tanto pela matéria com a minha Vila Isabel, como o respeito pelas demais co-irmas, este blogueiro tem futuro rsrsrs. Concordo com os amigos, que este espaço deveria ser de cordialidade, e respeito, para debate do que interessa de fato, o carnaval, infelizmente isto nem sempre acontece, às vezes, é difícil ser criticado, ou contrariado, aí entra mesmo a redação do site, que deveria estar mais atenta a alguns comentários que são postados aqui, para se valer o espírito democrático e respeitoso entre as opiniões, que sempre são muitas, e nem sempre pareccidas, umas das outras. De toda forma, parabéns pelo empenho jovem colunista, as matéria são de um nível muito bom. Abraços! E vê se aparece na quadra da Vila Isabel qualquer dia desses, estaremos de braços abertos, para recebe-lo.

  • Avatar
    11/06/2012 00:53:02S.GonçaloMembro SRZD desde 17/07/2011

    Infelizmente com a Lesga, dificilmente a Porto da PEDRA VOLTA AO ESPECIAL e voltará a ser o que foi até esse ano e vinha crescendo, a confiança da própria comunidade se foi. Mas temos que parabenizar São Gonçalo pelo que fez até aqui, foi uma bela participação no carnaval carioca, agora que venham as substitutas da Porto da Pedra, São Clemente e Inocentes de Belford Roxo.

  • Avatar
    10/06/2012 12:03:30Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Eu também leio os textos e parabenizo este mangueirense blogueiro por cumprir o seu papel demonstrando, conforme ele se apresenta, um amante do maior espetáculo da Terra. Quanto ao fato de alguns torcedores e torcedoras "postarem palavras mal-vindas de uma forma que não podem ser bloqueadas", isso é da responsabilidade profissional deste prestigioso site. Em outras palavras, sua editoria deve pautar-se em cumprir o juramento do exercício da profissão, além do natural propósito de uma empresa que é auferir lucro. Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

  • Avatar
    10/06/2012 02:39:21carnaval_newsMembro SRZD desde 14/03/2012

    Tds as notícias sobre as escolas de samba tanto de sp qto do rj, vc tbm encontra aqui, no www.twitter.com/carnaval_news . Siga-nos : ) !

Comentar