SRZD


22/06/2012 15h15

'Meu sangue sempre será vermelho e branco', diz mestre-sala Diego Motta
Raul Machado

Foto: Acervo Pessoal - Diego MottaA escola de samba Leandro de Itaquera reuniu sua comunidade no último domingo para lançar de forma oficial o seu enredo para o Carnaval de 2013.

Dois momentos antagônicos foram os principais destaques do evento ocorrido na quadra social da escola.

Se por um lado foi celebrada a chegada do carnavalesco Rodrigo Cadete para desenvolver o tema do próximo desfile, os componentes da tradicional vermelha e branca testemunharam a despedida do primeiro mestre-sala Diego Motta.

No palco, Diego fez questão de agradecer a diretoria, amigos e comunidade pelo carinho durante os oito anos em que fez parte da agremiação da zona leste.

Através de carta aberta, o mestre-sala enaltece o seu carinho e amor ao pavilhão da Leandro de Itaquera.

O depoimento é carregado pelo amor ao pavilhão da escola em que desfilou como primeiro mestre-sala em 2011 e 2012.

Leia texto na íntegra

"No ano de 2006 iniciei no G.R.C.E.S. Leandro de Itaquera mais que uma carreira de mestre-sala. Foi o começo de uma história de vida, de dedicação, muito trabalho e acima de tudo de amor e suor. No ano de 2011 tive a honra de ser promovido a primeiro mestre-sala onde tive a honra de defender o pavilhão oficial da escola do meu coração. Ganhei notas, prêmios, elogios e promessas, mas infelizmente venho por meio desta carta informar que hoje esta história ganha um ponto final. Deixo o cargo com o sentimento de dever cumprido e de cabeça erguida tendo a ciência do encerramento de um ciclo. Deixo o posto e não a escola, pois está em meu coração o amor verdadeiro de um sambista de Itaquera pelo pavilhão vermelho e branco da zona leste. Meu sangue sempre será vermelho de guerra e branco de paz, cores da escola que um dia fez meus olhos brilharem. Deixo explicito os meus respeitos a velha-guarda, ala das baianas, barracão, ala musical, demais setores e aos casais de mestre-sala e porta-bandeira que defendem com brio e valentia o pavilhão de Itaquera. Aos amigos deixo minha mensagem de apoio e peço honrosamente que assim como eu fiz, levem com honra o pavilhão do nosso leão guerreiro sempre ao maior ponto do samba paulistano. Sem mais me estender me despeço lembrando que onde quer que eu esteja sempre levarei o samba em meu coração, e onde ouvir uma batucada sempre me lembrarei de cada minuto passado e cada dia de aprendizado na minha origem itaquerense. Muito obrigado pela atenção dispensada."

Conheça um pouco mais sobre a trajetória de Diego Motta na Leandro

A trajetória de Diego Motta na Leandro de Itaquera teve início em 2004, quando recebeu convite para integrar a ala coreografada chamada "Afro 2".

No ano seguinte, já integrado e apaixonado pela escola, foi convidado para integrar a comissão de frente liderada pelo então coreografo Luiz Mario, alcançando a nota máxima no quesito.

Em 2006, desfilou como segundo mestre-sala ao lado da porta-bandeira Fabiana Francisca. Nos três anos seguintes, sua parceira de dança foi a Marta Tainara.

Em 2011 teve a honra de ostentar o pavilhão oficial da Leandro de Itaquera ao lado da experiente porta bandeira Karin Darling. A estreia foi contemplada com a maior nota do segmento no grupo de acesso e premiada como o "Troféu Nota 10" do Jornal "Diário de São Paulo" e "Prêmio Gilberto Farias" como melhor casal do ano.

Em entrevista ao SRZD-Carnaval/SP, Diego revela o seu amor pela Leandro.

"Como todos sabem sempre fui torcedor da Leandro de Itaquera. Isso é algo que jamais conseguirei expressar e sem dúvidas passei importantes momentos da minha vida dentro desta comunidade. Quem me conhece sabe o quanto sou sonhador e no caso da Leandro não foi diferente. Sempre tive o sonho de ver minha escola no mais alto ponto do Carnaval. Nunca medi esforços para buscar sempre o melhor, procurando aperfeiçoamento na dança para ser em minha escola um motivo de orgulho", afirma.

Foto: Acervo Pessoal - Diego Motta

Segundo o mestre-sala, promessas feitas e não cumpridas pela direção da escola foi o principal motivo para o seu desligamento.

"Após o desfile de 2011 comecei a ter alguns problemas com a direção da escola e divergências com a ideologia praticada por algumas pessoas ligadas ao setor. Com isso, me deixaram a vontade para analisar friamente o meu trabalho como mestre-sala, fato que causou uma grande mudança em meu pensamento até então romântico a respeito do sistema de trabalho realizado e da minha parceria com a Karin. Mesmo contra os meus ideais, resolvi continuar e cumprir com minha responsabilidade no compromisso firmado para o Carnaval de 2012, onde para minha infeliz surpresa, promessas até então propostas pela direção não foram cumpridas. Ainda assim, arcando com todos os gastos até então assumidos pela agremiação, segui em frente com os trabalhos. Quando achei que todos os problemas já haviam finalizados tive uma infeliz surpresa no dia do desfile. Fui surpreendido com a triste notícia de que a última e mais importante responsabilidade assumida pela escola também não havia sido cumprida. Soube duas horas antes da Leandro entrar na avenida que eu não teria uma fantasia para vestir", conta o mestre-sala.

Emocionado, Diego revela ao SRZD-Carnaval/SP como o problema foi solucionado.

"Contando com ajuda de amigos que chegaram a emprestar partes de suas fantasias que passaram em suas escolas, consegui terminar minha roupa e mesmo com o psicológico extremamente abalado mantive a firmeza e fui para a concentração. Cumpri com minha função, defendi minha escola, honrei meu compromisso, provei minha responsabilidade e atravessei o Anhembi com garra e emoção. Após o desfile sai da avenida já decidido a me afastar da agremiação e hoje após alguns meses tomei a difícil decisão de oficializar minha saída", diz Diego.

Mesmo chateado com a direção da escola, Diego afirma que jamais deixará de torcer pela Leandro de Itaquera e deixa uma mensagem especial a comunidade.

"Em agosto de 2010 eu disse uma frase no palco da Leandro de Itaquera que ecoa em minha mente em todas ocasiões em que que ouço o hino tocar: hoje eu entendo o porque meu sangue é vermelho. Independente de onde estarei, jamais vou esquecer de onde vim e jamais negarei minha origem. Agradeço imensamente as pessoas que me ajudaram nos anos em que estive na escola. Agradeço a minha comunidade e minha família que sempre estiveram ao meu lado. Desejo sorte e força para que a Leandro volte ao seu lugar de direito", finaliza o mestre-sala que faz questão de deixar claro que até o momento não recebeu convite para atuar por outra entidade no Carnaval de 2013.

Leia também:

- Leandro de Itaquera apresenta carnavalesco e lança enredo 2013


Comentários
  • Avatar
    10/09/2012 10:44:04ADRIANA ALBERTINI TAVARESAnônimo

    "A agremiação existe pro sustento da família" essa declaração do internauta André explica tudo e não precisa dizer mais nada. O Diego Motta assim com a Sara, vieram da Escola de Samba Estrela Cadente da Cidade Tiradentes e inclusive eu acho que ele deveria honrar a sua origem e não esquecer de citar sempre esse fato, ficar dizendo que seu sangue é vermelho e branco é muito bonito, mas esconder de onde surgiu é muito feio e muita gente sabe que Diego e Sara nunca foram da leandro. Agora, o que o Diego está passando ele já sabia de antemão que seria assim, todo mundo da Cidade Tiradentes conhece a má fama do leandro não é de hoje e muita gente do samba também sabe, lá não para carnavalesco, interpretes, instrumentistas, e qualquer um que for profissional e deixar se levar pela conversa do leandro que vai receber remuneração vai ser taxado como ingênuo e mané. O cara é um tremendo 171 e enrola todo mundo e até o PSDB que arranjava dinheiro pra ele se cansou e a fonte secou, e vai ficar difícil a cada ano colocar a escola na avenida sem credibilidade na praça e fatos como o do Diego Motta vai ser uma constante. Respeitamos as cores a comunidade, mas entendemos que já passou da hora de o Leandro e a Karen abrirem mão da Agremiação para uma nova diretoria sem interferencia dos mesmos pois escola de samba não pode virar monopolio. Quanto as declarações da Karen de auto defesa não conveceu ninguém....Chora a perda de um otimo Mestre Sala que com certeza acabará indo pro Rio de Janeiro.

  • Avatar
    07/07/2012 15:04:20thiago lopesAnônimo

    realmente lamentavel este ocorrido. acompanhei o trabalho deste mestre-sala no ano de 2011 quando assumio a escola e não tenho duvidas. desta nova geração de casais ele se não é o melhor esta entre os melhores . é um pouco dificil saber quem esta certo ou errado nesta situação , mas pelo o que percebi o problema esta longe da escola (comunidade) o desligamento aparentemente ocorreu por falta de comprometimento da direção. que é algo que vem se tornando costume em algumas escolas , prata da casa infelizmente so tem valor quando brilha na prateleira do vizinho. infelizmente na leandro ele não é o primeiro. já vi destaques .. casais... cavaquinhos... compositores .. incluindo a melhor rainha de bateria da atualidade (vai-vai) que passou pela escola e não teve seu devido valor . bom nós sambistas torcemos para que a leandro mude seu modo de tratamento em relação a sua "prata da casa ". pois só estamos vendo gente boa indo em bora buscar seu devido 'valor" enquanto a escola se desdobra para oculpar as lacunas de pessoas que por falta de reconhecimento trocão o amor (trabalho) para viver um amor (platonico) . boa sorte a Leandro ... e boa sorte ao Diego espero velo bailando e brilhando em breve .

  • Avatar
    03/07/2012 15:18:53JuAnônimo

    nem tudo que dizemos é publicado a não ser q seja do interesse do sydnei para o bom relacionamento com as escolas!

  • Avatar
    26/06/2012 18:31:45AndréMembro SRZD desde 23/09/2014

    Diego crédito por trabalhos todo mundo quer ter, mais na Leandro fica dificil já que a escola é pro sustento da família, mas ñ se prenda a escola como varios tiveram a coragem de sair e tomar outros rumos dentro do carnaval tendo seu devido valor vc tbm terá, valorize o samba e ñ sua entidade pois ela irá (ou já) te decepcionar...

  • Avatar
    25/06/2012 13:25:09Renan RibeiroAnônimo

    Boa tarde caros amigos do samba paulistano... Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o MESTRE-SALA Diego Motta pela CORAGEM de falar o que poucas pessoas tem a DIGNIDADE de falar. Sem rodeios e sem politicagem, ele expressou tudo que ele pensa referente a experiencia que teve, seja ela boa ou péssima. Não preciso falar de minha ADMIRAÃ?Ã?O pela pessoa do Diego Motta pois como é de conhecimento do mundo todo que somos grandes amigos e irmãos. Tenho certeza que a VERDADE fere o ego, a vaidade e a lisura do ser-humano, ainda mais quando dita sem meias palavras e sem parcimônia, dessa forma Diego se expressou (um direito que protege ele) da forma mais clara e objetiva. Acompanhei de muito perto boa parte das chateações que ele passou nos dois anos em que esteve como 1° mestre-sala, mesmo em 2011 com sua fantasia estando pronta um mês antes do desfile, ele não escapou de outra tantas chateações, e com SEU esforço trouxe ao lado de sua porta-bandeira dois prêmios para a Leandro de Itaquera, mérito da escola?... NÃ?O!... Mérito DO CASAL, gratidão pela oportunidade de ser 1° mestre-sala ele sempre teve, nunca negou isso, tão pouco suas origens. Mas questiono... se fez a fantasia em 2011 com antecedência não precisa fazer em 2012? desfile de escola de samba agora é acumulativo e não mais ano a ano?... enfim, CONCEITOS, cada um tem seu. Não falo sobre a direção da escola, embora consta uma DIVIDA em nome da Leandro de Itaquera no valor de R$1.000,00 no Ribeiro & Motta - Ateliê, cujo sou proprietário, mas não entro nesse mérito pois não vem ao caso, já que estamos tratando do assunto Mestre-sala. Quem conhece ao MEU CARÁTER (Renan Ribeiro) sabe que não suporto hipocrisia, tão pouco meias palavras, inverdades e injustiça, prova disso é que a direção da escola desde que soube da saída do Diego já tentou a "contratação" de alguns mestre-sala's e como não é de se espantar ouviu alguns NÃ?O's!... Pois bem com TODO RESPEITO QUE

  • Avatar
    25/06/2012 08:33:35Fernando...Anônimo

    Raul... com as revelações da Karin abaixo... acredito a escola merece um "direito de resposta" comentando sobre o desligamento em questão, quando li o depoimento do Diego (por sinal um ótimo mestre sala, na minha opnião como um simples folião, um dos melhores de SP) achei que ele não foi feliz em suas colocações, não correspondia ao que vi na quadra da Leandro no dia do seu desligamento... Amo o carnaval de SP, e quando pequeno "anos 90" meus pais me falavam, "filho na ZL temos 2 grandes escolas que representa a nossa região, uma Nenê de Vila Matilde e a outra Leandro de Itaquera" cresci ouvindo isso, criei uma admiração muito grande por essas entidades. Merecia muito mais respeito...

  • Avatar
    24/06/2012 03:19:00Karin Darling MartinsAnônimo

    AMAR A ESCOLA DO JEITO QUE VOCÃ? FALA... VOCÃ? SÃ? VIU "O OBSTÁCULO " QUE ENCONTROU ESTE ANO COM O 1°MS, E O ANO PASSADO SEU 1° DESFILE, E OS SEUS DESFILES QUE JÁ SE PASSARAM , SUAS FANTASIAS QUE VOCÃ? MESMO FEZ, ESTA FOTO LINDA COM A FANTASIA MARAVILHOSA DE 2011,A FANTASIA DO PRÃ?MIO, O TROFÃ?U NA MÃ?O,VOCÃ? SÃ? NÃ?O AGRADECE? ESQUECEU DE AGRADECER! REALMENTE,TER AMIGOS DENTRO SAMBA, AGRADEÃ?O Ã? TODOS QUE NOS AJUDARÃ?O. ELES FORAM VERDADEIROS EXEMPLO DE COMO Ã? POSSÍVEL AJUDAR E COMPARTILHAR DENTRO DO SAMBA, ISSO POR QUE ERAM DE ESCOLAS ADVERSÁRIAS,MAS NOS ESTENDERAM A MÃ?O, TENHO CERTEZA QUE SE NÃ?O FOSSE AMIGOS TERIAM FEITO A MESMA COISA, PORQUE QUEM ESTAVA ALI PRESENTE, DEFENDE TAMBÃ?M A BANDEIRA DO SAMBA! A NOSSA CONVERSA FOI ESSA: QUE VOCÃ? NÃ?O QUERIA MAIS DESFILAR COMIGO POR QUE ESPERAVA MAIS MIM COMO PORTA BANDEIRA, QUE EU NÃ?O ERA A PORTA BANDEIRA DO SEUS SONHOS, EU RESPEITEI E TE DISSE QUE EU NÃ?O ERA ETERNA, QUE TENHO OUTROS SONHOS DENTRO DA ESCOLA, MAS QUE CONTINUARIA AINDA ESTE ANO, QUE Ã? MUITO IMPORTANTE PARA MIM, E QUE VOCÃ? NÃ?O DESISTISSE DO SEU SONHO,FOI O NÃ?O FOI? ISSO Ã? HONRAR E AMAR COMO VOCÃ? DIZ, SE Ã? ASSIM...VOCÃ? NÃ?O ESTÁ HONRANDO O SANGUE QUE CORRE EM SUAS VEIAS. CHOROU LÁGRIMAS DE CROCODILO, VOCÃ? MESMO SE SUJOU, PARA QUEM NÃ?O IRIA SAIR DA ESCOLA.... E EU TE CONFIEI, CITEI AFASTAMENTOS E RETORNOS DE PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE DEPARTAMENTOS IMPORTANTES NA ESCOLA, PARA VOCÃ? NÃ?O DESISTIR DE SEU SONHO. Ã? COMPLÃ? CONTRA MINHA PESSOA....

  • Avatar
    24/06/2012 03:17:03Karin Darling MartinsAnônimo

    CARNAVAL DE 2012,JÁ NÃ?O DEU PARA A FANTASIA FICAR PRONTA EM DEZEMBRO, A FANTASIA ANTERIOR VOLTOU INTEIRA E COMPLETA PARA O ALEX REFAZER PARA O CARNAVAL. NO DIA DO DESFILE,TANTO VOCÃ? QUANTO EU,ALIÁS, VOCÃ? MESMO ME ASSEGUROU, QUE CHEGANDO NO ANHEMBI ESTARIA TUDO CERTO COM A FANTASIA, Ã? VERDADE OU NÃ?O? MAS... SERÁ QUE Ã? DIFÍCIL RACIOCINAR, PRECISA SER TÃ?O INTELIGENTE, E EU PERGUNTO, QUAL Ã? A DIRETORIA QUE VAI QUERER PREJUDICAR UM QUESITO DE MS E PB DE SUA PRÃ?PRIA ESCOLA ? QUE VEM PARA DISPUTAR O TÍTULO? EU, ESTOU INDIGNADA COM ESSE SEU DEPOIMENTO OU ENTREVISTA ME PARTIU O CORAÃ?Ã?O. DIEGO VOCÃ? NÃ?O TEM IDEIA O QUANTO ME DÃ?I, OUVIR ISSO DE VOCÃ? , NÃ?O PODE ESTAR SAINDO DE SUA CABEÃ?A OU MELHOR DE SEU CORAÃ?Ã?O. QUANDO VEIO CONVERSAR COMIGO NÃ?O ME DISSE NADA DISSO,ONDE FICOU A NOSSA CONVERSA,E A FESTA, RESPEITAMOS SUA VONTADE,VOCÃ? QUIS DANÃ?AR, FAZER SEU DESLIGAMENTO DIGNAMENTE E VOCÃ? VEM COM ESSA AGORA. TODOS QUE ESTIVERAM PRESENTE NA FESTA,FORAM TESTEMUNHA VIRAM A CONDUTA DA ESCOLA, DA DIRETORIA, A MINHA E A SUA. AGORA VOCÃ? VEM QUERER DESMORALIZAR A ESCOLA? CHOROU...QUE IA CONTINUAR NA ESCOLA, QUE SÃ? ESTAVA SE AFASTANDO DO CARGO DE MS,DEPOIS VEM COM UM DEPOIMENTO HIPÃ?CRITA COMO ESTE. ALIÁS EU DEVERIA TER VISTO A SUA CONDUTA O ANO PASSADO, QUANDO VOCÃ? PASSOU A MÃ?O NO PAVILHÃ?O OFICIAL E FOI NO ANIVERSÁRIO DO ROSAS DE OURO, COM A TATINE, QUE NEM PORTA BANDEIRA DA ESCOLA ERA MAIS, SEM ME COMUNICAR,DEIXEI PASSAR BATIDO COM VOCÃ?, O QUE SERÁ QUE VOCÃ? ESTAVA PRETENDENDO? HOJE DÁ PARA ACREDITAR EM VOCÃ? ?

  • Avatar
    24/06/2012 03:15:22Karin Darling MartinsAnônimo

    "PAULINHO", FIZEMOS HISTÃ?RIA NA LEANDRO DE ITAQUERA E COMO UM BOM CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA BANDEIRA, ME APOIXONEI PELA SUA DANÃ?A, NOS CONHECEMOS NO ROSAS DE OURO, ONDE ELE INICIOU, SE NÃ?O ME FALHA A MEMÃ?RIA, COMO MIRIM, EM SUA TRAJETÃ?RIA CHEGOU A SER 1° MESTRE SALA DA NOSSA CO-IRMÃ? VAI-VAI E NA MAIOR HUMILDADE DESFILOU AQUI COMO 2° TAMBÃ?M, CONTINUOU SUA TRAJETÃ?RIA COMO 1° EM OUTRAS CO-IRMÃ?S, PERUCHE, MOCIDADE ALEGRE COM A MARAVILHOSA PORTA BANDEIRA SÃ?NIA IN MEMÃ?RIA, ENTRE OUTRAS MARAVILHOSAS PB E ESCOLAS, VOLTOU Ã? LEANDRO E DESFILAMOS DURANTE CINCO ANOS, NÃ?O CONSECUTIVOS, MAS FORAM CINCO CARNAVAIS, CONQUISTAMOS, UMA GRANDE AMIZADE, EXPERIÃ?NCIAS, NOTAS, TAMBÃ?M O TROFÃ?U NOTA DEZ, ENFRENTOU MUITAS BARREIRAS AQUI NA ESCOLA,ATRAVESSAVA SÃ?O PAULO, MORA NO JABAQUARA, MUITAS CHUVAS, QUADRA ALAGADA, E QUE LUTA NÃ? PAULINHO NA HORA DA CONDUÃ?Ã?O, MAS ESTÁ LUTA, NÃ?O FOI SÃ? O PAULINHO QUE ENFRENTOU, TODOS OS CASAIS, MUITOS COMPONENTES, DESTAQUES, ENTRE OUTROS DEPARTAMENTOS DA ESCOLA QUE POR AQUI PASSARAM E MUITOS QUE CONTINUA E ESTÃ?O E ACOMPANHANDO ESTÁ NOVA ETAPA DA NOSSA LEANDRO DE ITAQUERA. Ã? SER LEANDRO DE ITAQUERA...,TENHO UM CARINHO MUITO GRANDE COM O PAULINHO, CHORAMOS MUITO JUNTO, JÁ FIQUEI SEM MEU VESTIDO "FANTASIA" QUE SUMIU NA HORA DO DESFILE NO ANO DO ROTARY CLUB, O SALTO DO MEU SAPATO QUEBROU NA HORA EM QUE EU ENTREI NA AVENIDA (DESFILEI MANCA, NOTA MÁXIMA) , ALI NÃ?S FOMOS GUERREIROS, CARNAVAL 2009. ENTRE MUITAS OUTRAS SITUAÃ?Ã?ES QUE TODOS CASAIS PASSAM, TODAS AS ESCOLAS PASSAM, UM ANO DÁ TUDO CERTO OUTRO NÃ?O, EM UM QUESITO , UM ANO A ESCOLA PEGA UMA BOA COLACAÃ?Ã?O OUTRO ANO NÃ?O. O ANO QUE DÁ TUDO CERTO E A ESCOLA SAI COMO CAMPEÃ?! ...PAULINHO TEVE PROPOSTA DE OUTRA AGREMIAÃ?Ã?O, NOSSA MADRINHA NENÃ? DE VILA MATILDE FOI PARA LÁ EM 2010 E SOMOS AMIGOS ATÃ? HOJE, SEI QUE ELE VAI REALIZAR MAIS UNS DE SEUS SONHOS PARA O CARNAVAL DE 2013, NA QUAL QUERO DESEJAR-LHE FELICIDADES, SUCESSO E MUITO BOA SORTE! COM A SAÍDA DE EDS

  • Avatar