SRZD



Rachel Valença

Rachel Valença

CARNAVAL. Carioca, historiadora, filóloga e jornalista. Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Coautora do livro "Serra, Serrinha, Serrano: o império do samba". Pesquisadora do projeto de elaboração do dossiê "Matrizes do samba no Rio de Janeiro", para registro do samba carioca como patrimônio cultural do Brasil. No Império Serrano há 40 anos, foi ritmista e vice-presidente da escola.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



17/07/2012 09h20

Já é!
Rachel Valença

Sei que muitos leitores vão se aborrecer com o que escrevo agora, mas tenho aguentado calada o que se desenrola diante dos meus olhos, com medo de me precipitar ao reclamar do desenrolar dos fatos desde o malfadado dia da apuração do Grupo de Acesso A.

Agora não dá mais para calar, porque está confirmado e sacramentado o destino daquela pobre escola, campeã moral do grupo, aclamada pela crítica e pelo público. Muito se esperou. Uns diziam que o resultado seria anulado porque não vieram a público as justificativas dos jurados. Outros afirmavam que o prefeito, descontente com o não cumprimento pela Lesga do regulamento pactuado (não houve o rebaixamento das duas ultimas colocadas), elevaria o Império Serrano ao Grupo Especial.

Sinceramente, se isto de fato tivesse ocorrido, eu me envergonharia. Porque o Império Serrano não precisava e não precisa de expedientes desse tipo: deve subir se e quando conquistar legitimamente este direito. Mas nem precisei de tanta virtude. Aí está hoje, oficializada, a única solução encontrada para sanar o problema do resultado esquisito: pega-se todo mundo, joga-se no mesmo saco, sacode-se bem... e salve-se quem puder.

Dezenove escolas passaram a formar a chamada Série Ouro. Todas merecem o meu respeito e a minha admiração. Mas isso não é suficiente a meu ver para colocá-las lado a lado. Como se não bastasse o Império Serrano, campeão moral de 2012, ter de disputar colocação com as duas escolas que deveriam ser rebaixadas, ele ainda teve de fazê-lo com outras agremiações que já se encontravam no Grupo B! Por mais que eu percorra a minha mente em busca de uma justificativa plausível para isso, não a encontro.

Como se não bastassem todas essas tristezas, o momento do sorteio me deixou pasma: se por um lado foi garantido ao Império Serrano desfilar no sábado - reconhecidamente o melhor dia -, ele teve de contentar-se com a bola que sobrasse para definir sua ordem no dia. A primeira das dez colocações estava já destinada à União de Jacarepaguá, logo havia nove posições em jogo. Se o Império Serrano era, dentre as que ali estavam, a de melhor classificação no Carnaval de 2012, por que não dar a ela o privilégio de iniciar o sorteio, tendo à sua disposição todas as chances possíveis? Parece que é consenso que privilégio não é coisa que combine com Império Serrano, mesmo quando se trata de privilégio conquistado.

Assim, nosso coração teve de passar por oito sobressaltos antes que restasse para nós não o bagaço da laranja do pagode de sucesso gravado pela inesquecível imperiana Jovelina Pérola Negra, mas uma honrosa quarta posição. Honrosa e confortável, porque, creio, nos garante a concentração do lado dos Correios, muito tranqüilizadora para qualquer diretor de carnaval.
O Império Serrano é, pois, a quarta escola a desfilar. Ainda bem que São Jorge estava de olho, porque, se dependesse dos casuísmos e absurdos da Lesga, hoje travestida de Lierj, ai de nós. Vamos em frente, corajosamente, rumo a mais um carnaval de qualidade, a mais uma disputa acirrada, a mais um samba antológico, a mais um desfile inesquecível.

Agora, depois desse desabafo que alivia a mágoa da injustiça - aliás, das injustiças sofridas -, preciso ainda dizer que acho um absurdo submeter as escolas de samba ao incômodo de desfilar numa sexta-feira, dia de trabalho numa cidade que não respeita sua mais importante festa popular. Na Bahia o carnaval dura uma semana, e sabem por quê? Porque dá lucro. Aqui ele dá lucro também, muito lucro, mas quem o faz que se dane todo para enfrentar um trânsito caótico no dia de saída dos que deixam a cidade e de chegada de turistas.

Um simples olhar na ordem do desfile de sexta-feira já me corta o coração. A segunda escola a desfilar, Porto da Pedra, virá de São Gonçalo. Seus componentes deverão estar na concentração, fantasiados e prontos para desfilar, ainda no seu horário de trabalho. A escola seguinte, Santa Cruz, embora do nosso município, vem de muito longe. E por aí vai: Unidos da Vila Santa Tereza, de Honório Gurgel, e União do Parque Curicica, de Jacarepaguá, também ficam distantes da Sapucaí. Pra que tanto sofrimento?

Falta respeito ao sambista. Esta frase já se tornou um chavão, mas não posso deixar de repeti-la, porque, por incrível que pareça, é do próprio sambista que emana tanto desrespeito. E torço para estar errada e para vir, mais adiante, a me convencer de que esta mudança não foi apenas uma forma de abafar um resultado escandaloso, e sim uma boa coisa para o samba da cidade. Tomara que eu esteja errada.

Foto: Diego Mendes


Veja mais sobre:Carnaval 2013

Comentários
  • Avatar
    09/09/2012 13:33:43Rachel Teixeira ValençaMembro SRZD desde 05/05/2011

    Só agora estou lendo o comentário de "Aurora", postado muito depois da publicação do texto. Não discuto as opiniões nele contidas, mas não posso me calar diante da afirmação final: a gestão da qual fui vice-presidente apresentou há quase um ano sua prestação de contas em 25 volumes, mas ela ainda não foi examinada pelo Conselho Fiscal, o que não depende, infelizmente, de nós. Quanto a mim, frequento minha escola de cabeça erguida desde que a diretoria da qual fazia parte renunciou e nunca ninguém me abordou para questionar minha integridade. Não creio que este espaço seja o lugar adequado para uma acusação desse tipo, mormente partindo de quem parece não estar bem informado sobre as questões internas da escola. Com todas as minhas limitações, mostro minha cara e assino meu nome. Já é alguma coisa. "Se você fosse sincera, ô ô ô ô Aurora / Veja só que bom que era!"

  • Avatar
    29/07/2012 02:18:58AuroraMembro SRZD desde 04/05/2012

    Sra. Rachel, admiro sua paixão pelo pavilhão da Serrinha, mais não pode permitir que essa paixão lhe deixe cega. O nosso Império fez um desfile emocionante com muita garra, mais emoção e garra não é quesito de julgamento. Na verdade o nosso Império fez um carnaval mutilado plasticamente,ou seja, alegorias e fantasias com péssimo acabamento, faltava nas alegorias destaques e composições e etc. .... A Inocentes estava melhor nesses quesitos de julgamento, nos demais quesitos não teve nada que prejudicasse o julgamento. Esse proximo enredo não tem bagagem pra ser campeão, e a atual diretoria de carnaval não sabe nada, nada mesmo ....!!!! Que São Jorge salve o nosso Imperio...! Ah, Sra. Rachel sua administração até hoje não prestou contas ...!!!

  • Avatar
    18/07/2012 17:00:45reginavieiraMembro SRZD desde 24/02/2012

    Desabafo justíssimo, principalmente para quem vê de perto a sacanagem com o nosso Império Serrano , a conclusão que se chega é que muda de nome, mas a falta de moralidade e respeito vão continuar, só lamento é que nenhuma atitude é tomada até quando o Império Serrano será tratado assim ?

  • Avatar
    18/07/2012 01:48:36Cleber Neiva de OliveiraMembro SRZD desde 23/11/2010

    pq vcs reclama pois tds as escolas do antigo acesso b adoraram isso e desfilar na 6f nao e problema algum pois elas desfilavam antes as 3f agora tera mais midia mais publico e mais competiçao e dara oportunidades as escolas mais sofridas do antigo b fora que antes desfilavam em um dia agora 2 dias nobre carnaval do rj se fortalece e compete com sampa obrigado prefeito

  • Avatar
    17/07/2012 17:49:54Vinícius Ferreira NatalMembro SRZD desde 13/07/2011

    Só acho que o desrespeito não vem do próprio sambista pois quem exerce tal ato não deve levar um titulo tão nobre. Sambista, para mim, é quem fica na quadra até 6 horas da manhã pra ver o anúncio do samba campeão do ano; se sua fantasia não fica pronta, vai ao barracão ajudar a colar pluma sem se importar em executar um trabalho "manual", se sujar da cabeça aos pés para ver sua escola desfilar. Esses aí que não respeitam, são outra coisa... Longe, bem longe do samba. Parabéns Rachel!

  • Avatar
    17/07/2012 16:35:16Paulinho ValencaMembro SRZD desde 12/07/2012

    "...Ainda bem que São Jorge estava de olho, porque, se dependesse dos casuísmos e absurdos da Lesga, hoje travestida de Lierj, ai de nós...." Ã? isso, Rachel. Concordo também com os comentários da Denise.

  • Avatar
    17/07/2012 14:41:47christian spMembro SRZD desde 17/07/2012

    Parabéns Rachel por seu comentário. Sucinto, corajoso e objetivo! Apenas lhe faço uma observação.... O pior de tudo isso é que uma escola oriunda do Grupo C tem a possibilidade de se sagrar campeã da Série Ouro e dessa maneira acender diretamente para o Grupo Especial.... Desculpe-me, mas não há justificativa plausível para tal situação. Parece-me o Fluminense que em meados dos anos 90 subiu da terceira para a primeira divisão sem passar pela segunda... Parecia que o Carnaval de SP tinha superado todas as barreiras da desorganização na realização da Maior Manifestação Artístico-Cultural do Brasil com os equívocos cometidos na apuração de 2012. Contudo, nunca observei lá atitude tão infeliz de premiar aqueles que não chegaram lá por merecimento. Na minha humilde opinião, o paradigma que deverá nortear o acesso e o descenso das escolas de samba é a competência. Qualquer coisa que fuja disso servirá apenas para tornar sem credibilidade o espetáculo e a forma de julgá-lo.... Se alguém que assistiu o grupo de acesso A este ano na Sapucaí se sentir lesado poderá entrar com uma medida na Justiça Comum e pedir ressarcimento, pois nada dali valeu coisa alguma fora o acesso da Inocentes de Belford Roxo.

  • Avatar
    17/07/2012 12:50:33Nidia Jussara FdasilvaMembro SRZD desde 25/06/2012

    Infelizmente o mundo do samba já está impregnado pela pilantragem,falcatruas,marmotas,safadeza e corrupção.Ã? nas mãos desses picaretas que o samba foi entregue.Sambistas que se prezem,deveriam dar as costas a essa desmoralização do samba,da nossa cultura.

  • Avatar
    17/07/2012 12:18:20Passista Show °°°Membro SRZD desde 04/11/2010

    Papai do Céu, sempre enchendo e transbordando de sabedoria esta mulher, o IS sente falta da senhora dna Rachel !! Mas enfim, quando descobri de que se tratava a chamada "série ouro" fiquei muito triste, meu coração se divide entre duas escolas que farão parte desta imoralidade, Império Serrano e Unidos de Vila Sta Tereza, é profundamente desleal o que estarão fazendo com as escolas do grupo B; não critico tanto o fato do desfile ser transferido para sexta, porém, será um caus o retorno daqueles que não são foliões para casa, carros alegóricos imensos trafegando pela av.Brasil, em pleno horário de rush, já que muitas escolas do gp B não tem barracões na zn portuária, só quem viver verá !; por mais que o valor da subvenção tenha sido unificado, querem comparar a arrecadação dos valores complementares arrecadados em eventos feitos no IS, (que chegam a cem mil reais) a um evento feito lá em HonórIo Gurgel, na quadra do GRESVST, que não chegam nem a cinco mil? Isso não passa de mera manobra política para destruir de forma escalonada, os grupos de base...Amo as duas agremiações, fico surpresa com a falta de respeito, sem medidas que vem atingindo as escolas de samba do RJ. Vejo que este carnaval será o carnaval de maior luta e esforço a ser enfrentado pelas agremiações do carnaval carioca, após vermos a maluquice que será o mesmo (para não usar outra palavra), tiraremos conclusões, e sei que Dna Rachel, mais uma vez acertadamente incitará a discursão, e abrirá espaço para que possamos nos manifestar !!!!

  • Avatar
    17/07/2012 11:29:44Danilo DSMembro SRZD desde 18/03/2010

    meu voces choram dmais que tem desfilar de sexta?

  • Avatar
    17/07/2012 11:00:18S.GonçaloMembro SRZD desde 17/07/2011

    Denise, eu não diria Iogurte, já que em 2013 teremos enredos cabeludos demais, vide o da Mocidade, beija-flor, Grande Rio, até mesmo São clemente, pergunto alguma delas vai descer? as 3 primeiras com certeza não. Indigesto foi o preconceito contra São Gonçalo e a Porto que jogaram a escola na situação em que se encontra, será que foi realmente justo???

  • Avatar
    17/07/2012 10:58:34Diego MedeirosMembro SRZD desde 02/07/2012

    Falta de respeito !!!! Simple assim... Parei com o carnaval... essa foi a gota d'agua!!! E pensei que já havia visto de tudo, surreal.

  • Avatar
    17/07/2012 10:12:00josé barbosaMembro SRZD desde 31/08/2010

    eu em particular vi o desfile da inocentes e foi realmente a melhor o império serrano não precisa disso,e mais uma vez acertaram pois a tempos atras era assim o grupo de acesso desfilava na sexta e quem falta o serviço o ano todo por que não faltar no carnaval?

  • Avatar
    17/07/2012 10:09:39carlos alberto machadoMembro SRZD desde 16/04/2009

    Parece que eu estou tendo um pesadelo ,com tanta indignidade...Apesar da paródiacom título anterior,mudam as siglas ,mas a... não muda. Da onde menos se espera,daí é que não sai nada.

  • Avatar
    17/07/2012 10:08:25Luciano PimentaMembro SRZD desde 04/05/2009

    Eu não sei o por que esse grupo de ouro ! Sinceramente falando ...

Comentar